Ajuda??

Agora tu ficas numa situação complicada ... os teus sogros sentem-se enganados ... e caso não consigam a devolução vão sempre olhar para o aspirador de uma maneira diferente ... e não como uma grande compra ...

É daqueles casos ... que nao sei se foi bom teres falado ... !

Mas eu faria o mesmo.

Não abundam em dinheiro para comprar um aspirador, mas já o têm para gastar numas férias? Quem tem dinheiro para pagar a pronto um aspirador de 2750 euros não passa assim tantas dificuldades. Volto a dizer, não se metam nisso, o que está feito, feito está. Eles que aprendam com o erro cometido, senão para a próxima voltam a levar outra lavagem cerebral e depois lá têm os filhos que voltar a abrir-lhes os olhos.

Não seja assim pá, estás com muito mau feitio...

1) Ler o contracto na íntegra
2) contactar o vendedor

Não vale a pena fazer dramas sem fazer estas duas coisas! [;)]

Não se pode lidar assim com as pessoas de mais idade.

A minha mãe comprou um aspirador desses não sei se raibow ou de outra que limpa tb a vapor que custou 600€ salvo erro. Eu, sabendo que era excessivamente caro, só lhe disse: "mãe, fizeste muito bem em comprar. Parece-me ser um excelente aspirador"

Na vez de ficar ansiosa e preocupada, ficou segura e descansada que tinha feito uma boa compra.

Por acaso o aspirador funciona muito bem, e ela adora usa-lo: ainda bem.

A vida são 2 dias. Erro, é martelar a cabeça das pessoas e gerar stress desnecessário por causa dum aspirador. Além disso, o facto de tua achares que 2750€ seja bem aplicado em férias: não significa que tenhas razão.

Não podia discordar mais com o que escreveste.
Amanhã aparecia outro vendedor, desta vez a vender um colchão por 5.000€ e a solução era mais uma palmadinha nas costas e umas palavras de conforto: "excelente compra"?

É preciso alertar as pessoas (ainda para mais familiares) para este tipo de situações, para não voltarem a cometer os mesmos erros.

Não seja assim pá, estás com muito mau feitio...

1) Ler o contracto na íntegra
2) contactar o vendedor

Não vale a pena fazer dramas sem fazer estas duas coisas! [;)]

Nem mais! Não vale a pena fazer um pé de vento sem analisar o contrato e falar com o vendedor. Quem sabe a resolução até será bem simples.

Amigos preciso da vossa ajuda!! Ontem fui a casa dos meus sogros, quando me informaram que compraram um aspirador rainbow pela melódica quantia de 2750 euros!!?? Tentei fazer vê-los que era uma quantia elevadissima por tal aparelho, apesar da aparente qualidade que parece ter! Após a nossa conversa sentiram que foi um erro, e que poderiam gastar aquele dinheiro, por exemplo em férias e outras coisas!

O que quero perguntar é o seguinte será possivel devolver o aparelho, que tem contrato de data de 10 Fevereiro de 2011, e que já foi usado em 3 dias??? e será que restituem o dinheiro aos meus sogros??

Obrigado pela vossa ajuda, pois os velhos estão mesmo arrependidos!!

Tenta falar para a deco ou saber se existe algo a fazer ou anular o contrato.

Eu na familia directa já avisei toda a gente que não pode dar ouvido a vendedores de porta em porta, seja para aspiradores de 3750euros seja maquinetas de cozinha de 1000euros , seja colchões "medicinais" de 5000euros ou outra tipo de porcaria vendida(roubada) a peso de ouro e comprada com base em lavagens cerebrais de porta em porta.
Ninguem está autorizado a comprar nada sem me consultar primeiro para eu avaliar correctamente a compra já que não confio na plena capacidade de alguns familiares para o fazerem.

Não podia discordar mais com o que escreveste.
Amanhã aparecia outro vendedor, desta vez a vender um colchão por 5.000€ e a solução era mais uma palmadinha nas costas e umas palavras de conforto: "excelente compra"?

É preciso alertar as pessoas (ainda para mais familiares) para este tipo de situações, para não voltarem a cometer os mesmos erros.

Mas qual situação? Um casal de adultos compra um aspirador caro: não vejo onde possa haver uma uma "situação" ou uma burla.

As Leis da economia são mesmo assim: as pessoas pagam aquilo que consideram justo por um bem.

