Acho que exageras. Qual é o problema de se escrever "os carros britânicos geralmente respiram classe" ou "os Italianos são os mais elegantes, apaixonantes", "os Japoneses os mais perfecionistas e fiáveis", "os carros alemães menos arrojados esteticamente mas bons em todas as áreas" etc etc? Sim, são generalizações, e quem escreve algo do género está ciente disso, acho é que alguns de vós estão a fazer interpretações demasiado cegas do assunto, o que me leva a crer que não sabem o que é uma generalização.
RElê lá o editorial e depois a minha crítica.
Eu não critiquei essa parte, até porque
concordo em parte com ela.
Critico sim quando se caracteriza o
povo. E está lá a dizer que os alemães são assim e assado. Isso sim é criticável porque é quase sempre feito de forma leviana.
Dizer que são sisudos, obstinados, orgulhosos, rigorosos e por aí é tão idiota como dizer que os pretos são burros. Desculpem lá ser tão frio e directo. Mas já vi que não perceberam o meu ponto...
(eu já bebi valentes copos com alemães e até já trabalhei com eles...)
Agora os carros são excelentes. Mas não misturem alhos com bugalhos por favor. Porque nós, enquanto portugueses andamos uma vida inteira a levar com este tipo de preconceito:
- desde esconder a etiqueta
made in PT nos sapatos e a ter de ficar em último numa entrevista de emprego lá fora.
Sermos nós a propagar este tipo de clichés nacionais... é uma idiotice chapada.
Não é o gene alemão que faz as coisas melhores. É estudar e trabalhar. Toda a gente consegue. Dêm-me orçamento que eu reúno uma equipa tuga a fazer um bom carro [

]