Alfa 4c

É só a mim que este carro me parece, esteticamente, um Lotus desenhado por italianos?
Não e pessoalmente prefiro a estetica do Elise seja por dentro ou por fora com larga margem.
O interessante do 4C está na tecnologia empregue, se isso não se traduzir em resultados práticos é que vai ser mau. Mas pelo menos, mesmo nesse caso, os Alfistas poderão dizer que nunca o carbono esteve tão acessivel.[:D]

O 4C foge bastante do Elise, no entanto notam-se algumas linhas próximas do Artega, mas serão apenas comuns ao tipo de carro. Entre os 3, continuo a preferir o Elise Mk2 antes do facelift.

até concordo com muitos dos teus comentários, mas quando a aura alfa-Maserati-ferrari te cegam ao ponto de não ver semelhança nenhuma... desculpa!!não te indignes muito, porque quem desenhou este nojento alemão, também desenhou aston martins e o fisker!!lolol

Simplesmente não vejo nenhum ponto em que se assemelhem.
Ainda por cima dizes categoricamente "cópia descarada".

Esa de usar a aura que me cega teve alguma piada.
Até hoje, ninguém do Grupo Fiat me deu dinheiro pelos meus comentários.
Quando o passarem a fazer aí sim, serei tendencioso.

Simplesmente não vejo nenhum ponto em que se assemelhem.
Ainda por cima dizes categoricamente "cópia descarada".

Esa de usar a aura que me cega teve alguma piada.
Até hoje, ninguém do Grupo Fiat me deu dinheiro pelos meus comentários.
Quando o passarem a fazer aí sim, serei tendencioso.
Nao vou deitar lenha para a fogueira, porque gosto apenas de uma argumentação saudável e tranquila! O descarada é uma expressão! E nao é para ofender ninguém! Estou-me a borrifar para picardias de marcas!! No entanto gosto muito da história de cada uma das marcas automóveis!!

É só a mim que este carro me parece, esteticamente, um Lotus desenhado por italianos?

Concordo ...

Para mim a nivel estético um Lotus com outra roupinha e um motor mais encantador que os Toyotas ...

Continuo a nao gostar das opticas à lá TVR [:vm)]

Nao vou deitar lenha para a fogueira, porque gosto apenas de uma argumentação saudável e tranquila! O descarada é uma expressão! E nao é para ofender ninguém! Estou-me a borrifar para picardias de marcas!! No entanto gosto muito da história de cada uma das marcas automóveis!!

Nem eu disse que ofendeste, mas concordarás que a palavra que usaste dá a entender que de facto dizes com convicção que o 4C é uma cópia do Artega.

Eu também não estou para picardias nem clubites - e tenho pena que tenhas feito essa consideração à minha pessoa - mas não vejo qualquer semelhança entre os dois, quanto mais uma "cópia descarada".

Continuo a achar que mais do que a beleza plástica pura, interessa personalidade, traços marcados que deêm carácter.

Os Alfa eram quase sempre assim, a estética é original mas não obviamente bonita, no minimo subjectiva. Nalguns casos feios, mas plenos de personalidade como o SZ.

Este 4C alcançou esse designio, uma estética pouco consensual (felizmente), ou seja não é como um Giullieta que todos gostam, mas tem personalidade.

Agora é importante que isso tenha prolongamento na forma como se relaciona com o alcatrão.

Esta demora toda em saber-se irrita-me, acabam por fazer dele um carro metrosexual comentado essencialmente por motivos estéticos e criticado por um dos traços estético mais originais e que mais personalidade visual lhe dá - os faróis.

Eu ia a dizer que não tem nada a ver mas depois vi esta foto;

Artega_GT.jpg

E de facto há semelhanças.

Alfa_Romeo_4C_Fluid_Metal_(front_quarter).jpg

Mas eu nem estava a falar do Elise mas sim do novo Exige.

alfa-romeo-4c-displayed-at-villa-deste-in-all-its-glory-photo-gallery_7.jpg

2012_Lotus_Exige_S.jpg

Se tirarmos a asa ao Exige e os "pormenores" estéticos (as panele****) de ambos os carros, não deve andar muito longe.

Para mim vinha o Lotus..[:cool:]

São semelhanças apenas pelos tipos de carro, é dificil fugir à linha quando a filosofia passa pelo mesmo. Neste caso, o vidro lateral do 4C partilha a linha com o Artega, de resto o desenho no global não pode fugir muito, seja o Exige, Artega, Evora, 4C, Etc.

São semelhanças apenas pelos tipos de carro, é dificil fugir à linha quando a filosofia passa pelo mesmo. Neste caso, o vidro lateral do 4C partilha a linha com o Artega, de resto o desenho no global não pode fugir muito, seja o Exige, Artega, Evora, 4C, Etc.

Alguém com discernimento.

Volumes e proporções são isso mesmo, volumes e proporções.
As linhas de transição e os pequenos pormenores é que fazem a diferença e neste caso não vejo, como já disse, qualquer semelhança entre o 4C e o Artega GT.