O problema destas compras eu vou-te explicar qual é. É qd os filhos concideram que tem direito ao dinheiro dos Pais. Não "autorizam" os pais a comprar um aspirador de 2500€, mas se for preciso aceitam de bom grado o dinheiro estourar em carros ou qq outro tipo de bem absolutamente dispensável. Os pais não podem comprar nada pq são enganados. Os filhos já podem porque são donos da verdade.[:D]

Eu tenho um princípio: o dinheiro dos cotas é deles: que o gozem como quiserem.

Bem já me informei melhor! liguei para o portal do consumidor e lá me explicaram que convém fazer carta registada com aviso de recepção, para ter prova que foi entregue a anulação do contrato , contrato este que pode ser anulado nos 14 dias seguintes à venda! Depois a empresa tem um prazo de 30 dias para restituir o dinheiro! Se esse prazo não for cumprido terão de pagar o dobro nos 15 dias seguintes! Agora é esperar que estejam de boa fé no negócio! Vou já fazer a cartinha para os meus sogros assinarem!!

Mas qual situação? Um casal de adultos compra um aspirador caro: não vejo onde possa haver uma uma "situação" ou uma burla.

.

Um casal de reformados em portugal com reformas miseráveis achas normal e aceitavel comprarem um aspirador de 2750euros?:confused: mas o aspirador é de ouro?

É uma burla, pode ser legal mas é um roubo fruto de uma lavagem cerebral.[8b]

Pelos vistos tens 14 dias para desistires da compra. Contacta a Rainbow o quanto antes a dar conta da tua intenção, de preferência com carta registada com aviso de recepção.

Regio Sul: Consultrio DECO
"Nos CONTRATOS AO DOMICÍLIO E EQUIPARADOS, a lei prevê um prazo de 14 dias seguidos, para o exercício do direito ao arrependimento.
Este deve ser exercido através de envio de carta registada com aviso de recepção, na qual se comunica a vontade de resolver o contrato, sem necessidade de invocar o motivo. "

A compra foi a crédito? Se sim, também há um período de reflexão de 15 dias (Vê por exemplo aqui Perguntas ao Provedor - O que é o período de reflexão?)

Esse tipo de vendas devia ser proibido.
Boa sorte.

As Leis da economia são mesmo assim: as pessoas pagam aquilo que consideram justo por um bem.

O problema destas compras eu vou-te explicar qual é. É qd os filhos concideram que tem direito ao dinheiro dos Pais. Não "autorizam" os pais a comprar um aspirador de 2500€, mas se for preciso aceitam de bom grado o dinheiro estourar em carros ou qq outro tipo de bem absolutamente dispensável. Os pais não podem comprar nada pq são enganados. Os filhos já podem porque são donos da verdade.[:D]

Eu tenho um princípio: o dinheiro dos cotas é deles: que o gozem como quiserem.

Percebo o teu ponto de vista mas não posso concordar totalmente. Ou seja, concordo que o dinheiro é dos pais e eles fazem com ele o que quiserem. No entanto os filhos podem perfeitamente dar opinião. E há casos em que, por desconhecimento dos pais, por serem facilmente influenciáveis, o que for, estes fazem efectivamente más escolhas. Não vejo porque não os alertar para estes casos. A decisão final caberá sempre aos pais.

Percebo o teu ponto de vista mas não posso concordar totalmente. Ou seja, concordo que o dinheiro é dos pais e eles fazem com ele o que quiserem. No entanto os filhos podem perfeitamente dar opinião. E há casos em que, por desconhecimento dos pais, por serem facilmente influenciáveis, o que for, estes fazem efectivamente más escolhas. Não vejo porque não os alertar para estes casos. A decisão final caberá sempre aos pais.

Exactamente! então o pessoal idoso não está por norma minimamente preparado para lidar com este tipo de burla ou venda agressiva para soar melhor e normalmente caem sempre que num uns patinhos.:confused:
Compete aos elementos mais inteligentes e informados da familia os ajudar e alertar para os perigos eminentes da nossa sociedade, isto se estivermos a falar de uma familia a sério obviamente.[;)]

Alertar sim claro.

O problema é que temos aí muitos filhos que consideram normal estourar 600€ num Ipad, 3000€ numa viagem ou 30000€ num carro que ao sair do stand já só vale 25000€ sendo tudo isso considerado normalíssimo.

