Alfa 4c

A Alfa Romeo deixou o seu piloto desenvolver o seu (Alfa) carro, a partir daí não lhe pôs travão e a pequena formiga desprezível tornou-se tão grande que agora nunca deixará a Alfa Romeo, gigante automóvel antes da 2ª GG, fazer um super carro! Assim, nunca fará sentido comparar com a Bugatti tendo em conta factos históricos ou a actualidade - são realidades distintas!

Última edição:
Bem, em 3 décadas talvez desportivos desportivos tenha feito o SZ.

E foi capaz de fazer umas coisas engraçadas em competição em Turismos: tipo chegar à Alemanha e limpar tudo.

Mas fez carros de estrada bem bons, como o 156 por exemplo.

E fez algumas versões bem boas, como tu próprio achas, tanto é que apesar de teres um Porsche, melhor carro terreno, até abriste um tópico cá no fórum:

A Alfa fez carros interessantes e com personalidade, mas não é própriamente (nos últimos anos) um constructor de desportivos.

O que pretendi questionar é que não sei até que ponto é que há dentro da marca um departamento especializado em fazer desportivos, ou com experência na competição do género do que tem a BMW com a Motorsport ou a Renault.

Se é inegável o excelente histórico da Alfa, também há que reconhecer que hoje as pessoas que lá trabalham já não são as mesmas e parte do ADN de "corridas" estará diluido. De alguma forma fazer um carro destes (4C) é partir de uma folha em branco.

Muito má, pois é piada fácil e que só incendeia o tópico.
Para além de fazer pouco da Alfa Romeo, que recordo sucedeu à Bugatti como marca de maior sucesso nas pistas, tendo acabado por ser a de maior sucesso pré-war.

E v7: estranho que aches muito boa após em post anterior teres dito que:

Nota: sim tenho senso de humor.
Não, não havia necessidade num tópico que estava com o clima pesado vir atirar lenha para a fogueira
.

Acho que não deves levar tudo a peito, o post teve graça e não foi nada ofensivo, não exagerem nos preciosismos. [;)]

Gostei muito do 156 GTA e também gostei de outros Alfas em que andei ou que conduzi, mas isso não me leva a deixar de brincar, ironizar, criticar, elogiar, etc.

A Alfa fez carros interessantes e com personalidade, mas não é própriamente (nos últimos anos) um constructor de desportivos.

O que pretendi questionar é que não sei até que ponto é que há dentro da marca um departamento especializado em fazer desportivos, ou com experência na competição do género do que tem a BMW com a Motorsport ou a Renault.

Se é inegável o excelente histórico da Alfa, também há que reconhecer que hoje as pessoas que lá trabalham já não são as mesmas e parte do ADN de "corridas" estará diluido. De alguma forma fazer um carro destes (4C) é partir de uma folha em branco.

Acho que não deves levar tudo a peito, o post teve graça e não foi nada ofensivo, não exagerem nos preciosismos. [;)]

Gostei muito do 156 GTA e também gostei de outros Alfas em que andei ou que conduzi, mas isso não me leva a deixar de brincar, ironizar, criticar, elogiar, etc.
parece-me por demais evidente que o Grupo FIAT tem mais que know-how para fazer um 4C, mas é na Ferrari (e Maserati) que está esse conhecimento, basta olhar para a Alfa na última década e perceber que lança utilitários e familiares médios com algum picante, porque desportivos nem vê-los, diria a título de exemplo que marcas mais "banais" como a Renaul tem uma história recente mais rica e muito mais know-how que a Alfa Romeo sozinha.

No entanto este 4C é uma enorme pedrada no charco, mas quem acha que foi desenvolvido apenas pela Alfa Romeo, sem participação dos resto do Grupo, é lírico. Para mim é um Alfa Romeo pela história da marca, mas podia ser um FIAT ou Lancia.

Então e será que vamos ter um Spider ou isso vai ficar para o Duetto ?

Em principio sim e não só, também deverá aparecer as versões Racing e Stradale.

