Alfa 4c

No início do mês, tive a oportunidade de sentar-me num 4C spider (parado). Nunca tinha estado tão perto de um 4C
Não andei, mas sei bem o que esperar dum carro destes, por isso a minha curiosidade era mais pelo aspecto e qualidade interior/exterior.

Confesso que pareceu-me melhor do que esperava e, como estava à procura de um brinquedo, até fui à net ver preços dos novos e usados. Fiquei tentado!

Depois vi que os preços dele na net rondavam os 50.000€ lá fora, e quase 70.000€ em Portugal.
E por esses valores já se vai buscar um bom Cayman S. E foi o que fiz.

Não levem a mal o meu post, não tenho nada contra nenhuma marca. Estou só a partilhar a perspectiva que tive enquanto potencial comprador dum carro destes.

Outra curiosidade: existem neste momento 222 exemplares à venda em 2ª mão na Alemanha. Um pouco demais para um carro produzido em tão poucas unidades, e que se dizia que quem compra não iria querer larga.

Saudações.

Expresso, vê a kilometragem da larga maioria desses exemplares.

50.000€ (não percebi se estás a falar do usado ou novo) partindo do princípio que está no mercado de usados, com mais de 6000km E mais de 6 meses? É que senão pagas IVA lá e mais 23% cá.
A acrescentar a esse valor, o transporte, a papelada e a restante legalização.

Por curiosidade, por quanto te ficou o Cayman S? Podes responder em privado, se preferires.

Last edited:
No início do mês, tive a oportunidade de sentar-me num 4C spider (parado). Nunca tinha estado tão perto de um 4C
Não andei, mas sei bem o que esperar dum carro destes, por isso a minha curiosidade era mais pelo aspecto e qualidade interior/exterior.

Confesso que pareceu-me melhor do que esperava e, como estava à procura de um brinquedo, até fui à net ver preços dos novos e usados. Fiquei tentado!

Depois vi que os preços dele na net rondavam os 50.000€ lá fora, e quase 70.000€ em Portugal.
E por esses valores já se vai buscar um bom Cayman S. E foi o que fiz.

Não levem a mal o meu post, não tenho nada contra nenhuma marca. Estou só a partilhar a perspectiva que tive enquanto potencial comprador dum carro destes.

Outra curiosidade: existem neste momento 222 exemplares à venda em 2ª mão na Alemanha. Um pouco demais para um carro produzido em tão poucas unidades, e que se dizia que quem compra não iria querer larga.

Saudações.

Que Cayman compraste ? Melhor que geração ?

Expresso, vê a kilometragem da larga maioria desses exemplares.

50.000€ (não percebi se estás a falar do usado ou novo) partindo do princípio que está no mercado de usados, com mais de 6000km E mais de 6 meses? É que senão pagas IVA lá e mais 23% cá.
A acrescentar a esse valor, o transporte, a papelada e a restante legalização.

Por curiosidade, por quanto te ficou o Cayman S? Podes responder em privado, se preferires.

Pagas IVA (23%) mas sobre os custos de legalização. Não pagas 23% do valor de aquisição do carro. Uma legalização de 2.000€ de impostos, 23% IVA é 460€, ou seja, "quase nada".

O relato de imensos 4C faz o seu sentido. O 4C não é a "máquina" de precisão afinada, que muitos Alfistas acreditam ser. Na sua 2a ou 3a geração, quando AR tiver aprimorado os pequenos "detalhes" em que é batido pelo Cayman, o 4C será o carro colecionável que nenhum proprietário quererá vender. Mas para já ainda não é o caso.

Pagas IVA (23%) mas sobre os custos de legalização. Não pagas 23% do valor de aquisição do carro. Uma legalização de 2.000€ de impostos, 23% IVA é 460€, ou seja, "quase nada".

O relato de imensos 4C faz o seu sentido. O 4C não é a "máquina" de precisão afinada, que muitos Alfistas acreditam ser. Na sua 2a ou 3a geração, quando AR tiver aprimorado os pequenos "detalhes" em que é batido pelo Cayman, o 4C será o carro colecionável que nenhum proprietário quererá vender. Mas para já ainda não é o caso.
Já faltava cá estes relatos baseados no "eu quer me parecer".... [:D]
Baseias em que para dizer isso? Nas reviews? É que tens umas a dizer uma coisa e outras a dizer outra... Optas pelas negativas certo [;)]
Depois vamos lá ver, na Europa toda tens 263 4C's á venda e tens mais do dobro dos Cayman á venda (562)... Pela tua teoria da maquina pouco afinada e precisa, o Cayman está pior e os donos estão todos a despacha-los!
Eu vejo as coisas assim, um Cayman é um Audi TT vitaminado, um carro confortavel, rapido e bem construido... Mas não passa disso-
O 4C é um Ferrari "desvitaminado", cru, exotico e bruto... Coisas incomparaveis portanto.
É que carros como o 4C existem pouquissimos, sendo que se te quiseres dar ao luxo de ter um carro em carbono e se não quiseres um 4C, tens de desenbolsar mais de 200.000€ para poderes ter uma alternativa.
Agora desportivos rapidos, confortaveis e bem construidos como o Cayman? Tens aos magotes... Desde BMW´s, Mercedes, Audis, Jaguares etc etc etc...
Queres sequer comparar o valor futuro de uma coisa e de outra?!
Basta veres ao preço que andam os primeiros Boxsters (menos de 10.000€) e tens uma ideia de para onde caminha o Cayman, achas que algum, dia vais comprar 4C´s a 10000€?
Vai sonhando...
Á coisa mais proxima que encontro sera o SZ/RZ e andam pelas modicas quantias de + de 50.000€.
São melhores carros que o Boxster, garantidamente que não... São peças muitissimo mais desejadas? Garantidamente que sim.

