Alfa 4c

113024d1362966224-alfa-4c-dsc00503.jpg

Aqui sim, nota-se que os resguardos das ópticas são em preto carbono, as luzes nas outras fotos pareciam cinzento, assim gosto muito! apr:)

Confesso que me faz impressão como é que as pessoas conseguem desvalorizar as soluções utilizadas que levam a uma aparente fraca qualidade interior num carro de 60.000€. E pior do que isso é escudarem-se no facto de ser um carro totalmente orientado para a diversão, performance e dinâmica. A expectativa que estão a colocar no carro é tão elevada que sinceramente se o carro não for melhor (para não dizer muito melhor) que as marcas já citadas (Porsche, Lotus), então será uma desilusão total, porque caso se iguale a estes em nada se consegue destacar. A Alfa Romeo ainda não percebeu que há uma grande distância a ser percorrida entre gostar de um modelo e até o ponderar para uma compra, e o momento de passar o cheque. E quanto mais avultado for o valor do cheque mais atenção se dá a certos pormenores.
Não é desculpa referirem os materiais utilizados na concepção para falharem em todos os restantes aspectos e colocar o carro a este preço. Eu penso que a estratégia utilizada não foi a melhor tendo em conta a má imagem que a Alfa Romeo hoje em dia possui e que precisa de melhorar para conseguir vender e dar lucro.
Se este 4C tivesse por exemplo o interior do novo Audi A3 acho que já ninguém iria apontar o dedo e que estaria mais de acordo com o preço. Diria até que o interior do A3 acenta que nem uma luva num carro com estas caracteristicas, mais do que no modelo em que está. O interior do audi é um interior que junta simplicidade e qualidade e que se encontra com soluções bem pensadas visualmente, já o 4C tem um aspecto rasca ao qual dá jeito chamar "simples" e de acordo com a filosofia do modelo. Ninguém aponta o dedo aos actuais ferraris por exemplo, pois são simples e tem qualidade.
Lembro-me que quando saiu o Alfa Romeo 159 como tinha um interior magnifico (em termos estéticos) e até com uma qualidade acima da média, todos os fans da marca colocaram-no logo como uma alternativa válida ao série 3 (a todos os níveis), mas como este 4C já não parece prometer tanto e está longe de estar ao nível dos rivais, então já não é conveniente fazer certo tipo de comparações e considera-se que é um carro sem concorrência directa e com uma filosofia diferente.
Enfim, a dança muda conforme a música... Nada de novo.[:D]

Tenho um colega que comprou um Impreza WRX STI dos novos, quando ele me disse o preço...
Digamos que relativizei os 60/65 que se pedem por este 4C!
Bolas os Imprezas estão caríssimos! [:D]

Confesso que me faz impressão como é que as pessoas conseguem desvalorizar as soluções utilizadas que levam a uma aparente fraca qualidade interior num carro de 60.000€. E pior do que isso é escudarem-se no facto de ser um carro totalmente orientado para a diversão, performance e dinâmica. A expectativa que estão a colocar no carro é tão elevada que sinceramente se o carro não for melhor (para não dizer muito melhor) que as marcas já citadas (Porsche, Lotus), então será uma desilusão total, porque caso se iguale a estes em nada se consegue destacar. A Alfa Romeo ainda não percebeu que há uma grande distância a ser percorrida entre gostar de um modelo e até o ponderar para uma compra, e o momento de passar o cheque. E quanto mais avultado for o valor do cheque mais atenção se dá a certos pormenores.
Não é desculpa referirem os materiais utilizados na concepção para falharem em todos os restantes aspectos e colocar o carro a este preço. Eu penso que a estratégia utilizada não foi a melhor tendo em conta a má imagem que a Alfa Romeo hoje em dia possui e que precisa de melhorar para conseguir vender e dar lucro.
Se este 4C tivesse por exemplo o interior do novo Audi A3 acho que já ninguém iria apontar o dedo e que estaria mais de acordo com o preço. Diria até que o interior do A3 acenta que nem uma luva num carro com estas caracteristicas, mais do que no modelo em que está. O interior do audi é um interior que junta simplicidade e qualidade e que se encontra com soluções bem pensadas visualmente, já o 4C tem um aspecto rasca ao qual dá jeito chamar "simples" e de acordo com a filosofia do modelo. Ninguém aponta o dedo aos actuais ferraris por exemplo, pois são simples e tem qualidade.
Lembro-me que quando saiu o Alfa Romeo 159 como tinha um interior magnifico (em termos estéticos) e até com uma qualidade acima da média, todos os fans da marca colocaram-no logo como uma alternativa válida ao série 3 (a todos os níveis), mas como este 4C já não parece prometer tanto e está longe de estar ao nível dos rivais, então já não é conveniente fazer certo tipo de comparações e considera-se que é um carro sem concorrência directa e com uma filosofia diferente.
Enfim, a dança muda conforme a música... Nada de novo.[:D]

É... e por esse lado tb nada de novo...

