Acidente com VW Passat mal travada

Se andar com o auto-hold ligado o carro fica travado de certeza.
E quase que jurava que mesmo com ele desligado também.

Com o auto-hold desligado e o carro desligado, se não se travar o carro, ele fica destravado.

Como o daqui não tem essa função Auto-Hold só destrava automaticamente, enquanto travar tens que ser tu, mas como na nova geração o Auto-Hold já vem em todos de série não sei como funciona agora.

Mas ainda há quem deixe o carro desengatado?

Não tenho por hábito deixar o carro estacionado em grandes declives, mas mesmo a direito ele fica engatado. Até na garagem que é em plano eu o engato.. Sei lá se alguém por qualquer motivo não se encosta e os cabos deixam de fazer o que é suposto... Já não é a primeira vez que ao meter o pé à embraiagem para o ligar sinto a caixa a "soltar", pelo que se não estivesse engatado o resultado seria óbvio. Basta não puxar adequadamente o travão.

Desde que numa aula de condução (já há uns anitos [:p]) deixei o carro desengatado e levei uma castanhada do instrutor que tenho esse hábito. Muitos colegas meus cagam-se no assunto, mas eu não.

Por falares em levar uma castanhada do instrutor, lembrei-me, que numa das minhas aulas de condução, em que 60% do tempo o instrutor ia a dormir, passei num parque de estacionamento, em que a estrada atravessava o estacionamento mais a menos a meio. O estacionamento de um lado era inclinado, e ao passar por um dos carros, não sei porque, ele começou a andar, ganhou velocidade, e espetou-se contra uma arvore, tive sorte me não me acertar, nem em acertar em ninguém, pois havia pessoas por perto. O instrutor apanhou tal susto, com o barulho, que nunca mais adormeceu até ao fim da aula. E mais uma vez disse que os carros são para ficarem estacionados, com travão, e em primeira se o carro estiver com a frente para baixo, ou marcha atrás se estiver com a frente para cima. Eu estaciono sempre em 2ª, apenas por hábito, desengatado é que nunca.

Pelo post acima que deixaste, dizias: ''O motivo que faz-me evitar colocar o carro travado e engatado.''

Amigo, lê lá e pensa um pedacinho, eu disse, evito deixar o carro engatado, mas quando é realmente necessário, obviamente que o faço, né? :confused: Há pessoas que até em plano engatam o carro, eu não faço isso..

O meu tem travão eléctrico e não trava automaticamente.

A i40 do meu pai é a mesma coisa. A não ser que durante o andamento se active a paragem automática.

É algo que não está bem feito. Por defeito ao desligar o carro devia accionar o travão. Se fosse preciso desactivar era só ir ao botão.

Amigo, lê lá e pensa um pedacinho, eu disse, evito deixar o carro engatado, mas quando é realmente necessário, obviamente que o faço, né? :confused: Há pessoas que até em plano engatam o carro, eu não faço isso..

Dizes que evitas deixar o carro travado e engatado, da forma que interpretei, achei que deixavas sem travar e sem engatar. Isso não poderia ser, por isso fiquei curioso. Mas da forma que leio continuo a interpretar da mesma forma. Mas entendi o que queres dizer.

É bem.

Esta malta dos "travões electricos" vai ter que começar a andar com uns calços no porta-bagagens para dar uso quando estacionarem o carro....... [:D]

O acionamento é automático quando se desliga o motor, pelo menos na Renault Scenic, desde 2003.

Sim o travão das Scenics para mim é o que fazia mais sentido.
Trava quando se desliga o motor e destrava quando engatamos a marcha atrás/primeira e carregamos na embraiagem+acelerador.
Nos vags isso não acontece, é eléctrico mas de accionamento manual. Mas também é uma questão de verificar se isso dá para alterar com vagcom.

Quanto ao acidente, não me espanta. Houve ai uma altura em uma série de lagunas tinham este problema. Travavam e depois destravavam-se e voltavam a travar. Era um timer qualquer mal programado.
Acontecer noutras marcas é mais do mesmo.
É chato, mas ainda assim eu se pudesse tinha travão eléctrico [:D]

Dizes que evitas deixar o carro travado e engatado, da forma que interpretei, achei que deixavas sem travar e sem engatar. Isso não poderia ser, por isso fiquei curioso. Mas da forma que leio continuo a interpretar da mesma forma. Mas entendi o que queres dizer.

Da forma errada, ele disse e e não ou, Português de primária à parte, eu por acaso n engato o carro qd estaciono em plano ou com pouca inclinação mas numa casa que tenho numa rua bastante inclinada fica travado, engatado e com a direcção virada para a casa, se descair n vai longe.

Normalmente quando estaciono em plano deixo só engatado, serei normal? [:D]

Em relação ao travão electromecânico dos VAG (pelo menos nos Audi), o travão só aciona sozinho, quando desligamos o carro, quando está ativo o hold assist, no arranque ele desativa sozinho com a embraiagem/acelerador, embora ache mais correto desligá-lo antes de arrancar [;)]

Eu acho graça fazerem comentários a um travão de mão falhar por ser electronico, então e quantos têm travão de mão e esquecem-se de o travar? Pelo menos o travão de mão electrónico não esquece, pode avariar como se calhar foi o caso, mesmo assim aposto que há mais sistemas antigos que falham (falha humana) que falhas electronicas...

Eu já vi um clio todo destruido porque se esqueceram de puxar o travão, já vi outro carro que não puxaram o travão de mão suficiente e o carro começou a andar, e já vi queimarem uma embreagem porque se esqueceram do travão de mão puxado.

Estou a ver que tenho um travão eléctrico defeituoso...é que o meu não trava, nem destrava sozinho[:p]

Eu acho graça fazerem comentários a um travão de mão falhar por ser electronico, então e quantos têm travão de mão e esquecem-se de o travar? Pelo menos o travão de mão electrónico não esquece, pode avariar como se calhar foi o caso, mesmo assim aposto que há mais sistemas antigos que falham (falha humana) que falhas electronicas...

Eu já vi um clio todo destruido porque se esqueceram de puxar o travão, já vi outro carro que não puxaram o travão de mão suficiente e o carro começou a andar, e já vi queimarem uma embreagem porque se esqueceram do travão de mão puxado.
Como é lógico, essas situações que relatas não são comparáveis.

Que comparação sem cabimento...

Há uma diferença (uma coisa mínima, quase irrelevante, vá), entre um erro humano e a falha da máquina.....

Back