Alfa Romeo Giulia 2015

Começo eu pelo exterior: vinco na linha de cintura junto aos puxadores das portas (no Giulia acaba na porta traseira, no BMW segue até ao fim); curvatura do perfil do capot; saída de ar junto às cavas das rodas dianteiras; vinco junto às embaladeiras; colectores de ar frontais em ambos os lados; vincos no capot em V; e extremamente importante: a linha do tejadilho. Tudo junto e mais alguns pormenores quase intangíveis dão ao Giulia um ar inegavelmente BMW. Não fosse o scudeto da Alfa ser um delta em vez de um formato mais quadrangular e o Giulia passaria claramente por um BMW.

Consigo enumerar vários sedans com igual número de semelhanças (ainda que não as mesmas). Acho que boa parte das semelhanças são exageros da tua parte.

- Vincos no capot o M3 tem 2, o Alfa tem 1 que é o que vai desembocar à grelha caraterística da Alfa
- Os vinco da linha de cintura são diferentes. São na mesma "posição", mas diferentes.
- Linha do tejadilho? Visto de foto lateral? Estás enganado, as curvaturas são diferentes. Parte do meu trabalho no dia-a-dia é precisamente corrigir moldes de miniaturas automóveis (se bem que, ainda nao apanhei na net uma foto lateral 100% perfeita do Giulia, de maneira que não ponho as mãos no fogo)
- Os vincos nas embaladeiras são diferentes também, a curvatura superior é oposta à do M3.
- A curvatura do capot tem tanto de M3, como de XE e de C63 AMG.

Não acho que o carro tenha um "ar inegavelmente de BMW", de tal forma que apenas alguns o conseguem ver. A BMW continua com aquela "linhagem" de "tubarão" que é um dos traços mais marcantes do que é a marca nos dias de hoje, bem visível na frente de todos os ângulos, nada a ver com a da Alfa etc etc

Last edited:
Yah, desafinava os carburadores, era feito de frigoríficos russos reciclados, criava ferrugem como o Paulo Portas cria má impressão e tinham quarto reservado na oficina mais próxima.

Ou então era só o pessoal que não os mantinha como deve ser. Eu era um puto teso e o meu 33 safou-se bem em 6 anos comigo. Curiosos e mecânicos com a mania foram responsáveis por muito do tempo que esses Alfas passaram em oficinas.

Hum, Alfa 33 1.7 Local Cascais/ Algés...

Rua da Piedade? Av da República??? [;)] vê lá que se calhar os nossos dois 33 conheciam-se! [:D]

Voces a falar de interiores e exteriores e eu estou é preocupado com os tempos em Nurb...

Não consigo entender como é mais rápido que um Lambo LP640, um SLR ou um Porsche 911 GT3 2014!

giulia_colorizer_01_big_361.png

giulia_colorizer_01_big_414.png
giulia_colorizer_01_big_408.png

giulia_colorizer_01_big_035.png

giulia_colorizer_01_big_092.png

giulia_colorizer_01_big_248.png

giulia_colorizer_01_big_620.png

Last edited:
Bandidos, não apresentaram os Giulia que realmente vamos ver nas ruas...

Retirado do press-release de umas páginas atrás:
"Finally, the Alfa Romeo Giulia combines extraordinary engine performance and ample use of ultralight materials, like carbon fibre, aluminium, aluminium composite and plastic, to obtain the best weight-to-power ratio (lower than 3), enabling it to achieve a dry weight of just 1,524 kg."

Esta história do peso a seco devia ser eliminada de qualquer anúncio sobre qualquer carro. É demasiado enganadora. É comum ver este valor em superdesportivos, e em carros como o 488 ou o 650S significa diferenças de aproximadamente 150kg entre o seco e o "liquido". É muito. E ainda há que acrescentar o lastro representado pelo condutor.

Considerando o Giulia, um volume decente para o depósito de combustível e o V6 sobrealimentado, que deverá necessitar de uma expressiva quantidade de fluidos para funcionar correctamente, a confiar no que dizem no press-release, deverá dar para acrescentar facilmente 100kg ao peso anunciado. Fica a meio caminho entre o M3 e o C63 AMG.

Sem querer ferir susceptibilidades, mas... não será este um caso de gostos e, portanto, altamente subjectivo?
Pessoalmente, acho a frente do Giulia muito melhor conseguida que a maioria dos "renders" que fomos vendo ao longo dos anos. Gosto dos faróis com face praticamente vertical, tal como a área da frente estilo "muralha". Acho-a evocativa dos antigos Giulias e GTV's.

