Alfa Romeo

estão se a esquecer da sigla GTAm "Gran turismo Allegerita modificata" que não era feita com os materiais leves do Giulia GTA! é também uma sigla vencedor...foi usada mais nos motores 2000...e, mesmo tendo Allegerita no nome não era aligeirada! por isso, se os problemas são as siglas que coloquem GTAm em vez de GTA!

já agora chegou a exister um Giulia SA "sobrealimentata" ou lá como é que era uma viatura brutalissima daí o seu pouco sucesso...se for o 3.2 turbo ou biturbo será esta a designação mais indicada, principalmente porque os GTA e os GTAm eram orgulhosamente atmosféricos!

ENtão, a Alfa que mude a sigla GTA para GTP "Grand Turismo Potere"[:D] porque a GTA já não faz sentido. O que afzem é dar mais potência, acabou.[:p]
É como o user Nero disse e que na altura nem concordei mas agora tem a sua razão de ser. Ele não queria o 159 com a sigla GTA porque não fazia sentido.

epá eu desisto... [:D]

o 147/156GTA de uma certa maneira podem não ser considerados GTA verdadeiros , mas como já foi dito não existe nenhuma versão normal com esses motores e os GTA sempre foram versões descascadas das versões normais.

Yes...go on...
Isso é um dado adquirido, absoluto.
Os antigos Alfa GTA era dignos da sigla que ostentavam. Hoje, quer pelos tempos terem mudado, quer pelos gostos, na minha óptica, não são dignos desse nome.
Vai de encontro ao que tenho dito.

ENtão, a Alfa que mude a sigla GTA para GTP "Grand Turismo Potere"[:D] porque a GTA já não faz sentido. O que afzem é dar mais potência, acabou.[:p]

pensei que a comparação do GTA com o 2.5 V6 iria fazer luz, mas pronto. não entres por aí... senão dás a entender que estás a andar por águas desconhecidas.
a Alfa nos GTA's substituiu partes em ferro fundido por ligas leves, para baixar o peso. não se limitaram apenas a colcocar um motor maior. ou achas mesmo que se o GTA não tivesse sido sujeito a dieta, pesava apenas mais 5kg que a versão 2.5 v6?

Last edited:
pensei que a comparação do GTA com o 2.5 V6 iria fazer luz, mas pronto. não entres por aí... senão dás a entender que estás a andar por águas desconhecidas.
a Alfa nos GTA's substituiu partes em ferro fundido por ligas leves, para baixar o peso. não se limitaram apenas a colcocar um motor maior. ou achas mesmo que se o GTA não tivesse sido sujeito a dieta, pesava apenas mais 5kg que a versão 2.5 v6?

AF147, as minhas fontes apontam para o peso do 2.5 V6 em 1355Kg.
Não sei onde foste buscar o valor de 1405Kg para o mesmo carro.:confused: é que nem o mesmo modelo com o Q-System pesa isso..
O único mais pesado, tirando o GTA, é a SW 1.4 JTD 175cv com 1385Kg.
Mesmo que tivesse recorrido a ligas leves, ficou na mesma (muito) pesado.

Last edited:
vou repetir :

estão se a esquecer da sigla GTAm "Gran turismo Allegerita modificata" que não era feita com os materiais leves do Giulia GTA! é também uma sigla vencedor...foi usada mais nos motores 2000...e, mesmo tendo Allegerita no nome não era aligeirada! por isso, se os problemas são as siglas que coloquem GTAm em vez de GTA!

já agora chegou a exister um Giulia SA "sobrealimentata" ou lá como é que era uma viatura brutalissima daí o seu pouco sucesso...se for o 3.2 turbo ou biturbo será esta a designação mais indicada, principalmente porque os GTA e os GTAm eram orgulhosamente atmosféricos!

AF147, eu ali vejo escrito 1355Kg e não 1405Kg...