"After one of our readers who attended an Alfa Romeo dealer meeting in Europe shared detailed information about the 4C, including preliminary pricing, production numbers and even the company's plans to expand the range with Racing, Spider and Stradale versions"

Fonte: Alfa Romeo 4C Spider

Uma das diferenças entre a BMW e a ALFA é que esta não precisa de colocar um "M" na designação de um carro sempre que quiser fazer um desportivo.
Pode parecer-te dispicienda esta diferença mas é um dos caracteres da ALFA Romeo que escapa a quem não gosta ou conhece bem a marca.
Por exemplo, tens razão quando dizes que os engenheiros actuais da ALFA não são os mesmos dos anos 30 (felizmente). Mas enganas-te quando dizes que o ADN está diluído. A ALFA podia ter optado por fazer o desportivo que quisesse. Conhecimentos e peças não faltam.
Mas optou por um carro que segue de muito perto uma das (são várias e todas com validade) filosofias da marca - o "alligerato" da sigla GTA - e equipou-o com um motor cuja cilindrada traz muitas (boas) memórias aos alfistas - 1.750 cc.
O espírito ALFA está bem vivo. Recomenda-se. E não é pelo facto de a marca estar afastada da competição há alguns anos (com pena minha) que o vai fazer esmorecer ou pelo facto de ter fabricado um automóvel desportivo que o vai fazer ficar diferente.
Claro que há malta que não percebe isto (até alegados alfistas). Por isso, há quem pense que pode beliscar a ALFA dizendo mal do 4c e há quem fique ofendido com críticas ao carro. Nenhuma destas pessoas está correcta.

Que tal esperarmos pelos primeiros testes antes de se começar a criticar (bem ou mal)?
Para já, temos um bom projecto de engenharia. Penso que esta conclusão se pode tirar.
O que vem a seguir - que é o mais importante - nenhum de nós sabe (ainda).

Uma das diferenças entre a BMW e a ALFA é que esta não precisa de colocar um "M" na designação de um carro sempre que quiser fazer um desportivo.
Pode parecer-te dispicienda esta diferença mas é um dos caracteres da ALFA Romeo que escapa a quem não gosta ou conhece bem a marca.

Para ser sincero já conduzi carros das duas marcas e nem uma nem outra são própriamente construtores de desportivos. Ambas fazem alguns carros interessantes e com um feeling mais sporty, mas não me parece mais do que isso, a BMW mais certinha, muito equilibrada à alemã e a Alfa às vezes com uns traços de personalidade interessantes (refiro-me a condução e não a estética).

O espírito ALFA está bem vivo. Recomenda-se. E não é pelo facto de a marca estar afastada da competição há alguns anos (com pena minha) que o vai fazer esmorecer ou pelo facto de ter fabricado um automóvel desportivo que o vai fazer ficar diferente.
Claro que há malta que não percebe isto (até alegados alfistas).

O "espirito" vivo acredito, mas a "matéria" é que nem tanto [:D][;)]

A competição é importantíssima como berço de bons desportivos de estrada. Claro que a potencial "mão" da Ferrari pode ajudar muito nesta matéria, ma eu nunca desprezaria o aspecto da experiência nas corridas [;)]

Não é um M. É GTA QV XPTO...

Conversa de fanboys. A falar de espirito Alfa. Fala ai de modelos actuais com o tal espirito alfa. Vais falar o quê? O Giulieta, que é um Bravo? Ou do Mito?

Ora lá está, a Bugatti neste momento é um nome e um Carro, hiper carro.
A Bugatti foi durante um período a marca de maior sucesso em competição, batida e suplantada depois pela Alfa Romeo.

O domínio da ALFA tinha os dias contados?
Continuou sempre a ganhar, até na Alemanha, fazendo Hitler comer mais um chapéu.

E a ALFA acaba por ser a mais triunfante das marcas automóveis antes da guerra, o chamado pré-war, independentemente de mesmo antes da guerra aparecerem outros a ganhar também.

A Mercedes e a Auto-Union aparecem com máquinas de maior cilindrada em meados da década de 30, com mais potência, mas a serem muito superiores não é exactamente o mesmo, pois com menos cavalos no final dos anos 30 os ALFA's conseguiam bater-se, logo não é linear.
E tanto assim é que os Alemães ainda contrataram o Nuvolari e o Varzi.
Quando Nuvolari vence no Ring, Varzi já corria para a Auto Union.

