Alfa 4c

É diferente porque 90% dos desportivos de hoje podes usá-lo não só na estrada de montanha como também para ir trabalhar, fazer Porto-Lisboa, levar o(s) puto(s) à escola e ir às compras.

Um Elise só serve mesmo para aquilo. Tá bem que não há nenhuma lei que diga que não podes ir trabalhar de Elise mas provavelmente não será muito agradável. Uma mota como meio de transporte consegue ser muito mais prática (não apanha trânsito e estaciona em qualquer lado), é muito mais barata de comprar e manter, anda muito mais e muitos te dirão que por muito focado que um Elise ou Exige possa ser uma mota é sempre mais divertida.

Mas a mais confortável das motas continua a ser bem mais desconfortável do que um Elise. E há milhares a fazerem o percurso casa-trabalho nelas.

Com um Cayman também não podes propriamente levar os putos à escola, que só tens 2 lugares, e se quiseres levar uma mala grande para um fim de semana também não te cabe. Provavelmente estás a alargar o espectro de desportivo para criaturas com motor dianteiro e 4 lugares. Mas aí já é começar a fugir demasiado do tipo de condução de um Lotus/4C/Cayman. Depois até podes começar a meter diesel ao barulho e assim.

Desportivos à séria vão ter sempre de fazer concessões. Depois há bons desportivos, que já fazem mais compromissos, e são um produto final mais equilibrado. Mas isso já pertence a outra categoria.

Espera aí, a tara é suposto incluir o peso do condutor. 55Kg nem para o condutor dão, quanto mais condutor mais os fluidos todos.

Suposto não será porque o 4C é Mundial e o Mundo não é todo igual, não tem todo as mesmas directivas.

Tara é sem condutor.
ALFA 4C, Curb weight (without a driver), 950 kg.
(Peso total do veículo com equipamento standard, todos os consumíveis necessários ao funcionamento, tipo água e óleos, gasolina. Sem passageiros e carga.)

Tara não é o valor de Tara/Peso em vazio do DUA Português.
Não segue a directiva "95/48/EC":
EUR-Lex - 31995L0048 - EN

Aliás, antes os carros traziam no livrete a Tara mesmo, depois não lhe começaram a somar 75 kg de uma pessoa?

E tem mais lógica sem a(s) pessoa(s). Somamos consoante o peso do condutor e restantes eventuais passageiros / carga.

Eu tenho dois DUA na carteira: um ainda era sem os 75 kg, outro já os incluí, por exemplo.

Existem pelos vistos 4 pesos a ter em conta nos carros:
- Seco
- Tara (Curb weight) sem condutor
- Tara com directiva 95/48/EC
- Peso Bruto (máximo permitido para o veículo)

,,,

Ora o 4C se vazio tiver os 950 kg, 960 kg. Com 240cv.
Terá 4 kg/cv.
Depois consoante o peso do que for lá dentro vai sempre aumentando a relação, como em todos os carros.

Eu e o user "Fatalit" quando tivermos cada um o nosso "4C" [:D] eu estou feito ao bife com ele quando saltarmos para a estrada porque vou apanhar sempre na pá! [:)]
A diferença são uns 50 kg, pelo que para ser justo ele tem que levar uma mulher como pendura e eu ir sozinho [:p]
Pode ser uma dessas que aparecem nas fotos aqui no tópico, ou a que estava em Jarama no vídeo do 4C em Madrid.

Ecrãs digitais acabam por poupar peso porque são multifunções. Num ecrã podes alternar entre as janelas que for preciso e se for touch dispensa muitos comandos físicos.
Eu compreendo isso. Mas a meu ver, isso aplica-se a carros que estejam recheados de tecnologia/gadgets. Carros com montes de funções, tipos da direcção, de tração, de suspensão, etc....

...que eu saiba, o 4C não tem nada disso. Nem direcção assistida tem.

Sendo o 4C um carro "puro", não faria mais sentido ter os manómetros analógicos? É que para além de ser mais bonito (gosto pessoal obviamente), não estamos propriamente a falar de um LFA... nem sequer de um Evolution...

[:D][:D]
Ui o GT86 esse animal exótico!
É uma coisa revolucionária, um coupé RWD!
Tivesse o símbolo da serpente e era babado por todos os soldados da armada italiana.

[:D][:D]
Ui o GT86 esse animal exótico!
É uma coisa revolucionária, um coupé RWD!

A começar pelo BRZ... lol

O GT86 se não tiver rivais é pelo package, porque o que não falta sao coupes com motor frontal e RWD, teem e todos masi habitabilidade e sao mais praticos de usar no cia a dia...

Por acaso, muito mais facilmente consigo aceitar que o GT86 não tem concorrência, do que o 4C.

Não é bem uma questão de aceitares.

Quantos veículos desportivos de 2 lugares, motor central, propulsão estão disponíveis nos mercados Europeus onde o ALFA 4C custará 50.000 € e o 4C LE 60.000 €?

Assim com 4 cilindros vem logo à cabeça o Elise 1.8 220cv, custa em França 48.000 €
É um concorrente teórico bem enquadrado.
Se comparam e acham que não são concorrentes pode ser uma opinião deles.

