Alfa 4c

Alfa 4c

Comprei um black Edition de 2012.

Por mais 5/10 iria buscar um cayman S 981 (2014-2016), mas despido dos equipamentos que queria, por isso não valia a pena o esforço.

Não acho que seja por aí. Se foram devolvidos ao mercado por insatisfação, acredito que seja mais pelo facto de não ser um bom carro para o dia-a-dia.
Se custasse 45/50, valeria a pena considerar como segundo carro.

Pois....mas quantos Caymans foram vendidos, e qual a percentagem desses que voltou para revenda em tão pouco tempo? O Cayman nunca foi anunciado como um carro de colecção.
Mas procura pelos Cayman R na net....e vais ver quantos voltaram ao mercado [;)]

Faço-te a mesma pergunta que fizeste ao outro user: tiraste essa conclusão com base no quê? Eu vou no segundo cayman e o meu irmão tinha um TTS quando eu tive o primeiro cayman....a potência era praticamente a mesma (295 vs 280) e no entanto eram carros bem distintos.

[:D][:D] Mais coisa menos coisa é um F40 ligeiramente mais modernos e menos potente, certo??

Repito a pergunta: já experimentaste esses carros para perceber a diferença!? Tive um M3, o meu irmão tem um M4. Uma das hipóteses que tinha para agora era um 1M....e não vejo qualquer semelhança desses carros com um Cayman.

Acho que respondeste a tudo. Alguns users consideram o facto da AR pertencer ao grupo Ferrari como sinónimo do 4C ser melhor carro do mundo. Que claramente não é. A AR tanto podia ser da Ferrari como de outro construtor qualquer que a mim não muda nada.Se tivessse todo o dinheiro do mundo teria muitos carros, mas nenhum Ferrari. Pelo menos não nenhum após 1965. (Porsche e Mclaren teria vários).

Alguns users também desconhecem o brilhante que é o Cayman. O Cayman é tão distinto e tão melhor que o TT em condução que nem sequer deviam ser comparados.

Sobre o teu Cayman, se puderes, depois cria um DB e mete fotos e muitos Parabéns pela aquisição.

Last edited:
Carro com menos de 6000km E menos de 6 meses não paga IVA a 23% cá apenas sobre os custos de legalização..., foi a informação que me foi dada por uma empresa que faz disto vida.

O 4C desde o lançamento tem vindo a sofrer algumas correcções, como normal, a vários nívels embora não indicadas como Model Year.
"Não haverá" nem 2ª, nem 3ª geração, aliás, corre o rumor bem forte que 2017 será o último ano de produção do 4C.

Como não vão fazer nem uma mala maior, nem aumentar o peso em 470Kg (grosso modo, dados de ambas marcas)...parece-me que o 4C vai continuar o coitadinho desafinado.

Desconhecia o IVA pago em carros com menos 6 meses. Estavas correto. Desculpa a confusão.

Desconhecia o IVA pago em carros com menos 6 meses. Estavas correto. Desculpa a confusão.
Não há nada que pedir desculpa.

Aliás, até é bom que as pessoas saibam que por cá consideramos um carro como novo, mesmo tendo 10 anos e 5999km, logo inchando IVA em cima de IVA :)
É um facto que passa ao lado de muita gente que até acha interessante um 4C ou um Cayman ou outro que está anunciado a 50.000€ mas com 500, 600km...e não sabe que acaba por ficar em valores upa-upa.

Acho que isto pode ser um debate saudável e gostava de um dia marcar um café com algumas pessoas.

Mas depois há gente que encara tudo como uma questão de inveja, ou burrice... Se não tens um carro igual ao dessas pessoas é porque não percebes de carros, ou então até percebes mas não tinhas dinheiro... Ou coragem... Ou porque não tens unhas.

Obs: desculpem a escrita... Mas no telemóvel enquanto cuido dos cães, não é fácil

