Alfa 4c

N0comments, este é um espaço onde podemos manifestar opiniões, daí uns dizerem assm, outros assado.

Não que me sirva a tua carapuça, mas diz-me pf qual a crise financeira poruqe passou a Alfa, a do final dos oitenta? que me lembre, esta foi a verdadeira crise da Alfa, na fase final da sua independência, a que passou enquanto marca criadora de carros tão fascinantes quanto problemáticos, como o 33, toda a gente o sabe.

Agora, enquanto dependente do grupo Fiat, teve o privilégio de inaugurar a tecnologia Common rail com um carro extraordinário como o 156, em meados dos 2000 tinha aquele, o 147, 166, gtv, spider e depois ainda veio o GT, todos eles tiveram sucesso dentro do que seria expectável, o que aconteceu desde então? Um 159 muito bom, mas com uma plataforma demasiado cara e pesada, brera e spyder idem, e… e, e mito 3 portas e Guilietta de 5, é o que temos atualmente, é inegável que é demasiado pouco, mas também me parece ser evidente que a estratégia não tem sido a correta, os sucessos não podem ser desaproveitados, e se reconheço à Fiat a capacidade que teve de numa primeira fase para dar a volta, também lhe atribuo a culpa de hoje todos aqueles gostam da Alfaromeo viverem com os olhos no passado, mais longínquo, ou mais próximo, e “desesperadamente” à espera de novidades que tardam em chegar…

A IRI- detentora da Alfa Romeo - já estava com problemas económicos desde os anos 70, tanto que em principios dos anos 80 a Alfa teve que se casar no papel com a Nissan para dar à luz o bastardo ARNA.
Obviamente que não resultou, o ARNA ainda era pior do que o 33 lançado no mesmo ano.:sh)
A melhor atitude que a FIAT teve logo que comprou a Alfa foi precisamente a de cessar a produção do ARNA.

Portanto, quando se fala numa Alfa com problemas económicos, aquilo por que passou recentemente não é nada comparado com o que começou nos anos 70 e decorreu durante mais de uma década.

Não se desculpa à Alfa Romeo - ou ao grupo FIAT - que a Alfa ande há anos com 2/3 modelos em catálogo.

É imperdoável.

É imperdoável que se ande, há anos, a falar no substituto do 159.
É imperdoável que se ande, há anos, a falar no substituto do 166.

A Alfa passou sérias dificuldades financeiras mas não foi num passado recente porque, num passado recente, a Alfa ROmeo vendeu bem.

O problema da Alfa Romeo foi que depois do 147, 156, 166, Gt, GTV e Spider nunca mais teve uma gama completa.
Arrastou-se a arrastou-se durante anos.
Todos os supra mencionados, por muito bom produtos que fossem, envelheceram e deram lugar a um MiTO, a um 159 e mais tarde uma Giulietta - sendo que o 159 desaparece pouco depois.

Isto é por culpa da Alfa Romeo.
E para completar, acho que até os 2 e 3 modelos que restam da gama, pecam por poucas opções.

Não há um Giulietta para ir atrás dum Megane RS ou Astra GTC.
Não há um MiTo para ir atrás do Fiesta ST ou Peugeot Gti.

E com isso, acho que a Alfa perde a oportunidade de ainda ter alguma visibilidade dentro desses segmentos.

A juntar a essa falta de opções, temos como outro exemplo o caso de um user que queria comprar um Giulietta 1.4, em que a Alfa informou que o mesmo só estava disponível com a TCT.

E falta uma carrinha, algo muito mais importante do que uma versão GTA.:sh)

Houve a 159, mas no segmento mais importante, o da Giulietta, tarda em vir.
Aliás, duvido que venha nesta geração Giulietta.

No meu imaginário a Alfa ocupava um espaço que normalmente não era de alguma forma ocupado pelos outros. Não seguia muito a lógica dos segmentos.

Coisas como os não muito longincuos Sud ou GTV eram diferentes dos outros carros e tinham uma personalidade muito interessante.

No meu imaginário a Alfa ocupava um espaço que normalmente não era de alguma forma ocupado pelos outros. Não seguia muito a lógica dos segmentos.

Coisas como os não muito longincuos Sud ou GTV eram diferentes dos outros carros e tinham uma personalidade muito interessante.

Essa Alfa Romeo que não seguia segmentos perdeu-se ainda devias ser muito novo e eu ainda não passava de um bocado de carne que se babava.

Então no caso do futuro substituto do 166 (ou segmento E) parece muito fácil aproveitar o trabalho fantástico feito com o Ghibli e dar-lhe uma aparência e posicionamento Alfa.

É claro que se calhar não é assim tão fácil, mas .... neste momento a maserati ou a ferrari têm uma gama maior que a da Alfa [:D]

Realmente... [:D]

Essa ideia de vestir o Ghibli com uma aparência e posicionamento Alfa era o que estava previsivelmente estudado para acontecer em um par de anos.

Mas segundo os últimos rumores, essa opção foi descartada, por razões de custos e rentabilidade associados à plataforma e aos objectivos mais modestos do posicionamento do Alfa "Ghibli".