Não se está a comparar ao Cayman pq são de facto 2 carros com objectivos diferentes. Certo que a Alfa colocou naqueles ppt's o cayman como comparativo de performances, mas apenas aí, pq este carro se aproxima nesse capítulo, mas sendo mais leve significativamente e com um motor que em nada tem a ver com o do cayman. Ainda há algumas páginas atrás se dizia que um dos problemas deste carro poderia ser exactamente o price tag se ficasse muito colado ao cayman, pq não tem nada a ver e é verdade, são carros com objectivos diferentes.

Agora muito sinceramente, não acho o interior assim tão mau, não é Porsche, certo, não é! Mas venham 10 ao pé dos lotus, os lotus são horriveis nesse aspecto (e noutros), não se trata de ser melhor ou pior, acho os lotus muito piores mas são carros com um propósito, e aí este 4C tem esse mesmo propósito. Veremos dinamicamente, mas para já parece que sim... Por isso não acho nada que o 4C não promete... até acho que fica bem acima dos Lotus que são os verdadeiros rivais. Mas isto não é dito só por dizer, é que de facto são filosofias semelhantes, nada a ver com os Porsche.

Só como nota, se este carro tivesse o interior do A3 não era Alfa.... Até podia ser melhor em teoria, mas... não era Alfa... e por mais que goste da Audi, neste campo desculpem, mas não risca nada... (Edit: Não é no campo dos interiores é dos desportivos deste tipo)

Última edição:
Tenho um colega que comprou um Impreza WRX STI dos novos, quando ele me disse o preço...
Digamos que relativizei os 60/65 que se pedem por este 4C!
Bolas os Imprezas estão caríssimos! [:D]

Muito recentemente deparei-me com um WRX STI Sedan preto do Entreposto de fins de 2012 (muito poucos kms) por 40.000,00. E esta hein?

Muito recentemente deparei-me com um WRX STI Sedan preto do Entreposto de fins de 2012 (muito poucos kms) por 40.000,00. E esta hein?

Tu ! possuidor de carro de lazer e que és um utilizador assiduo de pista o que tens a dizer desta máquina italiana ? é um potencial sucessor do TTRS ?

É... e por esse lado tb nada de novo...

Não se está a comparar ao Cayman pq são de facto 2 carros com objectivos diferentes. Certo que a Alfa colocou naqueles ppt's o cayman como comparativo de performances, mas apenas aí, pq este carro se aproxima nesse capítulo, mas sendo mais leve significativamente e com um motor que em nada tem a ver com o do cayman. Ainda há algumas páginas atrás se dizia que um dos problemas deste carro poderia ser exactamente o price tag se ficasse muito colado ao cayman, pq não tem nada a ver e é verdade, são carros com objectivos diferentes.

Agora muito sinceramente, não acho o interior assim tão mau, não é Porsche, certo, não é! Mas venham 10 ao pé dos lotus, os lotus são horriveis nesse aspecto (e noutros), não se trata de ser melhor ou pior, acho os lotus muito piores mas são carros com um propósito, e aí este 4C tem esse mesmo propósito. Veremos dinamicamente, mas para já parece que sim... Por isso não acho nada que o 4C não promete... até acho que fica bem acima dos Lotus que são os verdadeiros rivais. Mas isto não é dito só por dizer, é que de facto são filosofias semelhantes, nada a ver com os Porsche.

Só como nota, se este carro tivesse o interior do A3 não era Alfa.... Até podia ser melhor em teoria, mas... não era Alfa... e por mais que goste da Audi, neste campo desculpem, mas não risca nada... (Edit: Não é no campo dos interiores é dos desportivos deste tipo)

Embora não o seja de signo eu sempre tento fazer de balança em todas as ocasiões na minha vida. Acabo por gostar de fazer o papel de advogado do Diabo, até porque em termos intelectuais acaba por ser mais desafiante.[:D] Se vejo que algo é endeusado, ou se tenta esconder de certa forma os defeitos e enaltecer as virtudes então eu faço questão de demonstrar o que se encontra menos conseguido (no meu ponto de vista, claro, pois cada um tem o seu). O que está bom ou muito bom não precisa de ser melhorado e não é só a obter feedbacks positivos que as empresas conseguem melhorar os seus produtos.