Além do mais alguém perguntou que tipo de aspirador? Características? Não. Ng sabe do que se trata e mesmo assim acham que é uma burla...

Alertar sim claro.

O problema é que temos aí muitos filhos que consideram normal estourar 600€ num Ipad, 3000€ numa viagem ou 30000€ num carro que ao sair do stand já só vale 25000€ sendo tudo isso considerado normalíssimo.

...

Por acaso li um estudo algures que fala disso mesmo... que somos o(ou um dos) povo com menos dinheiro da europa, mas o povo que gasta mais dinheiro em porcarias desnecessárias.

Boa tarde

Aconteceu uma coisa parecida com um familiar próximo (neste caso foi a crédito), que depois arrependeu-se da compra. Apesar de enviar a anulação, em carta registado, do contracto antes dos 15 dias, eles simplesmente ignorara-na (a empresa de crédito e a que vendeu o produto). A Deco só faz a mediação, pelo que não foi de grande ajuda. Enviou-se toda a documentação para a ASAE e ficou tudo resolvido num instante, impressionante mesmo. Em caso de problemas o melhor, na minha opinião, é logo carta para a ASAE, com toda a documentação.

Cumprimentos

Um casal de reformados em portugal com reformas miseráveis achas normal e aceitavel comprarem um aspirador de 2750euros?:confused: mas o aspirador é de ouro?

É uma burla, pode ser legal mas é um roubo fruto de uma lavagem cerebral.[8b]

[:)][:)][:)]

Com cada pérola que se vê por aqui !!!!

És o gestor de conta dos velhos ? sabem quanto eles têm aforrado no banco ??

Se eles compraram foi porque quiseram, ou estão com alzheimer ???

Que mania os filhos e os de fora criticarem quem compra o que for.

Fizeram bem e muito bem ! O aspirador vai durar 10 ou mais anos e vai ser uma enorme ajuda na limpeza da casa.

Falta só a legislação:
Decreto-Lei n.º 143/2001
Decreto-Lei n.º 82/2008 (Alteração do Decreto-Lei n.º 143/2001)

[FONT=KADGCD+TrebuchetMS]Artigo 6º Direito de livre resolução [/FONT]
[FONT=KADGCD+TrebuchetMS]1 - Nos contratos a distância o consumidor dispõe de um prazo mínimo de 14 dias para resolver o contrato sem pagamento de indemnização e sem necessidade de indicar o motivo. [/FONT]
[FONT=KADGCD+TrebuchetMS]2 - Para o exercício desse direito, o prazo conta-se: [/FONT]

[FONT=KADGCD+TrebuchetMS]a) No que se refere ao fornecimento de bens, a partir do dia da sua recepção pelo consumidor sempre que tenham sido cumpridas as obrigações referidas no artigo 5º; [/FONT]

[FONT=KADGCD+TrebuchetMS]b) No que se refere à prestação de serviços, a partir do dia da celebração do contrato ou a partir do dia em que tenha início a prestação ao consumidor, sempre que tenham sido cumpridas as obrigações referidas no artigo 5.º[/FONT]

[FONT=KADGCD+TrebuchetMS]3 — Se o fornecedor não cumprir as obrigações referidas no artigo 5.º, o prazo referido no n.º 1 é de
três meses a contar da data da recepção dos bens pelo consumidor ou, tratando -se de uma prestação de serviços, da data da celebração do contrato ou do início da prestação.
4 — Caso o fornecedor cumpra as obrigações referidas no artigo 5.º no decurso do prazo de resolução referido no n.º 1 e antes de o consumidor ter exercido esse direito, este dispõe de 14 dias para resolver o contrato a partir da data de recepção dessas informações.
[/FONT]
[FONT=KADGCD+TrebuchetMS]5 - Sem prejuízo do estabelecido na alínea a) do Nº 3 do artigo anterior, considera-se exercido o direito de resolução pelo consumidor através da expedição, nos prazos aqui previstos, de carta registada com aviso de recepção comunicando ao outro contraente ou à pessoa para tal designada a vontade de resolver o contrato.[/FONT]

Artigo 8.º
[…]
1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
2 — Decorrido o prazo previsto no número anterior sem que o consumidor tenha sido reembolsado, o fornecedor fica obrigado a devolver em dobro, no prazo de 15 dias úteis, os montantes pagos pelo consumidor, sem prejuízo do direito do consumidor a indemnização por danos patrimoniais e não patrimoniais.