Indo para a Porsche temos os Cayman:
Cayman 265cv 52.000 € França
Cayman S 320cv 64.000 € França

O Lotus Exige 350cv 67.000 € França

Tens máquinas já diferentes (não é motor central nem 2 lugares), como o M1 Coupé 340cv para 60.000 € França.

Sem procurar mais, pelos preços, um comparativo que merece atenção é a 3 carros entre os 48.000 e 52.000 em França:
Cayman Normal 265cv
4C Normal 240cv
Elise 1.8 220cv

Vão sendo menos equipados e menos práticos de usar do Porsche para o ALFA e para o Lotus.

Realmente o ALFA é o único "de Carbono".
O conceito parece muito mais próximo do Elise, até pelos 4 Cilindros.

Se a relação peso / potência entrar na equação, o Cayman S já faz mais sentido de comparar com o 4C, mas também é mais caro, até do que os "LE".
Não me parecem bem concorrentes pois o Porsche é muito mais completo como carro e o ALFA, mais focado e "de Carbono".
E falamos de 6 e 4 cilindros. Coisas diferentes.

Eu por exemplo só experimentando seria capaz de dizer qual preferia, sabendo que o ALFA é mais limitado, consome menos, é "de Carbono" e que o Porsche tem um motor por si só mais poderoso, com mais cilindros e mais cilindrada, mais possante em si, mais prático, mais usável, mais confortável, etc.

O GT86 se não tiver rivais é pelo package, porque o que não falta sao coupes com motor frontal e RWD, teem e todos masi habitabilidade e sao mais praticos de usar no cia a dia...
E o preço?! Arranja lá um carro com o cariz desportivo do GT86 que não custe praticamente o dobro do mesmo.

PS: Sabes perfeitamente que o BRZ é o mesmo carro que o GT86.

Tivesse o símbolo da serpente e era babado por todos os soldados da armada italiana.

Lembrei-me agora que se o 4C não tivesse o símbolo da serpente, mas outro(s), já não apareciam tantos detractores [:)] , ou pelo menos os mesmos.

Deixem as pessoas gostar das coisas independentemente do símbolo.

Não é bem uma questão de aceitares.

(...)
Por isso tudo que referiste é que eu disse que aceitava mais facilmente que o GT86 não tivesse concorrência do que o 4C.

No caso do 4C consegues encontrar "rivais", ainda que relativamente diferentes, mas sempre de ter em conta.

Se fizeres o mesmo exercício com o GT86, consegues arranjar mais algum carro para por na balança? (Ignorando claro, por razões óbvias, o BRZ e o Scion)

O que não falta são coupes com motor central e rwd? Há assim tantos? De repente, só me vem a cabeça o Bmw serie 1 coupe e o Hyundai genesis coupe. Mesmo se contarmos com o Gt86 como um 2 lugares (visto que os lugares de trás são acanhados), a oferta da concorrência não aumenta (até a esta gama de preços claro).

Eu não entendo para que deveria o 4C ter direcção assistida quando é um carro tão pequeno e leve e não tem o peso do motor na frente?
Os poucos carros do género não costumam ter direcção assistida.
Eu não tenho nada contra o facto de não ter direcção assistida. Aliás, se não tivesses cortado o meu comentário, seria perfeitamente visível a minha critica não se dirige à direcção assistida, mas sim ao ecrã digital.
Lembrei-me agora que se o 4C não tivesse o símbolo da serpente, mas outro(s), já não apareciam tantos detractores [:)] , ou pelo menos os mesmos.

Deixem as pessoas gostar das coisas independentemente do símbolo.
Eu deixo. :)

A resposta do símbolo é usada por muitos users neste fórum. Não é por estarmos a falar de Alfas que a mesma deixa de fazer sentido. [;)]

E o preço?! Arranja lá um carro com o cariz desportivo do GT86 que não custe praticamente o dobro do mesmo.

PS: Sabes perfeitamente que o BRZ é o mesmo carro que o GT86.

Coupés RWD...
-BMW 125i/135i
-Hyundai Genesis

Esse cariz desportivo é relativo, pelo que se diz tem mais a ver com pneus de bicicleta que outra coisa...

No caso do 4C é complicadissimo tal acontecer.
O processo de fabrico do monocoque carbono é totalmente à mão e são necessárias autoclaves caríssimas para o efeito.
Era necessário contratar muita mão de obra, comprar mais autoclaves e turnos dia e noite.

Possível?
Talvez.
Economicamente vantajoso?
Duvido.

Vocês estão a esquecer-se que este carro(o 4C) é vendido com prejuízo(nominal), logo esta questão dos volumes não se coloca.

O programa no seu todo, gerará perdas, mas dará outro tipos de lucros à marca.

O maior rival do GT-86 é o Mazda MX-5, que na minha opinião é até um carro melhor que o Toyota
É certamente o mais próximo que se consegue arranjar, mas a esse, para além de lhe faltar a capota, não tem andamento para o Toyota.

Acho que o Mx5 acaba por ser outro sem concorrência. [;)]

O 125i tem mais 200kg com pouco mais (218cv), e, dúvida que traga tanto equipamento, o 135i é outro preço :) , o Hyundai é 210cv mas mais 400kg... São coisas diferentes do GT86... :)
Acho mal é não haver escolhas no equipamento, uma versão de acesso de gama como o FRS ia fazer milagres nas vendas!!

Voltar
Superior