Alfa 4c

Já faltava cá estes relatos baseados no "eu quer me parecer".... [:D]
Baseias em que para dizer isso? Nas reviews? É que tens umas a dizer uma coisa e outras a dizer outra... Optas pelas negativas certo [;)]
Depois vamos lá ver, na Europa toda tens 263 4C's á venda e tens mais do dobro dos Cayman á venda (562)... Pela tua teoria da maquina pouco afinada e precisa, o Cayman está pior e os donos estão todos a despacha-los!
Eu vejo as coisas assim, um Cayman é um Audi TT vitaminado, um carro confortavel, rapido e bem construido... Mas não passa disso-
O 4C é um Ferrari "desvitaminado", cru, exotico e bruto... Coisas incomparaveis portanto.
É que carros como o 4C existem pouquissimos, sendo que se te quiseres dar ao luxo de ter um carro em carbono e se não quiseres um 4C, tens de desenbolsar mais de 200.000€ para poderes ter uma alternativa.
Agora desportivos rapidos, confortaveis e bem construidos como o Cayman? Tens aos magotes... Desde BMW´s, Mercedes, Audis, Jaguares etc etc etc...
Queres sequer comparar o valor futuro de uma coisa e de outra?!
Basta veres ao preço que andam os primeiros Boxsters (menos de 10.000€) e tens uma ideia de para onde caminha o Cayman, achas que algum, dia vais comprar 4C´s a 10000€?
Vai sonhando...
Á coisa mais proxima que encontro sera o SZ/RZ e andam pelas modicas quantias de + de 50.000€.
São melhores carros que o Boxster, garantidamente que não... São peças muitissimo mais desejadas? Garantidamente que sim.

No mesmo que tu te baseias.
Apenas a Top Gear elogiou com esse entusiasmo o 4C.. Entusiasmo esse pela voz do Jeremy Clarksson... Que odeia a Porsche. Portanto, opinião muito discutível.
Todos os outros dizem que o 4C tem muitos detalhes de "carro inacabado", "inconsistências na resposta dos comandos" e na "inconsistente previsibilidade de resposta e capacidade de controlo acima dos limites". Tudo pontos onde o Cayman brilha. E bate todos os rivais da classe por muita diferença.

O GT4 foi considerado por alguns como o melhor desportivo em comportamento em curva comparado com qualquer rival ou qualquer segmento ou faixa de preço (nunca ninguém disse nada sequer remotamente parecido sobre 4C).

Vai ver valores do Cayman R, GTS e do GT4 e "depois falamos". A produção do GT4 estava toda vendida antes de ser posta à venda.

Teres o dobro de Cayman à venda como usados não me espanta, pois vende 10 ou 20x MAIS do que o 4C. Portanto, há claramente muito maior % de 4C a ser vendidos pelos proprietários do que Cayman. Nem compares. Se a maioria dessas vendas são de stands e concessionários, mais me ajudas significando que AR teve de recorrer ao "artifício " de aldrabar o sucesso comercial do carro impulsionado falsas vendas com matrículas para concessionários. Viaturas que agora se acumulam e são difíceis de vender.

A "herança Ferrari" que sugeres não me diz nadinha. Não aprecio a marca. Não os modelos recentes. Desportivamente a Porsche tem racio de vitórias muito superior (o melhor de qualquer construtor), até nisso, ser Ferrari "já não é o que era".

Last edited:
Comprei um black Edition de 2012.

Por mais 5/10 iria buscar um cayman S 981 (2014-2016), mas despido dos equipamentos que queria, por isso não valia a pena o esforço.

Não acho que seja por aí. Se foram devolvidos ao mercado por insatisfação, acredito que seja mais pelo facto de não ser um bom carro para o dia-a-dia.
Se custasse 45/50, valeria a pena considerar como segundo carro.

Pois....mas quantos Caymans foram vendidos, e qual a percentagem desses que voltou para revenda em tão pouco tempo? O Cayman nunca foi anunciado como um carro de colecção.
Mas procura pelos Cayman R na net....e vais ver quantos voltaram ao mercado [;)]

Faço-te a mesma pergunta que fizeste ao outro user: tiraste essa conclusão com base no quê? Eu vou no segundo cayman e o meu irmão tinha um TTS quando eu tive o primeiro cayman....a potência era praticamente a mesma (295 vs 280) e no entanto eram carros bem distintos.

[:D][:D] Mais coisa menos coisa é um F40 ligeiramente mais modernos e menos potente, certo??

Repito a pergunta: já experimentaste esses carros para perceber a diferença!? Tive um M3, o meu irmão tem um M4. Uma das hipóteses que tinha para agora era um 1M....e não vejo qualquer semelhança desses carros com um Cayman.
Se achas que um Cayman é "bem distinto" de um TT, imagina o quão distinto é um 4C de um Cayman.
Quanto ao resto, já andei em varios Porsches, desde varios 911, Cayman a Boxster e a receita é basicamente a mesma e nota-se bem o DNA da marca em todos eles, como já disse o Cayman é um excelente desportivo mas que nada tem que ver com um 4C.
É como disseram aí para trás, comparar frango de churrasco com bolo de chocolate.
E não deixa de ser verdade que carros com as caracteristicas do Cayman são em muito maior numero do que carros com as caracteristicas do 4C, só não vê isso quem não quer.
Logicamente que um M3 é diferente de um Cayman, tanto um como o outro tem os pergaminhos de ambas as marcas bem vincados, mas um á moda da BMW e outro á moda da Porsche são formas de encarar o coupe desportivo e tem bastante em comum, bastante mais que um 4C e um Cayman.