Desde quando o peso de outro carro serve para justificar alguma coisa?

olha-me este....significa que é a tendencia de mercado....cada vez as normas~de segurança, e não só são mais exigentes daí os carros de agora não poderem ser comparados aos puros e duros do passado....a industria inglesa ainda vai fabricando caterhams westfields e TVR's mas é tudo com a benevolência das autoridades britanicas...senão era impossivel!

já fiz um edit.

nesto caso serve para justificar que o GTA não é assim tão pesado.

Pegaste na Sportwagon...
Eu peguei no sedan e é com esse que tenho vindo a comparar.

Quanto à comparação, não faz sentido. Ainda por cima o BMW tem todo o sistema RWD.
Tem que se comparar no seio da Alfa o modelo respectivo, comparando o peso de um modelo normal com um GTA.

olha-me este....significa que é a tendencia de mercado....cada vez as normas~de segurança, e não só são mais exigentes daí os carros de agora não poderem ser comparados aos puros e duros do passado....a industria inglesa ainda vai fabricando caterhams westfields e TVR's mas é tudo com a benevolência das autoridades britanicas...senão era impossivel!

Olha lá, e o que é que isso tem a ver?:sh)
Pegar noutros modelos para justificar algo que é apenas justificável quando comparado com modelos IGUAIS da mesma marca não faz sentido.
Ou pensas que os GTA antigamente eram para serem comparados com outros modelos?

Pegaste na Sportwagon...
Eu peguei no sedan e é com esse que tenho vindo a comparar.

foi erro meu. são assim 55kg de diferença. que mesmo assim considero pouco tendo em conta as diferenças entre ambos. só a diferença de peso das jantes e travões de um e de outro "anulam" esses 55kg.

Quanto à comparação, não faz sentido. Ainda por cima o BMW tem todo o sistema RWD.
Tem que se comparar no seio da Alfa o modelo respectivo, comparando o peso de um modelo normal com um GTA.
porra, mas como é que se pode comparar um GTA com uma versão normal se mais nenhuma recorre às soluções do GTA, 3.2 V6, jantes 17", 225/45/17, travões com 305mm à frente e 275mm atrás?

Last edited:
nos carros do passado, podia-se diminuir drasticamente a segurança, aumentar drasticamente a poluição ambiental e sonora daí ser mais fácil no passado retirar o peso a um carro normal....hoje em dia, é impensável para o cliente do 156GTA comprar o carro sem ABS, sem airbags etc...daí que o espirito original do GTA do passado não dá para ser reflectido nos dias de hoje....Cump.

foi erro meu. são assim 55kg de diferença. que mesmo assim considero pouco tendo em conta as diferenças entre ambos.

porra, mas como é que se pode comparar um GTA com uma versão normal se mais nenhuma recorre ao 3.2 V6?

Consideras pouco?
Porra digo eu!!
Onde anda o espírito GTA???

nos carros do passado, podia-se diminuir drasticamente a segurança, aumentar drasticamente a poluição ambiental e sonora daí ser mais fácil no passado retirar o peso a um carro normal....hoje em dia, é impensável para o cliente do 156GTA comprar o carro sem ABS, sem airbags etc...daí que o espirito original do GTA do passado não dá para ser reflectido nos dias de hoje....Cump.

Ah, assim já gosto. Vai de encontro ao que tenho dito sempre.
A sigla GTA não faz sentido nos dias de hoje.

Consideras pouco?
sim, tendo em conta a diferenças, sim.
assim de repente
GTA - 3.2 V6, Jantes 17", pneus 225/45, travões de 305mm à frente, roll-bar

2.5 V6, jantes de 15", pneus 205/60, travões de 284mm à frente

só cada roda 17" deve pesar para aí mais 10kg que uma de 15".

Porra digo eu!!
Onde anda o espírito GTA???
está lá. a Alfa fez o que ditam as regras, reduziu o peso e melhorou o resto.

Last edited:
Back