Depois da Guerra, os dois primeiros Mundiais de F1 são novamente para a Alfa Romeo.
Aliás a Alfa Romeo logo na 1ª corrida do Mundial, em 1950 faz os 3 FFF de Inglaterra: Fangio, Farina, Faggioli.
Só depois aparece a Ferrari campeã.

Portanto as tais declarações, que alguns querem ler como o homem estar a dizer "Alfa Romeo igual ou melhor",
para tentar diminuir a Alfa Romeo porque a Bugatti é um carro com 1000cv e a Alfa Romeo não tem nenhum assim, não são infelizes.
Efectivamente em termos históricos a Alfa Romeo e a Bugatti são passíveis de comparação e equiparação, pois dividiram durante algum tempo os maiores sucessos do desporto automóvel, sendo que a Bugatti vencia mais, depois repartiam, depois a Alfa passou a dominar mais e assim permaneceu; e acaba por até ter uma história no conjunto mais rica do que a Bugatti, logo até faz sentido.
Não atirar com "Lada" para o gozo, como quem diz que A está para B como B está para C. :sh)

Também não sei porque insistem em querer analisar as declarações como o 4C (um pequeno carro e que nem 2000 é) andar mais ou ser efectivamente "melhor" do que um carro enorme 8000cc, o Veyron; quando o que ele disse é que em estrada de montanha contorcida o 4C será bom, divertido, até melhor do que aquele que é conhecido por ser o carro mais potente do mercado, Veyron.
Qual o objectivo? Dizer mal do 4C de qualquer maneira?
Em termos históricos podem ser passiveis de comparação mas se o senhor lembrou-se disso antes de proferir o comentário então deveria ser-lhe atribuida a celebre Pá de Ouro. [:D] (sai uma também para mim pelo que vem a seguir)

Epa vocês apreciadores dos carros italianos são tão exagerados.
Ora deixa cá consultar a cábula.
1933 ganhou a Alfa, só a Alfa, a Bugatti e a Maserati correram nesse ano ... lol

1934
Em França ganha a Alfa (os outros todos abandonaram com problemas)
Na Alemanha ganham 2 carros Alemães
Na Bélgica ganham os Bugatti
Em Itália ganham os Mercedes, seguido pelos Auto Union
Em Espanha novamente Mercedes.

1935
França - ganha a Mercedes
Bélgica - Mercedes
Alemanha - A mitica corrida do lendário piloto Tazio Nuvolari (a única corrida que falaste). É sabido que a Alfa só ganhou esta corrida porque o grande Nuvolari ia ao volante, só a mestria daquele predestinado com conjunto com um traçado complicadissimo para o Alfa ultrapassar os mais velozes flecha de prata.
Suiça - Mercedes
Itália - Auto Union
Espanha - Mercedes

1936
A Alfa não ganha um grande prémio. A discussão pelo primeiro lugar foi feita entre a Mercedes e a Auto Union

1937
Idem, a Alfa não ganha nada. Mais uma vez os Alemães a dominar.

1938
O melhor que a Alfa consegue foi um 2º lugar

1939
Os flecha de prata continuam invenciveis a ganhar todos os Grand Prix em que entram.

Às vezes é preciso ir buscar a verdade dos factos para esclarecer bem as coisas.[:D]

Última edição:
Acho que não deves levar tudo a peito, o post teve graça e não foi nada ofensivo, não exagerem nos preciosismos.

Como tu não me conheces não sabes que se fosse o caso de levar a peito, não respondia / escrevia.

E depois não é uma questão de levar a peito, mas uma questão de quando em vez de sossegar alguns exageros.

Assim como na minha opinião (e não é para ti em particular que escrevo isto, mas para fórum) não faz grande sentido passar a vida a dizer mal de algumas coisas.
Eu entendo que quando uma coisa nos interessa ou nos cativa dá gosto e tem interesse participar, agora se por outro lado as coisas não nos interessam ou até não gostamos mesmo delas, para quê andar sempre a implicar?

Oh Fernando, tu estás a falar de que corridas?
Apenas de um suposto campeonato equivalente à F1?
As corridas iam muito além disso.

