Alfa Romeo

citação:Originalmente colocada por 2.0sportup
Tenho um video do Jeremy Clarson em que fazem um teste em pista e são três os avaliadores. Entre ferraris e outros encontra-se um Fwd simples: 106 gti. Adivinha quem andou entre os melhores? Adivinha qual o carro que para eles JC, e Colin Macrae e outro piloto foi considerado o carro com o MELHOR HANDLING apenas atrás do supra ferrari 355? Pois é, foi Fwd peugeot 106[8)]

Isto é que é pior, mas rapidamente te dirá que o Jeremy e o CM nao percebem nada.
Além disso, para ele, 3com, pode achar que um RWD tem SEMPRE melhor handling, assim como eu acho que um FWD tem melhor em certas condições. Agora, sao opiniões. Eu sinceramente, acredito-me mais no JC e CM que no 3com, nao tirando mérito à sua capacidade de condução.

1- Para além do campeonato de construtores, foi também o de pilotos... O WTCC teve como campeão Andy Priaulx que conduz bmw 320si. Claro que os FWD ganham corridas... Só os BMW's tem RWD... mal corria se no meio de 6 marcas não havia pelo menos alguma rotatividade... são 5 FWD e 1 RWD... Mas já agora... o que é que a competição mostra? Na f1 ganha sempre RWD... e? Não há FWD... e.... não percebo a ideia de comparar normalidade com competição... mas engraçado, na competição conta-se pelos dedos os FWD que ganham algo...

2- Todos os carros saiem de frente e de traseira... independentemente de ser RWD, FWD, AWD!
É mais controlavel um carro sair de frente ou de traseira? Eu considero que de frente não é controlavel... o carro vai... e nós esperamos que ele agarre... é a acelaração e o atrito que mandam... e nao adianta travar... virar... desacelarar será o melhor... mas esperar que o carro desacelere o suficiente... e isso não é minimamente controlavel... é Fé!
De traseira... temos o volante e o acelarador. Contra-brecar e acelarar. Não é tanto fé... é jeito... tendo-o ou não... depende mais do condutor que uma saida de frente!
Predisposção a sair:
Os FWD saem mais de frente...

Os RWD saem mais de traseira...

Isto normalmente.
Qual o melhor... para mim o que depende do condutor para controlar... ou seja... RWD... A Fé é bonita... mas ficar impavido e sereno ao ver o carro ir contra o muro à saída da curva... nao abona muito a favor da fé. Prefiro pelo menos mexer na regueifa e no acelarador e tentar fazer algo a meu favor.

Nunca gostei de ser conduzido, mas de conduzir. Gosto sempre de ter algo a dizer, especialmente quando estou a conduzir. Num FWD é um facto que por vezes não depende do condutor... é a fé... no RWD depende de mim. Qual o mais controlavel... Para mim controlar implica dominar sempre o carro... mal ou bem. Quando um carro sai de frente o controlo não depende do condutor... logo é porque não estou a controlar. Visto que as saidas de frente acontecem mais nos FWD... para mim os RWD é mais controlavel.

Isto é só a minha opinião.

Nota: Já vi várias vezes passeios a aproximarem-se de mim quando estou de volante completamente guinado... não gosto.
Nota2: Tal como o Corsa diz... também não entendi porque é que uma discussão alfa/bmw leva à critica de sistemas de tracção, visto que os seus melhores carros são todos RWD!

Top Gear - Best Handling Car Test

Porsche 911 - Rwd
Ferrari 355, - Rwd
Honda NSX, - Rwd
Lotus Elise, - Rwd
BMW M3, - Rwd
Peugeot 106, - Fwd
VW Golf VR6, - 4wd
Nissan Skyline, - 4wd
Ferrari 550, - Rwd
Mitsu 3000GT - 4wd

Pois é, Ele, colin Macrae e outro piloto assim elegem:

1ºFerrari 355
2ºPEUGEOT 106 - Fwd não presta, qualquer Rwd é superior a um Fwd[8)][}:)][8)][}:)]
3ºLotus Elise

Pronto pronto, eles não sabem conduzir Rwd ou estão bebados por isso é que acham que um Fwd é superior em Handling que tantos e tão bons Rwd e 4wd. O 3com é que sabe.

Rectificação: O 3com pensa que sabe.

;)

Para definição de handling, deixo aqui algo NAO UNIVERSAL, mas de fonte de quem percebe

What is handling? In simple terms, it is a vehicle's capability to turn quickly with utmost stability. And to define it further, it also involves a car's aptitude for generating lateral grip, or lateral acceleration, and carrying the fastest possible speed through a corner.

Segundo esta definição, de certeza que em piso molhado um FWD nao terá melhor handling que um RWD equivalente?