Por isso, fala-se em nova plataforma RWD, feita a meias com a Chrysler, e que serviria o sucessor do 159 e 166, assim como o 300C/Thema, Charger, Challenger, e talvez mais uns crossovers pelo meio. Basicamente, mais uma vez faz com que o projecto se atrase.

Como já tinho dito antes, no outro tópico dedicado à Alfa, esta solução de base RWD comum aos dois lados do Atlântico deveria ter sido das primeiras coisas que deveriam ter definido quando planeavam o futuro das várias marcas em 2009/10.

O facto de ainda estarmos a discutir esta opção a meio de 2013, é a meu ver, um WTF de enormes proporções.
A Chrysler/Dodge consegue garantir apenas no mercado americano o volume de vendas necessário para justificar o investimento numa plataforma RWD que também servisse a Alfa Romeo na Europa e restante mundo.

De que esta malta está à espera?
O sucessor do 159 era para ser, basicamente, um Giulietta sedan, depois com a evolução da plataforma para o Dart, onde esta cresceu, já teríamos, no que toca a dimensões, um segmento D típico e mais afastado do Giulietta, e agora, volta tudo à estaca zero, porque, aparentemente, irão desenvolver um série 3-fighter, e por isso, RWD é obrigatório para o levarem a sério.

Não nos esqueçamos que o projecto do sucessor do 159 já ia bastante avançado recorrendo À base CUSW do Dart, e por isso, começar praticamente tudo de novo, implica enorme desperdício de recursos de que a Fiat não tem muitos (pelo menos, enquanto não estiver totalmente fundida com a Chrysler).

ALém disso, as preocupações válidas do Marchionne relativamente ao lançamento de produto novo na Europa e da rentabilidade do mesmo (sobretudo devido à guerra de preços e potencial de vendas), não se aplicaria totalmente ao sucessor do 159 e do 166, pois estes teriam como destino serem os porta-estandartes da globalização da Alfa, juntamente com o 4C, pelo que o factor Europa seria atenuado nesta decisão.

Compreendo que queiram fazer as coisas com pés e cabeça no que toca à Alfa, mas toda esta enorme latência no que toca a decisões, faz com que esta marca, supostamente mais abrangente que uma Ferrari e uma Maserati, tenha uma gama menor que estas.

A IRI- detentora da Alfa Romeo - já estava com problemas económicos desde os anos 70, tanto que em principios dos anos 80 a Alfa teve que se casar no papel com a Nissan para dar à luz o bastardo ARNA.
Obviamente que não resultou, o ARNA ainda era pior do que o 33 lançado no mesmo ano.:sh)
A melhor atitude que a FIAT teve logo que comprou a Alfa foi precisamente a de cessar a produção do ARNA.

Portanto, quando se fala numa Alfa com problemas económicos, aquilo por que passou recentemente não é nada comparado com o que começou nos anos 70 e decorreu durante mais de uma década.

MadDragon do que tu me foste lembrar, que grande pesadelo...

um Nissan com simbolo ALfa.

alfa_arna_5p.jpg

Como já referiste, houve a 159 que, diga-se de passagem, era muito bonita.

Quando ao Giulietta, a verdade é que não consigo imaginá-lo como carrinha. E como referes, está a tardar muito a chegar, isto é, se realmente chegar a existir. Mas se sim, acho que acaba por vir demasiado tarde. Deveria ter surgido um ano e pouco depois da versão hatch.

E agora fala-se em terem modelos SUV. Eu acho que não faz sentido nenhum, mas pronto.

Realmente... [:D]

Essa ideia de vestir o Ghibli com uma aparência e posicionamento Alfa era o que estava previsivelmente estudado para acontecer em um par de anos.

Mas segundo os últimos rumores, essa opção foi descartada, por razões de custos e rentabilidade associados à plataforma e aos objectivos mais modestos do posicionamento do Alfa "Ghibli".

Por isso, fala-se em nova plataforma RWD, feita a meias com a Chrysler, e que serviria o sucessor do 159 e 166, assim como o 300C/Thema, Charger, Challenger, e talvez mais uns crossovers pelo meio. Basicamente, mais uma vez faz com que o projecto se atrase.

Como já tinho dito antes, no outro tópico dedicado à Alfa, esta solução de base RWD comum aos dois lados do Atlântico deveria ter sido das primeiras coisas que deveriam ter definido quando planeavam o futuro das várias marcas em 2009/10.

O facto de ainda estarmos a discutir esta opção a meio de 2013, é a meu ver, um WTF de enormes proporções.
A Chrysler/Dodge consegue garantir apenas no mercado americano o volume de vendas necessário para justificar o investimento numa plataforma RWD que também servisse a Alfa Romeo na Europa e restante mundo.

De que esta malta está à espera?
O sucessor do 159 era para ser, basicamente, um Giulietta sedan, depois com a evolução da plataforma para o Dart, onde esta cresceu, já teríamos, no que toca a dimensões, um segmento D típico e mais afastado do Giulietta, e agora, volta tudo à estaca zero, porque, aparentemente, irão desenvolver um série 3-fighter, e por isso, RWD é obrigatório para o levarem a sério.

