Alfa Romeo Giulia 2015

Sim tenho dúvidas e baseio essas dúvidas em factores simples: números de vendas.
Você assume que apesar dos números de vendas os portugueses preferiam ter um Golf em vez de um Mégane ou 308. Eu digo que os números de vendas demonstram que os portugueses preferem os franceses aos generalistas alemães. Você baseia a sua opinião numa interpretação subjectiva baseada na sua experiência pessoal, eu baseio a minha opinião somente nos números de vendas.

Além de que a postura comercial da Peugeot não é própriamente a de despejar carros no mercado com descontos. Até assume uma postura comercial bem próxima da VW.

E como o seu exemplo, também lhe posso dar muitos exemplos de pessoas que conheço que nem sequer consideram comprar um VW porque acham parvo pagar mais por um carro que não é melhor do que o que é oferecido pela concorrência. Olhe a começar pelos meus pais, pelo meu tio e primo que preferem Toyota pela fiabilidade, por familiares de amigos meus que já tiveram carros premium alemães (BMW e Mercedes), Hondas e agora só compram italianos, etc, etc.

Tem aqui os números de vendas de Março de 2016. O Peugeot 308 até vende mais que o Polo. Se as pessoas quisessem tanto um VW até estariam dispostos a comprar um em vez do 308 ou não?

A interpretação que faz é representativa das suas próprias preferências. Você preferia ter um VW a um Pug tal como o seu pai. Agora não extrapole a sua preferência para todo o português quando os números mostram claramente que a sua preferência não é representativa. Isto pelo menos se não existe nada em termos de vendas ou estudos estatísticos que suporte essa sua noção de que a maioria dos proprietários de um Renault ou Peugeot preferia um VW.

Ainda se me dissesse que preferisse um carro premium de um segmento acima, ou um carro exótico eu era capaz de concordar porque quem não gostava de ter um CLS ou um C Coupé, ou um Série 4 ou um Audi A5 que são carros apaixonantes (já para não falar de Porsches ou Maseratis ou Jags). Agora um Golf ou um Polo? [:D]

Posso te dizer que se o gol e o megane fossem ao mesmo preço, muitas pessoas nao escolhiam o megane.
Isto baseado nas pessoas que tenho contacto ( que passa da centena)

Um 208 é geralmente mais barato que um Polo, talvez uns 10%. E são esses 10% que demovem muitas pessoas de o comprarem.

Pergunta a quem não conhece puto de automóveis, imaginando que são ao mesmo preço, mesmo equipamento e motor, qual dos 2 preferiam. 3 em 4 pessoas preferem o Polo.

Essa é a tua opinião. Se quiseres paga a alguém para fazer esse estudo estatístico para suportar essa tua opinião. Eu não concordo porque a performance de vendas das diferentes marcas suporta a minha opinião e porque não tenho essa "experiência pessoal" de pessoas me dizerem que suspiram por um Golf ou um Polo em vez de um 308/208 ou Mégane/Clio. Agora se vocês preferem basear a vossa opinião em um ou dois casos pessoais em vez da performance de vendas estão no vosso direito.

Enquanto não houver esse estudo os números de vendas demonstram que os portugueses preferem os carros dos fabricantes franceses no segmento generalista e não acham que o símbolo VW valha a diferença em níveis de equipamento entre as marcas como acham que vale para marcas premium como BMW/Mercedes/Audi.

Como vocês não vão mudar de opinião por causa das vossas experiências pessoais e eu não mudo de opinião por causa da performance de vendas acho que não vale a pena continuar num diálogo de surdos.

Isso são balelas!

Na mesma comparação e sem ir para as versões desportivas um Golf com todos os extras custa 40000€
O Megane com os mesmos extras custa 31000€, são 9000€ de diferença.

Se os carros fossem ao mesmo preço 99% ia para o Golf não tenho quaisquer dúvidas.

Em Portugal as pessoas não compram carros full-extras e motorizações de topo. Essas versões correspondem sempre a um nicho das vendas. Fazendo uma configuração rápida de Golf e Mégane nos respectivos sites com motorização diesel comparável:
Por exemplo, se configurar um Mégane 1.5 dCI 110cv Intens ou GT Line (equipamento intermédio não conseguia seleccionar o mínimo) com caixa manual o preço que dava no configurador era 29.000€.
Um VW 1.6 Tdi de 110cv Trendline (equipamento intermédio seleccionável com motorização equivalente ao Mégane) dá 26.638€.

Logo á noite quando der uma vista de olhos ás revistas até posso comparar outros preços. Por isso, podem-me dar garantias todas que quiserem, as vendas desmentem a vossa opinião. E se as pessoas não preferem sacrificar equipamento pelo símbolo VW, desculpem lá mas só baseiam a vossa opinião em conjecturas.

Posso te dizer que se o gol e o megane fossem ao mesmo preço, muitas pessoas nao escolhiam o megane.
Isto baseado nas pessoas que tenho contacto ( que passa da centena)

Até podias dizer que era baseado em vinte mil.
Os números não batem certo com as vossas opiniões nem com a opinião do Sandro Meda. [:D]
Podem continuar a bater nessa tecla á vontade.

