Alfa 4c

Os TVR também costumam ser muito leves, habitualmente a sua carroçaria é em que material ? alguém sabe ? fibra de vidro ?

Os TVR também costumam ser muito leves, habitualmente a sua carroçaria é em que material ? alguém sabe ? fibra de vidro ?

Sim, fibra de vidro, mas a fibra de vida não tem a complexidade nem o preço da fibra de carbono.
Não deixam de ser artesãos pelo facto de construirem os carros à mão, um pouco à semelhança da Morgan e outras inglesas.

Sim, fibra de vidro, mas a fibra de vida não tem a complexidade nem o preço da fibra de carbono.
Não deixam de ser artesãos pelo facto de construirem os carros à mão, um pouco à semelhança da Morgan e outras inglesas.

Não estou a por isso em causa de forma nenhuma.

A combinação baixo peso e motores potentes e até brutais dos TVR é muito interessante.

Belo Shop... e boa notícia, se se vier a confirmar... O tal 4C com melhor motor está aqui... vai é ser um carro totalmente novo.

alfa-romeo-6c-fr-2.jpg

New Alfa Romeo 6C will aim to topple the F-Type | Auto Express

Cá estaremos para ver...

Attachments

• alfa-romeo-6c-fr-2.jpg
    alfa-romeo-6c-fr-2.jpg
    33.6 KB · Views: 0
Muito interessante como funciona a modelação da fibra de vidro, no entanto tinha a ideia que o carro usava outro material nos painéis (inox + resina + inox).

Por acaso do que vi achei muito engenhosa a construção.
A Alfa parece conseguir fabricar um carro que sai em baixo número sem se apoiar em demasia nas capacidades dos funcionários.

Colocam a manta de carbono nos moldes a resina é aplicada automáticamente dentro da autoclave por canais presentes no moldes. (EDIT: Fiquei com dúvidas nesta parte mas certamente que a resina é aplicada fora, o video pouco mostra, é um trabalho feito por outra empresa que não a Alfa que provavelmente terá interesse em não mostrar demasia do seu trabalho).

Só a "banheira" é feita de carbono o que diminui a necessidade de colagem de peças.
Os paineis da carroçaria são feitos num material que parece fibra de vidro pré impregnada com resina que ao ser comprimida num molde dá origem à peça, sendo depois colado o painel interior e exterior com epoxy.

Dá muito mais trabalho o processo tradicional de paineis de fibra de vidro, hão de visitar uma qualquer empresa nacional de fabrico de barcos que tem muito mais trabalho manual nos processos.
O desenvolvimento destas técnicas utilizadas no 4C visa precisamente poupar tempo e simplificar processos para que não seja necessário mão de obra tão especializada e é aí que está a arte toda.

Last edited:
Belo Shop... e boa notícia, se se vier a confirmar... O tal 4C com melhor motor está aqui... vai é ser um carro totalmente novo.

alfa-romeo-6c-fr-2.jpg

New Alfa Romeo 6C will aim to topple the F-Type | Auto Express

Cá estaremos para ver...

Não faz muito sentido o aparecimento do 6C nestes moldes.
Um irmao para o Alfieri?
Mesmo que a Maserati puxe do seu valor como marca para afastar-se do 6c em preço, não deixarão de ser essencialmente 2 carros iguais. Mesma base, mecânica, e previsivelmente performances.
Será que estão a tentar uma de GT86/BRZ, mas num escalão acima? Ou seja, conseguir de alguma forma mais volume para garantir a rentabilidade necessária deste modelo de negócio?

Quando se falou no aproveitamento do projecto 4C para se fazer um Maserati, trocando o 4 cilindros por um v8, acho que seria interessante repescar essa ideia, e criar um 6c derivado do 4c. Manteriam a exclusividade material e conceptual.
Um verdadeiro mini-exótico. O peso (seco) deveria saltar para a tonelada e mais uns pozinhos, mas com esse V6 Turbo, mesmo no seu estado mais soft, dava para adicionar 100cv aos 240 do 4C facilmente, compensando o peso extra.
A Alfa ficaria com uma máquina bem exclusiva, onde populam os 911, R8 ou F-Type, mas seria mais um mini-458 do que um verdadeiro rival desses. Esses poderiam ficar para o mais clássico Alfieri se entreter.

Não faz muito sentido o aparecimento do 6C nestes moldes.
Um irmao para o Alfieri?
Mesmo que a Maserati puxe do seu valor como marca para afastar-se do 6c em preço, não deixarão de ser essencialmente 2 carros iguais. Mesma base, mecânica, e previsivelmente performances.
Será que estão a tentar uma de GT86/BRZ, mas num escalão acima? Ou seja, conseguir de alguma forma mais volume para garantir a rentabilidade necessária deste modelo de negócio?

