Agora é que é Hybrid TDI.

Desculpa, mas não estou estou convencido que o start/stop no diesel tenha que ser impossível. Mas prontos, mesmo que o motor tenha que estar sempre ligado, pode mandar a energia para a bateria, à lá Prius. Qual é a crise?

Quanto à poluição, bem já há os filtros para as partículas, o bluetec para os NOx, e o CO2 diesel é baixo por natureza. Só falta livrarmo-nos desses pestilentos SOx.. ugh.

aí tens todas as razões para os hibridos não serem diesel[:D]

então que se passou?

ainda me lembro em 2006 na FIL do enorme alarido em volya desyes TDI's Hybridos, da parte da Citroen, da Peugeot e da VW...

das duas uma, ou não era um projecto economicamente fiável ( e então não percebo o porquê de terem inclusive avançado com números), ou então simplesmente não tiveram capacidade de o fazer em conformidade com o que se propuseram[:p]

eu inclino-me para esta 2ª hipotese[:D]

já explicaste, pois basta ver o que fazem os condutores do bmw em cidade, que simplesmente desligam o sistema start-stop, acho que é a principal faceta num carro assistido electricamente, daí os seus consumos em cidade.
o problema do diesel é que não tem a versatilidade do otto, em que o desligas e ligas em qualquer situação, venhas na esgalha na AE e páras numa portagem o otto cala-se logo, será que o diesel o fará?
para não falar de que o diesel é apenas o combustivel mais poluente, isto num carro que tem como cartaz a ecologia não terá muita lógica, isto é apenas a minha opinião, e pelos vistos dos fabricantes[;)]

Admito que na essencia o gasóleo seja mais poluente, mas é curioso que vejo motores diesel sem quaquer assistencia hibrida ou outra a atingir os mesmos valores ou menores que os hibridos. É curioso, não?

Por outro lado porque é que um hibrido diesel não pode funcionar como um hibrido otto e tem que ter um stat/stop que faz ligar o motor sempre que arranca? Que eu saiba um HCH ou Prius pode arrancar em sistema totalmente eléctrico, será que o diesel não pode fazer o mesmo?

E depois será que os sistemas hibridos só podem ser um feudo dos otto? Parece que os hybrid owners me fazem lembrar aqueles que à 15/20 anos diziam que diesel era só para furgões e não eram bons para ligeiros de passageiros e provavelmente já todos tiveram um diesel entretanto.
Isto faz-me lembrar uns versos de camões ali sobre a zona de belém.[:D]

Last edited:
então que se passou?

ainda me lembro em 2006 na FIL do enorme alarido em volya desyes TDI's Hybridos, da parte da Citroen, da Peugeot e da VW...

das duas uma, ou não era um projecto economicamente fiável ( e então não percebo o porquê de terem inclusive avançado com números), ou então simplesmente não tiveram capacidade de o fazer em conformidade com o que se propuseram[:p]

eu inclino-me para esta 2ª hipotese[:D]

Estão todos à espera de saber o que vai acontecer no futuro, e como ninguém faz de cobaia as marcas não têm dados de comparação de mercado para decidir com o menor risco possivel.

Estas empresas quando dizem que vão lançar um motor de x caracteristicas já têm tudo praticamente testado e por vezes até já estão a desenvolver outro com mais y caracteristicas mas ninguém sabe para a concorrência ser apanhada de surpresa o mais tarde possível.

Admito que na essencia o gasóleo seja mais poluente, mas é curioso que vejo motores diesel sem quaquer assistencia hibrida ou outra a atingir os mesmos valores ou menores que os hibridos. É curioso, não?

Por outro lado porque é que um hibrido diesel não pode funcionar como um hibrido otto e tem que ter um stat/stop que faz ligar o motor sempre que arranca? Que eu saiba um HCH ou Prius pode arrancar em sistema totalmente eléctrico, será que o diesel não pode fazer o mesmo?

E depois será que os sistemas hibridos só podem ser um feudo dos otto? Parece que os hybrid owners me fazem lembrar aqueles que à 15/20 anos diziam que diesel era só para furgões e não eram bons para ligeiros de passageiros e provavelmente já todos tiveram um diesel entretanto.

No salão automóvel na FIL testei o Hybrid HDi, tanto no Pug como no Citroen.

E aquilo arrancava com o motor eléctrico se não estou em erro. E aparecia a potência (tipo rotação à S200, bem actualmente já muitos carros têm isso assim mas pronto) que estava a utilizar do eléctrico. Quando estava a trabalhar só com o eléctrico o motor estava sempre às 500rpm. Lá liguei o térmico umas vezes na primeira vez, mas à segunda tudo mudou, foi é só poupança virtual [:D] .

Claro que era um simulador, mas devia estar correcto quanto a isso (arranque com motor eléctrico).

Fiz uma vez e apareceu lá no final:
Você tinha reduzido o consumo em 20 e tal % em relação a um motor diesel convencional. Depois foi a Maria, que nem carta tem [:D] , e fez 36%. Depois eu fui com todos os cuidados e fiz 80 e tal %.

