Alfa Romeo

Se disseres que havia moteres mais redondos, e que numa condução descontraída são tão bons como o TS, concordo.
Numa condução empenhada, o TS era dos melhores (se não o melhor).

Por acaso, ainda esta semana peguei no meu e levei-o para umas voltinhas na Serra.
O motor não se porta mal, mas não está, claramente, à altura do chassis. Dou por mim, muitas vezes, a pedir mais motor, quando ele já deu tudo o que tinha a dar.
E para ele dar tudo o que tem, temos de o conhecer bem e usar muito, e bem, a caixa.

Eu não disse que é inferior à concorrência. O que eu disse foi que, para 120 cv, não é nada de extraordinário.
Não te esqueças que a concorrência era menos potente.

O quê?! Também os JTD têm problemas com a MAF? :( Ai ai ai...

Nota positiva para o interior então :)

O quê?! Não consegue ser mais confortável do que um Ibiza?! Então um Clio (segmento B) é mais confortável que um 156 (segmento D)?

têm

o meu Punto Jtd levou uma por volta dos 70.000 Km´s

Mas tbm te posso dizer que foi vendido com 125.000 Km sem ter dado mais nenhum problema para além dessa Maf.

Fiabilidade 5 estrelas.

Por acaso, acho que o carro anda com um problema qualquer desse nível.

Além de os consumos ainda estarem mais altos que o normal, já são duas vezes seguidas que ele chega aos 180 e não passa.
Apesar de eu saber que o variador de fase está a começar a dar sinais de fraqueza, não me parece que isso justifique tudo.

Quanto às jantes de 17', de facto, dinamicamente não são a melhor solução. Mas a estética.[br:)]
Garantidamente está mal.

O meu mesmo a dois e com mala cheia da chega com relativo avontade aos 205 a direito...

E tb tem jante 17"...

E tb está de origem...

E o variador volta e meia tb dá uns ares da sua graça...

Verifica isso que ainda tens uma supresa! [;)]

Última edição:
Alfas em casa

Alfas em casa

- Alfa 33 1.5 (há mts anos..tinha eu pa i 5 ou 6 anos e pensava k tds os carros vermelhos eram ferraris...logo...qd o meu pai xegou com esse a casa..akele era o "meu" ferrari :). Meu pai ainda hj relata k os probs principais eram calços de travão e velas (gastava mt), e gasolina..mas tb andava bem.
-Alfa 156 sw jtdm (140cv) 2005 - este é o do meu pai actual. Até agora...o único prob são os ruídos parasitas (que incomodam um pouco) de resto...grande motor..grande estabilidade..excelente.
- Alfa 147 jtdm (150cv) 2006 - este é o meu actual. Mt idêntico ao 156 em termos de motor e estabilidade em curva (um pouco melhor por ser mais pekeno)..até agora..só os tais barulhos parasitas (mas em mt menor escala..parece ser do tablier..os barulhos do 156 sao atras..penso k é de ser carrinha..falam em torção da carroçaria..n sei)

PS: O meu alfa é preto...mas continua a ser o "meu" ferrari ;)

BOm tópico

Cumps João

Última edição:
Alfa Romeo 33 1.7 QV de 1989 (do meu Pai e, posteriormente, meu durante 7 anos).

Colectores de escape, levou uns quantos (culpa minha, estava rebaixado e alguns buracos não perdoavam).
Um vidro eléctrico que avariou quando eu limpava os contactos com um canivete (fez/fiz-lhe um curto-circuito [:D] ).
Motor partido (nas mãos do meu Pai, por não ter corte e devido a umas reduções bruscar na tentativa de evitar um acidente).
Consumos de 10 a 11 litros aos 100 (se bem que tendo em conta o andamento, até nem era muito).

Ou seja, problemas que o carro tenha dado... parece-me que foram zero [:D]

Questões de feitio: não trava (abranda), ruídos parasitas, conforto era pouco.

Sempre satisfeitíssimo. Prefiro-o a muitos outros carros actuais.
E nunca outro carro me deu tanto gozo.

Alfa 147 3P 1.6 T.S Plus

Julho de 2001

73000 km

Satisfeito com quase tudo, excepto com os consumos.[:D]

Quanto à fiabilidade, o variador está prestes a morrer e anda com um problema qualquer no motor, que faz aumentar os consumos e perder velocidade de ponta.

