Alfa 4c

Faz um estudo sobre o caso...
Eu não entendo a comichão que este tema cria, mas há gente que fica mesmo incomodada!
Não tem definição, existem de vários tipos e feitios... Apenas uma coisa sei, não é por se comprar um Alfa e dizer que se gosta que torna alguém Alfista...
Primeiro tem de se ser "tolinho por automóveis" mas o principal é amar a marca e o que ela representa assim como os seus carros, não como produtos de consumo mas como obras primas do mundo automóvel, como como há gente que ama o Benfica por exemplo, outros amam bandas musicais etc
Sei que há gente que não entende, eu também não entendo gente que anda á porrada para defender o Benfica, ou gente que segue uma banda de musica pela Europa... Mas malucos não são, pois não é apenas um, nem uma dezena, nem centena, são milhões! E milhões de pessoas unidas por um amor a algo tem de ser respeitado e acima de tudo aceitado...
Podem ser piores que os outros, podem, mas são Alfas e chega para mim...

Realmente ha pessoal que fica com comichao e incomodado por se ter uma opiniao, para alem de algum sentido de perseguiçao, pelos vistos ha aqui uma mentalidade ou se é a favor da Alfa ou se têm comichao, isto sim é uma posiçao que nao compreendo, ja que ninguem esta com comichao, so se for das declaraçoes do CEO da Alfa, essas sim fazem comichao na cabeça e criam aquela cara de ''What a f....'', mas é um tipo de comichao diferente.

Falo por mim: sou um alfista híbrido.

Contudo, antes da paixão que a história da Alfa me suscita; da admiração que o empenho dos engenheiros (discípulos do Eng. Busso incluídos) aplicam na concepção da mecânica me provoca; e da fascinação que o desenho dos Alfas me dá, sou um apaixonado pelo conceito que o automóvel italiano tem no mundo (com tudo o que de subjectivo há).

Daí que não coloque, sem mais, um Alfa à frente de um Lancia ou até de um Fiat. Tudo depende do que cada uma destas marcas tem, no momento, para me oferecer.
Em todo o caso, tenho verdadeiros sentimentos de admiração (e até de paixão) para com outras marcas, já que a minha paixão incide particularmente nas mecânicas mais vitaminadas, independentemente da sua nacionalidade.
Agora, o que é um facto é que escolhi a Alfa Romeo. Se isso simplesmente faz de mim um alfista, não sei. Mas que aumentou a minha paixão por Alfas, lá isso aumentou...

De resto o entusiasmo que tenho por ver uma marca como a Alfa produzir automóveis da linhagem do 4C é evidente, mas nada deve ao fanatismo. Para mim o 4C é simplesmente mais um automóvel que coexistirá num mercado muito restrito, onde nem todos são clientes (eu não sou) mas os que são, mesmo não sendo alfistas, não se deixarão levar pelas eventuais diabolizações de hipotéticas comparações jornalísticas...

Em todo o caso, venham elas para divertimento da prole.

Eu gostei da comparação do 4C com o Veyron, sinceramente é o tipo de coisa que eu me veria a dizer se estivesse na posição de quem o disse. Aliás acho que até é capaz de ser verdadeira num troço de alcatrão de rally tipo Sintra/Peninha ou Lagoa Azul.

Quanto à Alfa, faz parte das 2 marcas italianos de que gosto muito (a outra é a maserati), mas também há as que não gosto nada, tipo fiat (tem melhorado) ou as que actualmente não aprecio como a lancia (já foi muito interessante), das ferrari e lamborgini gosto e das pequenas também tendo a acha-las interessantes.

Mas não consigo dizer que aprecio "o conceito que o automóvel italiano tem na mundo", gosto de algumas coisas e não gosto de muitas.

Eu gostei da comparação do 4C com o Veyron, sinceramente é o tipo de coisa que eu me veria a dizer se estivesse na posição de quem o disse. Aliás acho que até é capaz de ser verdadeira num troço de alcatrão de rally tipo Sintra/Peninha ou Lagoa Azul.

Quanto à Alfa, faz parte das 2 marcas italianos de que gosto muito (a outra é a maserati), mas também há as que não gosto nada, tipo fiat (tem melhorado) ou as que actualmente não aprecio como a lancia (já foi muito interessante), das ferrari e lamborgini gosto e das pequenas também tendo a acha-las interessantes.

Mas não consigo dizer que aprecio "o conceito que o automóvel italiano tem na mundo", gosto de algumas coisas e não gosto de muitas.

Quanto à escandaleira que a infâme comparação do 4C da AR com o 16C da Bugatti suscitou, já o disse: está perfeitamente enquadrada no jornalismo da Top Gear e, não sendo completamente esclarecedora quanto à capacidade do 4C, é puro marketing (do bom! Do que gera polémica...).

Quanto às marcas italianas, saindo do escalão das mais acessíveis - Fiat, Lancia, Abarth e Alfa - gosto particularmente da Maserati.
De qualquer modo, qualquer uma daquelas pode oferecer, em determinado momento, algo interessante, senão vejamos:

- Fiat: Coupé 20V Turbo, Stilo Abarth
- Lancia: Delta 1.8 Turbo
- Alfa: 147 GTA; 159 V6; Mito QV; Giulietta QV
- Abarth: qualquer modelo

A imagem que eu tenho dos italianos no mundo apenas faz sentido considerando sempre uma ponderação de outras marcas. Foi o que sempre fiz, não obstante ser cliente do grupo Fiat com alguma constância. Seguramente não é por andar insatisfeito...