De notar que ela tinha batido o record que estava em 33% e ela fez 36%.

Last edited:
No salão automóvel na FIL, testei o Hybrid HDi, tanto no Pug como no Citroen.

E aquilo ligava com o motor eléctrico se não estou em erro. E aparecia a potência que estava a utilizar do eléctrico, e depois quando estava em eléctrico o motor estava às 500rpm. Lá o liguei umas vezes na primeira vez, mas à segunda tudo mudou, foi poupança virtual[:D] .

Claro que era um simulador, mas devia estar correcto quanto a isso.

Fiz uma vez e apareceu lá no final:
Você tinha reduzido o consumo em 20 e tal % em relação a um motor diesel convencional. Depois foi a Maria, que nem carta tem [:D] , e fez 36%. Depois eu fui com todos os cuidados e fiz 80 e tal %.

De notar que ela tinha batido o record que estava em 33% e ela fez 36%.

Ora bem, então podem funcionar da mesma maneira, como eu suspeitava??!![;)] [;)]
E com ganhos significativos, como suspeitava??!!
Então será que eles não aparecem por aí porque nos andam a enganar e isto é tudo tanga? Não me parece.

Ah, e isso da maria já sabes, é a sorte de principiante que protege sempre os maçaricos!!![:D] [:D] [:D] [:D]

eu acho que falei português, pois a questão que foquei foi a falta de versatilidade de um diesel hibrido em relação a um otto hibrido, pois no primeiro para se aproximar das emissões do otto terá que ter, turbo, fap e bluetec, e mesmo assim ainda fica por resolver a questão do enxofre. para uma marca que tente colocar um carro destes cá para fora terá que colocar estes perifericos todos no motor, ou então opta simplesmente por um motor otto que não precisa de nada disto, daí não ser facil isso do hibrido diesel, pelo menos com funcionamento como os já existente, não é feudo dos otto, é simplesmente mais facil e mais barato fazer a gasolina.
e simplesmente o facto do diesel já ser muito economico, será mais complicado tirar mais proveito, pois terás reduções insignificantes com o sistema hibrido.

quanto ao hdi hibrido, faz-me uma certa confusão, pois têm um prototipo que irá ser lançado em 2010 e não respeita a norma euro6 que irá sair em 2009 no que toca aos oxidos de nitrogenio.

eu acho que falei português, pois a questão que foquei foi a falta de versatilidade de um diesel hibrido em relação a um otto hibrido, pois no primeiro para se aproximar das emissões do otto terá que ter, turbo, fap e bluetec, e mesmo assim ainda fica por resolver a questão do enxofre. para uma marca que tente colocar um carro destes cá para fora terá que colocar estes perifericos todos no motor, ou então opta simplesmente por um motor otto que não precisa de nada disto, daí não ser facil isso do hibrido diesel, pelo menos com funcionamento como os já existente, não é feudo dos otto, é simplesmente mais facil e mais barato fazer a gasolina.
e simplesmente o facto do diesel já ser muito economico, será mais complicado tirar mais proveito, pois terás reduções insignificantes com o sistema hibrido.

Mas essa versatilidade não tem que se traduzir numa diferença de utilização face a um hibrido otto que era o que te referias no post anterior.
Quanto a isso tens razão, mas se fores ver os preços base em portugal para motores de identica capacidade e/ou potência vais ver que as diferenças são reduzidas, o que mostra que com as economias de escala o custo de produção de um diesel pode ser pouco superior ao custo de produção de um otto, mesmo com essas tecnologias que já são usadas à muito tempo ou já noutros modelos.
A maior parcela será da montagem do motor eléctrico, mas com os beneficios fiscais em portugal as diferenças serão minimas ou nulas, à semelhança dos hibridos actuais.

Apesar dos diesel já serem económicos os construtores não devem desistir da luta pelos consumos, porque se eles reduzirem em 20% o consumo, será sempre 20%, mesmo que em litros seja baixo.

Mas essa versatilidade não tem que se traduzir numa diferença de utilização face a um hibrido otto que era o que te referias no post anterior.
Quanto a isso tens razão, mas se fores ver os preços base em portugal para motores de identica capacidade e/ou potência vais ver que as diferenças são reduzidas, o que mostra que com as economias de escala o custo de produção de um diesel pode ser pouco superior ao custo de produção de um otto, mesmo com essas tecnologias que já são usadas à muito tempo ou já noutros modelos.
A maior parcela será da montagem do motor eléctrico, mas com os beneficios fiscais em portugal as diferenças serão minimas ou nulas, à semelhança dos hibridos actuais.

Apesar dos diesel já serem económicos os construtores não devem desistir da luta pelos consumos, porque se eles reduzirem em 20% o consumo, será sempre 20%, mesmo que em litros seja baixo.

eu não disse que é impossivel haver hibridos a gasoleo, apenas disse que o hibrido a gasolina é melhor em termos economicos, pois para alem do custo actual e emissões (euro 5) o diesel vai mudar muito com a entrada da norma euro 6, será muito mais exigente para os diesel, e até os de baixa cilindrada duvido que continuem a existir (por alguma coisa as marcas estão a desenvolver os otto)
aqui fica o porquê da vw abandonar o projecto.

