Alfa Romeo

Já tinha visto um 156 jtd em Braga com 400kkm.
E o dono dizia que estava pronto para outros tantos.
A minha com 100kkm ainda é uma criança. lol.
Acredito que faça 400.000...depende é da quantidade de coisas que se muda até chegar lá.
O meu ainda não chegou aos 150 e enfim.

Fico triste por a alfa não ter tido a "ousadia" de ter feito essa 147 +/- assim:

Motor 2.0 JTS com cerca de 180cv´s e corte as 8.000RPM´s

Equipamento interior reduzido ao máximo (tipo CTR versão anterior), disponibilizando extras de luxo (e peso) como opção.

Baquets, finas e leves

volante em pele virada do avesso

suspensão na ordem das eibach pro-kit

Barras AA inferior, superiores e traseiras

LSD da versão Q2

Travões do GTA

Jantes na onda das OZ ultra leggera, ou similares em peso.

Isso sim, seria um verdadeiro carro de edição limitada.

Concordo contigo.

E depois como seria o preço?

2.0 -> 180cv, quando o padrão no segmento já é o limiar dos 200.

Torna-se difícil encontrar espaço no mercado para um carro com essas características, mantendo um valor base competitivo.

Concordo contigo.

E depois como seria o preço?

2.0 -> 180cv, quando o padrão no segmento já é o limiar dos 200.

Torna-se difícil encontrar espaço no mercado para um carro com essas características, mantendo um valor base competitivo.

Se o peso andasse na ordem dos 1100-1150kg, 180cv´s seriam mais que suficientes para fazer um 147 muito divertido de conduzir.
Eu disse 180, pois como a base tem 165, não era nada complicado chegar aos 180.Mas se eles quiserem tirar 200cv´s também tiram.
O preço?! Não deveria ficar mais caro que esta versão.
Não te esqueças que eu "pedi" um carro despido de equipamento.Quem quisesse equipamento pagava a parte.
Penso que por 35mil já se poderia colocar no mercado um 147 com as caracteristicas que acima descrevi.

Acredito que faça 400.000...depende é da quantidade de coisas que se muda até chegar lá.
O meu ainda não chegou aos 150 e enfim.

Pelo que me deu a entender o dono, que mostrava os km todo orgulhoso, não penso que tenha tido grandes contrariedades com o carro, bem pelo contrario, já que estava a negociar a troca por uma 159.
O meu fez ontem 100kkm e também, até a data sem qq problema.
E já tinha conhecimento de um outro caso de um 147 que tb chegou aos 400kkm, que, foi para Italia para estudo, a troca por um novo, (motor).
Cumprimentos.

Pelo que me deu a entender o dono, que mostrava os km todo orgulhoso, não penso que tenha tido grandes contrariedades com o carro, bem pelo contrario, já que estava a negociar a troca por uma 159.
O meu fez ontem 100kkm e também, até a data sem qq problema.
E já tinha conhecimento de um outro caso de um 147 que tb chegou aos 400kkm, que, foi para Italia para estudo, a troca por um novo, (motor).
Cumprimentos.
Pois, mas citando um amigo aqui do forum, que diz que os problemas nos alfas são sempre em amigos e nunca nos próximos...
Eu não estou a por em causa que existam.
Aliás, até poderia aceitar que o meu é uma excepção à regra, mas honestamente, em 3 anos e mais ou menos 150.000, não sei se aconteceu alguma vez não ter ido à oficina entre revisões.

Penso que por 35mil já se poderia colocar no mercado um 147 com as caracteristicas que acima descrevi.

Claro que sim. Mas o problema é outro.

O que o mercado quer é carros equipados e com muita potencia. Mesmo que essa potencia em concreto não ajude nada.

O que a maioria dos consumidores procura é o que Golf Gti ou o Focus St oferecem. Quem é que quer saber de carros leves? Raramente se fala nisso nas revistas generalistas, ou se dá a relevância justa. Ou seja a opinião da pessoas não se forma com esse argumento.

E claro a Alfa Romeo só se pode dar ao luxo de fazer neste momento o que sabe que vai vender, preferencialmente com baixo custo de desenvolvimento.

O desenvolvimento da versão Q2 já foi, digamos, a extravagancia que era permitida ao 147.

O que a Alfa está a fazer agora é a forma correcta de revitalizar um produto em fim de vida.

Fico triste por a alfa não ter tido a "ousadia" de ter feito essa 147 +/- assim:

Motor 2.0 JTS com cerca de 180cv´s e corte as 8.000RPM´s

Equipamento interior reduzido ao máximo (tipo CTR versão anterior), disponibilizando extras de luxo (e peso) como opção.

