Alfa Romeo

nem por isso.
o 156 foi um sucesso durante os primeiros 2 anos de venda.
depois decaíram excessivamente.
por alturas da apresentação do 159, o ressponsavel da alfa na altura falava que um dos objectivos era mesmo o de prolongar e manter o nivel de vendas do 159 durante bem mais tempo.
Parece ser um mal dos modelos italianos. Vendem bem enquanto são novidade, mas o efeito passa rápido e os números de venda caem em demasia para manter o nivel dos ganhos.

Nos 2 primeiros anos?
Não concordo.
O 156 esteve quase 10 anos no activo e durante esse tempo viveu bem, exceptuando a partir do restyling.

Sem dúvida nenhuma. Concordo.
Então o porquê das vendas medíocres?

Devido a tudo o que gira a volta do mercado automóvel!

Historia passada...Preconceito e ideias pré-concebidas...

Se para umas funciona de forma positiva (estilo status nas alemãs), opera outras funciona de forma negativa (Fiat e Alfa), se bem que muitas vezes é completamente fora da realidade...

alemanha / março 2007
segmento médio

11612 - vw passat
10717 - bmw 3
9027 - audi a4
5700 - mercedes c (modelo em transição)
3675 - ford mondeo
2336 - opel vectra
2298 - toyota avensis
2262 - mazda 6
1114 - peugeot 407
994 - volvo v50
897 - alfa 159/brera/gtv/spider

[:)]

Afinal de contas...

Se para umas funciona de forma positiva (estilo status nas alemãs), opera outras funciona de forma negativa (Fiat e Alfa), se bem que muitas vezes é completamente fora da realidade...

Nem mais.

O passado da Alfa ainda a julga para muito boa gente.

apesar de em Abril a Alfa só ter vendido 79 unidades, -1.3% do que no mesmo mês de 2006, certo é que a Alfa Romeo de Janeiro a Abril de 2007, vendeu mais 57% do que em mesmo periodo de 2006. 440 unidades em 2007 (jan>abr), 279 unidades em 2006 (jan>abr).
na Europa a tendência é a mesma. + 6.9% relativamente ao mesmo periodo de 2006 e por sua vez neste periodo, 2006, registava + 1.8% relativamente a 2005.
portanto, se há coisa que não existe é flop.

Essas percentagens são comparativamente ao ano passado.
Nessa altura o 159 já era vendido. Penso que devemos comparar com o seu antecessor.
E imagina, se num determinado mês a Alfa tivesse vendido 100 unidades e no mesmo mês do ano seguinte tivesse vendido 200 unidades, o aumento seria de 100%. No entanto seria um número de vendas vendas irrisório.

Não sei como é que o Mad Dragon tinha esperança que isto fosse uma discussão séria, no fórum em que estamos. Os trolls já estão aí com fartura...

Eu já sabia que ia ser assim.:sh)
E nem me limitei a lançar o tópico do nada do género lanço uma frase ou outra e esbofeteiam-se....
Falei para a malta apresentar fundamentos e nºs e listas de vendas (os únicos que o fizeram foram o PGT_SW e o Luis Capelo).
Mais ninguém.
Depois vem tudo com os fundamentos extremistas. [:vm)]
Mas atenção, tanto de um lado como do outro. tanto dos pró alfa como dos anti.[8b]

Exato.

Então o porquê das vendas medíocres?

na minha opinião tem a ver com 4 coisas:

1 - como já foi dito, o preconceito. é alfa, é grupo fiat, logo desfaz-se aos bocados. o 33 e o 146 são difíceis de esquecer.

2 - o principal factor de vendas da alfa é a estética. o 159 é muito bonito mas é demasiado parecido com o 156 pós-restyling. muitos clientes potenciais não identificam o 159 como um modelo completamente novo e como o 156 vendeu muito a imagem do modelo está um bocado gasta.

3 - retirando a estética, não é um carro especialmente brilhante. não é mau mas não é muito melhor que a concorrência em nada.

4 - com os ALD's e leasings as marcas ditas premium (statusmobiles) tornaram-se mais acessíveis porque podem ter mensalidades mais baixas, uma vez que têm valores residuais altíssimos.

(além disso a matrícula dianteira naquela posição [:vm)])

nem um Série 3, quanto mais um Laguna! [:)]

Olha uma citação dum rapazola que eu sei que tu até gostas de ler (e olha que eu não gosto nada):

"I spent most of a day with a 159 1.9JTDm and a BMW 320d, the bestselling car in its range, and I must report that the BMW is better to drive in almost every aspect of performance and handling. It also uses less fuel and produces lower emissions.

That said, there’s not a car in the class that would not crumble and fall in front of the 3-series. When I first drove it I described the 320d as the best small saloon in the world and nothing that’s happened since — and certainly not the 159 — makes me want to modify that view."

by Jeremy Clarkson (aka O Gordo)

essa historia do clone já chateia![;)]
Eu diria que quem conhece o tópico da "Superioridade Alfa Romeo" é quase tão antigo como o forum...

E das duas uma... ou como novo user, leste o forum todo de uma ponta a outra e isso prova que de facto tens muito tempo livre, ou és do tempo da outra senhora... é só escolher! [;)]

cumps,
[dio]

Quanto ao tema do tópico, a minha opinião sobre o 159 é que ele é, na medida do possível, o modelo mais genuinamente Alfa de toda a gama.

É bonito, tem personalidade, tem bom comportamento dinâmico...e acresce a isso tudo uma qualidade invulgar em Alfas. Pelo menos naqueles Alfas pró-Fiat que tão má imagem deram à casa de Arese.

No entanto procura colocar-se a nível de preço equiparado aos modelos denominados premium...o que acaba por ser muito dinheiro dispendido por um modelo duma marca cuja imagem ainda não está refeita do "desastre" que foram alguns modelos a nível de qualidade e fiabilidade.

Mas a tendência é para melhorar.

Eu diria que quem conhece o tópico da "Superioridade Alfa Romeo" é quase tão antigo como o forum...

E das duas uma... ou como novo user, leste o forum todo de uma ponta a outra e isso prova que de facto tens muito tempo livre, ou és do tempo da outra senhora... é só escolher! [;)]

cumps,
[dio]
se pesquisares por alfa este topico vem a baila

Lukin no entanto aquela desvalorização "brutal" que falam da Alfa Romeo já não se tem notado no mercado dos usados, já anda a mudar qualquer coisa [;)]

Mas se eles vendem demasiado começam a ser pouco exclusivos, mas isto sou eu que não gosto de ter um carro igual ao de muita gente.

Back