Alfa 4c

se eles quisessem que o carro fosse rápido como o caraças tinham-no feito rápido, se eles quisessem que acompanhasse mégane rs e companhia, ele certamente os acompanhava, o objectivo é tornar as velocidades nas quais as perdas de tracção mais acessiveis a toda a gente, tenta soltar a traseira a esse mini e vê a que velocidade tens de ir para que isso aconteça
Como já foi aqui dito, os pneus com pouca aderência(algo amplamente dito, como que em jeito de orgulho, dizer que leva os pneus do yaris) e especialmente estreitos no eixo traseiro fazem isso por si só...
Eu já tive um Z3 1.8i com 115cv sem controlo de tracção e com pneus 215 45 17 e era suficiente para fazer slides em piso seco, não tem grande arte isso...

ao menos tento establecer uma logica, então digam-me voces o que é que medimos para saber se é desportivo? É só porque sim?! o modelo "A" porque eu digo que sim é um desportivo, o modelo "B" porque eu digo que não, não é um desportivo...
Por amor de deus... Digam-me lá, em termos lógicos em quê que o GT86 é mais desportivo que o Z4... É por o Z4 ser mais pesado? apesar de muito mais rapido... Então faço vossas as minhas palavras, se é por aí então um Bugatti de 2ton. tambem não é um desportivo...
O gt86 é um desportivo como o Z4 o é, a unica diferença é que o Z4 é um desportivo com classe e o GT86 não...
Mas tenho a firme certeza que se colocar um z4 23i(o mais basico) de 204cv em qualquer cenário ao lado do GT86 vão ser ela por ela, um mais rapido nisto, o outro naquilo, mas não há-de ser nada de extraordinário...
Fico á espera que me digam como diferenciamos um carro desportivo de um não desportivo pois ainda não percebi...
Se o Z4 não é desportivo, então é um familiar???

Há coisas que vão para além do papel... Velocidades máximas, reprises, aceleração dos 0 aos 100Km/h são indicadores que servem para criar o nosso imaginário!

Porém, existe algo que nunca vais conseguir mensurar no "papel", são as sensações que cada carro transmite ao condutor! O feeling com que sentes todos esses indicadores.

Tu podes ter 2 carros que fazem o mesmo tempo dos 0-100Km/h, num deles podes sentir rapidez mas de uma forma subtil e moderada e noutro podes ficar a tremer das pernas, depende da forma como o carro transmite ao condutor tudo aquilo que acontece.

Mas para isso, é preciso levantar o cu da cadeira, fazer logout no forum do AutoHoje e ir conduzir automóveis! [;)]

Há coisas que vão para além do papel... Velocidades máximas, reprises, aceleração dos 0 aos 100Km/h são indicadores que servem para criar o nosso imaginário!

Porém, existe algo que nunca vais conseguir mensurar no "papel", são as sensações que cada carro transmite ao condutor! O feeling com que sentes todos esses indicadores.

Tu podes ter 2 carros que fazem o mesmo tempo dos 0-100Km/h, num deles podes sentir rapidez mas de uma forma subtil e moderada e noutro podes ficar a tremer das pernas, depende da forma como o carro transmite ao condutor tudo aquilo que acontece.

Mas para isso, é preciso levantar o cu da cadeira, fazer logout no forum do AutoHoje e ir conduzir automóveis! [;)]

Lol... Está boa essa... [:D]
Já conduziste algum Z4? vai lá conduzir um e diz-me que é mau...
Eu tive em tempos um Fiat uno que a 100km/h já metia medo, então curvar a essa velocidade era um drama! Queres ver agora que já tive um superdesportivo e não soube...
É essa a tua explicação do que é ou não desportivo? Se é assim então existem carros que vão ser despromovidos, pois a critica é que fazem tudo muito certinho, sem drama, mas extremamente eficientes(Ex: Maclaren Mp4)
Para finalizar, coloca uns pneus com um indice de aderencia tão baixo quanto os do gt86 em qualquer z4 e desliga o control de tração e vai acelerar nas curvas e vais ver se não tens uma surpresa...
Alem disto tudo, nos Z's da BMW estás sentado no eixo traseiro, qualquer perda de tração sentes a dobrar em comparação com um carro onde vás sentado a meio... mas isto claro está, só se sente a conduzir carros a sério e não no GT5[;)]