Essa "muralha" que referes poderá não ser uma escolha propositada dos designers. Cada vez mais temos assistido a uma crescente verticalização das frentes e isso deve-se, sobretudo, ao cumprimento dos regulamentos de segurança, na sempre sensivel questão dos atropelamentos.
Especulando um pouco (não tenho dados para confirmar), permite aumentar a área de contacto entre o pobre do peão e o carro em caso de atropelamento, não focando o embate num ponto apenas, gerado, por exemplo, por um párachoques saliente. Permite que a energia do embate seja distribuida sobre uma área superior, e com isso, permite reduzir o grau de ferimento da vítima. Não só essa verticalidade da secção frontal, como o uso de materiais mais softs, e distâncias crescentes entre esses materiais e hard-points (sobretudo, elementos estruturais), permite maiores probabilidades de sobrevivência entre o impacto de um automóvel com um humano, assim como redução do risco de ferimentos graves.

Os regulamentos, actualmente, interferem em demasia no aspecto do automóvel (talvez só encontrando paralelo nos EUA, na década de 70, em que até os faróis dianteiros eram regulados quanto à forma), mas mesmo assim, temos sido surpreendidos com cativantes exemplos de bom design e styling automóvel, mesmo que muitas vezes não encaixem nos nossos cânones de beleza, ou melhor, nos nossos muito limitados gostos pessoais. Mas isso não anula o facto de serem bons desenhos.

E um carro como o Giulia, vindo da marca que vem, após uma letargia enervante que mais não parecia acabar, despertaria sempre as emoções mais dispares.
Fosse pelo historial da Alfa Romeo, fosse pelas expectativas geradas pelo anúncios efectuados, fosse pelos seus apaixonados e muito emocionados fãs e anti-fãs, que, numa marca como a Alfa parece haver uma proporção desmesurada de ambos, que não permite qualquer discussão saudável sobre o tema.

Estava à espera que aparecessem as versões mundanas do Giulia para expor o meu ponto de vista sobre o aspecto do Giulia, mas como adiaram tudo para 2016, mais vale adiantar um pouco a coisa.

E para ajudar apareceu hoje este artigo (reckoner00 sempre em cima do acontecimento), que o tinha lido antes mesmo de entrar hoje no fórum:

Retiro de lá isto que resume bem o meu ponto de vista:

"It’s certainly not bad – nice surfacing, very good proportions and recognisable front-end graphics. But it’s a ‘nice’ car, the type of which others do at least as well. There appears to be a lack of confidence about its execution that makes it really rather forgettable, save for the front lamps and grille that feel applied to the too-flat front surface rather than an integral part of the overall design. Remember the first time you saw an Alfa Romeo 156? This car fails to create the same emotion."

O adjectivo "nice" acho que é mesmo a melhor definição sobre o aspecto do Giulia.

Primeiro as boas notícias. Motor longitudinal frontal e tracção traseira garantiriam um conjunto de proporções superiores quase de forma automática. Seria muito díficil estragar isso. E sem dúvida, o Giulia é no geral muito bem proporcionado. Também é possível conseguir FWD muito bem proporcionados, com a própria Alfa a ter no 156 e 159 excelentes exemplos desse exercício, mas com esta arquitectura, torna-se mais fácil. Apesar do músculo extra do QV estragar de alguma forma uma melhor percepção disso, devido ao aparato que ocorre na zona inferior da carroçaria, mesmo assim não permite esconder as clássicas proporções de um bom FR.

Também não seria díficil para a Alfa conseguir uma frente única. O scudetto, devido ao seu formato triangular, é garantia de que quando aplicado a qualquer coisa com rodas será automaticamente associado à Alfa.
Mas o scudetto por si só não deveria ser o único elemento que pudesse identificar o Giulia como um Alfa Romeo.
E é aqui que acabamos por chegar ao "nice".
Pois o que acontece para lá do scudetto acaba por cair no universo do genérico, e falta, a meu ver, alguma classe e distinção à forma como se abordou a definição das superfícies, elementos e detalhes.

