Alfa Romeo

Usando a experiência propria que tenho com carros, posso afirmar com toda a certeza que um Alfa de um determinado segmento é tão bom, bem construido, duravel como qualquer audi, bmw ou mercedes do mesmo segmento, quem disser o contrário fala com desconhecimento ou só porque sim.
Já tive dezenas de carros de várias marcas, a nivel de problemas e fiabilidade posso dizer que os Alfas dos ultimos 15/20 anos estão entre os melhores que tive. Acreditem se quiserem...
Actualmente ando num A6 de 2005 que a nivel de bug´s electricos está a deixar-me doido! Climatronic, fecho central, luzes de cortesia entre outros com vários problemas... Nunca em Alfa algum tive estes problemas todos reunidos(147, 156, 166 etc) isto é apenas um exemplo de como a fama de fiavel e não fiavel vale zero quanto a mim.

Para certas marcas, há falta de fiabilidade, para outras, é a manutenção...

:confused: :eek:(EEK!)

A FIAT (FCA actual), de facto já eliminou uma marca automóvel do portefólio (Lancia), para haver espaço para a Alfa-Romeo ainda sacrificar a excentricidade (melhor lucro actual e presença em mercado alvo), Maserati para o quê em concreto?

Uma década no mínimo para haver um carro D novo com logotipo de carro de Milão?, :o(Embarrassment)

Atenção que o que eu quero dizer com rebadge é um pouco mais que isso... é basear-se nos maserati para trazer novos Alfa. Não é necessáriamente só uma simples troca de símbolo à la Thema e Voyager... uma coisa mais Bravo-Giulietta... Marcando dignificativamente a diferença mas aproveitando ao máximo as sinergias.

Atenção que o que eu quero dizer com rebadge é um pouco mais que isso... é basear-se nos maserati para trazer novos Alfa. Não é necessáriamente só uma simples troca de símbolo à la Thema e Voyager... uma coisa mais Bravo-Giulietta... Marcando dignificativamente a diferença mas aproveitando ao máximo as sinergias.

Sendo o caso, dificilmente deixariam de fazer sinergias e partilhas de base.

A que chamas media-alta da Alfa?

Nem há plataforma industrial moderna na FCA para tal, nem a carroçaria e/ou mecânica a par da linha é compatível entre ambas as marcas e respectivo portefólio actual.

Talvez no SUV, aqui há potencial pelo mercado alvo e pelo efeito novidade arranque de projecto, que no caso concreto Maserati já está num plano de desenvolvimento avançado ao contrário do SUV da Alfa-Romeo.

Pelo que é avançado em informação automóvel.

10342467_479576622173178_2963876807176778108_n.jpg

Nelson Piquet (BRA) (Parmalat Racing Team), Brabham BT48 - Alfa Romeo V12
Monaco, 1979.

(Espectacular).

10391029_481141395350034_3289533705650283065_n.jpg

José Carlos Pace (BRA) (Martini Racing), Brabham BT45 - Alfa Romeo Flat-12
Monaco, 1976.

(FINA, actual TOTAL S.A).

Pessoal numa compra de um 156 usado, como se pode perceber o estado dos casquilhos da suspensão?

Last edited:
Estes planos servem mais para sabermos "o que a empresa está a pensar" do que outra coisa.

A Cadillac teve intenções semelhantes (atacar as germanicas) e criou produtos absolutamente fantásticos, chegando mesmo a superar a BMW no território dinámico e as suas vendas nunca reflectiram a qualidade dos produtos.

Isso de mercado é mesmo muito complicado.

A ALFA tem a seu favor uma marca com muito mais "aura" e "misticismo", mas o grande problema é que (como bem disseste) os fãs da marca na sua esmagadora maioria, não são pessoas que comprem carros novos.

O sucesso comercial das coisas pouco tem a ver com a qualidade real, mas sim com os símbolos. As marcas alemãs devido à força e lobby industrial da Alemanha têm uma pujança que as outras marcas Europeias dificilmente conseguem combater, veja-se o que aconteceu com a Saab, a Volvo ou a Land Rover, uma desapareceu e as outras foram compradas pelos chineses e indianos.

