Alfa 4c

É um facto que o Brera não foi um sucesso de vendas, mas quem os tem está satisfeito. Vão-me dizer que um carro com 1575kg e um motor 2.4jtd com 200cavalos e 400nm de binário é pastelão?
É rijo? É. nos lugares traseiros só cabem crianças até 1,50m? Certo. Gasta um bocado de gasóleo? Gasta...mas pelo não gasta óleo como outros! Vale a pena compará-lo com outros? Não, porque quem não gosta vai sempre encontrar-lhe defeitos e deixa as virtudes para os da sua preferência. Tem alguns ruídos parasitas? Tem...como qualquer carro sem moldura de vidro e com o belo piso das nossas estradas. Em termos de equipamento considero que até está bem equipado. O preço em novo é que era exorbitante, atualmente encontramos exemplares em bom estado geral com uma quilometragem aceitável.
Em relação ao carro em si não queiram milagres o projeto vem dum concept de 2003 que entrou em produção em 2006(?).
Ainda estou para perceber a dos comandos pouco precisos, também depende do estado geral do exemplar testado, para mim até ver chega e sobra, claro se a ideia é street racer não será a escolha adequada.
É um carro tão mau que a audi, repensou a estratégia e até produziu na 2º geração uma versão TDI do TT...mas eu compararia mais o Brera (que tem na sua base o 159) com o A5 tdi (seja o 2.0tdi ou o 2.7tdi multitronic). Aí já estarão mais equilibrados.
O adversário do TT está no próprio grupo é o scirocco.

Última edição:
Já conduzi 3 Breras (um deles muito alterado).
Até posso concordar que dos 0 aos 100 não é nenhum foguete.
Mas dizer que é dinamicamente mau, é nem sequer saber do que se está a falar. Basta ler as (boas) publicações sobre o carro onde fazem esta distinção.
Aliás, se não estou em erro, a Prodrive fez uma versão do Brera com menos peso que recebeu rasgados elogios da imprensa especializada britânica (e eles não são muito meigos com estrangeiros), o que, por si só, é revelador da qualidade do chassis.

Mas dizer que é dinamicamente mau, é nem sequer saber do que se está a falar. Basta ler as (boas) publicações sobre o carro onde fazem esta distinção.
Aliás, se não estou em erro, a Prodrive fez uma versão do Brera com menos peso que recebeu rasgados elogios da imprensa especializada britânica (e eles não são muito meigos com estrangeiros), o que, por si só, é revelador da qualidade do chassis.
é porque a Prodrive é inglesa!! duhh [:D]

É uma questão de estratégia da marca. Mas o Brera encaixa no segmento dos coupé 2+2, onde esta o Audi TT.

Eu quando falo de peso, não falo de números, dado que nem os sei. Falo do que se sente atrás do volante, e ai ate o meu A3 tem uma condução mais leve e precisa que o Brera e até parece mais rápido, ainda que admita que não o seja.

EDIT - Não sou muito de confirmar números, mas do que encontro é que o TT 2.0 tdi quattro pesa 1370 kg contra 1600 kg do Brera 2.4 jtd

Alfa Romeo Brera 2.4 JTDm vs Audi TT II 2.0 TDi Quattro [22532491]
O peso de 1470kg é o 2.2 JTS, o 2.4jtd é um 5 cilindros a diesel(bloco em ferro) é normal ser muito mais pesado... Mas qualquer carro com motor diesel de 5 ou 6 cilindros é bastante pesado derivado do imenso peso que o motor tem, o bloco é em ferro! Vê o peso de um A5 2.7tdi e vê o A5 com motor de 4 cilindros, de preferencia a gasolina(nem sei se existe) e vê a diferença de peso...

O Brera que referes é o Brera S, foi afinado e aligeirado pela Prodrive mas vendido de origem pela Alfa Romeo, chegava a ser quase 100kg mais leve em algumas motorizações.

O peso de 1470kg é o 2.2 JTS, o 2.4jtd é um 5 cilindros a diesel(bloco em ferro) é normal ser muito mais pesado... Mas qualquer carro com motor diesel de 5 ou 6 cilindros é bastante pesado derivado do imenso peso que o motor tem, o bloco é em ferro! Vê o peso de um A5 2.7tdi e vê o A5 com motor de 4 cilindros, de preferencia a gasolina(nem sei se existe) e vê a diferença de peso...

Sim eu sei. Um 5 cilindros será sempre mais pesado que um 4. Apenas acho que 220 kg de um TT 2.0 tdi I4para um 2.4 jtd I5 um exagero. Um mero cilindro não equivale a mais 220 kg! E não esquecer que o TT é AWD.
Como nota e se não me engano, já à uns anos que existem blocos diesel em alumínio.

Para teres uma ideia dos pesos que falamos, compara os 1600 kg do Brera 2.4 jtd com os 1475 kg do A5 2.7 tdi. [;)]

Eu acho o Brera lindo mas é um peso exagerado, sofre de torque steer e tem uma direcção pouco precisa. Tudo isto retira feeling a um modelo que é desportivo na sua essência.

Mas como já conduzi, tenho a minha opinião bem formada, e mais facilmente se parte um átomo que um preconceito, chega de OT.

No carfolio o A5 2.7 tdi pesa 1550kg tem 190cv e 400nm então se o Brera 2.4 jtd pesa 1600kg e tem 210cv e 400nm... Então o A5 2.7 tdi é um pastelão tambem, pois é apenas 50kg mais leve e tem menos 20cv...

A5
2009 Audi A5 2.7 TDI specifications, information, data, photos 232683
Brera
http://www.carfolio.com/specifications/models/car/?car=153230

O Brera 2.0JTDm(em comparação com TT 2.0 tdi) pesa 1475kg o TT pesa 1370kg são 100 kilinhos, mas o Brera ao lado do TT é muito maior e mais robusto.

Brera
2010 Alfa Romeo Brera 2.0 JTDm specifications, information, data, photos 213708
TT
2010 Audi TT Coupé 2.0 TDI quattro specifications, information, data, photos 214632

Última edição:
O Brera tem torque steer?? O que conduziste devia estar com muita folga na direcção, pois se á coisa que o Brera é é filtrado QB e torque steer é coisa que não existe. Understeer acredito, mas isso o A5 tambem sofre e bastante, vê o Audi S5 no Top Gear vs M3 e vê a critica ao seu comportamento e a sua subviragem terrivel...

Jedi este tópico até é do belo 4C, deixa lá estar o Brera que quem não gosta há-de sempre encontrar-lhe defeitos e terá sempre dificuldade em conhecer-lhe as virtudes, é como a forma como se colocam as questões: "não gostas do carro X pois não?" A resposta será à partida um "não"!
Quem gosta gosta, quem não gosta siga! Gostos são como as opiniões cada um com a sua.
Apreciemos as belas reviews do 4C que é o animal do momento.
O Brera é o Brera!

Muito bom o video.
A "tosse" nas reduções de caixa são qualquer coisa.
E relativamente ao som, só prova mais uma vez a maricada que foi há uns tempos quando se comparou com os ibizas a gasóleo.

É alto, o que se compreende pelo facto de o motor estar logo ali atrás das orelhas.
Agora não há dúvida que a sonoridade do 4C é, na minha perspectiva, espectacular. Grande som de escape! Muito bom!

Sem duvida que o som dentro do carro e a trocar de caixa é muito mais agradável. Gostei do video de certa forma dá para perceber a ligeireza do conjunto.

Voltar
Superior