rcontra
Well-known member
Sim tenho dúvidas e baseio essas dúvidas em factores simples: números de vendas.
Você assume que apesar dos números de vendas os portugueses preferiam ter um Golf em vez de um Mégane ou 308. Eu digo que os números de vendas demonstram que os portugueses preferem os franceses aos generalistas alemães. Você baseia a sua opinião numa interpretação subjectiva baseada na sua experiência pessoal, eu baseio a minha opinião somente nos números de vendas.
Além de que a postura comercial da Peugeot não é própriamente a de despejar carros no mercado com descontos. Até assume uma postura comercial bem próxima da VW.
E como o seu exemplo, também lhe posso dar muitos exemplos de pessoas que conheço que nem sequer consideram comprar um VW porque acham parvo pagar mais por um carro que não é melhor do que o que é oferecido pela concorrência. Olhe a começar pelos meus pais, pelo meu tio e primo que preferem Toyota pela fiabilidade, por familiares de amigos meus que já tiveram carros premium alemães (BMW e Mercedes), Hondas e agora só compram italianos, etc, etc.
Tem aqui os números de vendas de Março de 2016. O Peugeot 308 até vende mais que o Polo. Se as pessoas quisessem tanto um VW até estariam dispostos a comprar um em vez do 308 ou não?
A interpretação que faz é representativa das suas próprias preferências. Você preferia ter um VW a um Pug tal como o seu pai. Agora não extrapole a sua preferência para todo o português quando os números mostram claramente que a sua preferência não é representativa. Isto pelo menos se não existe nada em termos de vendas ou estudos estatísticos que suporte essa sua noção de que a maioria dos proprietários de um Renault ou Peugeot preferia um VW.
Ainda se me dissesse que preferisse um carro premium de um segmento acima, ou um carro exótico eu era capaz de concordar porque quem não gostava de ter um CLS ou um C Coupé, ou um Série 4 ou um Audi A5 que são carros apaixonantes (já para não falar de Porsches ou Maseratis ou Jags). Agora um Golf ou um Polo? []
Posso te dizer que se o gol e o megane fossem ao mesmo preço, muitas pessoas nao escolhiam o megane.
Isto baseado nas pessoas que tenho contacto ( que passa da centena)