ao menos tento establecer uma logica, então digam-me voces o que é que medimos para saber se é desportivo? É só porque sim?! o modelo "A" porque eu digo que sim é um desportivo, o modelo "B" porque eu digo que não, não é um desportivo...
Por amor de deus... Digam-me lá, em termos lógicos em quê que o GT86 é mais desportivo que o Z4... É por o Z4 ser mais pesado? apesar de muito mais rapido... Então faço vossas as minhas palavras, se é por aí então um Bugatti de 2ton. tambem não é um desportivo...
O gt86 é um desportivo como o Z4 o é, a unica diferença é que o Z4 é um desportivo com classe e o GT86 não...
Mas tenho a firme certeza que se colocar um z4 23i(o mais basico) de 204cv em qualquer cenário ao lado do GT86 vão ser ela por ela, um mais rapido nisto, o outro naquilo, mas não há-de ser nada de extraordinário...
Fico á espera que me digam como diferenciamos um carro desportivo de um não desportivo pois ainda não percebi...
Há uns anos atrás tentou fazer-se isso no forum, ou seja, definir o que é um automóvel desportivo.
Gastaram-se muitas páginas, houve gente que se zangou e nunca se chegou a uma conclusão. Nem eu... Mantive a minha.
Se calhar, seria melhor não insistir muito nisto ou, então, abrir um (outro) tópico dedicado ao assunto...

Eu tive em tempos um Fiat uno que a 100km/h já metia medo, então curvar a essa velocidade era um drama! Queres ver agora que já tive um superdesportivo e não soube...
É essa a tua explicação do que é ou não desportivo? Se é assim então existem carros que vão ser despromovidos, pois a critica é que fazem tudo muito certinho, sem drama, mas extremamente eficientes(Ex: Maclaren Mp4)
Para finalizar, coloca uns pneus com um indice de aderencia tão baixo quanto os do gt86 em qualquer z4 e desliga o control de tração e vai acelerar nas curvas e vais ver se não tens uma surpresa...
Alem disto tudo, nos Z's da BMW estás sentado no eixo traseiro, qualquer perda de tração sentes a dobrar em comparação com um carro onde vás sentado a meio... mas isto claro está, só se sente a conduzir carros a sério e não no GT5[;)]

Já conduzi um F430, serve?

Estás a confundir falta de segurança com feeling aprumado.

Eficácia é precisa, outra coisa é teres um carro eficaz e super filtrado que não dá grande pica conduzir pois não transmite nada ao condutor, não "fala".
Um bom exemplo disso são os Audi´s, carros eficazes mas exageradamente filtrados.

The 450 HP Crawford Performance Turbo BRZ - TUNED - YouTube

chegam 400cv?

Já conduzi um F430, serve?

Estás a confundir falta de segurança com feeling aprumado.

Eficácia é precisa, outra coisa é teres um carro eficaz e super filtrado que não dá grande pica conduzir pois não transmite nada ao condutor, não "fala".
Um bom exemplo disso são os Audi´s, carros eficazes mas exageradamente filtrados.

Cuidado com as generalizações... Há audi's e há AUDI'S[;)]

Há audi's que têm de ser filtrados porque são feitos para isso, e outros que são outra coisa bem diferente!

Cuidado com as generalizações... Há audi's e há AUDI'S[;)]

Há audi's que têm de ser filtrados porque são feitos para isso, e outros que são outra coisa bem diferente!

Sim, deve haver excepções mas em traços gerais é isso!

Um carro desportivo é muito genericamente um carro projectado com vista a condução desportiva, ou seja fortes acelerações e travagens, curvas no limite da aderência, transições rápidas etc. Há várias maneiras de fazer isto mas é mais ou menos definido que um desportivo é de comandos rápidos e comunicativos, comportamento neutro, de preferência previsível e progressivo no limite, adorna pouco, etc. Tudo isto tem implicações no comportamento dinâmico e na condução, mas pelo teu discurso não me parece que percebas bem em que é que isto consiste.

O Z4 é um GT, como referi (e volto a frisar que estou a falar do actual). Se tentasses fazer uma curva no limite sem ajudas electrónicas com um e com outro de certeza que percebias logo a diferença, mais que não seja porque no Z4 provavelmente ou ias em frente ou ficavas logo virado ao contrário.

A grande diferença entre os 2 é o apuro dinamico, e digamos que um Z4 e um GT86... uma comparaçao algo falivel, ja que o Z4 têm falto do aprumo dinamico do GT86.

Sao os 2 desportivos (acho que isso é inegavel), sao os 2 bons carros, agora um por ser mais rapido nao é necessariamente melhor no que toca a sensaçoes a nivel dinamico e prazer de conduçao.

Carro desportivo= carro competitivo que requer alguma habilidade para se tirar partido dele e proporciona bons momentos de entretenimento.

Desportivo desportivo é a minha Ford Ranger: Todos os dias andamos de lado na saída das rotundas e curvas lentas, temos travagens de bloquear uma só roda, etc etc. [:D]

Desportivo é o que cada um quiser [:cool:]

O dicionário da Priberam define
"Diz-se de automóvel potente e com linhas muito aerodinâmicas, geralmente de duas portas."

Sim, deve haver excepções mas em traços gerais é isso!

Fora as marcas de topo mesmo, e provavelmente a Lotus, a maioria dos fabricantes só fabrica carros filtrados...
Sendo que o oposto de filtrado, é um carro comunicativo, e comunicativos são muito poucos.