Quanto ao piloto, eu referi precisamente o Nuvolari e depois a sua contratação para a Auto Union.
A sua vitória na Alemanha ficou na história tal como as 4 medalhas do Owens nos Jogos Olímpicos, por passarem "rasteira" ao Hitler.

Nos anos 30 efectivamente a Mercedes e a Auto Union apareceram com máquinas fabulosas, se bem que de cilindradas muito acima do resto e compressores também.
Não sei até que ponto se poderia regulamentar as competições "Hoje".
Por exemplo depois da Guerra o regulamento era de limite nos 4500 NA e 1500 Sobrealimentado.

Mesmo os Mercedes e Auto Union sendo muito fortes, os Alfas continuaram sempre a dar luta, mesmo mais pequenos e menos potentes claro.
A competição não se limitava aos GP's que evocas.
Mas a questão é que como calculas não é o aparecimento em força da Mercedes e Auto Union nos anos finais antes da Guerra que escreve toda a história do mundo automóvel pré-war.
Ai a Alfa Romeo será a marca de mais palmarés, seguida da Bugatti.
Os Mercedes e Auto Union têm sem dúvida a sua "marca" deixada na história e são máquinas dignas de serem apreciadas e louvadas.

Edit:
Acho que viste uma contabilidade a um resumo, tipo isto:

http://en.wikipedia.org/wiki/Grand_Prix_Motor_Racing#Grandes_.C3.89preuves_by_season

Abre um dos anos e vês que havia mais provas.

Mas passa uma vista de olhos por locais mais completos, apesar de ainda haverem mais provas claro.
Consulta por exemplo, entre Guerras:
http://www.kolumbus.fi/leif.snellman/gpw2.htm
http://www.kolumbus.fi/leif.snellman/gpw3.htm

Vê lá nos anos que que a "ALFA não ganhou nada" as provas que ainda ganhou.
[;)]

Última edição:
Temos entre muitos outros exemplos a história em três provas bem conhecidas.
Assim antes da Guerra,

Le Mans:

5V Bentley
4V Alfa Romeo
2V Bugatti
...

Targa Florio:

7V Alfa Romeo
5V Bugatti
4V Maserati
...

Mille Miglia:
Em 12 edições, 10 vitórias para Alfa Romeos.

Oh Fernando, tu estás a falar de que corridas?
Apenas de um suposto campeonato equivalente à F1?
As corridas iam muito além disso.

Quanto ao piloto, eu referi precisamente o Nuvolari e depois a sua contratação para a Auto Union.
A sua vitória na Alemanha ficou na história tal como as 4 medalhas do Owens nos Jogos Olímpicos, por passarem "rasteira" ao Hitler.

Nos anos 30 efectivamente a Mercedes e a Auto Union apareceram com máquinas fabulosas, se bem que de cilindradas muito acima do resto e compressores também.
Não sei até que ponto se poderia regulamentar as competições "Hoje".
Por exemplo depois da Guerra o regulamento era de limite nos 4500 NA e 1500 Sobrealimentado.

Mesmo os Mercedes e Auto Union sendo muito fortes, os Alfas continuaram sempre a dar luta, mesmo mais pequenos e menos potentes claro.
A competição não se limitava aos GP's que evocas.
Mas a questão é que como calculas não é o aparecimento em força da Mercedes e Auto Union nos anos finais antes da Guerra que escreve toda a história do mundo automóvel pré-war.
Ai a Alfa Romeo será a marca de mais palmarés, seguida da Bugatti.
Os Mercedes e Auto Union têm sem dúvida a sua "marca" deixada na história e são máquinas dignas de serem apreciadas e louvadas.
São as corridas Grand Prix que estão disponíveis no Wiki, as mais importantes que se faziam naquele tempo penso eu.

O Hitler ficou com uma cachola enorme quando perdeu o Grand Prix da Alemanha no então recente Nurburgring.
A vitória do Nuvolari é tida como uma das maiores demonstrações de condução de todos os tempos.

Assim como na minha opinião (e não é para ti em particular que escrevo isto, mas para fórum) não faz grande sentido passar a vida a dizer mal de algumas coisas.
Eu entendo que quando uma coisa nos interessa ou nos cativa dá gosto e tem interesse participar, agora se por outro lado as coisas não nos interessam ou até não gostamos mesmo delas, para quê andar sempre a implicar
?

