Alfa Romeo

citação:Originalmente colocada por 2.0sportup

citação:Originalmente colocada por 3com

citação:Originalmente colocada por bug

...
Aprende a ler![|)]
Já é a segunda vez que tenho que escrever o mesmo:
não estou a falar de eficacia, falo de handling/controlo

Custa muito ler antes de comentar [?]
[v]

3com, eu, falando por mim, já troquei handling por eficacia, mas por uma razão, de que serve o handling sem eficácia? Para que serve um carro com mt handling se a UNICA coisa que fazes com ele é divertires-te, mas quando precisas de eficácia para o que quer que seja, nao a tens?
Ok, serve para diversão. Mas comprar um carro para se divertir... ou é para o levar aos TD, ou nao acho boa ideia andar a divertir nas estradas.

Percebe uma coisa, Handling é segurança activa
Um carro que é fácil de controlar em todas as situações, não prega partidas a nenhum condutor!

PS: Isso do handling= diversão, isso já é deduções vossas [|)]

Ha..., a sério? Então isso não é uma contradição? Se Handling é segurança activa, um carro que não provoque partidas ao condutor ou um que provoque menos partidas é melhor em handling, logo e visto que é muito mais facil de controlar e prever as reacções de um Fwd, e como até tu já admitiste a eficacia do Fwd estas com isto a afirmar o contrario do que tens defendido.[xx(]
Mais uma vez, abre a pestana!

Em lado nenhum escrevi que o FWD é mais eficaz</u>, até porque não abordei essa questão!
Existem FWD muito eficazes, assim como existem RWD's e AWD's, a questão é que o FWD é o que permite menor controlo.

Mais fácil prever e controlar as reacções de um FWD ?
Vocês devem conduzir carroças ou então não aprenderam a conduzir[|)]

isto é só rir. [}:)]

ah e tal o handling. [}:)]

ora, segundo algumas excelencias...
- o handling permite melhor controlo do carro.
- o Serie 3 tem melhor handling que o 159

Factos
- em testes de controlo dinamico o 159 vence o Serie 3.
- é referido que nesses testes o Serie 3 é constantemente ajudado pelos controlos electrónicos.

Há coisas fantásticas não há?

[}:)]

Quanto ao WTCC, foi preciso os Alfa Romeo ficarem limitados tecnicamente devido à retirada da equipa oficial para a BMW lá conseguir ganhar alguma coisa. Realmente é um grande motivo de orgulho! E mesmo assim só nas duas ultimas corridas é que se conseguiram safar e ultrapassar o Farfus. [^]

Independentemente do controlo permitido e reações do carro que têm a ver com a tracção mas também com a distribuição de pesos e a forma como o carro foi afinada para reagir (muitos rwd são afinados para ser subviradores por serem mais faceis de conduzir assim). A verdade é que o RWD é mais "nobre" e de um determinado nivel de carros para cima temos ou rwd ou awd ;)

citação:Originalmente colocada por v7

citação:3com
AH Membro Platinium

Noddylandia

18284 Posts
Colocado - 09/12/2006 : 00:55:01
--------------------------------------------------------------------------------

citação:
--------------------------------------------------------------------------------
Originalmente colocada por v7

2.0 sportup - de acordo, mas convém não esquecer que os carros que fazem sonhar, como são normalmente bastante potentes são RWD e talvez daí esta ideia generalizada que a mesma é uma grande mais valia.

Eu como já me despistei com um RWD (tendo inclusivamente batido noutros carros) concordo que seja bom para "brincar" mas é em minha opinião mais complexo de conduzir e menos intuitivo de controlar, ou seja menos seguro.

Se tivesses aprendido a conduzir ( falo mesmo de conduzir ) RWD's, hoje não estavas a dizer isso...

Se calhar estás-te a esticar um bocadinho !!

Eu aprendi a conduzir num RWD (datsun 1200) que era o carro em que eu andei nos 1os 5 anos de carta e sem falsas modéstias julgo que não o conduzia mal. Só que eu conduzia muitas vezes depressa e algumas vezes ultrapassava os limites.

O acidente que mencionei foi a descer a rua de Campolide, que era em empedrado e com uma chuvinha miudinha. Até reagi razoavelmente mas não consegui evitar bater de traseira/lado no lancil do passeio e depois nuns carros estacionados do outro.

