Alfa 4c

não são bem 80.000€, são mais 50.000€... O preço do launch edition sera na casa dos 60.000 e os outros nos 40.000... essa tua observação está bem feita, mas neste caso o 4c é mais comparavel ao Ferrari e o Porsche ao maclaren... O 4C já é e será sempre mais emocional e irracional que o Porsche, o mesmo acontece com o 458 e 12C
O Boxster muito honestamente, desde 98 que é o Porsche do "pobre" e não perdeu esse estigma, alem de que esteticamente é banal e aborrecido(maclaren 12C)...
Logicamente o Porsche vai sempre vender mais, pois é um carro muito mais normal...
Eu comparo muito mais o 4C ao Lotus que ao Porsche, é um mercado de nicho...
O Porsche é um coupe como centenas que existem no mercado... O 4C não tem nada a ver...

Última edição:
não são bem 80.000€, são mais 50.000€... O preço do launch edition sera na casa dos 60.000 e os outros nos 40.000... essa tua observação está bem feita, mas neste caso o 4c é mais comparavel ao Ferrari e o Porsche ao maclaren... O 4C já é e será sempre mais emocional e irracional que o Porsche, o mesmo acontece com o 458 e 12C
O Boxster muito honestamente, desde 98 que é o Porsche do "pobre" e não perdeu esse estigma, alem de que esteticamente é banal e aborrecido(maclaren 12C)...
Logicamente o Porsche vai sempre vender mais, pois é um carro muito mais normal...
Eu comparo muito mais o 4C ao Lotus que ao Porsche, é um mercado de nicho...
O Porsche é um coupe como centenas que existem no mercado... O 4C não tem nada a ver...

O Boxster é um irmao mais novo que o 911, nao é o carro de pobre, Porsche de pobre é um Panamera Diesel [:D]

Quanto ao Cayman, que é o concorrente do 4C e nao o Boxster que é um roadster, é um carro extremamente eficaz e referencia no segmento, logo nao é como centenas de outros carros e vai dar luta ao 4C.

É importante ressaltar que o carro pesa 895kg a seco

Comparando apples com apples, deve ficar por volta de uns 1000kg reais, quando por exemplo um Cayman fica por volta de 1385kg utilizando o mesmo método.

Mas acho que a comparação deve ser feita sempre com o Lotus Elise, que segue a mesma filosofia. Como curiosidade, é engraçado ver que o chassis em Alumínio do Elise é mais leve do que o chassis em Carbono do 4C.

Obviamente o Alfa terá uma rigidez "infinitamente" superior. Espero ansiosamente pelas reviews!

Andei á procuras de tempos no Nurburgring:

Cayman S - 8.04

Exige S - 8.25

O Lotus é ligeiramente mais potente e mais leve mas leva na pá do Porsche.

Para mim era uma grande surpresa 4C bater o Cayman S.

Se o Alfa conseguir bater o Lotus já é um grande feito.

É tudo muito bonito mas o mais importante é o que o mercado achar.
Eu pessoalmente vejo o mercado mais favorável à Porsche.
Mas vamos a ver.

O McLaren 12C foi feito para bater o Ferrari 458 em tudo o que mensurável e no entanto tem levado uma banhada em vendas.
O suceso do 4C não vai depender dos números mas sim da vontade de quem tem mais de 80000€ para gastar num desportivo ter um Porsche ou um Alfa.

Será que comparar o volume de vendas dos dois carros é critério relevante? Essa comparação parece-me totalmente descabida. Não é por aí que se deve avaliar o sucesso do 4C.

Tens ideia de quantos Cayman se vendem por ano?
Eu não faço ideia... Sabemos é que a capacidade máxima de produção do 4C serão cerca de 2500 unidades.

Números anuais que se aproximem da capacidade de produção máxima serão indicador seguro de estrondoso e enormissimo (e surpreendente, direi eu) sucesso. Se ainda assim o Porsche vender mais, em que é que isso diminui o sucesso do 4C?

O Boxster é um irmao mais novo que o 911, nao é o carro de pobre, Porsche de pobre é um Panamera Diesel [:D]

Quanto ao Cayman, que é o concorrente do 4C e nao o Boxster que é um roadster, é um carro extremamente eficaz e referencia no segmento, logo nao é como centenas de outros carros e vai dar luta ao 4C.
Claro que o Boxster é carro de pobre, toda a gente sabe isso.

Tal como o 4C é carro de pobre, para aqueles pobres que não conseguiram comprar o 8C.

Agora o Alfa tem uma diferença muito grande de peso em relação ao Cayman S (andará ali por volta dos 400kg) isso poderá fazer a diferença em situações muito sinuosas, diria que vai ser preciso escolher a estrada certa.

Mas a Porsche tem 50 anos a melhorar aquele tipo de carro, a Alfa ainda nem deixou ninguém testa o carro e vir contar!!!

Por outras palavras, se por qualquer razão magica o 4C aviasse o Cayman S no Nurburgring, seria de perguntar á Porsche o que andou a fazer nos últimos 50 anos?

Andei á procuras de tempos no Nurburgring:

Cayman S - 8.04

Exige S - 8.25

O Lotus é ligeiramente mais potente e mais leve mas leva na pá do Porsche.

Para mim era uma grande surpresa 4C bater o Cayman S.

Se o Alfa conseguir bater o Lotus já é um grande feito.

Eu aprendi com os fanáticos da Porsche a relativizar os tempos no Nordschleife... [:D][:D]

É importante ressaltar que o carro pesa 895kg a seco

Comparando apples com apples, deve ficar por volta de uns 1000kg reais, quando por exemplo um Cayman fica por volta de 1385kg utilizando o mesmo método.

Mas acho que a comparação deve ser feita sempre com o Lotus Elise, que segue a mesma filosofia. Como curiosidade, é engraçado ver que o chassis em Alumínio do Elise é mais leve do que o chassis em Carbono do 4C.

Obviamente o Alfa terá uma rigidez "infinitamente" superior. Espero ansiosamente pelas reviews!

Proactiv, que peso indicado tens para o chassis do Elise?

Os dados disponibilizados pela Alfa têm como peso do chassis do 4C de 52Kgs...
Os numeros que consegui encontrar do Elise, indicam um peso do chassis de 68Kgs!

Se fores ver por esse prisma, a alfa anda cá há mais de 100 anos e já competiu muito... portanto julgo não ser nenhuma novata...
Vamos ver o que acontece, como já disse não meto o 4c no mesmo pote do cayman ou do boxster, são carros completamente diferentes, o Lotus sim é do mesmo segmento se é que assim se pode dizer...

Proactiv, que peso indicado tens para o chassis do Elise?

Os dados disponibilizados pela Alfa têm como peso do chassis do 4C de 52Kgs...
Os numeros que consegui encontrar do Elise, indicam um peso do chassis de 68Kgs!

Estou a falar do chassis do Elise original, não do chassis largo que agora alberga os V6 nos Exige e assim.

O original pesa umas "gramas" a menos que o do 4C. A rigidez é incomparável, no Elise era de 11000nm/grau, no Alfa pelo carbono deve ser pelo menos 10x superior.

post proibido por aqui...tens de ter mais cuidado.

Eu até estou (até ver) a gostar bastante do "raio" do carro, apenas estou-me a por nos "shoes" de alguém com 70 (será isso não?) das grandes para torrar num brinquedo...

PS: Continuo a achar que temos de esperar para ver realmente o que carro vale na estrada (de serra por exemplo) e na pista. Mas também no dia-a-dia na cidade e até na AE, ainda que não seja o mais importante num brinquedos destes.

Voltar
Superior