Última edição:
O problema das marcas Italianas, como escrevi há um tempo não sei onde, é que estão todas juntas. Mesmo com diferenças de mercado e até filosofia, acaba por vir tudo da mesma fonte. Falo das não exóticas, as marcas acessíveis ao mortal. Ainda que mesmo Ferrari e Maserati também estejam no grupo das outras 4, ainda que numa Liga completamente diferente.

Idealmente, gostava que fosse diferente. Para criar alguma diversidade, pensamento próprio. E em todos os outros Países essa situação não se verifica.

O problema das marcas Italianas, como escrevi há um tempo não sei onde, é que estão todas juntas. Mesmo com diferenças de mercado e até filosofia, acaba por vir tudo da mesma fonte. Falo das não exóticas, as marcas acessíveis ao mortal. Ainda que mesmo Ferrari e Maserati também estejam no grupo das outras 4, ainda que numa Liga completamente diferente.

Idealmente, gostava que fosse diferente. Para criar alguma diversidade, pensamento próprio. E em todos os outros Países essa situação não se verifica.

Também concordo.

Ou seja apesar de achar que ele nalguns casos até segmentam muito bem, deixam alguns buracos no mercado e não parecem suficientemente organizados como por exemplo o grupo VW (que também sofre o problema de não dar liberdade de pensamento próprio às suas várias marcas).

A Alfa Romeo nos últimos anos, foi muito maltratada como marca. Mesmo hoje tem uma gamas de 2 carros (Mitos e Giullietas) ou o 159 ainda se vende ?

Também concordo.

Ou seja apesar de achar que ele nalguns casos até segmentam muito bem, deixam alguns buracos no mercado e não parecem suficientemente organizados como por exemplo o grupo VW (que também sofre o problema de não dar liberdade de pensamento próprio às suas várias marcas).

A Alfa Romeo nos últimos anos, foi muito maltratada como marca. Mesmo hoje tem uma gamas de 2 carros (Mitos e Giullietas) ou o 159 ainda se vende ?

Não, apenas o Mito, Giulietta e agora o 4C.

Um tema que veio à baila na Boavista, aquando da corrida de protótipos, com as Barchettas na frente claro, era do que seria capaz o Faggioli com a sua Osella, uma vez que na Falperra conseguiu atingir 263 km/h num certo ponto [:D]

Estou Curioso de quanto a Osella faria na descida da Circunvalação, se bem que a caixa é adaptada a subidas... mas acho que ia ser engraçado. [:D]

Mas é verdade, atingiu mesmo essa velocidade. (mais coisa menos coisa porque não sei a fiabilidade daquele radar, mas o piloto confirmou que atingia perto dos 60 Km/h)

A descer o parque da cidade não faço ideia.. será que conseguia fazer a ultima curva a fundo? Se sim, acredito que estivesse novamente nos 260.

Eu peço que o 4C seja não metade, mas "10%" do 037. Até têm bastantes coisas em comum filosoficamente falando:

Rally Heaven - Shotgun in a Lancia Stratos and Delta S4 - /CHRIS HARRIS ON CARS - YouTube

(ver após 11:00)

Nota: depois ver tudo, várias vezes. [:cool:]

O melhor carro de sempre para ralis de asfalto, como alguém o descreveu uma vez: "Um fórmula para ralis". Se o 4C fosse metade disto, eu apaixonava-me. [:cool:]

Sempre que vejo este video parto-me a rir com o Andreucci, é mesmo o típico Italiano. [:D] Mas é um grande piloto, corajoso e deu sempre grande espectáculo nas visitas à Madeira.

s49f7t.jpg

2nl7hux.jpg

fxb3w5.jpg

2vjziaf.jpg

Os suportes dos faróis vão ser de carbono apenas para as Launch Editions e depois vão ser de plástico?!?! :sh) Espero que para as edições normais haja uma opção de colocar as de fibra, já estou a imaginar umas de plástico a simular fibra de carbono e acabarem desbotadas passado uns 1-2 anos [8b]

A Ponta no Circuito da Boavista é antes da curva da Bomba de Gasolina.
Só os carros mais fracos a fazem a fundo.

Depende um bocadinho do tamanho dos "tintins" do piloto...
É verdade que os carros mais lentos fazem aquilo a fundo, ainda assim é preciso confiança. Mas no WTCC por ex, eles apenas levantam um bocadinho o pé quase sem perder velocidade e voltam a calcar antes ainda da travagem para a chicane pelo que a vel máx é atingida aí embora a diferença seja pouca... Nos GT's já deve ser mais como dizes, devem perder mais um bocadinho na curva pq tb chegam muito mais depressa, mas nos clássicos já volta a depender muito de carro para carro, embora acredite que por ex o Porsche do Luis Barros faça aquilo a fundo ou muito perto...
Ainda assim, não sendo na curva da bomba, é antes da travagem para a chicane da meta, são só uns 300/400 metros de diferença.

Por acaso foi uma coisa que senti a falta na cronometragem da boavista, foi esse report da vel máxima cronometrada no (ou num) ponto mais rápido, bem como as cronometragens intermédias que sempre iam falando, mas raramente houve grafismos sobre elas. Este fim de semana não sei, mas no passado nem para os pilotos houve.

Se a ideia era comparar a um roadster de sucesso podiam ter comparado a um MX-5, S2000, SLK, Z3/4, etc agora o TT ... [:D]

Podiam, mas não era a mesma coisa :)

O MX5 não é o género, tal como o Z3, o SLK apesar de tudo é um convertible, o TT é um carro que simboliza a construção de um desportivo de sucesso com a prata da casa, com um cuto relativamente baixo e que ajudou a solidificar a imagem da marca, pode ter sido isso que quiseram aludir. E apesar dos [:D] o TT foi muito bem sucedido na sua primeira série.

Agora tb concordo que o propósito do 4C não é ser um TT.

Voltar
Superior