Tens razão, mas eram as jantes que vinham.
Ainda tentei trocar com as escurecidas do 4C branco que está no Algarve mas não foi possível, seja como for a pintura já está marcada para a próxima semana...a ver se sai na tonalidade certa, em Antracite Glossy.
De certeza que fica muito bem!

Sou daqueles que também pede um DB aqui no tasco S.F.F. [kiss]

Que Cayman compraste ? Melhor que geração ?

Comprei um black Edition de 2012.

Por mais 5/10 iria buscar um cayman S 981 (2014-2016), mas despido dos equipamentos que queria, por isso não valia a pena o esforço.

Não acho que seja por aí. Se foram devolvidos ao mercado por insatisfação, acredito que seja mais pelo facto de não ser um bom carro para o dia-a-dia.
Se custasse 45/50, valeria a pena considerar como segundo carro.

Depois vamos lá ver, na Europa toda tens 263 4C's á venda e tens mais do dobro dos Cayman á venda (562)
Pois....mas quantos Caymans foram vendidos, e qual a percentagem desses que voltou para revenda em tão pouco tempo? O Cayman nunca foi anunciado como um carro de colecção.
Mas procura pelos Cayman R na net....e vais ver quantos voltaram ao mercado [;)]

Eu vejo as coisas assim, um Cayman é um Audi TT vitaminado, um carro confortavel, rapido e bem construido.
Faço-te a mesma pergunta que fizeste ao outro user: tiraste essa conclusão com base no quê? Eu vou no segundo cayman e o meu irmão tinha um TTS quando eu tive o primeiro cayman....a potência era praticamente a mesma (295 vs 280) e no entanto eram carros bem distintos.

O 4C é um Ferrari "desvitaminado", cru, exotico e bruto... Coisas incomparaveis portanto.
[:D][:D] Mais coisa menos coisa é um F40 ligeiramente mais modernos e menos potente, certo??

Agora desportivos rapidos, confortaveis e bem construidos como o Cayman? Tens aos magotes... Desde BMW´s, Mercedes, Audis, Jaguares etc etc etc...
Repito a pergunta: já experimentaste esses carros para perceber a diferença!? Tive um M3, o meu irmão tem um M4. Uma das hipóteses que tinha para agora era um 1M....e não vejo qualquer semelhança desses carros com um Cayman.

Pois....mas quantos Caymans foram vendidos, e qual a percentagem desses que voltou para revenda em tão pouco tempo? O Cayman nunca foi anunciado como um carro de colecção.
Mas procura pelos Cayman R na net....e vais ver quantos voltaram ao mercado [;)]

Faço-te a mesma pergunta que fizeste ao outro user: tiraste essa conclusão com base no quê? Eu vou no segundo cayman e o meu irmão tinha um TTS quando eu tive o primeiro cayman....a potência era praticamente a mesma (295 vs 280) e no entanto eram carros bem distintos.

[:D][:D] Mais coisa menos coisa é um F40 ligeiramente mais modernos e menos potente, certo??

Repito a pergunta: já experimentaste esses carros para perceber a diferença!? Tive um M3, o meu irmão tem um M4. Uma das hipóteses que tinha para agora era um 1M....e não vejo qualquer semelhança desses carros com um Cayman.

F*kin rekt

Carro com menos de 6000km E menos de 6 meses não paga IVA a 23% cá apenas sobre os custos de legalização..., foi a informação que me foi dada por uma empresa que faz disto vida.

O 4C desde o lançamento tem vindo a sofrer algumas correcções, como normal, a vários nívels embora não indicadas como Model Year.
"Não haverá" nem 2ª, nem 3ª geração, aliás, corre o rumor bem forte que 2017 será o último ano de produção do 4C.

Como não vão fazer nem uma mala maior, nem aumentar o peso em 470Kg (grosso modo, dados de ambas marcas)...parece-me que o 4C vai continuar o coitadinho desafinado.

Carro importado com menos de 6000 km e 6 meses paga IVA como se fosse novo. Ou seja, em cima do preço do carro somado com o ISV.

Não sei como vocês avaliam que um carro voltou ao mercado para revenda, mas o que eu vejo, na sua maioria é que os que estão à venda são carros dos concessionários.

Exemplo:
AutoScout24: 434 unidades à venda no total, destas, apenas 77 têm mais que 2500km...se os 357 são de compradores insatisfeitos que mal terminaram a rodagem, está bem...realmente esses merecem um Cayman.

Carro importado com menos de 6000 km e 6 meses paga IVA como se fosse novo. Ou seja, em cima do preço do carro somado com o ISV.
Exactamente...o que baralha as contas todas aí de cima [:cool:]
Eu sei, eu andei no mercado, fiz contas, fiz perguntas...no fimpreferi a opção que acabei por tomar.

Mas se me arranjarem um lá fora por 50.000€ mais, digamos 5.000€ para o resto da legalização e transporte e com a mesma configuração do meu, ainda na rodagem...digam-me onde está que vou comprar.

Não sei como vocês avaliam que um carro voltou ao mercado para revenda, mas o que eu vejo, na sua maioria é que os que estão à venda são carros dos concessionários.

Exemplo:
AutoScout24: 434 unidades à venda no total, destas, apenas 77 têm mais que 2500km...se os 357 são de compradores insatisfeitos que mal terminaram a rodagem, está bem...realmente esses merecem um Cayman.

Eu coloquei como hipótese, não afirmei taxativamente que era uma questão de insatisfação. No entanto, continuam a ser muitos tendo em conta o número de carros produzidos e que se dizia por aqui que a produção não iria chegar para as encomendas... Não estou a criticar o carro, estou a colocar os factos perante as previsões que existiam.

Back