Apenas a Top Gear elogiou com esse entusiasmo o 4C. Top Gear esse pela voz do Jeremy Clarksson... Que odeia a Porsche. Portanto, opinião muito discutível.
Todos os outros dizem que o 4C tem muitos detalhes de "carro inacabado", inconsistências na resposta dos comandos" e na "inconsistente previsibilidade de resposta e capacidade de controlo acima dos limites". Tudo pontos onde o Cayman brilha. E bate todos os rivais da classe por muita diferença.

O GT4 foi considerado por alguns como o melhor desportivo em comportamento em curva comparado com qualquer rival ou qualquer segmento ou faixa de prec (nunca ninguém disse nada sequer remotamente parecido sobre 4C).

Vai ver valores do Cayman R, GTS e do GT4 e "depois falamos". A produção do GT4 estava toda vendida antes de ser posta à venda.

Teres o dobro de Cayman à venda como usados não me espanta, pois vende 10 ou 20x MAIS do que o 4C. Portanto, há claramente muito maior % de 4C a ser vendidos pelos proprietários do que Cayman. Nem compares. Se a maioria dessas vendas são de stands e concessionários, mais me ajudas significando que AR teve de recorrer ao "artifício " de aldrabar o sucesso comercial do carro impulsionado falsas vendas com matrículas para concessionários. Viaturas agora se acumulam e são difíceis de vender.

A "herança Ferrari" que sugeres não me diz nadinha. Não aprecio a marca. Não os modelos recentes. Desportivamente a Porsche tem racio de vitórias muito superior (o melhor de qualquer construtor), até nisso, ser Ferrari "já não é o que era".
Olha, sinceramente nem li o que escreveste.
Eu contigo nem me dou ao trabalho de mostrar factos, mas se desse... Postava aqui 20 reviews que apenas dizem maravilhas do 4C e vão contra tudo que dizes, mas não tenho paciencia para isso porque uma pessoa fanatica só vê aquilo que quer, mesmo que lhe mostrem por A + B que não é assim. Tu só vais sempre ver as reviews negativas e ignorar as que dizem o contrario.
-Existem opiniões muitos positivas da direção, assim como existem negativas.
-Assim como do motor
-Assim como do comportamento
etc etc etc
Um carro tão extremo como o 4C nunca vai agradar a gregos e troianos, para isso existe o Cayman que é bom em tudo.
Mas o 4C é excelente em algumas coisas e para quem dê valor a essas coisas, não existe outra opção possivel...
Só não entendo porque existem certas pessoas que não aceitam isso.

Apenas a Top Gear elogiou com esse entusiasmo o 4C.. Entusiasmo esse pela voz do Jeremy Clarksson... Que odeia a Porsche. Portanto, opinião muito discutível.
Todos os outros dizem que o 4C tem muitos detalhes de "carro inacabado", "inconsistências na resposta dos comandos" e na "inconsistente previsibilidade de resposta e capacidade de controlo acima dos limites". Tudo pontos onde o Cayman brilha. E bate todos os rivais da classe por muita diferença.

O GT4 foi considerado por alguns como o melhor desportivo em comportamento em curva comparado com qualquer rival ou qualquer segmento ou faixa de preço (nunca ninguém disse nada sequer remotamente parecido sobre 4C).

Teres o dobro de Cayman à venda como usados não me espanta, pois vende 10 ou 20x MAIS do que o 4C. Portanto, há claramente muito maior % de 4C a ser vendidos pelos proprietários do que Cayman. Nem compares. Se a maioria dessas vendas são de stands e concessionários, mais me ajudas significando que AR teve de recorrer ao "artifício " de aldrabar o sucesso comercial do carro impulsionado falsas vendas com matrículas para concessionários. Viaturas que agora se acumulam e são difíceis de vender.

[:D][:D][:D][:D][:D][:)][:)]
És uma comédia!
Queres saber qual o carro mais premidado de sempre em trofeus de carros de turismo?
ALFA ROMEO 155
Nem Porsche nem Ferrari.

Portanto, na tua opinião um carro como motor central (cayman) é mais parecido com um coupe bmw (motor à frente) do que com o alfa (motor ao centro).

