Acidente! Como proceder agora?

Já tivemos acidentes em que o condutor habitual da apólice e o condutor do acidente eram diferentes e nunca houve problemas.
O condutor habitual não é igual a condutor único.
Sem qualquer duvida, uma firma com viaturas de serviço não vai declarar condutor habitual.

Mas todos sabemos que em acidentes de viação deste género, e se a possível causadora do acidente não o participar e se declarar culpada, essas seguradoras vão buscar as "letrinhas" todas para manter o processo em off, "aguardar mais pormenores"

Eu já assisti a cada caso em acidentes de viação, nem queiram saber!

Sem falar naqueles com vitimas mortais, que as seguradoras tudo fazem para aguentar até oito ou nove anos, (10 prescreve) sem que o Tribunal nada possa fazer para chegar ao dia "D" Julgamento que não existam faltas justificadas e possa haver sentença!

Mesmo que o outro interveniente participe de imediato á seguradora, não quer dizer que seja fácil de resolver.
É um facto, mas que pode ter influência apenas para a próprio seguradora, não tendo a seguradora do outro interveniente nada a ver com isso.
Não assustem as pessoas, até parece que todos os acidentes se resolvem com recurso a Advogados.
Vanquish, não quero assustar as pessoas com Advogados ou afins, mas atendendo ao sinistro em si, fica complicado para o user, não só pelo traçado da via (exibido no google mapa) basta a outra parte não assumir a culpa, (ou que assuma) mesmo assim os averiguador vão para o terreno medir a faixa rodagem, não existirem testemunhas oculares, se houver danos elevados vai ser um problema, essa é a minha opinião perante o relatado pelo user e a exibição do GM.

Nestes casos nunca fui muito, "aguarde que tudo se resolve a bem" basta olharmos para o nosso vizinho, amigos ou inclusivé para nós se já tivemos o azar de passar por estes casos. Felizmente não tenho tido muito problemas (viação há 30 anos três pancadinhas na secretária...) mas outros na empresas já tive e graves e se não avançasse com Advogados recebia uns cêntimos de uns milhares de €€€.

Por isso é que mantenho mediadores de renome, viaturas sejam que valor for, sempre com danos próprios e todas as cláusulas lidas ao pormenor e explicadas ponto por ponto!

Vanquish, desculpe-me deste acórdão mas é apenas uma explicação da minha opinião pessoal, nada mais e tudo se resolva pelo melhor a a contento do user.

Preenche uma Declaração Amigável , assina e entrega na Companhia de Seguros da tua viatura. Este procedimento fará «andar o processo».
Creio que, na DA há um local onde tens que assinalar se a Polícia foi chamada a intervir. Obviamente que colocas «Sim» e depois a tua companhia trata do resto.
Atenção aos prazos...creio que são 10 dias.

Pelo que me informei, preencho o DAAA, mas como houve feridos aquilo não vai valer de nada para a decisão final, só vai fazer com que as seguradoras se mexam. Depois elas devem ir a GNR e ajuízam. Embora ela se vá assumir como culpada.
@vitor307 as medidas foram tiradas e anotadas pela polícia. Recordo-me que da borda da faixa dela até ao local de embate iam 6.5m e do local de embate até à outra ponta da borda da estrada iam 3.5m, ou seja ela entrou 1.5 metros para dentro da minha faixa de rodagem. Mais claro só filmando o acidente do 0 [:D]

Pelo que me informei, preencho o DAAA, mas como houve feridos aquilo não vai valer de nada para a decisão final, só vai fazer com que as seguradoras se mexam. Depois elas devem ir a GNR e ajuízam. Embora ela se vá assumir como culpada.
@vitor307 as medidas foram tiradas e anotadas pela polícia. Recordo-me que da borda da faixa dela até ao local de embate iam 6.5m e do local de embate até à outra ponta da borda da estrada iam 3.5m, ou seja ela entrou 1.5 metros para dentro da minha faixa de rodagem. Mais claro só filmando o acidente do 0 [:D]

Isso cabe depois às seguradoras ajuizar...

Não interessa para nada, um dos intervenientes indicar que assume a responsabilidade.