A linguagem estética do Alfa Romeo 4C tem muito pouco de relacionado com a do Artega. No entanto, como têm a mesma filosofia, partilham as mesmas proporções e pouco mais.

Mas eu nem estava a falar do Elise mas sim do novo Exige.

Se tirarmos a asa ao Exige e os "pormenores" estéticos (as panele****) de ambos os carros, não deve andar muito longe.

Para mim vinha o Lotus..[:cool:]
Esse último Exige está na minha opinião horrendo, nem me lembrava dele!
A traseira que sempre foi extremamente feliz ficou completamente desfigurada. A nível técnico acredito que funcione muito bem mas a nivel estético... eu não a consigo digerir.

Não consigo olhar para o 4C sem me lembrar do Elise, as proporções são identicas mas no caso do italino segue as novas tendências da marca que pessoalmente nem me agradam particularmente (não sou apreciador da estetica do Mito nem do Giulietta)
Ao lado deste Lotus o 4C é uma escultura, já o Elise, sempre tive um fraco por este carro e ao vivo então é muito mais bonito que nas fotos. :)

Pois, mas para enfiar o v6 na traseira do Exige, tiveram que esticar o carro. Distância entre-eixos superior em 7cm e rabo alongado.
Também não acho que seja uma solução convincente do ponto de vista visual. Sobretudo a integração das ópticas traseiras.
Mas aerodinamicamente deve funcionar na perfeição, mesmo que apresente uns nada "aerodinâmicos" 0.43 de Cx.

Quanto ao tema Elise/4c/Artega, é normal que se vejam semelhanças.
Todos eles 2 lugares com motor transversal traseiro e rasteirinhos.
O padrão foi instituido pelo Elise nos anos 90.
E quando vi o 4C, claro que a primeira associação que fiz foi ao Lotus, dado as proporções de ambas as máquinas.
E o Artega é a mesma coisa.
Também quando se viu o Artega pela primeira vez e surgiram as primeiras reviews, lá vinha a inevitável comparação com os Elise e depois Evora.

Acho que se poderiam esforçar um pouco mais.
Mas é díficil sair de uma fórmula que se sabe que resulta.

E até acontece nos superdesportivos.
Quando aparece algum novo superdesportivo de um tipo que tenha mais dinheiro que bom senso, acabam sempre por cair nas mesmas receitas dos que já fazem isto há décadas.
Não se consegue fugir muito de determinadas proporções ou traços estilisticos, quando as arquitecturas são idênticas e os veículos são concebidos para os mesmos propósitos.
E além disso, sabem que resulta, e torna-se fácil criar criatura apelativa, mesmo que, e apesar de ser máquina superexótica, acabe por ter look genérico.

O vidro lateral, a posição da entrada de ar e a linha da traseira são idênticos. Não acho é que tenha sido intenção da Alfa copiar o Artega! Isso para mim não faz sentido.

Mais bonito que um Lotus. Qualquer deles.

Por isso é que eu disse "um Lotus desenhado por Italianos. [:p] [;)]

É difícil se houver falta de imaginação.

Quanto ao tema Elise/4c/Artega, é normal que se vejam semelhanças.
Todos eles 2 lugares com motor transversal traseiro e rasteirinhos.
O padrão foi instituido pelo Elise nos anos 90.
E quando vi o 4C, claro que a primeira associação que fiz foi ao Lotus, dado as proporções de ambas as máquinas.

Estava a ficar preocupado e a pensar que tinha sido só eu! [:cool:]

Não concordo que seja assim tão normal este Alfa que é suposto ser o menino de ouro da marca esteja tão colado ao design da Lotus.

Porsche-Cayman-2013-5.jpg

Aqui temos uma solução que tem mais ou menos os mesmos pressupostos do 4c, Evora, Exige e não vejo aqui uma única semelhança com um Lotus.

Estava a ficar preocupado e a pensar que tinha sido só eu! [:cool:]

Não concordo que seja assim tão normal este Alfa que é suposto ser o menino de ouro da marca esteja tão colado ao design da Lotus.

Aqui temos uma solução que tem mais ou menos os mesmos pressupostos do 4c, Evora, Exige e não vejo aqui uma única semelhança com um Lotus.

Tem algumas diferenças chave que permite outro tipo de proporções/soluções.
O motor boxer está colocado longitudinalmente e sendo um boxer, é bastante mais baixo que os 4 cil em linha do Elise/4C ou o V6 do Passat que o Artega trazia.

Mesmo assim concordo que a Alfa poderia ter-se afastado mais do padrão imposto pela Lotus.
Ao contrário do Elise/Exige, não temos um arco central (pilar B) que fazem do Elise tecnicamente um targa. Pelo menos pelo que dá para perceber pelas imagens que tenho visto do 4C. Acho que poderiam ter "inventado" mais no volume do habitáculo.

Não que o resultado final seja mau. Longe disso.

Back