citação:
Originalmente colocada por Bruno Grilo
Ora então cá vai a opinião do Grilo:
Cada caso é um caso. Eu não sou adepto de carros comerciais até porque apesar de eu ser um gajo novo, já tenho uma idade que me permite fazer alguns planos futuros e um carro comercial prejudicaria esses planos. Porquê? Porque vejo "N" casos de casais no seu carro comercial com a criancinha ao colo. Recentemente a polícia fiscalizou essas situações aqui na Av República em Lx e realmente a consciência das pessoas é ridícula. Exceptuo nestes casos as pessoas com carro comercial DA EMPRESA para a qual trabalham e exceptuo os casos de pessoas que por um "azar" se deparam com uma criança nos braços sem ter possibilidades de adquirir um transporte adequado ao agregado familiar (leia-se carros de 5 lugares).
Ora bem, nestes casos as raízes do problema são as mesmas. A cultura portuguesa está voltada para o planeamento a curto prazo e creio que é aqui que as coisas devem mudar!
Nunca na minha vida eu compraria um carro de 2 lugares para ir para o trabalho sabendo de antemão que me casaria brevemente e teria filhos também brevemente (não que eu vá casar muito brevemente mas pronto...).
Creio que é na questão das necessidades de cada um que a coisa ganha contornos preocupantes e com implicações directas na segurança de crianças.
Por vezes (e aqui desculpem mas concordo com o Zapião) é preferível gastar mais 3000€ (se tiverem tal possibilidade) e investir num meio de transporte que não apresente riscos para a segurança dos passageiros, especialmente dos mais pequenos. Se eu puder gastar mais 3000€ para poder ter 5 lugares e poder transportar o meu filho em segurança, gastá-los-ía de bom gosto! A segurança não tem preço, especialmente a de uma criança.
Volto a referir também que caso alguém possua viatura de 2 lugares, pertença de uma empresa (e como tal usufrui dela) não deixa de usar essa viatura mas deverá fazer o possível para:
A - adquirir um 2º carro de 2 lugares para que mãe/filho ou pai/filho sejam transportados com maior segurança
B - encontrar se possível infantários perto de casa de maneira a poder ir a pé para os lá deixar
C - ter alguém de confiança que possa ir buscar as crianças a casa dos pais e levá-las ao infantário em segurança
D - escolher um infantário que possua transporte de crianças próprio e apropriado
Claro que tudo isto depende da capacidade financeira de cada um e das escolhas que cada pessoa faz.
Apenas retratei a minha visão actual e aquilo que eu faria numa determinada situação.
Cumprimentos,
Cricket