Alfa Romeo

querer-me parecer que vocês não estão bem a ver o que é um 156/147 GTA.
podem não ser perfeitos (não existem carros perfeitos), mas estão longe de ser apenas vulgares carros com motores potentes. apesar da limitações FWD, são carros que dão grande gozo de serem conduzidos (é preciso saber fazê-lo), o motor é qualquer coisa de fantástico, muito liiear e sempre disponivel.
a sigla GTA continua a ser dignificada por ambos.

Continuando com a minha linha de raciocínio, nenhum desses é digno dos pergaminhos da "Gran Turismo Allegerita"

Isto respondeu ao que queria saber, e por causa disto continuo a dizer... Ó Tempo volta para trás!

A alfa já não faz carros como fazia... infelizmente!
Os Alfas sempre foram carros pesadotes... historicamente é possivel ver isso, mas os GTA's (Gran Turismos ALIGEIRADOS!) sempre foram mais leves que as versões ditas normais. Tanto que agora entendo a entrevista de um jovem qualquer responsavel da alfa quando diz que o que vai interessar nos proximos GTA's é o peso, e não o motor! E CONCORDO A 110%! Acho que a escalada de potencia é uma questão falsa, para tapar os olhos ao peso dos carros! basta ver o novo M3! OBESO!

nem mais.

quanto ao trabalharem para a dimuição do peso, nada a dizer.
aliás, uma coisa, que isso seja para todas as versões e não só para as desportivas.

antes de mais, é preciso vender. hoje as pessoas não abdicam do AC, dos vidros electricos, esplhos electricos, bancos todos xpto em pele ...

Verdade!
Mas isso retoma a questão de há pouco. Os novos GTA fazem jus ao nome que ostentam?
Não, infelizmente.
De facto seria algo como o user Nero disse, não dar esta sigla ao 159 (mas também ao Brera).

Verdade!
Mas isso retoma a questão de há pouco. Os novos GTA fazem jus ao nome que ostentam?
Não, infelizmente.
De facto seria algo como o user Nero disse, não dar esta sigla ao 159 (mas também ao Brera).

Se o o 159/Brera GTA ainda não saiu como é ke tu sabes se é digno ou não de usar a sigla GTA ???

Verdade!
Não, infelizmente.

é assim, em comparação com antigamente, podem ficar aquém do que eram, mas num contexto actual continuo a achar que estão de acordo com a sigla.

Se o o 159/Brera GTA ainda não saiu como é ke tu sabes se é digno ou não de usar a sigla GTA ???

Vais-me dizer, que por milagre, vão retirar-lhe a "gordura" toda original que qualquer carro tem hoje em dia, abdicando de todos os sistemas de segurança, equipamentos XPTO, etc, reduzindo o seu peso num valor considerável?
Não me acredito e, infelizmente, nos dias de hoje não faz sentido.
É como o user AF147 disse, as pessoas não abdicam dos A/C, bancos em pele, etc.

Ou para ti um bom valor é descer 100Kg?

é assim, em comparação com antigamente, podem ficar aquém do que eram, mas num contexto actual continuo a achar que estão de acordo com a sigla.

Mas a sigla diz qualquer coisa como "Grande Turismo Aligeirado" (não sei italiano, mas deve ser algo do género.)
Ok, posto isto, os GTA são mais pesados que as versões normais!!!
Se queremos levar a sério a sigla GTA, esta já não faz sentido.
O que eles fazem é espetar com um motor mais potente e pesado e está feito!
Ou deixam de a usar, ou arranjam maneira de abater uns quilinhos.

Vais-me dizer, que por milagre, vão retirar-lhe a "gordura" toda original que qualquer carro tem hoje em dia, abdicando de todos os sistemas de segurança, equipamentos XPTO, etc, reduzindo o seu peso num valor considerável?
Não me acredito e, infelizmente, nos dias de hoje não faz sentido.
É como o user AF147 disse, as pessoas não abdicam dos A/C, bancos em pele, etc.

Ou para ti um bom valor é descer 100Kg?

Um eventual 159GTA não vai ter nada a ver com um normal 159 da mesma maneira ke um serie 3 não tem nada a ver com o M3

O 159 foi lançado pro mercado a pressa ou lançava-se o 159 rapidamente ou a ALfa fechava. Por isso o 159 tem muuuuuuito por onde evoluir , está previsto ke no restiling do 159 já terá entre 100e 150kg a menos , ke é um optimo resultado!

