Alfa 4c

Esta questão da potência é sempre engraçada porque a única limitação que vejo no desenvolvimento de um motor, por parte das marcas, são as questões ambientais. Pelo menos que justifiquem uma potência tão baixa para o motor que é.

Em 1984 a Renault já tinha nos ralis um 1400cc com 350cv. Foi só há 30 anos atrás... A Lancia tinha no seu S4 um 1800cc com +550cv.

Mas isto é transversal a muitas marcas, como a Toyota no caso do GT86 por exemplo.

Isso são motores de competição e do grupo B, a gloriosa fase dos Rallyes.
O Peugeot e o Lancia, 1800 tinham essas potências: 500 / 550cv sim.

Eram no entanto motores para durarem apenas Horas. E houve outros casos para durarem minutos.

Chegavam também a fazer em prova, naqueles pequenos troços: 500 litros "aos 100".
6 vezes um F1. [:D]

Pelo que tenho lido e visto, basta um Cayman normalzinho. E estamos a falar de tempos porque sobre tudo o resto... são mundos diferentes, é um bocado como a Liga Portugesa e a Premier League.
Vá, ao menos fala verdades... Mentir não vale. os tempos do Cayman "NORMALZINHO" nem lá cheiram, o S andam ela por ela... O resto, sim é como comparar futebol com volei, são coisas completamente diferentes.

O modelo está a nascer, se tivermos sorte virão versões diferentes... O Spider já aí está, pode ser que apareça um GTA(know how para fazer grandes turbinados tem o grupo coisa que chegue). Alem disso, estamos todos com sabor a pouco em relação á potencia, mas quem já o conduziu diz que é mais que suficiente e até bruto de mais... Portanto.

Esperemos, apenas acho que o deveriam ter feito logo uma versão mais potente, podiam chamar de GTA, ou qualquer outro nome, desde que se distinguisse do que existe/existia na altura do lançamento.

Quanto a rivais, na minha modesta opinião não faz sentido compará-lo com o MX-5 (apesar do Mazda ser um excelente carro), mas motor, construção, cliente tipo são diferentes, o Lotus pode ser rival devido ao baixo peso, preço e também aos motores serem mais adequados à comparação com o 4C, o Cayman sem dúvida para mim é neste momento o pináculo e a Alfa poderia ter apontado para esse objetivo, mas nunca com o motor atual, deveria logo ter colocado algo que não deixasse dúvidas tivesse um motor absolutamente fenomenal.

Porque se nós formos pelas versões que poderão ser ainda lançadas e se realmente ainda lançarem um GTA, qual irá ser o preço, 70 ou 75, até mesmo 80 mil euros? Já estamos no domínio de carro de coleção no que a Alfas diz respeito, não me parece muito estratégico querer que um carro como o 4C (que torno a dizer acho muito bom), seja concorrente do Cayman (com todo o peso que o nome Porsche carrega), com preços mais altos.

Penso que será difícil conseguirem muitas vendas, logo vamos dar outra vez ao colecionismo e só meia dúzia de afortunados o poderão conduzir e se há coisa que este carro merece é ser conduzido, experimentado para colocar novamente a Alfa no topo da indústria automóvel.

attachment.php

garfield,-popcorn-127069.jpg

Nunca disse que era injusta a comparação, simplesmente estou a explicar o porquê da vantagem do 4C no circuito.

A Lotus não precisa de extrair mais sumo do motor, porque tem um Exige com um 3.5 V6, se quiser ir papar 4Cs para circuitos.

lol... Por essa ordem de ideia peguemos num Alfa 182B e vamos papar exiges para os circuitos...
Estamos a medir p*chotas agora, ou a falar de carros concorrentes? Se o elise não chega, vai-se buscar o proximo?​

Isso são motores de competição e do grupo B, a gloriosa fase dos Rallyes.
O Peugeot e o Lancia, 1800 tinham essas potências: 500 / 550cv sim.

Eram no entanto motores para durarem apenas Horas.

Horas? Tipo 72 Horas só se for, sempre a fundo, em condições como o Rally de Portugal, Grécia, Kenya, etc.

Not bad.

Se 30 anos depois a evolução não permite ter um motor de estrada, por exemplo, 1800cc 300cv, então não sei... Claro que permite, os 1.6 Turbo dos WRCs actuais não duram "apenas horas".

Agora quanto a consumos, emissões e acima de tudo... preço! Aí é outra história.

Uma coisa é pegar num motor que se usa em 500 carros do grupo e que tem que servir para as intenções de todos eles e metê-lo no 4c (com maior ou menor exagero), outra coisa é desenvolver uma unidade de propósito para um modelo que representa 0.000001% das vendas do grupo.

Em 1999 a Honda lançava, no S2000, um 2000cc com 240cv. Sem sobrealimentação!! Portanto, acho que este post até é desnecessário de tão óbvio que é.

Mas repito, é um "mal" dos dias de hoje, temos que viver com isso.

Quanto a rivais, na minha modesta opinião não faz sentido compará-lo com o MX-5 (apesar do Mazda ser um excelente carro), mas motor, construção, cliente tipo são diferentes,

Essa da comparação com o MX-5 não deves ler literalmente a provocação do user.
Por acaso saiu a comparação com o MX-5 porque estavam ambos numa garagem de alguém, se fosse um Kia Picanto ou um Ford Crown Victoria ali ao lado na mesma garagem a piada tinha aparecido na mesma. [:D]

Horas? Tipo 72 Horas só se for, sempre a fundo, em condições como o Rally de Portugal, Grécia, Kenya, etc.

