Alfa Romeo

Gostei bastante do que escreveste, Axxantis! apr:)
São essas pequenas Grandes diferenças que só são perceptiveis para alguns... há os que as acham insignificantes e há ainda aqueles que nem reparam nelas.

Por isso eu sempre disse...
Ser Alfista não é para quem quer, é para quem pode... E não há nesse "pode" nenhuma componente monetária!!! [:p]

cumps,
[dio]

alfa romeoo

alfa romeoo

Desde miudo que tinha lá em casa parado um alfa 1.3 GT junior e passei lá grande parte da infancia a imaginar-me a conduzi-lo, interiores mt loucos aquele estilo alfa em que os manometros estao todos virados para o condutor desde o lado do pendura, ate aos fundos redondos ah frente dos olhos para mais ng ver nada, o carro infelizmente foi vendido para doar peças a outro, e em relação a esse carro só tenho a dizer coisas boas, apesar de ser 1.3 e dos anos 60 andava ah força toda, tinha perto de 85cv tracção traseira, mt louco embora nunca o tenha conduzido, dps passaram la por casa um 33 1.7 que andava mt bem, mas comportamento em curva deixava um pouco a desejar e deu alguns problemas de electronica e partiu uma touche, a partir daí foi reparado e ainda anda para as curvas, mas a esse dou nota mt mais baixa q ao gt, praí 6 de 0-10, ah 3 anos apareceu ca por casa uma 156 mjet, das primeiras, e a apontar de positivo, é a boa prestação do motor, o quadrante paineis mt loucos a lembrar os alfas dos velhos tempos e a estetica, a nivel de problemas, nd de grave a apontar a não ser gastar mt pneu, pastilhas, discos, e de electronica ja teve umas falhas começou a perder força o motor e ligado há maquina estava o turbo desregulado, de resto so meter petroil e andar, eu ainda ando à procura de um alfa para mim, estou a pensar num sprint velocity.

em relação a alfas de positivo têm a exelente estetica, bom comportamento exepto alguns dos anos 90, o motor boxer nos motores a gasolina dos anos 80 e 90 que tem um cantar mt bonito e devido ao baixo centro de gravidade a conduçao faz lembrar um kart, de negativo tem alguns problemas de electronica principalmente nos anos 80 90, mas também como foram dos 1ºs veículos a usar electronica a serio normal que haja problemas.

já agr é o meu 1º post e deixo os meus cumprts ao pessoal td por este exelente forum.

Last edited:
Nem um Ferrari, ou ao menos um Maseratizito?

Acho normal haver alguma prevalência de Alfistas aqui, porque quem se dá ao trabalho de participar num fórum sobre automóveis é porque tem alguma paixão por automóveis, e um Alfa Romeo, com todas as suas qualidades e defeitos, tem tendência para gerar paixões assolapadas.
Objectivamente, nem sei bem porque é que isto acontece. Deve ser um misto entre um passado histórico glorioso, modelos muito bonitos, pormenores como a direcção superdirecta, motores com sonoridades cativantes, pequenos pormenores estilísticos deliciosos como o desenho dos piscas laterais do 147 semelhante às ópticas frontais, o lettering "Alfa Romeo" desenhado em relevo no patinete da porta ou nos limpa pára-brisas, o insistir em não ceder ao enfadonho "rpm" e chamar-lhe "giri" ou "benzina" em vez de utilizar a omnipresente língua inglesa, enfim, um conjunto de miudezas que dão a um Alfa um estilo muito peculiar.

No meu caso, a "doença" resume-se a dizer que conduzo diariamente uma carrinha Megane. É super-confortável, tem um motor q.b., nunca me deixou apeado e a fiabilidade não me preocupa porque é da empresa, em suma, não tenho nada de mal a dizer do carro, objectivamente. No entanto, ao fim de 1,5 anos já estou mais que farto do raio da Megane!
Pelo contrário, pelo-me por conduzir o 147 da minha mulher. Tem uma suspensão dura que nem cornos, não é tão insonorizado, o motor é bom mas também não é do outro mundo (JTD 115cv), mas é lindo, guia-se como um kart, agarra-se à estrada como uma lapa, tem melhor posição de condução, é mais nervosinho, e mesmo o mais simples botão denota um cuidado no design que outras marcas não têm.

Eu não era minimamente entusiasta da Alfa Romeo mas hoje em dia pode-se dizer que sou quase Alfista, apesar de globalmente ainda continuar a preferir a BMW. Aliás, já o disse aqui em tempos, acho que a BMW, Honda e Alfa Romeo são marcas que, com as suas especificidades, partilham um elan comum, que é difícil de encontrar em outras marcas generalistas.

Eu aplaudo sempre comentários isentos, mas reforço ainda mais o meu elogio quando o que leio prima pela clareza e expressividade e por uma argumentação coesa.

