Açores - locais e ilhas a visitar

Fiz isso no ano passado, precisamente numa perspectiva de desfrutar calmamente. Foram das melhores férias que tive até hoje.

Come-se bem por lá, não haja dúvida.

Na Caloura, mesmo à beira mar, come-se peixe fresco grelhado excelente. Depois ficou-me na memória um polvo no Alabote (Ribeira Grande) pelos aromas do tempero.

O bife à regional não consigo eleger o melhor. Depois tive a oportunidade de comer em casa de amigos e confirmo que eles tratam-se bem. A comida caseira, com a pimenta da terra...[br:)]

Mas o melhor de tudo são as gentes.

concordo a 100%...[;)]

Mas consegues ir aos sítios mais importantes da ilha em 4 dias ou nao?

Claro que consegues. Até em menos. E conheço quem o tenha feito.

Tal como consegues ver a Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Concorde, Opera, Louvre (por fora!), Notre Dame, Sacre Coeur, etc, numa tarde.

A única coisa com que não concordo é quando as pessoas dizem que "viram a ilha toda". Apenas isso... E não sei porquê existe este orgulho bacoco de dizer que se viram as nossas ilhas em contra relógio... [:D]

Depende ao que se vai. Se fores para descansar se calhar mais vale ver menos. Se fores para o peddy e meter carimbos é outra coisa.

Nos dias de hoje passamos o tempo a correr... mas não sabemos muito bem para onde vamos. É algo bastante estranho.

Claro que consegues. Até em menos. E conheço quem o tenha feito.

Tal como consegues ver a Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Concorde, Opera, Louvre (por fora!), Notre Dame, Sacre Coeur, etc, numa tarde.

A única coisa com que não concordo é quando as pessoas dizem que "viram a ilha toda". Apenas isso... E não sei porquê existe este orgulho bacoco de dizer que se viram as nossas ilhas em contra relógio... [:D]

Depende ao que se vai. Se fores para descansar se calhar mais vale ver menos. Se fores para o peddy e meter carimbos é outra coisa.

Nos dias de hoje passamos o tempo a correr... mas não sabemos muito bem para onde vamos. É algo bastante estranho.

Nunca falei em "ver a ilha toda" em 4 dias. Até porque vai depender do teu conceito de "toda".

Ver os locais importantes é definitivamente melhor do que passar o dia no café da esquina. Quem vos ouve parece que nunca fizeram o mesmo que os que andam a meter carimbos. [:D]

É verdade a dos carimbos.., acontece muito, contra mim falo também. Mas..

Serra da Estrela.. subir à torre e descer? Sem explorar o Vale de Manteigas, Covão da Ametade e afins..

Algarve..Portimão? Sem explorar alguns troços da n124, vila e zona do Carvoeiro, Praia da Luz, Vila do bispo..

Não é definitivamente a mesma coisa.

É verdade a dos carimbos.., acontece muito, contra mim falo também. Mas..

Serra da Estrela.. subir à torre e descer? Sem explorar o Vale de Manteigas, Covão da Ametade e afins..

Algarve..Portimão? Sem explorar alguns troços da n124, Carvoeiro, Praia da Luz, Vila do bispo..

Não é definitivamente a mesma coisa.

Monchique, Fóia, Silves, barragem de Odelouca...

Quando falamos do pessoal dos carimbos (como se houvesse mal nisso ou que discordamos de tal coisa) falamos também de nós próprios.

Claro que sim. Já todos o fizemos.

Mas faço uma pergunta, há milhares de pessoas a ir agora para o Algarve. Quantas delas vão lá e dizem:

"Estive lá 4 dias e vi as praias todas desde VRSA até Aljezur!!"

Não é habitual, não se enquadra.

4 dias não é possível..nem lá perto.

Mas é uma realidade, a n125 é medonha.., está a melhorar muito com as obras mas fazer a 124 entre Silves e Alte é outro Algarve..

Ou as praias da costa vicentina algarvia. Sem as magníficas falésias douradas mas do melhor do Algarve.

Última edição:
Eu gosto de fazer de tudo um pouco, já fiz de escapadinhas a capitais Europeias de fim de semana, e já fiquei deitado a beira mar nas Maldivas, ou percorri Marrocos em 10 dias de jipe, o Zimbabué e Moçambique num mês.... Tudo é bom.

Mas desta vez optei por ficar numa ilha apenas para conseguir passear na calma e descansar. Gosto de, se me sentir bem num local, ficar o tempo que me apetece.

Se gostar como penso que vou gostar, voltarei com toda a certeza ao grupo central.

Obrigado pelas dicas de restaurantes! Venham mais que eu vou sem refeições incluídas, e se há coisa onde não me importo de gastar é em comida boa.

Última edição:
Claro que sim. Já todos o fizemos.

Mas faço uma pergunta, há milhares de pessoas a ir agora para o Algarve. Quantas delas vão lá e dizem:

"Estive lá 4 dias e vi as praias todas desde VRSA até Aljezur!!"

Não é habitual, não se enquadra.