O problema do peso do 159 não é do chassis mas é do ke está a volta.

Last edited:
Um eventual 159GTA não vai ter nada a ver com um normal 159 da mesma maneira ke um serie 3 não tem nada a ver com o M3

O 159 foi lançado pro mercado a pressa ou lançava-se o 159 rapidamente ou a ALfa fechava. Por isso o 159 tem muuuuuuito por onde evoluir , está previsto ke no restiling do 159 já terá entre 100e 150kg a menos , ke é um optimo resultado!

Não responde à questão.
Estávamos a falar dos GTA.
QUanto á diminuição de peso, mais uma vez questiono, é digno da sigla GTA?
Continuo a achar que não.
Pelos vistos eu vejo esta questão dos GTA serem pesados como uma heresia, mais do que os próprios alfistas.[:D]

Mas a sigla diz qualquer coisa como "Grande Turismo Aligeirado" (não sei italiano, mas deve ser algo do género.)

é tudo verdade mas é preciso , mas existem muitas atenuantes , a situação do ALfa e do grupo Fiat nessa altura, o motor do GTA ke já tinha 30anos etc etc.

Simplesmente porque pessoalmente acho que um carro como 159 não se enquadra no espirito GTA.

O 156 ainda escapa, pois é mais pequeno, tem aquele look coupe e é mais "desportivo" do que o 159. Mas ainda assim o 147 e 156 não foram verdadeiros "GTA's".

Para banheiras pretenciosas já bastam as existentes.

Um Brera com menos peso, menos luxo e AWD ou até RWD já se poderá aproximar muito mais do Gran Turismo Aligeirata (ou la como se escreve).

Allegeritta!

As curas de emagrecimento nos carros de hoje em dia n são fáceis.. N se pode cortar a torto e a direito nos carros. Há especificações, regulamentações, testes, etc.

E depois há o cliente. Quem de voces passava sem bancos confortáveis? Sem um interior aprazivel? Hoje essa filosofia já n faz mto sentido em carros com cariz familiar.. Em questão de mordomias acho q n é possível voltar a trás. Para isso ha outros modelos.

isso é o que já foi dito atrás. os antigos GTA's eram efectivamente mais leves que os modelos normais, porque usam o mesmo motor, portanto qualquer corte no resto resultava numa diminuição efectiva em comparação com o modelo normal.
nos GTA actuais não se pode fazer um comparação directa, porque usam um motor 3.2 V6, mais nenhuma versão o usa para podermos fazer uma comparação directa.

mas por exemplo, o 156 2.5 V6 pesa 1405kg. o GTA (3.2 V6) pesa 1410kg. ou seja, virtualmente o mesmo peso e com mais 700cc e 60cv.

Não responde à questão.
Estávamos a falar dos GTA.
QUanto á diminuição de peso, mais uma vez questiono, é digno da sigla GTA?
Continuo a achar que não.
Pelos vistos eu vejo esta questão dos GTA serem pesados como uma heresia, mais do que os próprios alfistas.[:D]

oooo como não responde a questão ??? o gta para ser um GTA só presisa de ser mais leve ke a versão normal , não interessa se pesa 1t ou 3t , capice ??

isso é o que já foi dito atrás. os antigos GTA's eram efectivamente mais leves que os modelos normais, porque usam o mesmo motor, portanto qualquer corte no resto resultava numa diminuição efectiva em comparação com o modelo normal.
nos GTA actuais não se pode fazer um comparação directa, porque usam um motor 3.2 V6, mais nenhuma versão o usa para podermos fazer uma comparação directa.

mas por exemplo, o 156 2.5 V6 pesa 1405kg. o GTA (3.2 V6) pesa 1410kg. ou seja, virtualmente o mesmo peso, mas com mais 60cv.

ENtão, a Alfa que mude a sigla GTA para GTP "Grand Turismo Potere"[:D] porque a GTA já não faz sentido. O que afzem é dar mais potência, acabou.[:p]
É como o user Nero disse e que na altura nem concordei mas agora tem a sua razão de ser. Ele não queria o 159 com a sigla GTA porque não fazia sentido.

mas por exemplo, o 156 2.5 V6 pesa 1405kg. o GTA (3.2 V6) pesa 1410kg. ou seja, virtualmente o mesmo peso e com mais 700cc e 60cv.

BTW, segundo as minhas fontes, o 2.5 V6 não chega aos 1400Kg.

Back