Baquets, finas e leves

volante em pele virada do avesso

suspensão na ordem das eibach pro-kit

Barras AA inferior, superiores e traseiras

LSD da versão Q2

Travões do GTA

Jantes na onda das OZ ultra leggera, ou similares em peso.

Não está mal visto.

Já era bom se tivesse uma opção a gasolina.

Claro que sim. Mas o problema é outro.

O que o mercado quer é carros equipados e com muita potencia. Mesmo que essa potencia em concreto não ajude nada.

O que a maioria dos consumidores procura é o que Golf Gti ou o Focus St oferecem. Quem é que quer saber de carros leves? Raramente se fala nisso nas revistas generalistas, ou se dá a relevância justa. Ou seja a opinião da pessoas não se forma com esse argumento.

E claro a Alfa Romeo só se pode dar ao luxo de fazer neste momento o que sabe que vai vender, preferencialmente com baixo custo de desenvolvimento.

O desenvolvimento da versão Q2 já foi, digamos, a extravagancia que era permitida ao 147.

O que a Alfa está a fazer agora é a forma correcta de revitalizar um produto em fim de vida.

concordo.
mas se querem mesmo revitalizar que montem no 147 o 1.4 T-Jet 150cv.:sh)

Audi TT vs Alfa Romeo 156 (1998): Qualidade??

Audi TT vs Alfa Romeo 156 (1998): Qualidade??

Estou a ponderar comprar um Audi TT, de 1998, por um preço que considero bastante tazoavel, ie, cerca de 11500€, a que terei que acrescer alguns gastos com pintura, pneus, revisao, e limpeza de interiores..

O que acontece é que, como nunca tinha andado num destes, fui experimentar, e fiquei muito desiludido com a qualidade Audi!!

Para alem do carro estar com os plasticos um bocado estragados, tinha botoes que nao funcionavam ou davam mau contacto, os tecidos do tejadilho estavam muito "roçados", e sobretudo, os visores do computador de bordo e dos comandos de climatizaçao estavam quase ilegiveis, pois, como ja é costume (pelo menos ja vi acontecer o mesmo em quase todos os Audis da mesma idade, para alem de BM's da mesma idade), desaparecem "linhas" dos ditos visores...

Ora, o TT tem a mesma quilometragem do meu 156, e apesar de nao ter experimentado suficientemente a mecanica, pelo menos a nivel de interiores notei um desgaste nitidamente superior ao meu AR, suficiente para estar, neste momento, muito indeciso quanto à compra de um brinquedo como este, pela desilusao ao nivel de qualidade...

Será que sou eu que tenho expectativas altas demais relativamente ao TT, ou estou mal habituado com o 156??

O carro em novo tem uma boa qualidade. Claro que 10 anos de uso desgastam os materiais, aumentam as folgas,...

Mas esse TT parece estar mesmo descuidado... Podes chegar à conclusão que o dono não tinha muito cuidado com ele... O resto escuso de dizer...

O que relatas vai de encontro à ideia que eu tenho do trio alemão: aguentam o nivel de boa qualidade inicial durante uns 5 ou 6 anos e depois sofrem um desgaste drástico. Curiosamente aqueles 5 ou 6 anos coincidem com a validade comercial do carro...

Por outro lado, os Alfas têm algum decréscimo de qualidade logo nos primeiros anos, mas depois aguentam estabilizados nesse nivel durante muito tempo.

No fundo é tal e qual o que acontece com a desvalorização.

Last edited:
E saber como é que o primeiro dono o tratava...

Quase qualquer carro desde que bem estimado permanece com muito bom aspecto e sem desgaste exagerado.

Tenho um colega meu com um A4 de 2000 e o carro está novinho de interiores, ruidos quase inexistentes e esses desgastes dos botões são inexistentes também.

Mais que a qualidade do próprio carro é mais importante o estimo que se lhe dá.

1 - O carro nao é para trocar; é para comprar, e ter uma especie de "brinquedo", ou um carro "desportivo" para andar de vez em quando...
A ideia inicial era comprar um Boxster da mesma idade, mas apareceu este a custar metade do valor, e... plim, fez-se chocapic... Tendo em conta a utilizaçao que o carro vai ter, ja nao quero gastar o preço de um Boxster, mas tambem n estou a ver a comprar este TT, apesar do preço...

2 - De facto, depois de ter experimentado, fiquei bastante receoso, e se calhar, vou mas é procurar outros... Este nao me parece que entre na minha garagem...

3 - Relativamente ao "trio alemao", parece-me que este decrescimo de qualidade verifica-se sobretudo ao nivel dos VAG; relativamente à BMW e sobretudo à Mercedes, a qualidade tem tendencia a manter-se bastante boa com o passar dos anos...

Ja quanto aos VAG's, daqueles que ja experimentei, realmente costumam ter uma qualidade "ordinaria", sobretudo com o passar dos anos...

