Alfa Romeo

Os Alfas também avariam... têm peças alemãs.

Lembro-me do 164 2.0 V6 TB... tinha o ralenti irregular... era um sensor de temperatura... da BOSCH!!!
[:D]

Last edited:

Lembro-me do 164 2.0 V6 TB... tinha o ralenti irregular... era um sensor de temperatura... da BOSCH!!!

Nem mais, na minha saudosa 156 SW de inicio de seculo, a única que falhou em 4 anos 80 e tal mil kms foi a centralina Bosch do ALFACODE que não deixava pegar o carro. E eu a pensar, prontos ! isto deve ser coisa da Magnetti Marelli [:D]

A minha experiencia ALFA é um horror. :sh)

Meu 1º popó. 33 1.5 TI, 3 anos/ 60k aprox: Por vezes quando estava mt frio e ficava parado alguns dias a fio, custava pegar. Era ainda a carburadores :) Tirando isso, não desafinavam, mas tb é verdade que fazia regularmente off city :)

A 156 SW selespeed, 4 anos, 80k aprox: Centralina ALFA CODE ( Bosch ) trocada com 3 anos.

Mitolas: Mjet 1.6, 4 anos/70k aprox : tinha um chocalho duma folga nas pinças dos travões dianteiros, quando as pastilhas já iam a meio, sobre pisos esburacados .

Computo geral. Tirando o ALFA CODE na 156, que até foi barato, gastei zero fora da manutenções.

Devo ser um sortudo do camandro !

O 156 no qual aprendi a conduzir teve 3 problemas:

1- A pala do sol do condutor perdeu a força por duas vezes, aparecendo sorrateiramente no campo de visão durante a condução [:D] dado o encaixe ser de péssima qualidade, o que era motivo de piada à mesa "pala do Fiat Uno".

2- Partiu um dente do carreto da 2ª velocidade e o dente andava solto dentro da caixa, impedindo outras mudanças de entrar de forma aleatória.

3- Partiu a correia de acessórios antes da manutenção programada (a única vez que andou de reboque).

Deixou memórias muito, muito boas.

Pá eu cometi aquelas loucuras da juventude de comprar um 156 1.6 usado que era seguido em termos de manutenção programada numa oficina daquelas de alfistas. Já não me lembro bem mas havia uma ***** qualquer que tinha que se mudar a cada quarenta mil, ou era mais?!? Alguém sabe o que é? Não era barato. Depois foram os não sei o quê da suspensão que rangiam, vai de trocar. Ópticas amareladas todas comidas. Uma vez encostei com as luzes todas no vermelho mas aquilo lá arrefeceu e rolou até casa. Mais uma ***** que tive de mudar e também não me lembro. Uma manhã de -2° e travão de mão colado. Foram só aventuras. Foi sem dúvida dos carros que mais gozo me deu e foi melhor ter tido um do que não ter.
Manutenção programada é que nunca mais.

As questões que têm de colocar é:
- Quanto tempo decorreu entre a especificação do componente e o inicio de produção
- Quantas alterações ao pedido inicial houve durante esse período

O facto público e sabido é que a Alfa é famosa por bater todos os recordes no tempo de desenvolvimento dos modelos. Os mesmos fornecedores que estão habituados a ciclos de desenvolvimento de anos com os restantes clientes têm de fazer o mesmo numa fracção de tempo com a Alfa (com o MiTo a história foi semelhante). Sabem o que se costuma dizer? "Uma grávida faz um bébé em 9 meses mas nove grávidas não fazem um bébé num mês".

As questões que têm de colocar é:
- Quanto tempo decorreu entre a especificação do componente e o inicio de produção
- Quantas alterações ao pedido inicial houve durante esse período

O facto público e sabido é que a Alfa é famosa por bater todos os recordes no tempo de desenvolvimento dos modelos. Os mesmos fornecedores que estão habituados a ciclos de desenvolvimento de anos com os restantes clientes têm de fazer o mesmo numa fracção de tempo com a Alfa (com o MiTo a história foi semelhante). Sabem o que se costuma dizer? "Uma grávida faz um bébé em 9 meses mas nove grávidas não fazem um bébé num mês".

Mas o MiTo já estava mais que desenvolvido há mt na vida real, visto que era um GP com acertos e afinações mais engraçados

Mas o MiTo já estava mais que desenvolvido há mt na vida real, visto que era um GP com acertos e afinações mais engraçados

Penso que já andavas por cá no fórum no tópico (há 10 anos ou mais) onde se discutiu o tempo curto de desenvolvimento e optimização do MiTo, se a memória não me falha houve um engenheiro da Alfa que veio dizer cá para fora (na Quattroruote?) que praticamente não tiveram protótipos de teste, etc.
Estes desenvolvimentos relâmpago já são quase uma imagem de marca dos italianos [:D]

Penso que já andavas por cá no fórum no tópico (há 10 anos ou mais) onde se discutiu o tempo curto de desenvolvimento e optimização do MiTo, se a memória não me falha houve um engenheiro da Alfa que veio dizer cá para fora (na Quattroruote?) que praticamente não tiveram protótipos de teste, etc.
Estes desenvolvimentos relâmpago já são quase uma imagem de marca dos italianos [:D]

Sim mas isso foi para as afinações pq a plat ja vinha do GP.

Não chegava á dinâmica dum Mini mas era engraçado de conduzir com os motores mais cheios e a ajuda do q2. E como disse, em 4 anos +70k só o bug do chocalho nas pinças travões. De r€sto, só revisões e gasóleo.

Não seria inédito, mas... não dês ideias.

552b9c1035e0e3cdf31db3742feb295e.jpg

Essa é uma piada já velha... [:D] mas mais velho ainda é o insucesso da gestão da marca. [s)]

Piada velha mas certo é que o sedam ficou a léguas do que devia vender pq supostamente era o mercado global que interessava e só na Europa é que se vendiam SW.

Não que o dobro de Giulias vendidas com ambas as versões no mercado onde ainda vende alguma coisa safa-se a coisa mas sempre era mais algum em caixa.

A concorrência direta produzem-nas só para a Europa onde perfaz metade ou mais das vendas totais neste segm. ao mesmo tempo que tem um cardápio interminável de SUVs, mas os estrategas da FCA, que são a ultima coca-cola do deserto é que sabem [:D]. Pois, está avista o resultado :sh)

Já viram a quantidade de "Transits" na estrada? Isso é que salvava a Alfa Romeo...ahhh e uma pick-up também.

Um dos maiores cancros das estradas. São tão resilientes como poluentes. A maioria tem mais de 20 anos e parecem locomotivas a vapor. Todos os dias vejo mais de 10 a caírem aos pedaços de ferrugem mas sempre a andar/envenenar o ar á bruta.

A fiscalização policial das inspeções tb é o que é, o que ajuda imenso :sh)

Back