Supostamente assumindo-se como culpada está a garantir que a causa do acidente foi ela, logo a seguradora dela é que terá de se chegar à frente. Agora, se isso é válido ou não aos olhos da lei já não sei. Mas se não for para que raio serve afinal a DAAA?

Supostamente assumindo-se como culpada está a garantir que a causa do acidente foi ela, logo a seguradora dela é que terá de se chegar à frente. Agora, se isso é válido ou não aos olhos da lei já não sei. Mas se não for para que raio serve afinal a DAAA?

A assunção de culpabilidade, de nada vale perante as seguradoras...

A DA serve para dar início/conhecimento do processo e para a seguradores ajuizarem perante os factos "carreados" na mesma. Cabendo depois às ditas, de averiguarem "de per si" e entre si, para chegarem a uma conclusão.

Última edição:

Já agora, ao entregares a DA entrega também um orçamento dos na tua viatura. Sempre ajuda a agilizar o processo.
Sabes qual o montante dos danos na tua viatura?
Já fui vítima de alguns acidentes e, infelizmente nem sempre os «culpados» mantêm as sua versão do acidente....

Já agora, ao entregares a DA entrega também um orçamento dos na tua viatura. Sempre ajuda a agilizar o processo.
Sabes qual o montante dos danos na tua viatura?
Já fui vítima de alguns acidentes e, infelizmente nem sempre os «culpados» mantêm as sua versão do acidente....

Por isso é que sempre que tenha um acidente, a policia vai lá fazer o seu trabalho.

Claro que não, qualquer pessoa pode conduzir o veiculo.

O eventual problema só se pode colocar para a seguradora própria quando, em caso de culpa, se prova que o condutor habitual (quase exclusivo) é diferente do consciente e deliberadamente indicado aquando da contratação do seguro, e que o risco real teórico é superior àquele que esteve na base do calculo do prémio.

E não é assim tão fácil de provar quanto isso...

vitor307 as medidas foram tiradas e anotadas pela polícia. Recordo-me que da borda da faixa dela até ao local de embate iam 6.5m e do local de embate até à outra ponta da borda da estrada iam 3.5m, ou seja ela entrou 1.5 metros para dentro da minha faixa de rodagem. Mais claro só filmando o acidente do 0
Qual é a largura da faixa de rodagem?

Qual a medida da berma esquerda e da berma direita ao local provável do embate ?

Sabe esse dados ou fixou na sua mente? ou até tirou alguma foto com o seu smartphone? (hoje em dia é uma mais valia)

Há uns anos a ex-BT tinha em cada viatura uma boa máquina fotográfica, onde em qualquer ocorrência se fotografava os pontos 1, 2, 3, etc... e havia muitos Tribunais (magistrados) que aceitavam com meio de prova!

A certidão de acidente da policia, tem todos os esses pormenores no croqui elaborado por ele o agente participante, partindo que fizeram tudo bem feito (tenho visto ao longo dos anos e agora ainda pior, participações muito mal elaboradas), mas vai ser aí que a seguradora se baseia para atribuição de culpas.

Mas porque é que por mais que se diga as pessoas acham que nas Declarações amigáveis se assumem culpas!

Mas as seguradoras são parvas? "O meu segurado escreveu aqui isto que indicia que a culpa é dele, na verdade não foi assim, mas como ele escreveu vamos pagar". Os resumos das telenovelas sabem de cor, mas coisas importantes repetem-se anos e anos e não aprendem.

Ainda ninguem te tinha dito isso aqui.

Eu se fosse a ti só tinha colocado um post.
Se há coisa que me começa a cansar neste forum, é a falta de bom senso de participantes muitas vezes já com anos, vêem opiniões estruturadas de pessoas que sabem dos assuntos e passam por cima dos posts como se não os lessem.
Isto há coisas para as quais não tenho paciência. Eu se tiver um acidente em que não tenha sido possível realizar declaração amigável, o que vou fazer querendo resolver o problema? O mesmo que quando quero marcar uma viagem de comboio, vou tratar do assunto, se tive um acidente, participo à seguradora.