Relativamente ao porsche não fui eu que fiz a comparação, tal como tu dizes foi a própria marca que a fez. Enquanto consumidor final eu limito-me a apreciar o que a marca oferece por um determinado preço e como tal é normal surgirem comparações mesmo que menos lógicas. Quantos vezes não surgem neste mesmo fórum utilizadores indecisos entre um MINI e um Megane 3p por exemplo. São segmentos diferentes, targets diferentes e preços idênticos, mas basta um factor comum no consumidor final (por exemplo não haver necessidade de muito espaço) que faz com que os carros entrem em concorrência. Penso que o mesmo poderá ocorrer com este 4C e como tal não se deve restringir as comparações aos modelos da Lotus (embora a lógica é o que indica que deveria ser).

Eu não considero o interior do Lotus horrível. Penso que o interior do Lotus sim pode ser considerado simplista de forma assumida (basta ver os materiais utilizados, posição dos comandos, radio, linhas pouco trabalhadas, metal e pintura visível etc.) e penso que em termos visuais melhor conseguido que o do Alfa Romeo. A diferença está no facto da Alfa Romeo não ter tido coragem de assumir uma posição tão radical como a Lotus quanto aos seus interiores precisamente porque queriam na verdade atingir também um pouco dos clientes mais burgueses das outras marcas. Isso fez com que saísse um interior que nem é simples, nem é aburguesado. Acaba por ser um interior sem personalidade própria.
Para isso basta verificar a conjugação de pormenores pobres como a tampa do airbag visível, saídas de ventilação e comandos do AC, puxadores das portas, plástico central entre os bancos, com pormenores de requinte e hi-teck como é o caso da alça da porta em pele, do quadrante todo digital e moderno, do próprio radio que embora pareça after-market também ele tem um aspecto pouco de encontro filosofia que a marca pretende transparecer.
Relativamente ao interior da Audi, dei esse exemplo por ser o interior actual mais simplista que me ocorre e com qualidade (dentro dos carros vulgares) e acho que em termos estéticos até vai de encontro ao espírito da Alfa Romeo (talvez lhe falte ser mais orientado para o condutor e cumpriria melhor os pergaminhos).

De qualquer forma quero só deixar uma ressalva... Eu gosto bastante deste Alfa Romeo, não seriam os espelhos ou os faróis que me fariam não o comprar (embora me pudesse deixar desconsolado nesse aspecto), mas nunca seria um 2º ou 3º carro como já referiram (talvez um 3º ou 4º). Na minha lista colocaria à frente deste um aburguesado Porsche ou Jaguar (lembrei-me do F-Type, embora entre em valores completamente distintos) tendo em consideração os parâmetros que valorizo, até porque o meu dia-a-dia ou fim-de-semanas não são passados só em pista e os meus dotes de condução já ficam aquém dos limites destas máquinas aburguesadas. Mas se houvesse dinheiro em quantidades industriais ou me pudesse dar ao luxo de trocar este tipo de carros com alguma frequência certamente que também teria o gosto de ter um. Este seria um bom carro para 3º ou 4º carro... Tal como o Lotus (daí ser uma marca que vende tão pouco, não sou eu quem o diz, mas sim a reação do mercado a estas marcas). Daqueles que só se tira da garagem pelo prazer de condução e para levar aos eventos que costuma haver em autódromos (o tal status que já foi por aqui referido e que às vezes tentam desvalorizar... Quer se queira ou não uma edição limitada destas e com os objectivos dinâmicos que se propõe acaba por dar nas vistas a todos os conhecedores de automóveis).

Última edição:
E é com o 4C que a Alfa anuncia o seu regresso aos Estados Unidos via Facebook.
Alfa-Romeo-USA-est-sur-FB.jpg

Nos EUA o carro despertará por certo muito interesse.

Pode concorrer (em diversão) com alguns "Monstros" Americanos, pois em TD pode ser muito semelhante. Como tal haverá clientes a querer um.
O Jay Leno de certeza [:D] [:cool:]

Claro que para eles o carro será tão pequeno e baixo que até "mete impressão" [:D]
Tal como os Lotus,

Lotus+Exige+vs.+Ford+Mustang-Top+Gear+Time+Attack+4.jpg

Tu ! possuidor de carro de lazer e que és um utilizador assiduo de pista o que tens a dizer desta máquina italiana ? é um potencial sucessor do TTRS ?

