Acidente com VW Passat mal travada

Claro que não... Chamar jumento a alguém, não é insulto nenhum. Não te preocupes com a minha capacidade para conduzir, ja dei a volta ao conta km do meu carro e ainda não provoquei nenhum acidente, e por acaso esse Sr, a quem chamas de Jumento, era e foi o melhor instrutor da das redondezas. Foi eu que escrevi mal, ele é que ensinou bem, e então? O jumento sou eu?

Da minha parte chega de off topic.

Dar a volta a um conta km e não ter provocado acidentes não indica aptidão para nada, é mesmo uma comparação ridicula.
Andar na estrada e saber andar são situações totalmente diferentes e quem confunde esses modos não merece a carta.

Não é só o teu erro, isso compreendo, eu já entendi que te enganáste, tu focas apenas o que te interessa estas foram as tuas palavras..
" Por falares em levar uma castanhada do instrutor, lembrei-me, que numa das minhas aulas de condução, em que 60% do tempo o instrutor ia a dormir, passei num parque de estacionamento, em que a estrada ..." esquecendo esse teu erro tu tambem descreveres que o instrutor dorme enquanto te deu as aulas, achas isso normal?!!.. eu não acho.
Se um aluno paga para ser ensinado, acho esse exemplo um mau principio.
Não tem ética, tem um cargo de responsabilidade e age irresponsávelmente, dai lhe chamar aquele nome.
E achar estranho alguem que se comporta assim tendo responsabilidades, ter defesa quando não existe desculpa para esse mau exemplo.

Compreendo o teu erro, peço desculpas por ter dito algo que te parecesse um ataque pessoal.. que realmente não o foi.
Até porque se tuas palavras não fossem um erro não poderias ter culpa, uma vez que o erro parte de quem ensinou, tu só agirias como aprendeste.

Agora sobre o senhor instrutor, não existe desculpa.. e como disse atrás, tu como aluno deverias ser o primeiro interessado.
Eu numa situação dessas denunciava o instrutor, fosse ele o melhor ou o pior instrutor da zona ou mesmo do país a sua acção não se admite.

Cumprimentos

Vida forte e jovem para todos...

Last edited:
Dizes que evitas deixar o carro travado e engatado, da forma que interpretei, achei que deixavas sem travar e sem engatar. Isso não poderia ser, por isso fiquei curioso. Mas da forma que leio continuo a interpretar da mesma forma. Mas entendi o que queres dizer.

Ao ler, de facto, parece uma coisa que não é a real.

Ao dizer engatado E travado, só se pode admitir que são as 2 em conjunto, porque o E é assim mesmo, como se fosse um +.
Seria diferente se tivesse dito "nem travado, nem engatado"[;)]

Da forma errada, ele disse e e não ou, Português de primária à parte, eu por acaso n engato o carro qd estaciono em plano ou com pouca inclinação mas numa casa que tenho numa rua bastante inclinada fica travado, engatado e com a direcção virada para a casa, se descair n vai longe.

Olha que não[;)], o E diz que tem de ter as 2 premissas juntas, o que neste caso será "tanto engatado e como travado", mas não invalida qualquer uma das premissas em separado (ou só engatado ou só travado).

Insultos? mas eu insultei alguem?!

Dei a minha opinião baseado nos teus factos.
Se escreveste mal é uma coisa, agora se um instrutor ensina aquelas barbaridades que meteste no teu post... o tipo é um jumento e não devia andar a ensinar nada a ninguem, e muito menos quem teve instrução dada por essa pessoa, deveria ter carta, a menos que fosse revista em que condições foi dada essa instrução.
E tu devias de ser o primeiro interessado, vai que alguem faz queixa que vai para uma aula e o instrutor anda para lá a dormitar deixa os alunos passear sozinhos, ou acontece algo grave em que ele não está desperto... achas que essa pessoa vai assumir culpa de alguma coisa?

Afinal um instrutor vai para ensinar ou para dormir... essa pessoa não devia dar aulas.

Depois admiram-se com os acidentes e desmazelo com que se circula pela estrada... pudera com instrutores que dormem durante as aulas.

PS: peço desculpa por chamar o instrutor de bêbado, mas não me desculpo por o chamar de Jumento.

Se achas mal, olha passa á frente.

Ok, não o insultaste, mas se calhar o jumento sentiu-se incomodado[:D]

P.S.Não leves a mal, é só brincadeira.

Esse instrutor é um JUMENTO.
Então se engatas a primeira com a frente do carro para baixo e a marcha atrás com a frente para cima como ele te disse, esse instrutor é um bêbedo.
E tu se fazes isso nem devias de ter a carta.
Faz isso que ele diz e esquece-te um dia do travão de mão e vais ver a carga de trabalhos em que te metes.

Numa subida e a frente para baixo engata-se a marcha atrás e travão de mão assim é que se faz, mas se te esqueceres de travar o carro não tens nenhum problema, pois a caixa aguenta perfeitamente o vei culo.
Se o veiculo tiver a frente para cima engata-se a primeira.

Onde é que tiráste a carta?!!
Para eu ir lá fazer uma visita a esse instrutor burro, desmazelado, que pelo teu relato devia de estar no olho da rua á anos e nunca se aproximar de um aluno.

