Alfa 4c

Eu sei que é uma afirmação muito polémica mas sinceramente acho que têm mesmo muito em comum.
Ambas movem paixões, ambas apelam mais à emoção que à razão, ambas procuram reencontrar o caminho das glórias do passado, ambas têm uma Histórica muito rica, ambas partilham uma mística muito própria, and so on...

Eu sei que é uma afirmação muito polémica mas sinceramente acho que têm mesmo muito em comum.
Ambas movem paixões, ambas apelam mais à emoção que à razão, ambas procuram reencontrar o caminho das glórias do passado, ambas têm uma Histórica muito rica, ambas partilham uma mística muito própria, and so on...

Não é bem assim.

A Alfa ainda ganhava competições internacionais nos anos 90 e inicio dos 2000, nao secou na decada de 60...

Para alem disso a Alfa é uma marca elitista, nao propriamente o carro/clube do povo.

O que eu acho que as afasta mais é precisamente os ódios que existem ao Benfica - e presentes no futebol em geral - e pelo contrário, a imensa paixão que existe globalmente pela Alfa.

Mas isto é a minha opinião.

Não é bem assim.

A Alfa ainda ganhava competições internacionais nos anos 90 e inicio dos 2000, nao secou na decada de 60...

Para alem disso a Alfa é uma marca elitista, nao propriamente o carro/clube do povo.

Portanto, a Alfa Romeo dos anos 90 era o Sporting club de Portugal actual.

Estou a brincar obviamente.

A Alfa Romeo é a Alfa Romeo. É a marca que serviu Enzo Ferrari de inspiração, é uma das mais genuinas marcas de automoveis desportivos de de grande luxo de itália, uma marca que ombreava com as criações de um ettore bugatti durante a belle epoque....

Os utilitarios foram um mal necessário para fazer a marca perdurar... mas os verdadeiros alfas são aqueles que nos encantam como uma serpente.

A Alfa Romeo é o pecado original do mundo automóvel.

O 4C deixa os holofotes de Genebra e regressa a Itália:

Alfa Roméo 4C leaving the show - Sound - YouTube

Começam também a trabalhar 100 empregados na Adler, empresa italiana encarregada de fabricar a fibra de carbono do 4C:

Apre la fabbrica dei telai dell'Alfa 4C

La Tecno Tessile Adler ha inaugurato un nuovo stabilimento ad Airola, in provincia di Benevento: si tratta della fabbrica più grande d'Italia per la produzione di fibra di carbonio destinata al settore auto. È proprio nei 38.000 metri quadri della nuova sede produttiva che nasceranno i telai dell'Alfa Romeo 4C.

O que eu acho que as afasta mais é precisamente os ódios que existem ao Benfica - e presentes no futebol em geral - e pelo contrário, a imensa paixão que existe globalmente pela Alfa.

Mas isto é a minha opinião.

A associação é na minha opinião no mínimo infeliz! Não metam o futebol ao barulho! A paixão pela Alfa nada tem a haver com paixão por qq clube, seja ele de cor vermelha, azul, verde ou outra. O ódio ao benfica é igual ao ódio ao Porto e ou ao Sporting. Aproveitar um tópico dum carro/marca para fazer "publicidade/referir" a marca benfica, acho no mínimo triste, já basta as nossas televisões todo santo dia. Quem n for desse clube certamente n fica agradado com tal associação [:vm)](eu sou um deles). Se for para falar de futebol no tópico do 4c, acho que se deve mudar o nome do tópico..

Começam também a trabalhar 100 empregados na Adler, empresa italiana encarregada de fabricar a fibra de carbono do 4C:

La Tecno Tessile Adler ha inaugurato un nuovo stabilimento ad Airola, in provincia di Benevento: si tratta della fabbrica più grande d'Italia per la produzione di fibra di carbonio destinata al settore auto. È proprio nei 38.000 metri quadri della nuova sede produttiva che nasceranno i telai dell'Alfa Romeo 4C.

O carro só tem um defeito...é o preço para o meu bolso [:D]

È de louvar mais uma rara espécie de 4 cilindros em linha a ter uma sonoridade interessante.
Muito raro hoje em dia.

Só me estou a lembrar dos Abarth e da Lotus com sonoridades dignas de serem ouvidas com atenção.
Haverão mais certamente casos, mas muito poucos.

Mas tu já sabes quais são as suas virtudes e defeitos ?

loool a minha bola de cristal n engana [:p]. À luz da tecnologia e à qualidade de fabrico automóvel, atualmente, qq automóvel hoje em dia é bom :) Este 4c com base na tecnologia que dizem que irá ter, e segundo elementos técnicos soltos de fábrica lançados, tem tudo para ser muito bom em tudo ou quase tudo. Se será perfeito em todos os aspetos, certamente não o irá ser. Mas não é por pequenos "retoques" que "desiluda" (que seja um espelho, o sistema de escape, um farolin dianteiro/traseiro, etc) que vou considerar um defeito no carro. Para mim é quanto baste conforme está [br:)], defeito só será mesmo o preço eheh

P.S. Carro italiano não desilude =) Bem pelo menos os que me têm passado pela mão

Last edited:
È de louvar mais uma rara espécie de 4 cilindros em linha a ter uma sonoridade interessante.
Muito raro hoje em dia.

Só me estou a lembrar dos Abarth e da Lotus com sonoridades dignas de serem ouvidas com atenção.
Haverão mais certamente casos, mas muito poucos.

Para mim, os 4c do grupo Fiat cuja nota sonora merece louvado destaque são o 500 Abarth e o 1.4 Multiair tal como está instalado no GP Abarth e no Mito QV.
O 1750 do Giulietta fica abaixo destes.

Para mim, os 4c do grupo Fiat cuja nota sonora merece louvado destaque são o 500 Abarth e o 1.4 Multiair tal como está instalado no GP Abarth e no Mito QV.
O 1750 do Giulietta fica abaixo destes.

O Giulietta é o mais enevrgonhado, mas o Mito QV pouco melhor é.
Os Abarth sim, são mesmo muito bons!

Nos abarths é só trabalho de escape?

Sim, basicamente. A caixa da admissão não muda de tamanho, penso, só leva o filtro BMC lá para dentro. É coisa que se pode notar um pouco, mas bem longe de uma CDA por exemplo.

Acho que aqui a questão nos 4 cilindros não tem grande segredo e é apenas uma questão de escolha das marcas. A Abarth como é uma marca mais focada e portanto decide trabalhar o escape (mais que tudo o resto) e dar-lhe um som mais agressivo. E muito bem.
Os QV são mais silenciosos, também acho.

Onde há diferença é em relação a motores NA (i-VTEC, VVTL-i, etc, etc), ai sim a banda sonora é sempre diferente.

Pegando no meu próprio post aqui deixo o vídeo da inauguração da fábrica da Adler (em Airola), no passado dia 26:

Adler: inaugurazione stabilimento di Airola - YouTube

É caso para escrever que "a caminhada faz-se caminhando..."

Back