Em Portugal as pessoas não compram carros full-extras e motorizações de topo. Essas versões correspondem sempre a um nicho das vendas. Fazendo uma configuração rápida de Golf e Mégane nos respectivos sites com motorização diesel comparável:
Por exemplo, se configurar um Mégane 1.5 dCI 110cv Intens ou GT Line (equipamento intermédio não conseguia seleccionar o mínimo) com caixa manual o preço que dava no configurador era 29.000€.
Um VW 1.6 Tdi de 110cv Trendline (equipamento intermédio seleccionável com motorização equivalente ao Mégane) dá 26.638€.

Logo á noite quando der uma vista de olhos ás revistas até posso comparar outros preços. Por isso, podem-me dar garantias todas que quiserem, as vendas desmentem a vossa opinião. E se as pessoas não preferem sacrificar equipamento pelo símbolo VW, desculpem lá mas só baseiam a vossa opinião em conjecturas.
O problema é que o Trendline da VW não tem nada.

Bem o que eu pretendo dizer com estas comparações é que não tenho dúvidas que o que este Alfa saindo a rondar os 40000€ vai ter vendas marginais porque as pessoas vão preferir as marcas Premium mesmo com motor de cilindrada mais baixa (poupam no IUC)

Um editorial muito infeliz.
Parcial.

Não conheço o Sr.
Mas se fosse eu a mandar na motorpress tirava-o de imediato das funções de editor (se ele o é)

Estás enganado...
Quando um cão de fila rosna... o dono faz-lhe uma festinha e dá-lhe um biscoito...

Algures no gabinete do chefe...
"É assim mesmo que se faz boby"

Os números não batem certo com as vossas opiniões nem com a opinião do Sandro Meda. [:D]

Os números não batem certo porque um Polo não custa o mesmo que um 208 e um Golf não custa o mesmo que o Megane.

Já tive Fiat e Alfa Romeo e continuo a ser admirador confesso desta última. Neste momento, nem sequer tenho nenhum carro alemão nem italiano, para esclarecer.

Para já, convém esclarecer que se trata apenas de um artigo de opinião. Não é factual nem ninguém é obrigado a concordar com o mesmo. Nesse sentido, não vejo grandes motivos para choque com que está escrito no editorial do Autohoje. O que ele diz não está propriamente longe da verdade. Em alguns segmentos, principalmente acima do C, os alemães fazem os melhores automóveis. Basta conhecer o mercado para concluir isto facilmente.

A malta devia deixar de levar as coisas como se tratasse de uma guerra e esperar sempre massagens ao ego. Podem escolher o carro que querem sem estarem à espera de aprovação. Eu comprei um Alfa Romeo 147, mesmo sabendo que o Audi A3 era melhor. Comprei o Alfa porque era o que mais gostava e isso é o que realmente me interessa.

É possível que o Giulia até venha a ser inferior ao Mercedes Classe ou Audi A4, mas isso não fará com que o Alfa deixa de ser o mais especial.

A malta devia deixar de levar as coisas como se tratasse de uma guerra e esperar sempre massagens ao ego.

Vamos lá a ver... eu nem gosto o suficiente de carros, quanto mais de marcas. Nem me faz qualquer espécie que alguém escreva uma ode a uma determinada tecnologia, superior ou não. E até concordo que os Alemães fazem carros extraordinários: é um facto.

Agora o que me faz confusão é os clichés de personalidade relacionados com a nacionalidade das pessoas. Eu que já viajei a minha parte pela Europa também já tive de papar com o desdém várias vezes. E este tipo de clichés perpetua essas barbaridades (por escrito...)

O Alemão é isto e o tuga é aquilo. Isso é conversa de tasco, fica bem aqui, aliás atura-se. Agora numa publicação paga, é preciso alguma coragem para o escrever.

Pergunto-me sempre quantos alemães estas pessoas conhecerão e se alguma vez os viram trabalhar ou trabalharam com eles.

Durante anos falei da total parcialidade do AutoHoje. Muitas vezes essas minhas apregoações quase desesperadas eram diluídas por alguns haters que, aproveitando o facto da revista estar a dizer mal da marca(s) que defendia, se regozijavam para poder credibilizar as suas preferências.:sh)

Foi um ataque desesperado por parte deste Meda , que gostava de saber quais as suas verdadeiras motivações para tão vil texto. Mas aqui está, preto no branco, que o que se escreve neste fórum não cai em saco roto e até motiva ataques violentos de ira e regurgitação de bílis por parte dos extremamente condicionados "jornalistas" do AutoHoje.
Mas alguém acha que os Media,sobretudo estas revistinhas conseguem viver de publicidade e das vendas? [:)]

Devia levar com uma queixa ERC.