O turismo de praia é diferente do turismo de natureza.

Nunca disse que 4 dias davam para ver a ilha toda. Dao para ver as coisas mais importantes. Se distribuíres 1 ou 2 locais por tarde/manha (cada uma sao 3 horas), o que é que fica de fora?

4 dias não é possível..nem lá perto.

Mas é uma realidade, a n125 é medonha.., está a melhorar muito com as obras mas fazer a 124 entre Silves e Alte é outro Algarve..

Ou as praias da costa vicentina algarvia. Sem as magníficas falésias douradas mas do melhor do Algarve.

Talvez porque o Algarve tem uma área 6x maior do que S. Miguel... [:D]

Meus caros,

Tenho 12 dias para gastar nos Açores. [:cool:] Precisava de alguns conselhos se me pudessem ajudar.

Já conheço bem as ilhas de São Miguel e Santa Maria e agora quero visitar o grupo central. Como é o grupo mais concentrado, gostava que me pudessem dar umas dicas sobre que ilhas escolher, quanto tempo justifica gastar em cada uma, que circuito fazer, etc.

Do que estive a ver, acho que não fará grande sentido visitar mais do que 3 ilhas para conseguir disfrutar minimamente. A questão é escolher. [:D]

Faial acho que é um must, Terceira também queria visitar, gostava de visitar o Pico por ser tão fácil a partir do Faial ainda que, do que ouvi dizer, São Jorge vale mais a pena.

Outro ponto, por onde viajar no regresso e na ida? Se possível não pela mesma ilha para não estar a adicionar um voo de ligação extra. Ir pelas Lajes e voltar pela Horta? Quais as melhores combinações?

Qual a melhor forma de viagem inter-ilhas? Quando fui de São Miguel a Santa Maria fui de ferry mas voltei de avião para poupar tempo. Tinha ideia de que os voos entre ilhas são um balúrdio mais ou menos mas do que estive a ver para já até parecem aceitáveis.

Desculpem a torrente de perguntas. Todo o input é bem-vindo. :)

P.S. Partida de Lisboa.

Já conheces os voos de encaminhamento certo?

Right, não me lembrava disso.

Quando voltei de Santa Maria marquei em cima da hora e não usufruí. Devia estar distraído.

Como era visita só a 2 ilhas da outra vez, esta questão das ligações inter-ilha não se impôs tanto.

Última edição:
Como não queres ficar em S.Miguel e ainda não sabes se vais visitar a Terceira, podes poupar umas boas centenas de euros ao usar os encaminhamentos. Funciona bem.

Muito obrigado. Assim sendo, em vez de voar diretamente para o grupo central (preços não muito simpáticos), poderei simplesmente orientar-me a partir de São Miguel.

Muito obrigado. Assim sendo, em vez de voar diretamente para o grupo central (preços não muito simpáticos), poderei simplesmente orientar-me a partir de São Miguel.

Ou das Lajes caso consigas mais barato por lá. :D
Eles vão te atribuir um voo de encaminhamento que pode não ser do teu agrado em termos de horários, no entanto basta pedires para trocar que eles dentro da disponibilidade (se for com antecedência é fácil) trocam.

Meus caros,

Tenho 12 dias para gastar nos Açores. [:cool:] Precisava de alguns conselhos se me pudessem ajudar.

Já conheço bem as ilhas de São Miguel e Santa Maria e agora quero visitar o grupo central. Como é o grupo mais concentrado, gostava que me pudessem dar umas dicas sobre que ilhas escolher, quanto tempo justifica gastar em cada uma, que circuito fazer, etc.

Do que estive a ver, acho que não fará grande sentido visitar mais do que 3 ilhas para conseguir disfrutar minimamente. A questão é escolher. [:D]

Faial acho que é um must, Terceira também queria visitar, gostava de visitar o Pico por ser tão fácil a partir do Faial ainda que, do que ouvi dizer, São Jorge vale mais a pena.

Outro ponto, por onde viajar no regresso e na ida? Se possível não pela mesma ilha para não estar a adicionar um voo de ligação extra. Ir pelas Lajes e voltar pela Horta? Quais as melhores combinações?

Qual a melhor forma de viagem inter-ilhas? Quando fui de São Miguel a Santa Maria fui de ferry mas voltei de avião para poupar tempo. Tinha ideia de que os voos entre ilhas são um balúrdio mais ou menos mas do que estive a ver para já até parecem aceitáveis.

Desculpem a torrente de perguntas. Todo o input é bem-vindo. :)

P.S. Partida de Lisboa.

Em que altura?

Eu ficava 4 dias no Pico e Terceira e 2 dias cada Sao Jorge/Faial.

Ou das Lajes caso consigas mais barato por lá. :D
Eles vão te atribuir um voo de encaminhamento que pode não ser do teu agrado em termos de horários, no entanto basta pedires para trocar que eles dentro da disponibilidade (se for com antecedência é fácil) trocam.

Sim, a chegada será por Ponta Delgada ou pelas Lajes, seguramente. Obrigado mais uma vez. [;)]

Voltar
Superior