Que mania os filhos e os de fora criticarem quem compra o que for.

Tu eu eu sabemos que quer tivesse custado 200€ 500€ ou 2500€ a reacção de alguns filhos seria sempre a mesma.

Têm uma dificuldade inexplicável de ver os pais a gastar dinheiro em bens de lazer ou entretenimento ou mesmo uteis como o caso dum aspirador.

Não são todos os filhos assim felizmente, mas são uma grande maioria.

E isto não é válido só para bens vendidos porta a porta: é para tudo.

Alertar sim claro.

Além do mais alguém perguntou que tipo de aspirador? Características? Não. Ng sabe do que se trata e mesmo assim acham que é uma burla...

Foi dito no 1º post que era um Rainbow.

Não digo que seja uma burla mas acho um abuso dar aquele dinheiro por um aspirador. O mesmo acho da Bimby, ou de um I-Phone. Se os meus pais comprassem um aspirador daqueles dizia que eram uns totós! [:D] Mas o dinheiro é deles e eu apenas dou uma opinião. Se eles a seguem ou não, é lá com eles que, felizmente, ainda têm muito boa cabeça para fazer as suas própias escolhas.

A lei prevê 14 dias para denuncia do contrato de compra.

Verifiquem o seguinte

[FONT=Book Antiqua, Times New Roman, Times]Direito de resolução de contrato de compra e venda realizado fora dos estabelecimentos (por correspondência ou por vendas ao domicílio):

Nota: Carta a enviar registada com aviso de recepção, dentro do prazo de 14 dias úteis após a assinatura do contrato ou da entrega da mercadoria, se esta for posterior.

[/FONT][FONT=Book Antiqua, Times New Roman, Times]Nome e contacto do consumidor (endereço, telefone e fax);[/FONT][FONT=Book Antiqua, Times New Roman, Times]
[/FONT][FONT=Book Antiqua, Times New Roman, Times]Nome e endereço empresa vendedora;[/FONT][FONT=Book Antiqua, Times New Roman, Times]​
[/FONT][FONT=Book Antiqua, Times New Roman, Times]Indicação do assunto (resolução do contrato);
[/FONT][FONT=Book Antiqua, Times New Roman, Times]Informar que procederá à devolução do produto adquirido;
[/FONT][FONT=Book Antiqua, Times New Roman, Times]Indicar a forma de devolução (note que deverá conservar o bem em bom estado e proceder à sua devolução em prazo não superior a 15 dias úteis);
[/FONT][FONT=Book Antiqua, Times New Roman, Times]Exigir o reembolso do preço pago e das despesas efectuadas com a devolução (juntar, se possível, cópia de documento comprovativo das despesas);
[/FONT][FONT=Book Antiqua, Times New Roman, Times]Local e data;[/FONT][FONT=Book Antiqua, Times New Roman, Times]​

[/FONT][FONT=Book Antiqua, Times New Roman, Times]Assinatura.

[/FONT]
[FONT=Book Antiqua, Times New Roman, Times]CARTA TIPO[/FONT][FONT=Book Antiqua, Times New Roman, Times]​
José Ribeiro
Rua do Ribeiro, n.º 877
0000 Ribeiro Grande
Tel. 5555 5555
"Rainbow" Travessa das Vendas Agressivas, n.º
00000 LISBOA

Assunto: Resolução do contrato (compra aspirador)

Carta Registada Com Aviso de Recepção
Exm.ºs Senhores,
Venho pela presente comunicar a V. Ex.º a resolução do contrato de compra e venda de um aspirador, contrato esse celebrado no dia 17 de Fevereiro do presente ano, fazendo uso do direito de retractação, previsto no artigo 9º n.º 7 da Lei n.º 24/96.
De acordo com o referido preceito, é garantido um período de ponderada reflexão de sete dias úteis "... a contar da data da assinatura do contrato...", prazo que ainda está a decorrer terminando em 24 do mês em curso.
Entretanto, aguardarei, durante o prazo acima mencionado, uma resposta de V. Exas., após que de imediato, farei uso dos mecanismos legais disponíveis para o efeito.
Com os melhores cumprimentos,
Ribeiro Grande,17 de Fevereiro de 2011
Assinatura
[/FONT]

Última edição:
Voltar
Superior