Um FWD terá sempre menos estabilidade por ter tudo num só eixo. Não mete muita piada ir à chuva... acelarar e sentir tudo no volante... basicamente... é o volante a ganhar vontade própria.

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Um FWD terá sempre menos estabilidade por ter tudo num só eixo. Não mete muita piada ir à chuva... acelarar e sentir tudo no volante... basicamente... é o volante a ganhar vontade própria.

N curtes o Golf V GTI ?

Bem, é verdade que "Um FWD terá sempre menos estabilidade por ter tudo num só eixo" mas é mentira que "Um FWD terá sempre menos estabilidade"
Ou seja, a parte "Um FWD terá sempre menos estabilidade" só é valida pois refere-se apenas e só ao facto do eixo.
Espero que percebam o que quis dizer.

citação:Originalmente colocada por GT-JTD

N curtes o Golf V GTI ?

Curto... não implica que seja cego ao ponto de dizer que se o GTI fosse RWD era muito melhor!
Tudo tem falhas! Posso ter o carro mas não sou nem cego nem fanatico para dizer que o carro é perfeito! (E não é!)

N curtes o Golf V GTI ?

Claro que curte, mas ele quer mesmo é o AR 75 ;)

citação:Originalmente colocada por bug

Bem, é verdade que "Um FWD terá sempre menos estabilidade por ter tudo num só eixo" mas é mentira que "Um FWD terá sempre menos estabilidade"
Ou seja, a parte "Um FWD terá sempre menos estabilidade" só é valida pois refere-se apenas e só ao facto do eixo.

Nao entendi... um tem subentendido o outro? Nao?

Porsche 911 - Rwd
Ferrari 355, - Rwd
Honda NSX, - Rwd
Lotus Elise, - Rwd
BMW M3, - Rwd
Peugeot 106, - Fwd
VW Golf VR6, - 4wd
Nissan Skyline, - 4wd
Ferrari 550, - Rwd
Mitsu 3000GT - 4wd

1ºFerrari 355
2ºPEUGEOT 106 - Fwd não presta, qualquer Rwd é superior a um Fwd[8)][}:)][8)][}:)]
3ºLotus Elise

Pronto pronto, eles não sabem conduzir Rwd ou estão bebados por isso é que acham que um Fwd é superior em Handling que tantos e tão bons Rwd e 4wd. O 3com é que sabe.

Engraçado que a questão de escolher o 106 não foi por ser bom à chuva... mas pelo seu handling... e imagine-se... foi o UNICO Fwd nessa lista! O UNICO FWD CONSIDERADO BOM EM HANDLING! Quantos mais haveria numa lista com 100!? Pela lógica eram 10 FWD... 60 RWD e 30 AWD... diria que há mais RWD nessa lista não?

Porsche 911 - Rwd
Ferrari 355, - Rwd
Honda NSX, - Rwd
Lotus Elise, - Rwd
BMW M3, - Rwd
Peugeot 106, - Fwd
VW Golf VR6, - 4wd
Nissan Skyline, - 4wd
Ferrari 550, - Rwd
Mitsu 3000GT - 4wd

1ºFerrari 355
3ºLotus Elise

Engraçado que a questão de escolher o 106 não foi por ser bom à chuva... mas pelo seu handling... e imagine-se... foi o UNICO Fwd nessa lista! O UNICO FWD CONSIDERADO BOM EM HANDLING! Quantos mais haveria numa lista com 100!? Pela lógica eram 10 FWD... 60 RWD e 30 AWD... diria que há mais RWD nessa lista não?

Pois taveirada aí é que está, quem se picou com o 3com, foi por ele dizer SEMPRE. Ora bem, que é QUASE SEMPRE, todos conrodamos. Mas ele disse e fez questao de dizer 1001 vezes que nao era quase sempre, mas sempre.

Bem, digamos que um FWD, ao ter tudo n1 so eixo, perde em estabilidade absoluta, ou seja, é uma desvantagem intrinseca que é sempre uma desvantagem. Mas essa desvantagem nao implica que tenha menos estabilidade que outros carros, especificamente RWD, que nao têm essa desvantegem intrinsecamente.
é mais ou menos isto ;)

Bem, digamos que um FWD, ao ter tudo n1 so eixo, perde em estabilidade absoluta, ou seja, é uma desvantagem intrinseca que é sempre uma desvantagem. Mas essa desvantagem nao implica que tenha menos estabilidade que outros carros, especificamente RWD, que nao têm essa desvantegem intrinsecamente.
é mais ou menos isto ;)

Acho que o que se quer dizer é que um Bom Rwd contra um Bom FWD, o RWD estará maioritariamente em vantagem, especialmente a nivel dinâmico. Um sistema nunca é absoluto. Não há (ainda) nenhum sistema absolutamente melhor que outro. Imaginem o seguinte....

um precepicio... estas num RWD... e deixas o eixo da frente cair e ficar sem chão por baixo (considerando que o eixo contrário não levanta) o RWD sairá do precepicio porque tem tracção. Se fosse FWD ficava lá. O mesmo se pode dizer para um FWD com a traseira a cair...