Davas um belo piloto de ensaios [;)]

E já agora, na tua opinião, de onde resulta a grande diferença entre o cayman e o 4C?

Alfa 4c

[:D][:D][:D][:D][:D][:)][:)]
És uma comédia!
Queres saber qual o carro mais premidado de sempre em trofeus de carros de turismo?
ALFA ROMEO 155
Nem Porsche nem Ferrari.

Boa! portanto, a AR é melhor porque teve um modelo (155) que venceu muitas vezes uma modalidade em que nem Porsche nem Ferrari alguma vez participaram. Bons dotes de comédia tens tu. Sem dúvida.

Resumo da Porsche:
"12 World Sportscar Championship Manufacturers' and Team Titles: 1969, 1970, 1971, 1976, 1977, 1978, 1979, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986

1 FIA World Endurance Championship Manufacturers' Title: 2015

6 World Sportscar Championship Drivers' Titles: 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986

1 Intercontinental Le Mans Cup GT2 Team Title: 2010

18 24 Hours of Le Mans: 1970, 1971, 1976, 1977, 1979, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1987, 1994, 1996, 1997, 1998, 2015, 2016

18 12 Hours of Sebring: 1960, 1968, 1971, 1973, 1976, 1977, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1987, 1988, 2008

18 Daytona 24 Hours as Manufacturer: 1968, 1970, 1971, 1973, 1975, 1977, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1985, 1986, 1987, 1989, 1991, 2003

11 Targa Florio: 1956, 1959, 1960, 1963, 1964, 1966, 1967, 1968, 1969, 1970, 1973

3 IMSA Supercar-Series: 1991, 1992, 1993

6 German Racing Championship: 1977, 1979, 1982, 1983, 1984, 1985

20 European Hill Climbing Championship

15 IMSA Supercar-Race (USA)

1 International Championship for Manufacturers: 1970

4 Rallye Monte Carlo: 1968, 1969, 1970, 1978

2 Paris-Dakar Rally: 1984, 1986

1 Formula One victory: 1962"

Para não ficares (muito) deprimido com a Ferrari, vai só ver quantas vezes venceram Le Mans e depois vem falar de herança desportiva....

Last edited:
Portanto, na tua opinião um carro como motor central (cayman) é mais parecido com um coupe bmw (motor à frente) do que com o alfa (motor ao centro).

Davas um belo piloto de ensaios [;)]

E já agora, na tua opinião, de onde resulta a grande diferença entre o cayman e o 4C?
Em tudo que faz a ligação do condutor ao carro(que é o que faz a experiencia de condução) um 4C tem muito menos em comum com um Cayman do que este com um M3 por exemplo.
Começando nos bancos com 5cm de espessura do 4C, falta de alcatifa e qualquer tipo de isolamento, falta de direcção assistida, falta de qualquer tipo de filtragem da suspensão entre outras coisas.
O Layout dos carros sim, partilham, tudo o resto é completamente distinto.
Mas um MG TF tambem partilha esse Layout, então na tua optica tem muito em comum com o Cayman...
Eu nunca conduzi um 4C, já estive dentro de um, mas só por aí qualquer pessoa que seja minimamente isenta vai admitir que são coisas totalmente diferentes, facto este que é dito em dezenas de reviews por essa net fora.
Eu nunca disse em tempo algum que o Cayman é melhor ou pior que o 4C, na minha opinião são coisas diferentes. O Cayman é muito mais "carro" que o 4C e para quem valorizar isso sem duvida que é melhor opção.
Mas também acho que o 4C é muito mais especial que o Cayman, dessa forma como um carro que faça o seu dono sentir-se especial não tem comparação. Eu sei que são coisas subjectivas e não mensuraveis, mas que elas existem... existem.

Boa! portanto, a AR é melhor porque teve um modelo (155) que venceu muitas vezes uma modalidade em que nem Porsche nem Ferrari alguma vez participaram. Bons dotes de comédia tens tu. Sem dúvida.
Não, apenas dei isso a titulo de exemplo para a bacorada que disseste...

