O FWD aceita-se nas motorizações mais baixas, mas nas mais potentes castra a dinâmica.
Os Audi só têm FWD nas versões menos potentes.
É possível um carro potente FWD ter bom comportamento? Claro, à custa de suspensões extremamente baixas e duras, por exemplo. Um RWD conseguiria o mesmo comportamento, com mais conforto. Ou melhor comportamento, com o mesmo (des)conforto.
Foi precisamente isto que matou o 156 2.5 e GTA. Posto ao lado de um e46, era noite e dia. O e46 conseguia ter melhor comportamento, ainda sendo mais confortável. Porquê? Porque é RWD.
Foi também o que matou o 159/Brera 3.2. Os FWD tinham comportamento fraco, os AWD o que melhoravam no comportamento por um lado, pioravam por outro (devido ao peso).
A única maneira de fazer um carro potente ter uma relação comportamento/conforto em condições é meter-lhe RWD, ou um AWD feito de raíz para quele chassis para ser o mais leve possível.
Se este Giulia tiver base FWD, vai continuar a ser um carro de entrada do segmento D, vai continuar sem sequer sonhar em competir com carros como um 335 ou sequer 330. Vai ficar como o Giulietta QV, que supostamente tem o "cuore sportivo" e é a "emoção" do segmento (assim dizem os anúncios)...e depois vêm Meganes e Golfs ensinarem-lhe como se faz.
Sim, concordo... e é totalmente aceite como verdade. O que difere é a potência que alguns dizem ser o ''limite'' de um FWD, uns dizem que dos 150cv para cima está arrumado e outros dizem que pode quase chegar aos 300cv...
Volto a dar o mesmo exemplo, do 156... vendeu e bem e está nas boas memórias de muita gente. Sim, o GTA já seria uma coisa um pouco deslocada... mas mesmo assim, se vires, a opinião geral é ÓPTIMA sendo que há sempre o senão (que não é pequeno): Não liderava no comportamento.
Mas, quer se queira que não, isso não diz assim tanto no Mundo real... 1º porque quem compra um Alfa (e continua a fazê-lo) não o faz porque é o melhor da sua classe, pois só assim se explica que continue a vender sem ser lider praticamente em qualquer ocasião; 2º arrisco dizer que 90 % das pessoas que compram um Série 3 não tiram partido do facto de ser RWD ou ter um comportamneto absolutamente exemplar. A maior parte compra porque: É BMW, é uma marca de qualidade reconhecida, quer algo que seja reconhecido como de ''topo'', alguns gostarão do carro por fora, outros têm-no como preferido no trio do costume...
3º Diria que é muito mais fácil alguém que comprar um Alfa comprar um BMW... pelo que disse atrás, quem compra a maior parte dos BMW's fá-lo de forma desapaixonada e numa cruzada pelo topo da industria automóvel. Não será raro o caso em que olham um Italiano com desdém.
Um bom exemplo foi um estudo de há pouco tempo que disse que 80% dos donos do série 1 pensa que o carro tem tracção dianteira... nem é preciso dizer mais nada, certo?
Série 1 (fora os seus defeitos) que é, mais uma vez, considerado o Rei do seu segmento no que ao comportamente/dinâmica diz respeito.
Diga-se o que se disser a BMW, infelizmente, não é na maior parte das vezes a escohida pelo comportamente/dinâmica dos seus automóveis e no fundo pelo seu ''cuore''...
Onde eu quero chegar é que, cá fora e no Reino do comum Mortal, nada ia mudar de assim tão radical se o Giulia saisse RWD (dos bons!). Não tenho qualquer dúvida que as vendas iam subir um pouco, ia ser alvo de melhores reviews e mais elogios (se o resto acompanhasse, já que o Giulietta é tido como um ''excelente carro'' mas lá tiveram de dizer que falta a tipica ''Alfaness''... ou seja, a Alfa é presa por ter cão e presa por não ter. Apesar de, verdade seja dita, o Giulietta ter alguns difeitos como todos os carros) mas para o povão isso interessa em doses minimas... mas mesmo minimas. E um Alfista que sempre comrpou ALFA's na vida não deixará de se interessar por ser FWD; Alguém que compra o seu BMW dificilmente ficará interessado mesmo que a Alfa adopte RWD's.
O 159/Brera são pesados.... principalmente o Brera que conseguiu chegar aos 1800 kg, penso eu :sh) Com o TBI (último motor) que ainda lhe foi montado e só com tracção dianteira lá chegou aos ~1400kg, segundo me lembro.
O que dizes sobre o Giulietta é provavelmente verdade... por acaso não sei como o QV se porta, ainda não vi nenhuma review. E é o que vou fazer depois.
Mas até por ai me dás alguma razão... claro que estamos a falar de carros que são todos FWD, neste caso, mas um Mégane RS é tido como o ''daddy'' do comportamento... ok, é mais potente (um pouco) e tem mais 250cc. Mas, como disse, não sei como se anda a portar o QV e aqui estamos só a falar do comportamento... o RS tem o mesmo tipo de tracção que um Giulietta mas é melhor. O mesmo se aplica a outros concorrentes. Ai o problema no foi o ser FWD... foi outra coisa qualquer.
Continuo a achar que no Mundo real outras coisas se acabam por levantar... mesmo que concordando contigo, claro, RWD seria a escolha ideal.