Ps: eu sei o que se passou com esse carro que se espetou contra a arvore.
Foi algum dos antigos alunos desse instrutor que travou o carro com a mesma tecnica que te ensinou.... Como é possivel um jumento ensinar.
Por acaso até pode ser sempre em 1ª ou marcha atrás. Nenhuma das duas, em qualquer das situações, deixará o carro andar, a não ser que esteja estacionado numa parede.

Por acaso até pode ser sempre em 1ª ou marcha atrás. Nenhuma das duas, em qualquer das situações, deixará o carro andar, a não ser que esteja estacionado numa parede.

Olha que não é o mesmo.

Numa descida - e no caso extremo do travão de mão não estar actuado - se colocares a primeira o motor pode mesmo rodar.
Em marcha atrás é bem mais complicado porque um motor a andar no sentido contrário oferece muita contrapressão.

Mas algo que também é seguro e não causa stress na transmissão é deixar as rodas viradas para o passeio.

Em caso de andamento o carro vai encostar ao passeio e nunca terá força para o subir.

Olha que não é o mesmo.

Numa descida - e no caso extremo do travão de mão não estar actuado - se colocares a primeira o motor pode mesmo rodar.
Em marcha atrás é bem mais complicado porque um motor a andar no sentido contrário oferece muita contrapressão.
Não será o mesmo, mas na prática não serão precisas forças extremas para fazer o carro andar? Mesmo que ande um tempo ou dois, duvido que vá verdadeiramente a algum lado, não?

Não é por acaso, é mesmo porque o ratio da 1ª e da marcha atrás são muito semelhantes na maioria das caixas. Antigamente é que se engatava uma segunda numa longa descida acentuada, para ver se o motor tinha compressão suficiente ou não. Ainda hoje há ''mecânicos'' que usam esse método.

Mas algo que também é seguro e não causa stress na transmissão é deixar as rodas viradas para o passeio.

Em caso de andamento o carro vai encostar ao passeio e nunca terá força para o subir.

Ainda hoje utilizo esse método. Mas por vezes não há passeio lateral.....

Sim, isso era indicado no código, e se não me engano na altura (quando tirei a carta, já lá vão mais de 15 anos) era obrigatório para os pesados. Ou isso ou, à falta de passeio, colocar um calço na roda.

Não, não pode mete lá o teu carro com a frente para uma descida e engata a primeira e vais ver onde vai parar, mas se engatares a marcha atrás aguenta-se e é como o código indica.

ps: e travão de mão sempre.

Não, não pode mete lá o teu carro com a frente para uma descida e engata a primeira e vais ver onde vai parar, mas se engatares a marcha atrás aguenta-se e é como o código indica.

ps: e travão de mão sempre.
Tu é que devias de ir experimentar para veres o que acontece. É que pela tua conversa dás a entender que uma 1ª numa descida é igual a ter o carro em ponto morto, coisa que não corresponde à verdade.

Se a descida não for muito acentuada, o facto de estar em 1ª é o suficiente para o carro não andar (mesmo sem o travão de mão). É claro que engrenar a marcha atrás é mais seguro, mas é sempre preferível uma primeira a colocar o carro em ponto morto. Nunca ouviste falar em "travar com o motor"? O Código da Estrada também fala nisso.

Agora pergunto eu, isto não é off topic?

PS: Essa coisa de andares a chamar "jumento" e bêbado a quem não conheces parece-me algo excessivo e, a meu ver, fica-te mal, mas tu lá sabes.
PS2: Tens carta há quanto tempo? É que da forma como falas no Código, parece que estás a falar num livro sagrado. [:D]

Olha lá o que escreves...

A compressão é sempre a mesma, a caixa é que roda ao contrário e isto é que aumenta a inércia (por contrariar a energia potencial) que impede o veículo de deslizar.

Mas o veículo pode deslizar na mesma, nada é 100% garantido. [;)]

So mais uma achega, nos EUA, os carros maioritariamente são automáticos, lá o estacionamento só é considerado "correcto" após o carro estar com a caixa em Park, travão de mão puxado/activo, e com as rodas viradas para o lancil/passeio (viradas para a direita).

Por falares em levar uma castanhada do instrutor, lembrei-me, que numa das minhas aulas de condução, em que 60% do tempo o instrutor ia a dormir, passei num parque de estacionamento, em que a estrada atravessava o estacionamento mais a menos a meio. O estacionamento de um lado era inclinado, e ao passar por um dos carros, não sei porque, ele começou a andar, ganhou velocidade, e espetou-se contra uma arvore, tive sorte me não me acertar, nem em acertar em ninguém, pois havia pessoas por perto. O instrutor apanhou tal susto, com o barulho, que nunca mais adormeceu até ao fim da aula. E mais uma vez disse que os carros são para ficarem estacionados, com travão, e em primeira se o carro estiver com a frente para baixo, ou marcha atrás se estiver com a frente para cima. Eu estaciono sempre em 2ª, apenas por hábito, desengatado é que nunca.

Nao é ao contrario?????:confused::confused:
agora fiquei naquela...

Este kit vai passar a ser obrigatório de serie nos carros com travão automático.

Não entendo para quê!
Os veículos com travão de mão eléctrico por definição ficam travados se o sistema detectar um erro, já me aconteceu e foi uma chatice para o desactivar.

O meu Mégane tem travão automático, e assim que desligo o carro trava imediatamente. Aliás, até é preciso fazer uns truquezitos para o destravar com o motor desligado. Nem imaginava que em alguns carros o travão automático não fosse... errr... automático :sh)

Back