E perguntam vós... entao compra-se um AWD... realmente... para os precipicios é porreiro... mas geralmente não preciso de potencia nos dois eixos... estou quase sempre longe dos precipicios! ;) Portanto venha RWD para mim... e não me venham com chuva... especialmente em portugal... e engraçado... na alemanha chove como tudo e lá sao feitos muitos RWD... duvido que estejam a produzir algo que não seja satisfatorio para o país! Logo não me falem de chuva... e outra coisa... Quem é o marado que vai fazer curvas (especialmente com tempos) à chuva!? Eu se comprar um RWD é para andar depressa no seco... com um FWD igual... à chuva andar depressa é para tolos... há uma diminuição de atrito... seja fwd, seja rwd o carro vai para o muro mais depressa! Nao compro carros para fazer tempos no molhado... senao daqui a pouco perguntam pq não compro AWD porque assim o BMW no monte ia ser mais rápido... lol

Acho que o que se quer dizer é que um Bom Rwd contra um Bom FWD, o RWD estará maioritariamente em vantagem, especialmente a nivel dinâmico.

Bem, diria que o que citei é o major do teu post, e que o resto sao elementos decorativos (será do natal?).

Certo Taveirada, como disse no meu post "Ora bem, que é QUASE SEMPRE, todos conrodamos.
So vem concordar ctg [:p]

Mas achei que a citacao deveria ser para o meu post anterior e nao para este.

O bug respondeu por mim. O Rwd não é sempre superior, e com a evolução que está a haver constantemente até é cada vez menos.

Taveirada não mudes de assunto com a historia da chuva pois não estou a falar do dia a dia estou a falar do Rwd e Fwd em geral e peguei no exemplo da competição dado pelo 3com.

Maior handling presupoe maior controlo e interacção com o carro.
Então como explicar que na competição onde andam carros com os dois tipos de tracção e onde eles se verificam muito competitivos uns com os outros que quando é necessário um maior controlo, uma maior interacção com o carro, um melhor entendimento das reacções do carro como é à chuva, o Rwd nem perto se chega?

Será mais um exemplo de melhor handling de um Fwd sobre Rwd?

Handling não é eficacia mas estão os dois juntos e em parte dependem um do outro.

N curtes o Golf V GTI ?

Curto... não implica que seja cego ao ponto de dizer que se o GTI fosse RWD era muito melhor!
Tudo tem falhas! Posso ter o carro mas não sou nem cego nem fanatico para dizer que o carro é perfeito! (E não é!)
Então mas acho que tens noção que o Golf V GTI, se fosse RWD deixaria de ser aquilo que é, e q se calhar aprecias sendo ele FWD, ou seja sendo FWD tem os seus pros, embora n seja perfeito, tal como se fosse RWD teria os seus pros, e n seria perfeito na mesma.
Logo n sou mto fã deste tipo de discussões que n levam a lugar algum, para mim ha oferta para todos os gostos, e cada caso é um caso, e se é FWD e não RWD, pah paciencia, tb nc saberemos o que seria se fosse RWD para avaliarmos á exactidão as coisas.

Handling não é eficacia... e podes saber como o carro responde... isso nao implica que o carro acelere logo... Pode perder tracção e tu saberes facilmente que perde... mas nao implica que perca mais ou menos vezes.

Quanto à evolução... o que tenho a dizer é que a fisica não engana... e as vantagens/desvantagens do FWD/RWD/AWD serão sempre as mesmas.... a não ser que mudem a fisica (e não estou a ver isso num futuro proximo! ;))... portanto o gap que há será sempre o mesmo... Tanto que até agora ainda não vi tal avanço... os carros potentes e bons são RWD.

Quanto à evolução... o que tenho a dizer é que a fisica não engana... e as vantagens/desvantagens do FWD/RWD/AWD serão sempre as mesmas... a não ser que mudem a fisica (e não estou a ver isso num futuro proximo! ;))

Se bem que o o LSD - Diferencial autobloqueante
o TC controlo de tracção
e o ESP

cada vez ajudam mais a superar as diferencas.

Um ESP e TC aproximam o comportamento dum RWD ao de um FWD em chuva.

Assim como um LSD ajuda na distribuição/gerencia da potencia num FWD.

Ou nao?

Back