Alfa Romeo

Nem todos somos street-racers de café, que dão 2 gazadas assim que põem a piu bella machina a trabalhar, para a estacionar 20 metros à frente em 2ª fila.

Hoje no Fifth Gear:

s11e2_spider_grille.jpg

s11e2_spider_bumper.jpg

s11e2_spider_bucket.jpg

Tom Ford tests the new Alfa Romeo Spider by driving it through the Sahara desert. The Spider is essentially a cabriolet version of the Brera, although there are a few key differences in shape.

http://www.youtube.com/watch?v=4DfBnxT1FP0

Ups.... Que é feito do chassis do El Mejor???? [:D]

Como disse o Tom:
"Great for posing, some real passion in the way they styled it, but its just not very good in going faster.... In fact its so bad going fast that I actually can't recomend it..."

muito bom....

"My father just bought one here in Auckland, New Zealand...I was impressed untill the wiring loom above the break pedal came undone and my foot got almost tangled up in it...They almost had me sold...Italian idiots. Trying this car (5 cylinder 2.4 Fiat tractor engined rattler) after selling our 7 year old 3.0 quatro A4 made me want our old Audi back.
Having said that the 2.4 jtd has a shit load of torque and it goes like stink...we'll see what happens a few years down the track."

Este tipo de comentário e reacção revela que já existe uma predisposição para "matar" o produto à primeira falha. É uma reacção irracional mas normal nos consumidores, que acabam por exigir mais do que o razoável de uma marca que esteja conotada com problemas no passado. Se o mesmo problema tivesse ocorrido num BMW, o consumidor provavelmente diria "tive um problemazito pequeno que a concessionário resolveu em 5 minutos", ou então nem diria nada a ninguém porque é socialmente penalizante comprar um bem de luxo que depois dá problemas.
No caso da Alfa Romeo o tipo acaba por "botar abaixo" todo um produto por causa de um defeito que se resolve com uma tira de fita adesiva.
A "fama" é um conceito um bocado subjectivo, mas agarra-se às coisas e às pessoas como cola. Subsiste portanto uma desconfiança, que a meu ver é perfeitamente despropostiada, mas é expectável. Como é normal nestes casos, ainda serão precisos mais uns bons 10 anos de bons produtos para que o preconceito despareça das cabeças das pessoas. É a vida!

Ora então vamos lá ver: Sendo alfista de gema, já tive 7 Alfas (!):

- Alfa 145 1.4: tecido do tecto a descolar
- Alfa 156 1.9 Jtd: sem problemas
- Alfa 156 1.6: parou uma vez e pegou após 30 minutos. nunca descobri o que foi!
- Alfa GTV (1996): um pouco desafinado, mas nada que umas acelarações não resolvam
- Alfa 156 2.0: Excelente carro e motor. Sem problemas
- Alfa GT Junior Scalino de 1969: ainda o tenho e levo-o para o trabalho 2 veze por semana. Nunca teve nenhum problema!!!
- Alfa 166 2.0: Um dos melhores que já conduzi e não o troco por carritos alemães!

Saudações Alfistas!
Belo historial!! apr:)

E fotos do Scalino ha? [br:)]

Este tipo de comentário e reacção revela que já existe uma predisposição para "matar" o produto à primeira falha. É uma reacção irracional mas normal nos consumidores, que acabam por exigir mais do que o razoável de uma marca que esteja conotada com problemas no passado. Se o mesmo problema tivesse ocorrido num BMW, o consumidor provavelmente diria "tive um problemazito pequeno que a concessionário resolveu em 5 minutos", ou então nem diria nada a ninguém porque é socialmente penalizante comprar um bem de luxo que depois dá problemas.
No caso da Alfa Romeo o tipo acaba por "botar abaixo" todo um produto por causa de um defeito que se resolve com uma tira de fita adesiva.
A "fama" é um conceito um bocado subjectivo, mas agarra-se às coisas e às pessoas como cola. Subsiste portanto uma desconfiança, que a meu ver é perfeitamente despropostiada, mas é expectável. Como é normal nestes casos, ainda serão precisos mais uns bons 10 anos de bons produtos para que o preconceito despareça das cabeças das pessoas. É a vida!

Concordo com tudo e acho normal que as coisas sejam assim.

O conhecimento gera pre-conceito e isso parece-me positivo [;)]

Porque razao a Alfa Romeo tá sempre em voga neste forum ? ...

Experiencia pessoal Alfa nao tenho .. Só Lancia ... de 0 a 10 leva -1

Mas em geral a opinião dos familiar que já tiveram há uns anos é péssima.

Pessoalmente ... nao gosto do Grupo Fiat em geral , nunca compraria um carro desse grupo portanto.

Concordo com tudo e acho normal que as coisas sejam assim.