Quando se falou no aproveitamento do projecto 4C para se fazer um Maserati, trocando o 4 cilindros por um v8, acho que seria interessante repescar essa ideia, e criar um 6c derivado do 4c. Manteriam a exclusividade material e conceptual.
Um verdadeiro mini-exótico. O peso (seco) deveria saltar para a tonelada e mais uns pozinhos, mas com esse V6 Turbo, mesmo no seu estado mais soft, dava para adicionar 100cv aos 240 do 4C facilmente, compensando o peso extra.
A Alfa ficaria com uma máquina bem exclusiva, onde populam os 911, R8 ou F-Type, mas seria mais um mini-458 do que um verdadeiro rival desses. Esses poderiam ficar para o mais clássico Alfieri se entreter.

Por acaso acho que faz... não seria viável por si só para um Alfa, acaba por complementar e dar numeros ao Maserati e a indústria está cheia de casos destes e quer queiramos quer não a realidade da Alfa tb vai passar um bocado por isto. Não é complicado segregar de uma forma clara os públicos e os preços, quem sabe até as performances, embora estas se forem dentro do que está aqui anunciado são iguais... eu penso é que estas potências serão para o modelo Maserati e as mais elevadas poderão não estar disponíveis no Alfa... mas é especulação, claro...

Eu sinceramente prefiro isso (sendo uma plataforma partilhada) do que não existir uma opção destas na Alfa...

Não seria propriamente um 4C mais potente, pois o Alfieri será um motor à frente.

Quanto à sua existência, creio haver lugar para ele, não tem que ser um clone do Maserati, pode partilhar base e utilizar motorizações diferentes tendo como alvo um cliente diferente também, o aparecimentode um Alfetta não faz sentido? não ha um Ghibli? Certo que neste caso não ha uma mesma base, no entanto, teoricamente jogam no mesmo campo.

Mas a partilha de plataforma implica mesma disposição.

Ora.
Supostamente um eventual 6C seria "um 4C" com uma das 3 secções (traseira) diferente, estruturas em Al3+, para albergar uma mecânica grande.

Alfieri parece-me um GT de motor dianteiro.

Pode é a FIAT desistir do Alfieri como Maserati e avançar antes como ALFA.

Ora.
Supostamente um eventual 6C seria "um 4C" com uma das 3 secções (traseira) diferente, estruturas em Al3+, para albergar uma mecânica grande.

Alfieri parece-me um GT de motor dianteiro.

Pode é a FIAT desistir do Alfieri como Maserati e avançar antes como ALFA.

Tb me parece que o âmbito do Alfieri é ocupar o espaço do Granturismo, agora tb por isso não acredito que possa vir sequer a ser equacionado como apenas Alfa. Quando muito apenas Maserati... nisto a Alfa vai à boleia (e se for ainda bem e é bem feito na minha opinião)...

Tb me parece que o âmbito do Alfieri é ocupar o espaço do Granturismo, agora tb por isso não acredito que possa vir sequer a ser equacionado como apenas Alfa. Quando muito apenas Maserati... nisto a Alfa vai à boleia (e se for ainda bem e é bem feito na minha opinião)...

O Alfieri não vai substituir o GranTurismo, o sucessor deste sairá lá para 2018.

Fica aqui uns excertos do sr Lorenzo Ramaciotti:

"The GranTurismo is a GT and Alfieri is a sports car.

Ramaciotti played a big part in the design of the concept for new coupe and won our praise when he told us it won't be changed for production. "If you put the concept and the production car together it will be impossible to see the difference," he said.

For a while it'll be the only Maserati coupe and convertible available as the long-running four-seater GranTurismo and GranCabrio bow out next year, but they'll be replaced at a later date - the Alfieri is NOT that replacement."The GranTurismo is much bigger, it has a lot of space inside," Ramaciotti said. "The Alfieri is a 2+2, you'll not have more space there than you have in the 911 or Audi TT."

Last edited:
O Alfieri não vai substituir o GranTurismo, o sucessor deste sairá lá para 2018.

Fica aqui uns excertos do sr Lorenzo Ramaciotti:

Os italianos são sempre um espectáculo dentro do espectáculo... :)

Que o carro é maior, é, não há dúvida, penso que a diferença anda na casa dos 40cm, mas muita dessa diferença está na frente do Maserati que é daquelas "à la Jaguar E", com tamanho para um V12...

E é verdade que o carro tem lugares atrás coisa que o 911 não tem ou tem muito pequenos... os tais "2 mais 2 meios", mas daí a dizer que o carro é muito maior e que uma coisa não tem nada a ver com a outra tb acho um bocado exagerado... Percebo que eles vão querer ter os 2 e posicioná-los de forma diferente, mas dizer que o Alfieri será muito mais parecido com o 911 quando o propósito do Granturismo é bater-se com esse mesmo 911, enfim, para mim é um bocado contrasenso. Pode é ser que o novo Granturismo seja de facto ainda acima do actual, ocupando este o espaço que fica abaixo...

Se o Alfieri ficar um pouco abaixo do GT e o novo GT um bocado acima do actual, na prática dividem 1 carro em 2, vincando um pouco mais as valências de cada um... O que me parece difícil é haver espaço para 2 carros na casa dos 100/150 mil euros tão próximos 1 do outro, por isso devem mesmo ter que puxar o GT bem para cima...

Back