4 - O carro é do mesmo proprietario desde novo, foi prenda de anos quando tirou a carta... Se ele estima o carro ou nao, realmente nao parece ser muito cuidadoso em determinados aspectos, mas por outro lado, nota-se que nao poupou em certas coisas na manutençao do carro, como pneus, equipamento adicional, mecanica (apesar de nao fazer revisoes na marca, porque o pai tem mecanico proprio!!!)... Tambem nao sou fanatico, e por isso, posso dizer que até acho que a qualidade do Alfa Romeo GT é ligeiramente inferior ao que seria de esperar, quando comparado com o 156 (falo porque tb tenho um).. Mas o que achei é que o TT ainda consegue estar abaixo de qualquer um destes...

Para mim, sobretudo depois desta experiencia, a hierarquia dos alemaes ainda é Mercedes e Porsche, depois BMW, e muito la para baixo, Audi...

Se calhar, vou mas é procurar um Alfa Romeo Spider ou GTV, ainda mais baratos, mas pelo menos, quanto a esses, nao se criam falsas expectativas... :)

Last edited:
Os KM são reais?
É que embora todos conheçam as minhas preferencias, ou o dono o tratava abaixo de cão ou então tem muitos mais kms... :confused:

cumps,
[dio]

Vou levar este tópico a sério embora desconfie da sua intenção.

Já vi alguns carros desse segmento, e até achei q o TT era dos q ressiste melhor ao passar do tempo. O q falas dos mostradores é uma csa q tbem acontece no do cb do SLK. Por acaso o SLK p+arece-me q é o q menos resiste, alias um dos piores de tdos os merc´s. Acho q se deve sempre ponderar a utilização q o carro teve. Dois dos emus colegas de trabalho receberam o carro À um ano, iguais, ate na cor, um parece q tem 5 anos, e o outro está novo.

1 - O carro nao é para trocar; é para comprar, e ter uma especie de "brinquedo", ou um carro "desportivo" para andar de vez em quando...
A ideia inicial era comprar um Boxster da mesma idade, mas apareceu este a custar metade do valor, e... plim, fez-se chocapic... Tendo em conta a utilizaçao que o carro vai ter, ja nao quero gastar o preço de um Boxster, mas tambem n estou a ver a comprar este TT, apesar do preço...

2 - De facto, depois de ter experimentado, fiquei bastante receoso, e se calhar, vou mas é procurar outros... Este nao me parece que entre na minha garagem...

3 - Relativamente ao "trio alemao", parece-me que este decrescimo de qualidade verifica-se sobretudo ao nivel dos VAG; relativamente à BMW e sobretudo à Mercedes, a qualidade tem tendencia a manter-se bastante boa com o passar dos anos...

Ja quanto aos VAG's, daqueles que ja experimentei, realmente costumam ter uma qualidade "ordinaria", sobretudo com o passar dos anos...

4 - O carro é do mesmo proprietario desde novo, foi prenda de anos quando tirou a carta... Se ele estima o carro ou nao, realmente nao parece ser muito cuidadoso em determinados aspectos, mas por outro lado, nota-se que nao poupou em certas coisas na manutençao do carro, como pneus, equipamento adicional, mecanica (apesar de nao fazer revisoes na marca, porque o pai tem mecanico proprio!!!)... Tambem nao sou fanatico, e por isso, posso dizer que até acho que a qualidade do Alfa Romeo GT é ligeiramente inferior ao que seria de esperar, quando comparado com o 156 (falo porque tb tenho um).. Mas o que achei é que o TT ainda consegue estar abaixo de qualquer um destes...

Para mim, sobretudo depois desta experiencia, a hierarquia dos alemaes ainda é Mercedes e Porsche, depois BMW, e muito la para baixo, Audi...

Se calhar, vou mas é procurar um Alfa Romeo Spider ou GTV, ainda mais baratos, mas pelo menos, quanto a esses, nao se criam falsas expectativas... :)

Isso é relativo...se fores vêr as mensagens do memebro PT82 do forum em relaçao ao SLK, tb ele ficou desiludido com o passar dos anos no carro[;)]

Os KM são reais?
É que embora todos conheçam as minhas preferencias, ou o dono o tratava abaixo de cão ou então tem muitos mais kms... :confused:

cumps,
[dio]

Nao, parece-me que 160.000kms ja sao muito para um carrodestes, e desta idade.. Na verdade, até dá uma média anual inferior a 20.000kms...

O problema é que, se por um lado, sou muito exigente no estado dos carros, por outro, o gajo tambem nao deve ter tido o cuidado que este carro merecia...

Ainda vou pensar, conversar com a Maria, e dormir sobre o assunto, mas este é, em principio, carta fora do baralho... Para grande pena minha...

Back