Eu se fosse a ti só tinha colocado um post.
Se há coisa que me começa a cansar neste forum, é a falta de bom senso de participantes muitas vezes já com anos, vêem opiniões estruturadas de pessoas que sabem dos assuntos e passam por cima dos posts como se não os lessem.
Isto há coisas para as quais não tenho paciência. Eu se tiver um acidente em que não tenha sido possível realizar declaração amigável, o que vou fazer querendo resolver o problema? O mesmo que quando quero marcar uma viagem de comboio, vou tratar do assunto, se tive um acidente, participo à seguradora.
Se estás à procura de conversa bem que podes voltar por onde vieste que daqui não levas trela.

Se vim perguntar aqui é porque achei que não estava esclarecido com que tinha ouvido, acho que isto é um fórum livre. Eu se nunca tive nenhum acidente, nem nunca vi preencher nenhuma DAAA nem nunca participei nada a nenhum seguro é óbvio que não vou pela primeira coisa que digam.
Porque se calhar vivo no SEC. XXI e já vi pessoas dizerem que vermelho era verde. Mas que coisa, se calhar por muita gente ir na primeira coisa que lhes dizem sem analisar outras opções é que isto anda neste estado. Se não gostas não comentes. Se te incomoda, ignora. O que vieste fazer ao tópico foi basicamente botar lenha na fogueira, mas como já te disse, daqui não levas nada, volta lá para a cidade.

Se estás à procura de conversa bem que podes voltar por onde vieste que daqui não levas trela.

Se vim perguntar aqui é porque achei que não estava esclarecido com que tinha ouvido, acho que isto é um fórum livre. Eu se nunca tive nenhum acidente, nem nunca vi preencher nenhuma DAAA nem nunca participei nada a nenhum seguro é óbvio que não vou pela primeira coisa que digam.
Porque se calhar vivo no SEC. XXI e já vi pessoas dizerem que vermelho era verde. Mas que coisa, se calhar por muita gente ir na primeira coisa que lhes dizem sem analisar outras opções é que isto anda neste estado. Se não gostas não comentes. Se te incomoda, ignora. O que vieste fazer ao tópico foi basicamente botar lenha na fogueira, mas como já te disse, daqui não levas nada, volta lá para a cidade.

Quando tens o telemóvel avariado não vais tratar do assunto? Ou ficas à espera de quem não está interessado trate?
A tua seguradora, que por acaso até é a minha numa das minhas viaturas, têm claro no site como fazer participações. Se tens os dados, participas a tua versão, quanto mais depressa melhor para o processo começar a funcionar.

O post que citei é de uma pessoa envolvida no sector, que a par com outros cá no forum, costumam ser bastante úteis a ajudar as pessoas com processos deste tipo. Se não tens capacidade discernimento para ao ler um post, perceber logo quem parece sustentar a bem a opinião, deverás passar a ter mais atenção.
Se vives no século XXI mais uma razão para já teres participado e lido o que diz no site da tua seguradora, quanto mais depressa participares menos tempo dás aos outros intervenientes para ir pensando no que querem dizer, o que te devia estar a preocupar é como vais provar a tua versão do acidente porque para abrir um processo até um email já me serviu.

Eu estou a borrifar-me para a tua conversa, o que não me posso borrifar é haver posts a dizerem passo a passo o que deverias fazer, e toca de ouvir 20 opiniões.

E eu estou-me a borrifar que toda a gente tenha de ser dogmática ao ponto de aceitar a primeira opinião que se escreva. Ainda por cima quando é relacionado com seguros quando já ouvi mais de 20 versões diferentes do que deve e n deve ser feito. Desde que um mediador tentou impingir a um cliente um seguro que não podia estar em nome do pai já acredito em tudo vindo dessa parte. Confio pouco neles, confio mais em relatos dados por pessoas, essencialmente com casos muito parecidos.

E eu estou-me a borrifar que toda a gente tenha de ser dogmática ao ponto de aceitar a primeira opinião que se escreva. Ainda por cima quando é relacionado com seguros quando já ouvi mais de 20 versões diferentes do que deve e n deve ser feito. Desde que um mediador tentou impingir a um cliente um seguro que não podia estar em nome do pai já acredito em tudo vindo dessa parte. Confio pouco neles, confio mais em relatos dados por pessoas, essencialmente com casos muito parecidos.

Ah, não esquecer que mediadores e toda a gente envolvida nos Seguros, são 10x piores que os advogados. Dito por um professor, que tem varias casas abertas de mediação, e é um testa de ferro na CA

Voltar
Superior