Resumo da Porsche:
"12 World Sportscar Championship Manufacturers' and Team Titles: 1969, 1970, 1971, 1976, 1977, 1978, 1979, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986

1 FIA World Endurance Championship Manufacturers' Title: 2015

6 World Sportscar Championship Drivers' Titles: 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986

1 Intercontinental Le Mans Cup GT2 Team Title: 2010

18 24 Hours of Le Mans: 1970, 1971, 1976, 1977, 1979, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1987, 1994, 1996, 1997, 1998, 2015, 2016

18 12 Hours of Sebring: 1960, 1968, 1971, 1973, 1976, 1977, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1987, 1988, 2008

18 Daytona 24 Hours as Manufacturer: 1968, 1970, 1971, 1973, 1975, 1977, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1985, 1986, 1987, 1989, 1991, 2003

11 Targa Florio: 1956, 1959, 1960, 1963, 1964, 1966, 1967, 1968, 1969, 1970, 1973

3 IMSA Supercar-Series: 1991, 1992, 1993

6 German Racing Championship: 1977, 1979, 1982, 1983, 1984, 1985

20 European Hill Climbing Championship

15 IMSA Supercar-Race (USA)

1 International Championship for Manufacturers: 1970

4 Rallye Monte Carlo: 1968, 1969, 1970, 1978

2 Paris-Dakar Rally: 1984, 1986

1 Formula One victory: 1962"

Para não ficares (muito) deprimido com a Ferrari, vai só ver quantas vezes venceram Le Mans e depois vem falar de herança desportiva....
Mete aí tambem track days por esse mundo fora que foram vencidos pela Porsche. [:D]
90% disso é só trofeus da treta.
Um só titulo de F1 vale mais que isso tudo junto.
É tipo comparar as taças da liga do Sporting com as Ligas dos Campeões do Benfica.
Nem existe essa "colectânea" de titulos da Ferrari, são tantos e tão incontaveis...

Em tudo que faz a ligação do condutor ao carro(que é o que faz a experiencia de condução) um 4C tem muito menos em comum com um Cayman do que este com um M3 por exemplo.
Começando nos bancos com 5cm de espessura do 4C, falta de alcatifa e qualquer tipo de isolamento, falta de direcção assistida, falta de qualquer tipo de filtragem da suspensão entre outras coisas.
O

Portanto, o facto de ter menos esponja nos bancos, uma direcção e amortecedores mais "rijos", e menos isolamento nas portas faz do Alfa um carro completamente distinto do Cayman.

Mas o layout do carro, que é só aquilo que mais que define o comportamento do carro, não importa tanto para a experiência de condução??

Por acaso Caymans/Boxsters são bastante diferentes de TTs (falo por experiencia própria).

Podemos debater o lado prático dos carros. Podemos debater a qualidade de construção. Mas falando de Condução?
A nível puro de condução, o Cayman é muitíssimo bom.

Portanto, o facto de ter menos esponja nos bancos, uma direcção e amortecedores mais "rijos", e menos isolamento nas portas faz do Alfa um carro completamente distinto do Cayman.

Mas o layout do carro, que é só aquilo que mais que define o comportamento do carro, não importa tanto para a experiência de condução??
É isso, um MG TF é uma experiencia de condução tal e qual ao 4C e ao Cayman... Tem o mesmo layout portanto.
Faz o seguinte, pega no teu Cayman e pega num Cayman preparado para provas de turismo, sem carpetes, sem forras de porta, com backet, sem direção assistida, sem escape e por aí fora... Dá uma volta a um circuito com o teu Cayman Stock, com o Cayman de corrida e com um M2 ou um M3 stock por exemplo e no final vens dizer-me com honestidade qual das experiencias mais se assemelha á condução do Cayman Stock, se é a condução do Cayman de corrida ou do BMW stock.
Em 90% do tempo que usas o teu Cayman nem dás por ela se o motor é atras, á frente ou no meio. Mas em 100% do tempo dás conta que o 4C não tem escape, não tem carpetes, não tem bancos com esponja, não tem direção assistida... compreendes?

É isso, um MG TF é uma experiencia de condução tal e qual ao 4C e ao Cayman... Tem o mesmo layout portanto.
Faz o seguinte, pega no teu Cayman e pega num Cayman preparado para provas de turismo, sem carpetes, sem forras de porta, com backet, sem direção assistida, sem escape e por aí fora... Dá uma volta a um circuito com o teu Cayman Stock, com o Cayman de corrida e com um M2 ou um M3 stock por exemplo e no final vens dizer-me com honestidade qual das experiencias mais se assemelha á condução do Cayman Stock, se é a condução do Cayman de corrida ou do BMW stock.
Em 90% do tempo que usas o teu Cayman nem dás por ela se o motor é atras, á frente ou no meio. Mas em 100% do tempo dás conta que o 4C não tem escape, não tem carpetes, não tem bancos com esponja, não tem direção assistida... compreendes?

Se é por isso que 4C é "muito melhor" que Cayman, então compara o 4C com um Lotus Exige. Lotus tem as mesmas características do 4C mas é 100.000.000.000 vezes melhor que o 4C. Serve?

Back