Apesar de ter atributos muitos interessantes (peso + motor), ainda estou para ver se "a montanha pariu um rato" ou se voltamos aos bons velhos tempos do CUORE SPORTIVO! Estou a torcer para que este modelo seja bem sucedido, a todos os níveis (e não o meramente estético)!

Não creio que vá suceder ao RS!

Expliquem-me qual é o problema das saídas de ventilação??? :confused: Podemos encontrá-las no F50 e em Maserattis (3200 GT, 4200 GT, GranSport), não são propriamente carros do povo, mas para além destes modelos as terem adoptado, as entradas são típicas da Alfa, a instrumentação virada para o condutor também, etc... O interior de um A3 é mais simples e bem construído? Simples talvez, mais bonito para mim não é e bem construído logo se verá pelos primeiros carros que forem entregues e primeiras impressões que se tirem.

O carro pode vir a custar ~65000€, esperam-se pormenores? Sim, mas o interior dos Porsches nunca foi uma beleza por aí além até estes últimos modelos de há 4/5 anos para cá terem melhorado o aspecto visual, tal como os Lotus Elise/Exige (que eu acho belíssimos e diferentes para o que o carro representa, a sua filosofia), só o Evora é que recentemente subiu o patamar de qualidade na Lotus (e só neste de 2012 é que acertaram pormenores menos conseguidos).
Eu usaria um carro destes todos os dias se pudesse (ou como 2º carro), já guiei um Elise de 2002 e o Exige S 240, a única coisa que lhes posso acusar é o "egoísmo" do automóvel, mas posso dizer que quem se senta num brinquedo destes, não espera mais do que ficar completamente ligado ao carro, onde o ar condicionado e o rádio são "luxos" de 3º plano mas que eu não dispensaria, os bancos Probax são confortáveis para aguentarmos lá dentro umas boas horas a conduzir, a bagageira tem espaço suficiente para levar roupa para 3 dias com 2 pessoas (atrevo-me a dizer 4/5 dias se houver um cuidado em embalar como se fosse para uma curta viagem de trabalho para uma semana).

Mas quando sentei o rabo no Elise e no Exige S 240 e se liga o motor, acabou. É tornar-se uno com a máquina, colocar o sorriso "de série", ver os ponteiros da velocidade e das RPMs a subir, o barulho do motor atrás de nós e o instinto natural para devorar curvas a sobrepor-se a tudo, "esqueci-me" que tinha um passageiro, fiquei "mudo" para outro som que não o motor a rugir, é só ter olhos para a frente.

Faria isto todos os dias se fosse possível e acredito que quem vai olhar para este Alfa serão pessoas que não encontram no Lotus apenas o "conforto" e o aconchego que num Lotus não se tem (porque, na minha opinião, não precisa) e que não encontrem no Evora, na Porsche, na Jaguar, na Maseratti a "ligação à terra" como este tipo de carro consegue.

Espero poder um dia guiar este Alfa, se ele for capaz de me transmitir o mesmo que os Lotus me transmitiram, será sem dúvida o "driver's car" que procura ser. Resta esperar pelos testes para se comprovar a dinâmica.

Última edição:
Estamos todos muito preocupados com o preço do carro e, sobretudo, com o "canibalização" que vai sofrer por causa do Cayman! E porquê? Porque a AR, mesmo no estado de letargia actual é...fascinante!! Não deixa ninguém indiferente como certas marcas:

Pergunto apenas uma coisa - Alguém se lembra da carreira comercial do Opel Speedster? Quanto custava, o que vendeu? Duvido, e tenho um amigo de infância que tem um como único carro (e também uma...SuperDuke!), portanto escrevo com conhecimento de causa! O carro é astonashing mas muito pouco user-friedly! O 4C parece ser muito mais "usável" no dia-a-dia, muito mais apaixonante!

Já agora, não me lembro de terem começado a comparar o Opel com os Porsche da altura...

Só peço para julgarem o 4C depois de o ver in-loco...