A Alfa Romeo pode conseguir bons números nos EUA, e se a China também estiver incluída nesse plano, 40k por mês em todo o Mundo será perfeitamente possível em 2018. Veremos.

A opção estratégica da FMC ter dissolvido a estrutura interna de marca dita premium (Jaguar, Land Rover, Volvo), foi uma oportunidade única na época para estas com novo capital financeiro injectado em todas, e a permitir à FMC a reestruturação interna do grupo.

E mercado, na Ásia e EUA já com estrutura comercial presente há muito.
A excepção é na Volvo que arrancou recentemente a operação na RPC, via accionista principal da marca.

Sendo o caso, dificilmente deixariam de fazer sinergias e partilhas de base.

A que chamas media-alta da Alfa?

Chamo um Seg E, o tal Alfetta, eventualmente baseado no Ghibli... Para não dizer que se faria também um concorrente do S7 baseado no Quattroporte. Mas aqui já acho fruta a mais e acaba por não haver espaço para tanto carro naquele segmento.
Complementando com o Giulia baseado no 200C (apesar de faltar uma carrinha).

Chamo um Seg E, o tal Alfetta, eventualmente baseado no Ghibli... Para não dizer que se faria também um concorrente do S7 baseado no Quattroporte. Mas aqui já acho fruta a mais e acaba por não haver espaço para tanto carro naquele segmento.
Complementando com o Giulia baseado no 200C (apesar de faltar uma carrinha).
Isso é pensamento à VW,e seria melhor um à la BMW, em que não há canibalismo dentro do grupo, miniBMWRolls-Royce! Para o grupo FIAT, penso que 2 linhas paralelas seria o ideal! Uma luxo e outra desportiva e city cars! Fiat ficaria com city cars; no luxo começava com Lancia e seguia pela Maserati; na linha desportiva começava com Alfa-Romeo e seguia pela Ferrari! As marcas Americanas ficariam como produtos não digo low cost mas para pessoas menos exigentes, e mercados emergentes! É só uma opinião!

São os Maserati... esses já são Ferrari. Na prática não há alterações, é mais marketing que outra coisa. Continuo a achar que o melhor que tinham a fazer era fazer um rebadge dos Maserati para a gama média alta da Alfa... Resolvia-se o problema mais rapidamente e com menos custos digo eu.

Fazer rebadge de Maseratis para a Alfa isso não faz qualquer sentido.
Deixem vir os motores da ferrari para a Alfa, que deve estar na hora histórica da filha injetar vida na mãe.

Quem não entender que veja a história da Ferrari e da Alfa, uma deu vida á outra, a Ferrari talvez nunca viesse a existir se não fosse a Alfa.

Deixem vir os motores da ferrari para a Alfa, que deve estar na hora histórica da filha injetar vida na mãe.

Quem não entender que veja a história da Ferrari e da Alfa, uma deu vida á outra, a Ferrari talvez nunca viesse a existir se não fosse a Alfa.

Estou de acordo com o que escrevestes.

Também não sou apologista dos rebadge da Maserati em Alfa Romeo, isso é a lei do mínimo esforço e já demonstrou no passado que se deram mal com isso.
O Giulietta é o primeiro caso de uma plataforma própria da Alfa Romeo e apesar de actualmente não vender muito, o produto é muito bom, aliás não esquecer que já deu origem a mais 4 modelos.

No fundo o que defendo é uma Alfa Romeo forte com plataformas, suspensões, motores e transmissões à altura do seu nome, e aí sim poderá-se pensar em utilizar o melhor que a Alfa produziu e aplicar nas restantes marcas do grupo (excepção à Maserati e Ferrari, obviamente), à semelhança do que o Marchionne defende para pois novos Charger e 300, com plataforma Giorgio.

E ao contrário do que já disseram, o facto de utilizarem motor V6 Ferrari não estão a banalizar a marca do cavalo, pois esta nunca utiliza menos que V8 e isto traz é muita credibilidade à Alfa Romeo e não o contrário.

Mas a Ferrari é a filha mais castradora de sempre

Back