Not bad.

Se 30 anos depois a evolução não permite ter um motor de estrada, por exemplo, 1800cc 300cv, então não sei... Claro que permite, os 1.6 Turbo dos WRCs actuais não duram "apenas horas".

Agora quanto a consumos, emissões e acima de tudo... preço! Aí é outra história.

Uma coisa é pegar num motor que se usa em 500 carros do grupo e que tem que servir para as intenções de todos eles e metê-lo no 4c (com maior ou menor exagero), outra coisa é desenvolver uma unidade de propósito para um modelo que representa 0.000001% das vendas do grupo.

Em 1999 a Honda lançava, no S2000, um 2000cc com 240cv. Sem sobrealimentação!! Portanto, acho que este post até é desnecessário de tão óbvio que é.

Mas repito, é um "mal" dos dias de hoje, temos que viver com isso.

Dando um exemplo: o Audi em competição tinha cerca do dobro dos raros Sport Quattro de estrada.
No caso do S4, 205T16 ainda eram maiores as diferenças.

O motor do S2000 de estrada é o exemplo que se dá sempre para potência específica num atmosférico.
É um marco sim.

Dando um exemplo: o Audi em competição tinha cerca do dobro dos raros Sport Quattro de estrada.
No caso do S4, 205T16 ainda eram maiores as diferenças.

O motor do S2000 de estrada é o exemplo que se dá sempre para potência específica num atmosférico.
É um marco sim.

É um marco mas não é único. FInal de 80's tinha o 1600cc com 160cv. Num carro utilitário e que se fartava de fazer km e kms sem problemas!

Não foi ontem, foi há quase 30 anos possa. E hoje a Toyota lança um desportivo, motor boxer e não sei o quê e pimba, 200cv e já vamos com sorte. Revolta-me.

Mas acabando o offtopic.

Alguns comparam sempre o 4C com o Cayman S e não com o Cayman.
Faz mesmo sentido né? (Para ganharem "uma Taça" não se sabe bem de quê).
Como se mesmo em preço não se tenha que passar primeiro pelo Cayman antes de chegar ao Cayman S.
Será tudo baseado na relação peso potência? [:D]

A questão é mais do que pertinente, isto porque muita, mas muita gente mesmo prefere um 4C a um Cayman, mas já prefere um Cayman S a um 4C.

E não estará já relacionado com a potência, com a capacidade do motor, com mais arcabouço (325cv vs 240cv, mais cilindrada, sendo mais "redondo", permitindo por isso maiores velocidades de cruzeiro, sendo considerado mais completo)?

É que em relação ao Cayman "normal" apesar deste ter mais potência, esse handicap é ultrapassado pelos kgs a menos que o 4C tem, permitendo até mais aceleração e sendo marginalmente menos rápido, não fazendo mossa nem os cvs nem os cc a menos do 4C, algo que já não se passa com o Cayman S.

Por isso tinham feito o 4C com 300cv e arrumavam o assunto! [:D] Ninguém falava mais nisto!

É um marco mas não é único. FInal de 80's tinha o 1600cc com 160cv. Num carro utilitário e que se fartava de fazer km e kms sem problemas!

Não foi ontem, foi há quase 30 anos possa. E hoje a Toyota lança um desportivo, motor boxer e não sei o quê e pimba, 200cv e já vamos com sorte. Revolta-me.

Mas acabando o offtopic.

Por algumas razões existe uma crescente atracção por clássicos.

Muitas vezes só mesmo a segurança passiva é factor incomparável.

E não estará já relacionado com a potência, com a capacidade do motor, com mais arcabouço (325cv vs 240cv, mais cilindrada, sendo mais "redondo", permitindo por isso maiores velocidades de cruzeiro, sendo considerado mais completo)?

É que em relação ao Cayman "normal" apesar deste ter mais potência, esse handicap é ultrapassado pelos kgs a menos que o 4C tem, permitendo até mais aceleração e sendo marginalmente menos rápido, não fazendo mossa nem os cvs nem os cc a menos do 4C, algo que já não se passa com o Cayman S.

Por isso tinham feito o 4C com 300cv e arrumavam o assunto! [:D] Ninguém falava mais nisto!

O 4C será sempre muito mais comparável com o Cayman e não com o Cayman S.
Também quando se compara Lotus com Porsche Cayman S é com o Exige 6C e não com o Elise 4C.

No entanto, quem observe com atenção e melhor ainda, quem conheça o 4C, percebe que não faz quase sentido comparar o mesmo com o Cayman.
O mais próximo que existe do 4C é o Elise; e mesmo assim ainda existe uma certa distância no produto.
O 4C é um carro que aparece proposto de uma forma bastante alternativa.
É mais um Super Carro em ponto pequeno, com um motor "pequeno" também, do que um análogo aos referidos; se bem que na prática se possam evidentemente comparar.
A questão depois reside no interesse ou não que cada um tem.
Algo importante: o 4C não é carro para uso intensivo, diário, não faz sentido.
Já um Cayman nada tem a ver nesse aspecto.
Escolher um 4C é sempre uma opção muito egoísta, podem estar certos.

(Mas um pouco para trás no tópico, já referi estes assuntos, principalmente depois de ter ido a 2 apresentações do carro: uma apresentação mesmo e uma segunda "apresentação" mais formal).

Last edited:
Muitas pessoas vivem obcecadas com o diesel, assim, se fizessem um 4C a gasoil já tinha um motor de louvar...

Back