Alfa 159SW 1.9JTDM
Julho 2006
8200 Km's

Globalmente satisfeito.

Unico senão (ou senões):
- gasta um bocado mais do que pensava
- esperava mais dos 150CV (ie, acelarações e recuperações)

Garantidamente está mal.

O meu mesmo a dois e com mala cheia da chega com relativo avontade aos 205 a direito...

E tb tem jante 17"...

E tb está de origem...

E o variador volta e meia tb dá uns ares da sua graça...

Verifica isso que ainda tens uma supresa! [;)]

Pois, o também chegava, agora é que anda preguiçoso.[:D]

O gajo vai ter de ir a uma consulta médica, para se fazer um diagnóstico.[;)]

Alfa 147 3P 1.6 T.S Plus

Julho de 2001

73000 km

Satisfeito com quase tudo, excepto com os consumos.[:D]

Quanto à fiabilidade, o variador está prestes a morrer e anda com um problema qualquer no motor, que faz aumentar os consumos e perder velocidade de ponta.
Esses sintomas não são do variador...
Parece-me mais a MAF. (e o termoestato tá a funcar ? consumos altos...)

Tenho 1 familiar que teve bastantes alfas desde o 75 2.0 TS, 164 V6 TURBO [br:)] a 33 1.3 SW,um GTV6 e por ultimo um 156 2.0 TS, e todos eles comprados novos, excepto o GTV6, nunca nenhum deles teve qualquer tipo de problema, mas mesmo nada!!!!Era so revisoes.E ainda conheco quem tenha uma 156 1.6 SW, 147 1.6 e um 156 GTA e eles so se queixam dos consumos mas que estao satisfeitos com as suas belas maquinas!!!Acho que sao automoveis simplesmente fantasticos!Sao carros a parte...[br:)]

Última edição:
Esses sintomas não são do variador...
Parece-me mais a MAF. (e o termoestato tá a funcar ? consumos altos...)

Sim, o variador e esse problema são coisas distintas.
Ainda ontem, em conversa com o Alfamaniaco, ele disse que estes sintomas podem, de facto, ser da MAF, ou do potenciómetro do acelerador, tal como aconteceu no 156 dele.

Tenho de o levar ao médico.

O que este pessoal foi desenterrar! Este tópico ainda vem do fórum antigo e tinha uma poll associada, mas essa foi ao ar :(

Bem, continuem lá a contar coisas sobre as vossas máquinas.

156... um carro para a história

pode considerar-se que é quase um carro da velha escola, derivado ao seu baixo peso e mau crash test [:D]

o motor de 120 cvs é muito bom, batedor dos seus concorrentes na altura.

o barulho e o cheiro da gasolina a entrar por um isolamento mediano são inesquecíveis.

a caixa, se trabalhar em condições, deixa muitos carritos de maior gabarito para trás

o chassis é 5 estrelas.

problemas óbvios no cá da casa (1999): variador de fase e palas do sol. teve de limpar a borboleta e mudou uma bobine (das velas)

resumindo, 156 baratos há muitos, mas acreditem, encontrar um 156 em bom estado e barato, é bem mais difícil. Não são dados como se apregoa por aí..

156... um carro para a história

pode considerar-se que é quase um carro da velha escola, derivado ao seu baixo peso e mau crash test [:D]

o motor de 120 cvs é muito bom, batedor dos seus concorrentes na altura.

o barulho e o cheiro da gasolina a entrar por um isolamento mediano são inesquecíveis.

a caixa, se trabalhar em condições, deixa muitos carritos de maior gabarito para trás

o chassis é 5 estrelas.

problemas óbvios no cá da casa (1999): variador de fase e palas do sol. teve de limpar a borboleta e mudou uma bobine (das velas)

resumindo, 156 baratos há muitos, mas acreditem, encontrar um 156 em bom estado e barato, é bem mais difícil. Não são dados como se apregoa por aí..
cheirar a gasolina???

Olá pessoal dos Alfas.

Por acaso sabem onde posso arranjar um catálogo ou fotos de jantes que equipavam o 156 da 1ª geração? Neste caso só interessavam as de 15 ou 16 polegadas. É que assim de repente só me lembro daquelas 15 muito frequentes por aí, com os furinhos, e as de 16 com cinco círculos. Houve mais?

Voltar
Superior