Não nos esqueçamos que o projecto do sucessor do 159 já ia bastante avançado recorrendo À base CUSW do Dart, e por isso, começar praticamente tudo de novo, implica enorme desperdício de recursos de que a Fiat não tem muitos (pelo menos, enquanto não estiver totalmente fundida com a Chrysler).

ALém disso, as preocupações válidas do Marchionne relativamente ao lançamento de produto novo na Europa e da rentabilidade do mesmo (sobretudo devido à guerra de preços e potencial de vendas), não se aplicaria totalmente ao sucessor do 159 e do 166, pois estes teriam como destino serem os porta-estandartes da globalização da Alfa, juntamente com o 4C, pelo que o factor Europa seria atenuado nesta decisão.

Compreendo que queiram fazer as coisas com pés e cabeça no que toca à Alfa, mas toda esta enorme latência no que toca a decisões, faz com que esta marca, supostamente mais abrangente que uma Ferrari e uma Maserati, tenha uma gama menor que estas.

A verdade é que não há dinheiro[8b]

Se até os sucessores do Wrangler e da Voyager/Caravan foram adiados... E estes são tremendos cash-cows

MadDragon do que tu me foste lembrar, que grande pesadelo...

um Nissan com simbolo ALfa.

alfa_arna_5p.jpg

Eu nem sou daqueles que desdenham o ARNA.
Fez parte do passado Alfa e como tal deverá ser lembrado tanto como os outros, quanto mais não seja para que o erro não se volte a repetir.

O ARNA não tinha por onde se lhe pegar...
Era o casamento do pior dos mundos de cada uma das nações: desenho japonês terrível e mecanica manhosa italiana.[:D]
Supostamente era a entrada de gama da Alfa Romeo...vendeu menos que os modelos Sud e 33.

No entanto se invertermos os papéis, um Alfa Romeo na época muito bonito mas de mecanica vulgar também pouco devia vender, digo eu.[:p]

O grupo FIAT, n se resume só à AR. Recuperar uma FIAT considerada a marca "miserável" dos pobretas, uma Lancia que ia morrer por completo e que bem ou mal "recuperaram", e uma AR (q até falavam em vender) q tenta relançar-se ao nível da concorrência. Não estamos a falar apenas de 1 só marca a levantar-se do charco...mas basicamente de 3. O esforço q tem de ser feito em sintonia com as outras marcas não pode ser o mesmo. Temos de nos dar conta que na altura que um AR chegar ao nível desejado por mts, n vai chegar para a bolsa do comum tuga, como antigamente. Tem de haver ajustes e prioridades. Se AR tem culpas no cartório, em algumas decisões que toma e adiamentos ? Concerteza. Mas nós apenas somos comentaristas de fórum, não temos nas mãos um projeto que davam como vendido/ morto, e tentá-lo vendê-lo de novo a rivalizar com uma concorrência de qualidade. É fácil para nós criticar. Demora tempo. As desculpas que a AR anda pelas "ruas da amargura", são no mínimo descabidas, e estou totalmente em desacordo. Não estou a desculpar a AR, há muitos erros, mas tb reconheço que há virtudes no meio disto tudo e vontade de melhorar.

Como já referiste, houve a 159 que, diga-se de passagem, era muito bonita.

Quando ao Giulietta, a verdade é que não consigo imaginá-lo como carrinha. E como referes, está a tardar muito a chegar, isto é, se realmente chegar a existir. Mas se sim, acho que acaba por vir demasiado tarde. Deveria ter surgido um ano e pouco depois da versão hatch.

E agora fala-se em terem modelos SUV. Eu acho que não faz sentido nenhum, mas pronto.

Era e continua a ser das carrinhas mais bonitas atualmente, apesar do tempo.

Ai há? E podes dizer qual é?

Não há, pk a concorrência n tem 1.4 ou 1.75T. Têm 1.6 e 2.0 T fazem melhor naturalmente. Tlv qdo chegar um V6 ... Giulietta SE V6 [:D]. Não será nesta geração, "tlv" na próxima geração 2015-2016...

Tb verdade seja dita, q não temos sequer estradas ou leis q possibilitem tirar partido de qq um deles.

Last edited:
Não há, pk a concorrência n tem 1.4 ou 1.75T. Têm 1.6 e 2.0 T fazem melhor naturalmente. Tlv qdo chegar um V6 ... Giulietta SE V6 [:D]. Não será nesta geração, "tlv" na próxima geração 2015-2016...
Desculpa, mas há!! Os que disse!! [:D]

Em relação à motorização não será por aí, são apenas escolhas... [;)]

Desculpa, mas há!! Os que disse!! [:D]

Em relação à motorização não será por aí, são apenas escolhas... [;)]

Se forem alterados tlv cheguem. Em questão de números e falando em apenas cilindrada, potência e binário (em stock), está a favor da concorrência. É natural que possam ter melhor desempenho.

Sim, é óbvio!! Mas acho que o DigCb nem percebeu o que disse... e eu só concordei com ele... literalmente!! [:D]

DigCb, também não és um hater pois não?? [:cool:] [;)]

Back