Sou Alfista mas não me considero fanático. Há Alfas de que gosto e Alfas de que não gosto, trata-se apenas de uma marca que, no geral, tem o condão de fazer carros "ao meu gosto". Não são os melhores do mundo, e nem têm que ser os melhores em nada. São apenas dos carros de que mais gosto. Há melhores e piores, há outros - de outras marcas - de que também gosto bastante, especialmente alguns BMW's dos anos 80.

Apenas pela analogia, e esclarecendo que não gosto de futebol, eu sou do Sporting. Como todos sabem, não é o melhor clube que por aí anda. Mas é o meu clube. Gosto de ver outras equipas a jogar, também, mas sou Sportinguista. Tal como sou Alfista. Se há coisa que não entendo são fanatismos.

Tenho um 156 1.6 e deixou-me uma vez parado por ter avariado a bomba da água aos 65mil Km. Presentemente tem 75 mil km e fora o episódio anterior, nada de anormal. Bebe um pouco mas é o preço para ouvir aquele motor a ronronar [:D]

Quanto à beleza da Alfa, quem desdenha o novissimo Spider [br:)] ?

O meu irmão tem um 156 2.0 com 72000 Kms e diz não saber porque se
compram carros de outras marcas [;)] .
Enfim, vá-se lá saber porquê [;)]
Acho que além das revisões programadas já teve de levar dois mínimos.
A condução do carro, só mesmo experimentando, pois não dá para
descrever aqui.

Branca concelho de albergaria-a-Velha

Boa tarde,

tenho um Alfa GT Junior Scalino de 1969 com volante a direita. Comprei-o na Cidade do Cabo, onde estou actualmente a trabalhar. dentro de 1 ano e pouco regresso a Portugal e vou querer trocar o volante da direita para a esquerda. Sera que essa troca se pode fazer nessa oficina? e mais ou menos quanto pode custar?

Obrigado

Boa tarde,

tenho um Alfa GT Junior Scalino de 1969 com volante a direita. Comprei-o na Cidade do Cabo, onde estou actualmente a trabalhar. dentro de 1 ano e pouco regresso a Portugal e vou querer trocar o volante da direita para a esquerda. Sera que essa troca se pode fazer nessa oficina? e mais ou menos quanto pode custar?

Obrigado
Viva,

Parabens pela Maquina!!!

Dá uma saltada a www.alfanord.pt , regista-te no forum, não falta lá pessoal para ajudar. [;)]

cumps,
[dio]

Merecido

Merecido

Pode haver mais re melhores desportivos no seu segmento , mas nenhum tem o charme e a beleza do Brera. Grande prémio e merecido , e sou Hondista, mas temos que reconhecer a arte .

Não sei se já cá esteve...

1492sm8.jpg

E entao? rapaz tens que respeitar os gostos dos outros. eu tambem preferia um Eos a um Spider.

Acredito, mas acho que são carros um bocado diferentes. O EOS parece-me mais racional... Já o Spider, com todo aquele estilo, deixa-o, só por isso, noutra liga... a meu ver apenas, claro[;)]

Cumps

Eu gosto de discutir gostos pois, tal como o AF147 disse, são subjectivos... Agora tentar impor os meus nunca![;)]

Fiat melhor que Alfa?

Fiat melhor que Alfa?

Estive hoje à tarde no sítio da Evo a ler algumas coisas e eis que deparo com um teste a um Alfa Romeo. Curioso, estive a ler e a analizar a pontuação dada.
Foi com surpresa que verifiquei a "injustiça" com que esta marca é tratada, com a maioria dos modelos Alfa a obterem pontuações medíocres de 3 estrelas! Pasme-se, que até o "fabulástico" 147 GTA leva 3 estrelas:

http://www.evo.co.uk/carreviews/evocarreviews/44612/autodelta_alfa_gta_37.html

http://www.evo.co.uk/carreviews/evocarreviews/57210/autodelta_alfa_gt.html

http://www.evo.co.uk/carreviews/evocarreviews/200495/alfa_brera_v6_spider.html

http://www.evo.co.uk/carreviews/evocarreviews/204612/alfa_gt_q2.html

http://www.evo.co.uk/carreviews/evocarreviews/52259/alfa_romeo_147.html

Após tanta pobreza de estrelas, resolvo por curiosidade ler os testes efectuados aos Fiat. E não é que o Panda obtem melhor nota que qualquer dos Alfas? Pois é verdade:

http://www.evo.co.uk/carreviews/evocarreviews/205659/fiat_panda_100hp.html

Moral da história: se pensa comprar um veículo modesto, já não compre Alfa Romeo, pois a Fiat já é superior... e os motores até são os mesmos, bem como a "apurada" qualidade de construção. [:cool:]

Back