Reparem na alusão do MEDA(O) ao poder do dinheiro, mostrando no seu discurso o que este compra: O "charme britânico", a "elegância italiana", "a exuberância francesa", "os latinos com a Seat" e os "vizinhos de leste da Skoda"

E a ti? A prestação da casa deve ficar mais leve ao fim do mês...
Uma vergonha colossal. O pessoal tanto insistiu que os coelhos saíram da toca.[:vm)]

Estás enganado...
Quando um cão de fila rosna... o dono faz-lhe uma festinha e dá-lhe um biscoito...

Algures no gabinete do chefe...
"É assim mesmo que se faz boby"

Que deselegência ..... [s)]

A imprensa automóvel como a outra é feito de factos e de opiniões, mas acho as vossas interpretações muito radicais.

Eu mesmo que pensasse o mesmo (que não penso), evitaria pronunciar-me sob anonimato, acho que há certas opiniões ou comentários que devem ser dados ao vivo e com direito a contraditório.

Vamos lá a ver... eu nem gosto o suficiente de carros, quanto mais de marcas. Nem me faz qualquer espécie que alguém escreva uma ode a uma determinada tecnologia, superior ou não. E até concordo que os Alemães fazem carros extraordinários: é um facto.

Agora o que me faz confusão é os clichés de personalidade relacionados com a nacionalidade das pessoas. Eu que já viajei a minha parte pela Europa também já tive de papar com o desdém várias vezes. E este tipo de clichés perpetua essas barbaridades (por escrito...)

O Alemão é isto e o tuga é aquilo. Isso é conversa de tasco, fica bem aqui, aliás atura-se. Agora numa publicação paga, é preciso alguma coragem para o escrever.

Pergunto-me sempre quantos alemães estas pessoas conhecerão e se alguma vez os viram trabalhar ou trabalharam com eles.

Normalmente a intolerância está ligado ao não conhecimento (ignorância).

São os que viajam menos, conhecem menos, os mais radicais, mais regionalistas, etc. eu acho isto tudo um absurdo.

Caro Rosamano, se lesse bem o que escrevi para trás certamente que não faria este comentário, infeliz.

Como é óbvio falo no geral e dei o meu exemplo em particular.

Ou tem alguma dúvida que no geral o povo português prefere um Polo ou um Golf a um Megane/308, Clio/208?

Tenho (msg curta)

O v7 a acusar outro user de falta de elegância? [:D]

Que paródia!

Só falta aparecer o JGTB a defender cegamente a AH. Oh, wait...

Nada como o lançamento de um Alfa Romeo para animar as audiências do fórum.
Pena que aconteça tão poucas vezes!

Aqui está a capa exigida:

Screenshot_2016_05_24_13_49_48.png

O v7 a acusar outro user de falta de elegância? [:D]

Que paródia!

Só falta aparecer o JGTB a defender cegamente a AH. Oh, wait...

Nada como o lançamento de um Alfa Romeo para animar as audiências do fórum.
Pena que aconteça tão poucas vezes!

Eu não defendo ninguém, até porque acho que o Sandro Mêda já tem idade suficiente para se defender sozinho.

O que ainda falta aqui são as provas de que o Autohoje escreve ensaios de carros em que nunca andou. Ainda estou à espera.

Há que dissecar os números de vendas.
Sobretudo na proporção de vendas entre frotas e particulares.
Acho que nunca vi em Portugal essa diferenciação, mas por exemplo, já me cruzei com tabelas de vendas no mercado alemão em que comparavam os 10 mais vendidos no geral e os 10 mais vendidos nos particulares. Exceptuando o Golf no lugar cimeiro, do que me recordo, não havia mais nenhuma correspondência entre as duas tabelas.

No caso português, sabe-se que a Renault tem nas frotas um dos seus grandes clientes.
E quando se fala de frotas, no geral não é uma questão de preferência ou gosto, mas sim do melhor negócio.

Acho que exageras. Qual é o problema de se escrever "os carros britânicos geralmente respiram classe" ou "os Italianos são os mais elegantes, apaixonantes", "os Japoneses os mais perfecionistas e fiáveis", "os carros alemães menos arrojados esteticamente mas bons em todas as áreas" etc etc? Sim, são generalizações, e quem escreve algo do género está ciente disso, acho é que alguns de vós estão a fazer interpretações demasiado cegas do assunto, o que me leva a crer que não sabem o que é uma generalização.

Acho que o direito que defendemos com mais afinco nem é o da liberdade, mas o sim o direito "à indignação". Todo e qualquer assunto dá aso a posições totalmente antagónicas sem necessidade, a insultos, a juras de ódio etc etc. Enfim...

Last edited:
Não sei como alguns ainda perdem tempo com este assunto do favorecimento aos Alemães! [:D]

Mas isso é assunto antigo já; e de uma forma geral evidente.

Também passa por preguiça de muitos não lerem sequer a ficha das revistas que compram, não está nada escondido.
Está lá bem explicito:
Presidente: Maike Schlegel
Administrador: Friedrich Wehrle

Portanto como todos sabemos verdadeiros Tugas, criados e crescidos respectivamente de Viera do Minho e Viana do Alentejo [:D]

http://www.autohoje.com/index.php/simulador-de-seguros/item/78996-fich-tecnica-temp

Back