Não deixa de ser irónico que a frente do 159 fosse considerada demasiada agressiva como um dos factores do seu insucesso, quando hoje em dia até o mais tranquilizador dos veículos familiares, parece que está pronto a atacar qualquer estrada como se fosse um circuito, ou tivesse pronto para nos engolir. Seja pelo crescente dimensionamento das grelhas, as suas têxturas cada vez mais vistosas, o abuso do bling bling, as óticas de dimensões generosas e contornos agressivos, DRL's metidas a martelo, as falsas entradas de ar que abundam na frente e as superfícies cada vez mais turtuosas.
Olhando para a frente de um 159, acaba por ser um exercício de restrição e elegância, quando comparado com a realidade actual.[:D]

Quando olho para a frente do Giulia, vejo ela cair em alguns desses vícios actuais. Dou-lhe um desconto, considerando que se trata do QV, e existem outro tipo de necessidades. Só que o resultado final, não fosse mais uma vez o incontornável scudetto, poderia provir de qualquer outro construtor.

A Alfa Romeo sempre teve bons exemplos de soluções muito próprias na definição de certos elementos, como óticas, cuidadosamente integrados, sem cair nas malhas das tendências em voga. 145, GTV, 147, 156, 159, GT e até o 166 conseguiam não só distinguir-se da restante concorrência, como as soluções encontradas, no geral, contribuiam imenso para o elevar da qualidade do desenho geral e identidade do carro.

É o que mais me chateia no desenho do Giulia. Cairam num conjunto de elementos tão vulgares e derivativos que realmente dá pena.
Não é uma questão de ser feio ou bonito, mas pior, ficamos totalmente indiferentes a estes.
O pior é mesmo a traseira. Nem uma restéa do ADN visual da marca sobrou.
Não sei porque raio decidiram por este caminho. Melhor aceitação? Não levantar ondas?
É também o defeito no apelativo Jag XE. Que coisa mais banal.

Aceitemos os factos. Não vai ser de um momento para o outro que eles vão liderar as tabelas de vendas do segmento. As expectativas de vendas nem são muito elevadas quando consideramos a concorrência já estabelecida. Porque acobardar-se tanto?

Nem o enorme difusor traseiro e as 4 saídas de escape ajudam a disfarçar o anonimato da traseira. Deviam ter mais atenção às traseiras. No meio do trânsito, acabam por ser a primeira parte do carro que vemos. Os actuais MiTo e Giulietta são facilmente identificados pelos seus rabos. Onde está essa identidade no Giulia?

Tentanto concluir, olho para o Giulia como objectivamente bem conseguido, não tendo nada efectivamente de mau no seu desenho. Mas subjectivamente, falta uns pozinhos para que quando olhamos para ele vejamos realmente um Alfa. Caso o grupo VW tivesse levado a deles avante e comprado a marca, este seria o resultado esperado (apesar de achar que sendo o Walter da Silva o boss supremo do design do grupo, ainda haveria a hipótese de vermos algo com o toque de génio como o que teve no desenho do 156).

Pode-se comparar o que o Giulia alcança com o que a Maserati alcançou com os actuais QP e Ghibli. Considero-os razoáveis do ponto de vista do styling. Acho que se deixaram perder em complicações desnecessárias. Mas mesmo assim, defendem com muito mais credibilidade o styling italiano do que alguma vez o Giulia defenderá. Demarcam-se claramente dos seus potenciais concorrentes. Não perdem apelo, não se confundem com rivais, e no geral, existe consensualidade a um nivel global.

A Alfa poderia ter arriscado mais, encontrando na sua rica história os valores necessários para guiarem os designers. Elegância, dinamismo, depuração, proporção, assertividade, distinção sempre estiveram presentes nos melhores exemplos estílisticos da marca. O Giulia fica um pouco aquém.

Caso o Giulia consiga ser o esperado sucesso comercial até poderão dizer que estas dissertações sobre o estilo do carro podem cair em saco roto, que não interessam para nada. O sucesso comercial não valida a qualidade do exercício de design/styling. A estética pode ser determinante para o sucesso comercial de um modelo, sem dúvida, e temos dois exemplos antagónicos dessa regra, nomeadamente o Fiat 500 e o Nissan Juke, mas mais uma vez não implica que o mercado seja o factor que valida a qualidade de uma solução.

E acho que o Giulia apresenta argumentos bem mais fortes para conseguir vingar no mercado que a sua estética.
Como produto, vejo-o como a melhor hipótese em muitos anos para colocar a Alfa no mapa novamente. Foram buscar maior parte dos ingredientes que se esperam de um Alfa. A começar na arquitectura, passando pela tónica na performance e dinâmica e o resto teremos de esperar pelas reviews, porque para já só conhecemos alguns números, que podem não contam a história toda.