At the Geneva Motor Show, Volkswagen promised that the car wouldn’t just stay a concept, however, according to the March issue of Auto Motor und Sport, Volkswagen has killed plans of developing a production version. Why? Well like with any automakers these days, the cost of producing the car doesn’t make economical sense to the guys in the leather seats.
http://www.autospies.com/news/VW-kills-Golf-TDI-Hybrid-production-plans-28981/

ou seja, dotar um carro que por si sem o sistema hibrido já é mais caro de produzir do que um otto, quanto mais faze-lo, acho que seria correr riscos desnecessários e perder dinheiro, até mesmo a toyota já tentou o hybrid diesel com o d4d e desistiu.[;)] e a diferença de utilização sería muito diferente entre um diesel hibrido ou um otto diesel, pois no otto precisas do binário dado pelo motor electrico em que no diesel não será necessário, ou seja, nunca tiras tanto partido da parte electrica.

Last edited:
Em 2010/2011 voltaremos a falar deste assunto e veremos o que o mercado terá para nos oferecer...[;)]

acho que podemos ir falando até lá[:D]
mas duvido que em 2010 se continue a vender tanto diesel como hoje em dia, é notorio o recuo das marcas para o otto outra vez.

acho que podemos ir falando até lá[:D]
mas duvido que em 2010 se continue a vender tanto diesel como hoje em dia, é notorio o recuo das marcas para o otto outra vez.

Ora nem mais!!!![:D] [:D]

Mas também concordo contigo que duvido que o diesel tenha uma penetração tão grande no mercado nos próximos anos, principalmente com a redução de consumo que se está a assistir nos otto da nova geração.
Isto com muita pena para mim, que sempre vi com bons olhos grandes máquinas otto à venda por tuta e meia com muito poucos anos, o que poderá não acontecer no futuro

Um diesel actualmente polue menos que um a gasolina, FAP e emissões de CO2 menores

não te esqueças das particulas de NOx que provocam chuvas ácidas, problemas respiratórios e não só... estas particulas são libertadas pelos veículos a diesel, tenham FAP ou não...

Não é só o CO2 que conta... atenção a isso...

é natural que a vw abandone o projecto dos hibridos.

o golf 5 1.9tdi lá de casa, em cidade, gasta em condução comedida 5 litros.
em viagem com o CC a 90 as medias chegam aos 3.7 e 4.3 (sem e com AC ligado, carregado com peso extra)

a versão bluemotion com fap e escalonamento melhorado da caixa de velocidade ainda faz consumos mais baixos com menores emissões!

Anda a adiar-se o inadiável. Por muito que custe aos apreciadores (como eu), o MCI está morto só que ainda não sabe!!! Os eléctricos vão entrar aí em força não tarda muito...

Há coisa de ano e tal, talvez 2 anos li uma entrevista ao big boss de motores na Fiat.

E ele focou o que seria o panorama geral na questão diesel/otto na próxima década.

Basicamente, o diesel está a atingir o seu pico máximo de penetração no mercado, mas nas gamas mais baixas e acessiveis iremos assistir ao abandono dos diesel, porque os custos de produção dos mesmos estão bastante mais altos que os otto com potências semelhantes e nem a venda massiva permite já colmatar esses custos adicionais.

A questão é que para se fazer um diesel competitivo a nivel de emissões e potência é necessário, como se tem verificado, quantidades elevadas de tecnologia, que apenas faz subir vertiginosamente os custos, além de que, numa altura de downsizing, ter motores que pesam entre 50-100kg mais que um correspondente otto para obter niveis semelhantes de performance é um aspecto negativo.

Se é verdade que o diesel no geral consome menos, ao aproveitar parte da tecnologia desenvolvida para estes e adaptados no otto, como o uso "inteligente" da sobrealimentação, o que é certo é que o as diferenças têm vindo a ser reduzidas com custos bastante inferiores relativamente aos diesel.

Segundo o homem dos motores da Fiat, veremos progressivamente, os diesel a estarem limitados a gamas de topo ou versões topo de gama.

Partindo para os hibridos.
Se a hibridização já é um custo avultado, juntá-la a um caro e evoluido propulsor diesel, não será economicamente viável, já que convém lucrar com a coisa, ao mesmo tempo que o preço não se torne demasiado incomportável para os futuros clientes.

De um ponto de vista económico e até ecológico, por enquanto faz muito mais sentido existir a associação otto+electrico

E a VW deve ter verificado isso. Até porque os ganhos obtidos em consumos não devem ser assim tão grandes para um diesel normal como acontece com a opção otto.

E se batalhassem mais na perca de peso, facilmente se chegaria a consumos mais comedidos. Utilização inteligente de materiais e boa engenharia de base mais um bom packaging fazem milagres

Se a Mazda conseguiu retirar 100kg a um utilitário e manter o preço acessivel, é perfeitamente possivel fazer a mesma coisa num carro tipo Golf.

Back