O conhecimento gera pre-conceito e isso parece-me positivo [;)]

O conhecimento sim, mas também a ignorância, e isso parece-me negativo. Há um adágio popular que diz isto melhor que ninguém: "gato escaldado..."

A mim quer-me mais parecer que alguem tem de provar alguma coisa aos outros ... É tanta a insistencia...
Deve ser isso.
Curiosamente, a maioria dos topicos sobre Alfa Romeos são abertos por pessoas que não têm Alfas, nunca tiveram, nem nunca sentaram o cu num... e raramente tambem são elogiosos...
Como por exemplo este topico.

Não gostas, deixa de lado...

Deve ser isso.
Curiosamente, a maioria dos topicos sobre Alfa Romeos são abertos por pessoas que não têm Alfas, nunca tiveram, nem nunca sentaram o cu num... e raramente tambem são elogiosos...
Como por exemplo este topico.

Não gostas, deixa de lado...

Quem abriu o tópico fui eu, não tenho nem nunca tive um alfa romeo, no entanto não ponho essa ideia de parte, são carros extremamente bonitos, e estou certo que a fama de avarias que a alfa recolheu ao longo dos anos já não faz sentido hoje em dia. é um pouco como a citroen e fiat, muita fama (de pouca fiabilidade) e pouco proveito.

Ora se não sou nem fanático anti nem pró alfa, como raio é que se levanta sequer a questão? Não acho que se fale mais de alfas do que de outra marca qualquer, muito pelo contrário, fala-se muito mais de franceses e alemães.

Quem abriu o tópico fui eu, não tenho nem nunca tive um alfa romeo, no entanto não ponho essa ideia de parte, são carros extremamente bonitos, e estou certo que a fama de avarias que a alfa recolheu ao longo dos anos já não faz sentido hoje em dia. é um pouco como a citroen e fiat, muita fama (de pouca fiabilidade) e pouco proveito.

Ora se não sou nem fanático anti nem pró alfa, como raio é que se levanta sequer a questão? Não acho que se fale mais de alfas do que de outra marca qualquer, muito pelo contrário, fala-se muito mais de franceses e alemães.
Quando referi a "este topico" referia-me apenas ao facto de o topico ter sido aberto por alguem que não tem AR.
Logo aquela insinuação de que alguem "tem alguma coisa a provar" não faz sentido.

Porque razao a Alfa Romeo tá sempre em voga neste forum ? ...

Experiencia pessoal Alfa nao tenho .. Só Lancia ... de 0 a 10 leva -1

Mas em geral a opinião dos familiar que já tiveram há uns anos é péssima.

Pessoalmente ... nao gosto do Grupo Fiat em geral , nunca compraria um carro desse grupo portanto.

Nem um Ferrari, ou ao menos um Maseratizito?

Acho normal haver alguma prevalência de Alfistas aqui, porque quem se dá ao trabalho de participar num fórum sobre automóveis é porque tem alguma paixão por automóveis, e um Alfa Romeo, com todas as suas qualidades e defeitos, tem tendência para gerar paixões assolapadas.
Objectivamente, nem sei bem porque é que isto acontece. Deve ser um misto entre um passado histórico glorioso, modelos muito bonitos, pormenores como a direcção superdirecta, motores com sonoridades cativantes, pequenos pormenores estilísticos deliciosos como o desenho dos piscas laterais do 147 semelhante às ópticas frontais, o lettering "Alfa Romeo" desenhado em relevo no patinete da porta ou nos limpa pára-brisas, o insistir em não ceder ao enfadonho "rpm" e chamar-lhe "giri" ou "benzina" em vez de utilizar a omnipresente língua inglesa, enfim, um conjunto de miudezas que dão a um Alfa um estilo muito peculiar.

No meu caso, a "doença" resume-se a dizer que conduzo diariamente uma carrinha Megane. É super-confortável, tem um motor q.b., nunca me deixou apeado e a fiabilidade não me preocupa porque é da empresa, em suma, não tenho nada de mal a dizer do carro, objectivamente. No entanto, ao fim de 1,5 anos já estou mais que farto do raio da Megane!
Pelo contrário, pelo-me por conduzir o 147 da minha mulher. Tem uma suspensão dura que nem cornos, não é tão insonorizado, o motor é bom mas também não é do outro mundo (JTD 115cv), mas é lindo, guia-se como um kart, agarra-se à estrada como uma lapa, tem melhor posição de condução, é mais nervosinho, e mesmo o mais simples botão denota um cuidado no design que outras marcas não têm.

Eu não era minimamente entusiasta da Alfa Romeo mas hoje em dia pode-se dizer que sou quase Alfista, apesar de globalmente ainda continuar a preferir a BMW. Aliás, já o disse aqui em tempos, acho que a BMW, Honda e Alfa Romeo são marcas que, com as suas especificidades, partilham um elan comum, que é difícil de encontrar em outras marcas generalistas.

Voltar
Superior