E já chega... para já[:D]

Já tive um FIAT sim há muitos anos, ainda hoje tenho saudades.

Não há marcas infalíveis, mas o grupo FIAT (FCA) actualmente é um dos grupos Europeus mais fiáveis.

Pois eu bem me parecia que a resposta iria ser "sim eu já tive um há muitos anos...."

Grande post e um onde eu concordo com quase tudo excepto que a traseira é anónima... até acho que é a área com mais personalidade do exterior. Só faltou a análise do interior do carro, do qual sou bastante fã com uma excepção - as bacquets com costas em carbono que me parecem demasiado - e com uma dúvida - os reflexos no ecrã que podem ser problemáticos no mundo real.

é preciso ter um para se afirmar isso. Eu tenho, tu tens algum?
caga nisso... ha gente que fala daquilo que nunca teve nem se importa com os problemas dos outros
De facto, nunca tive nenhum, ou se calhar tive... Deixa-me pensar...

Desde o primeira 156 jtd SW em 2001, já por cá passou uma 159 2.4jtdm sw, um 33 16v, uma Giulietta QV e um MiTo 1.6 jtdm (estes 3 últimos ainda estão cá), pelo meio um Punto TD70, Stilo jtd, Gpunto jtdm e dois 500 jtdm (75 e 95)...
Também não me preocupo nada com os outros, nem administro o fórum com maior secção de "Oficina Virtual" sobre a marca em Portugal desde 2006...

:rolleyes:

Eu honestamente, não entendo como podem dizer que isto é ultrapassado:

Quando existe isto a sair ao mesmo tempo, e é elogiado :sh):

Tens realmente um problema com o A4 que sinceramente, psicologo com isso o quanto antes, ja nao é ressabiamente, é mesmo trauma grave e agudo, possivelmente por ser um sucesso, diria eu, em comparaçao ao que a Alfa faz (ou nao faz).

Dificilmente podem dizer que o A4 é feio, é um carro conservador, que segue uma imagem de marca criada pela Audi, um carro que ja tem um publico feito. E pelos vistos, essa imagem de marca, essa colagem entre segmentos, funciona, o que é curioso.

Quem acha que um A1, A4 ou A8 sao iguais, sou sincero: deixem de ser troll. Ha sim, como disse, uma imagem de marca, mas iguais? Nao conseguem distinguir o A8 por um A4? Isto so de quem nunca os vi ao vivo, é que as dimensoes dos 2 nem minimamente parecidas sao, o A8 é uma besta com enorme presença e facilmente distinguivel. Se falarem de um A3 Sedan e um A4, ou A4 Avant e A6 Avant especialmente na traseira, ai ate eu concordo que falamos de dimensoes porque de resto... agora com os restantes carros da gama? Tarda nada estao a fundir o A1 com o Q7... haja argumentaçao adulta amigos.

E pelas vendas, em comparaçao à concorrencia Alfa, mesmo quando falavamos do 156 ou do 159, tenho dificuldades em ver essa beleza toda quando isso nao traduz em vendas, quem compra um A4 pode comprar um qualquer Alfa concorrente, mas pelos vistos, nao era isso que acontecia, certo? Por isso, a questao da estetica e essa tua doença com o A4, é realmente so problemas com marcas. Era meter o simbolo da Alfa no A4 e passava, automaticamente, para o melhor carro do segmento, o mais bonito.

Em vez de estetica, podias usar a dinamica do Giulia como cavalo de guerra, mas es demasiado obtuso para conseguires pensar logicamente e de forma clara.

Last edited:
Tens de ir á brucha Cahib... Mas tambem és masoquista, depois de tantos problemas e tantos milhares de euros gastos num carro, vais comprar logo outro do mesmo grupo.

Já o tinha primeiro!!!
O que comprei para substituir o ALFA maligno ainda não deu qualquer chatice.

Boas, não sei se é repost mas la vai
A Alfa Romeu anunciou que o Giulia demorou apenas 07:39 em Nurburgring o que o torna 14 segundos mais rápido do que o BMW M4, 3 segundos mais rápido do que o Porsche 911 GT3, um segundo mais rápido que o Murcielago LP640 Lamborghini, e em pé de igualdade com a Ferrari 430 Scuderia. sinceramente este Alfa Romeo Giulia está a tirar-nos do serio…
http://tugacars.com.pt/a-alfa-romeo...-o-sedan-mais-rapido-em-torno-de-nurburgring/

Back