Entendo o que dizes, mas de facto acho que há 2 ordens de factores:

- Os Alfa como carros, com a sua mistica, são muito atraentes e geram algum fascínio
- Alguns alfistas aqui no fórum são engraçados de ler e contrariar, por serem tão "ferrenhos" [:D]

Esta última não é nenhuma embirração, é mesmo apenas a minha opinião de que alguns dos comentários mais provocatórios, em tom de gozo, ou depreciativos acabam por ser devido ao facto de que uma parte dos Alfistas afinam.

Para ser sincero já conduzi carros das duas marcas e nem uma nem outra são própriamente construtores de desportivos. Ambas fazem alguns carros interessantes e com um feeling mais sporty, mas não me parece mais do que isso, a BMW mais certinha, muito equilibrada à alemã e a Alfa às vezes com uns traços de personalidade interessantes (refiro-me a condução e não a estética).

Oh v7, isso construtora de desportivos mesmo, tens a Ferrari e a Lotus por exemplo. A Porsche habitualmente, porque decidiram fazer coisas como "Jipes".
A ALFA desde que são carros de série, fez de tudo.
Aliás, mesmo no tempo de desportivos até veículos diferentes já fazia.

Oh v7, isso construtora de desportivos mesmo, tens a Ferrari e a Lotus por exemplo. A Porsche habitualmente, porque decidiram fazer coisas como "Jipes".
A ALFA desde que são carros de série, fez de tudo.
Aliás, mesmo no tempo de desportivos até veículos diferentes já fazia.
e agora a McLaren!! Bons comentários!

Edit:
Acho que viste uma contabilidade a um resumo, tipo isto:

Grand Prix motor racing - Wikipedia, the free encyclopedia

Abre um dos anos e vês que havia mais provas.

Mas passa uma vista de olhos por locais mais completos, apesar de ainda haverem mais provas claro.
Consulta por exemplo, entre Guerras:
GRAND PRIX WINNERS 1919-1933
GRAND PRIX WINNERS 1934-1949

Vê lá nos anos que que a "ALFA não ganhou nada" as provas que ainda ganhou.
[;)]
Boa informação.[;)]
Atenção que a grande maioria dessas corridas não são oficiais, nem se sabe os participantes.
Ganhar a taça do Zé Barros não conta.[:D]

O que se vê é que a entrada dos Alemães nos GP acabou com o dominio da Alfa.
Corridas como a Targa Florio e a Mille Miglia têm o seu valor, longe disso estar a tirar valor às vitórias mas é preciso ter em conta que são corridas Italianas nas estradas Italianas com grande participação dos construtores Italianos.

Em Le Mans a Alfa era forte assim como os Ingleses e os Frances, os Alemães pouco brilharam aqui (só mais tarde) mas diga-se também que pouca participação tiveram.

São as corridas Grand Prix que estão disponíveis no Wiki, as mais importantes que se faziam naquele tempo penso eu.

Entretanto fiz um EDIT e referi isso Fernando, consulta mais provas, que havia.

,,,

O Hitler ficou com uma cachola enorme quando perdeu o Grand Prix da Alemanha no então recente Nurburgring.
A vitória do Nuvolari é tida como uma das maiores demonstrações de condução de todos os tempos.

Claro que o Hitler teve azar com algumas das acções de propaganda, essa foi uma delas, a outra (pior) foram algumas derrotas nos JO 1936.

Há este vídeo maior e sem comentários:
Tazio Nuvolari wins German Grand Prix 1935 - YouTube

Destaco aos 0:37 o Homem que foi à própria Alemanha com o seu amigo "Mantovano Volante" para ganhar, sem dúvida.
Mesmo com o que os esperava: armadas da Mercedes e Auto Union.

Aqui aos 1:05 até lhe diz que acabou, tá ganho:
La vittoria di Tazio Nuvolari al Nurburgring nel 1935 - YouTube

Hitler na altura, tentou resolver mandando contratar Nuvolari, mas não ia ser logo.

Voltar
Superior