Já agora:

Um que já está reservado:

"Good evening , just come back from Geneva, pass all the afternoon on Alfa Stand, pass my order , i am so happy for this red launch version , just want to say That this car is so spécial , when you sit in , the atmosphere is very very racing style , good trip for people who Will go to the motorshow, hope to see you in Modena next year"

Dizem que irão 87 unidades para Inglaterra, das 500 destinadas à Europa. No 1º dia de reservas no RU só faltava vender 12 unidades.[:p]

Faria isto todos os dias se fosse possível e acredito que quem vai olhar para este Alfa serão pessoas que não encontram no Lotus apenas o "conforto" e o aconchego que num Lotus não se tem (porque, na minha opinião, não precisa) e que não encontrem no Evora, na Porsche, na Jaguar, na Maseratti a "ligação à terra" como este tipo de carro consegue.

Espero poder um dia guiar este Alfa, se ele for capaz de me transmitir o mesmo que os Lotus me transmitiram, será sem dúvida o "driver's car" que procura ser. Resta esperar pelos testes para se comprovar a dinâmica.

Bom meu caro, quer o Cayman quer o Evora já ganharam várias menções honrosas/títulos de driver`s car of the year!

Aliás, o Cayman tem sido um case study para carros como o recente GT 86.
Portanto ligação à terra é coisa que não lhes falta numa perspectiva de condução dinâmica/pura.

Se contudo, este conceito for entendido como carro despido de tudo e algo visceral, o 4C não me parece encaixar minimamente nesse conceito.
Aí temos de ir para um Caterham ou um Ariel Atom!

Agora um pouco mais à frente, quem mais vai fazer carros em carbono?

A Renault parece que quer.

Agora Alemães, Japoneses, Americanos, Coreanos?

Anda tudo a dormir?

Bom meu caro, quer o Cayman quer o Evora já ganharam várias menções honrosas/títulos de driver`s car of the year!

Aliás, o Cayman tem sido um case study para carros como o recente GT 86.
Portanto ligação à terra é coisa que não lhes falta numa perspectiva de condução dinâmica/pura.

Se contudo, este conceito for entendido como carro despido de tudo e algo visceral, o 4C não me parece encaixar minimamente nesse conceito.
Aí temos de ir para um Caterham ou um Ariel Atom!

O Evora e o Cayman são, nos modelos actuais, de um nível dinâmico de excelência (pura) e sim, tambem podes sentir a ligação à terra num desses, tambem como num GT 86 (segundo as críticas), mas estar sentado perto do chão ou praticamente colado, é diferente.

Eu não posso falar muito do Boxter/Cayman/Evora/GT86 pois ainda não conduzi nem fui conduzido em nenhum, gostava de o ter feito para poder dar outra opinião, mas dado que também já pude andar de kart mais do que uma vez, a experiência nos Lotus fica bem lá perto! Os Ariel e os Caterham na minha opinião não são mesmo úteis no dia-a-dia, apesar de num Caterham/Lotus Seven/Westfield serem road-legal faltam lá coisas mesmo básicas que até um Elise tem. Num Elise, vivia bem com as concessões.

O Alfa situa-se no intermédio entre os Elise/Exige e o Evora/Cayman, pela performance e algum conforto que proporciona, tem aí o seu nicho e é mesmo um nicho! Mas se dinamicamente não se comportar minimamente como os exemplos de outros modelos que deram no lançamento, de que vale a toda a engenharia nele aplicada e anunciada aos 7 ventos? Essa é a minha dúvida apenas, quem é comprador de um carro destes não quer (ou não devia querer) apenas beleza, quer que se comporte como um Lotus "aburguesado" (termo já usado aqui pelo pessoal). Já tem vendas!? Óptimo! Mas não vendeu pelas qualidades dinâmicas demonstrandas (ainda)...

Última edição:
As jantes "Rato Mickey" aka "Teledial" aka "de Bolas" da Alfa Romeo começam a ser um caso sério, um caso mitíco, como existe o exemplo das Minilight.

image-186808-panoV9-iqgm.jpg

"Nunca" ficam mal!

4c_alfaromeo_4_620_413.jpg

2014-alfa-romeo-4c-2013-geneva-motor-show_100420957_l.jpg

Confesso que me faz impressão como é que as pessoas conseguem desvalorizar as soluções utilizadas que levam a uma aparente fraca qualidade interior num carro de 60.000€.

Um Lotus Elise S custa mais de 55k€ e tem um interior ao nível de um Dacia Sandero I [:D] So What?

A mim faz-me impressão que algumas pessoas não consigam perceber qual é o propósito deste Alfa Romeo 4C.

Voltar
Superior