O que há é muitos falsos comunicativos e falsos excitantes, desde tubos para aumentar o ruído de motor, ou mesmo usando o sistema audio, direções que mudam
de feeling de acordo com um botão e afins...

Ou seja, muitas vezes, o envolvimento ou neste caso a "distração/abstração" dos fatores da condução em si, acabam por nos levar a crer que
determinado carro é excitante e envolvente, mas depois dissecando bem a experiência, apenas os nossos sentidos foram enganados...

Isso já não sei.. Duvido que tenha sido!

Mas o vídeo que colocaram neste tópico do 4C em Lisboa era nos edifícios novos construídos (todos em vidro) junto ao Hotel Myriad em Lisboa, no Parque das Nações.

sim, foi no hotel da torre vasco da gama em lisboa.

e não era aberto ao publico, se bem que nao havia nenhuma especial medida de segurança (o carro via-se dos vidros)

A grande diferença entre os 2 é o apuro dinamico, e digamos que um Z4 e um GT86... uma comparaçao algo falivel, ja que o Z4 têm falto do aprumo dinamico do GT86.

Sao os 2 desportivos (acho que isso é inegavel), sao os 2 bons carros, agora um por ser mais rapido nao é necessariamente melhor no que toca a sensaçoes a nivel dinamico e prazer de conduçao.

Um GT86 ainda não conduzi, Z's da BMW já, desde Z1 a Z3 e Z4's e se há coisa em que são muito bons é em prazer de condução e excelente feeling dinamico... A propria arquitectura do carro assim obriga, o GT86 tem de ser mesmo excelente para bater um Z4 em qualquer parametro que seja...
Coloco como comparação os varios SLK's que deste ponto de vista, nem se aproximam da dinamica dos Z's(a tal comunicação com o condutor), duvido seriamente que o GT86 seja superior em qualquer ponto a um Z4, mas isto é só a minha opinião,como facto apenas os numeros postados acima que mostram que mesmo o base é muito mais rapido que o GT86...
Voces só contradizem com questões hipotecticas, gostava de ver um "fight" entre os dois para esclarecer duvidas...
O ser mais rapido não significa melhor, mas pior certamente que tambem não significa! Eu pessoalmente entre dar 42.000€ pelo GT86 ou 46.000€ pelo Z4 sdrive23i, não tinha qualquer duvida...
Mas isso sou eu e aceito quem pense o contrario, agora não me digam que o GT86 é melhor só porque sim!

Um carro desportivo é muito genericamente um carro projectado com vista a condução desportiva, ou seja fortes acelerações e travagens, curvas no limite da aderência, transições rápidas etc. Há várias maneiras de fazer isto mas é mais ou menos definido que um desportivo é de comandos rápidos e comunicativos, comportamento neutro, de preferência previsível e progressivo no limite, adorna pouco, etc. Tudo isto tem implicações no comportamento dinâmico e na condução, mas pelo teu discurso não me parece que percebas bem em que é que isto consiste.

O Z4 é um GT, como referi (e volto a frisar que estou a falar do actual). Se tentasses fazer uma curva no limite sem ajudas electrónicas com um e com outro de certeza que percebias logo a diferença, mais que não seja porque no Z4 provavelmente ou ias em frente ou ficavas logo virado ao contrário.

Peço desculpa se duvidei da sua palavra, voçê é que percebe... O GT86 é o melhor carro desportivo do mundo
As suas verdades são irrefutaveis

para quem pensa que o z4 é um carro de mulher ir ás compras... minuto 1,23s

http://www.youtube.com/watch?v=VzBsgzolj_E

Last edited:

Vou-vos falar da minha experiência pessoal, neste momento o meu carro é um z4 23i, e na realidade não transmite a sensação de um automóvel desportivo! Tem algumas transferencias de massa em curva contra curva! Dá a ideia de um gran turismo na sua originalidade - anda muito bem, sonoridade agradável, conforto que baste! Quando falam da direcção muito filtrada não é de todo verdade, isto é, no modo sport o automóvel vai exactamente para onde o volante aponta, mas falta algo de mecânico... Não sei se me faço entender...
Antes deste tive um 120d, que era perfeito em termos de direcção, mas terrível em sonoridade, por isso descarto como desportivo, mas, antes tive o desportivo para mim o mini cooper S- suspensão de pedra, direcção absolutamente directa, fazia um barulho lindo, era rápido o suficiente e tinha algo especial, na altura que se entrava nele havia sempre a sensação de acontecimento - algo inexplicável a não ser a quem tenha vivenciado! Mas como tudo na vida tinha os seus contras - montagem fraca, tinha compressor e já agora 4 cilindros!
para mim, um desportivo é aquele automóvel, que para além do prazer que nos dá a conduzir, nos dá também aquela emoção só de saber que o vamos conduzir! Desculpem o testamento!

Back