Não digo que num fwd não tivesse acontecido, mas com a experiência de 5 anos de rwd o que implicou uns largos milhares de km percorridos, com muita loucura e picanço à mistura e falo de um rwd que era uma verdadeira bailarina, ou seja muito giro de conduzir mas delicado de controlar, custa-me que venha para aqui um "gajo" que não me conhece de lado nenhum, dizer-me o que é que eu sei ou o que não sei [xx(]

Se calhar só se despista quem não sabe conduzir ?
Ora, agora tiveste uma dedução correcta!
"Não digo que num fwd não tivesse acontecido"

Anteriormente tinhas dito que "menos intuitivo de controlar, ou seja menos seguro"!
Para quem sabe conduzir, é uma questão de adaptar a condução ou carro, ou será que conduzes todos os carros da mesma maneira ? [:0]
Não será isto o lógico do lógico ?
E assim sendo, culpas o factor RWD pela dificuldade de controlo! E se fosses ao volante de um Corsa B ou Fiat Uno ? [:0]

Eu nem sequer li muito do postes anteriores.
Na minha opniao com a mesma potencia nao existe grande diferenca entre FWD e RWD apenas apartir do 240cv/250, apartir dai os FWD tem uma certa dificuldade em lidar com o potencia dai serem cada vez mais comum sistemas com os LSD e os Q2 da alfa por exemplo, para minorar as perdas de traccao.

Claro que com condicoes adversas como chuva os RWD tornam-se muito mais dificeis de guiar tendo reacoes menos esperadas.
(ver video do 5th gear S2000 vs CIVIV TYPE-R).

Agora que os FWD na maior parte dos casos sao mais faceis de guiar no limite sao, mas tornam-se um desvantagem apartir de certas potencias.

3com, se um Rwd é sempre superior em handling então explica lá o resultado do teste em que um Fwd ficou em 2º como carro com melhor handling de sempre?

Há, já sei, porque alguém tem que dizer ao Colin Macrae e ao J.Clarkson para aprender a conduzir.

Tens resposta?

E porque é que no meio de tanto carro tão bom, apareçem dois Fwd e que por acaso ficam muito bem classificados?
Tu falas do segundo lugar, eu falo do primeiro lugar! [}:)]

Entre um CTR e um Miata, qual será que o ex-piloto de F1 Tiff Needell prefere, por questões de Handling ? [:0]

Complementar algum conhecimento teórico das revistas e dos programas também faz bem. Fala-se muito do que "dizem" os outros por aqui

citação:Maior handling presupoe maior controlo e interacção com o carro.
Então como explicar que na competição onde andam carros com os dois tipos de tracção e onde eles se verificam muito competitivos uns com os outros que quando é necessário um maior controlo, uma maior interacção com o carro, um melhor entendimento das reacções do carro como é à chuva, o Rwd nem perto se chega?

E que competição é essa ?

no WTCC já vimos que a BMW vai à frente.

Se passarmos para competições onde é necessário handling e tracção extrema, nem se ouve falar de FWD [}:)][:p]

-Campeão Europeu e Mundial de Rally ?
-Dakar ?
-TT ?

Volto a perguntar, onde estão os FWD não é necessário handling total ? [:p]

Que comparações[8)] e depois afirmaste ou respondes com arrogancia de quem sabe tudo[xx(]. TT?, Dakar? lollll

Essa competição é mesmo o WTCC, e eu dei um exemplo de uma corrida à chuva, em seco na qualificação o Rwd conseguiu o melhor tempo, depois na corrida e há chuva ficou a 15seg e com entrada por duas vezes do pace car. Há, ficou em quarto ou quinto.

A chuva torna o Rwd menos eficaz e controlavel? Onde esta esse muito superior controlo?

Queres mais exemplos de corridas há chuva do WTCC ou do ETCC? É que a primeira que encontrei tinha esses tempos, queres mais?

Mas agora só já são melhores à chuva ?
Não tarda já não são melhores em nada!

Acho que já te explicaram, à chuva o factor piloto faz muita diferença!
Vejamos o exemplo referido, Ayrton Senna deu uma brutal lição de condução a um dos melhores pilotos de sempre, Alain Prost.
E tudo isto se passou em Portugal, no GP do Estoril[^]

Complementar algum conhecimento teórico das revistas e dos programas também faz bem. Fala-se muito do que "dizem" os outros por aqui

O problema é que a maioria que critica os RWD's nunca teve um[|)] [v]

esse Senna era metade do carro que corria...já agora, recorda-me, nessa corrida o Senna estava com o Lotus John Player Special ou não??? desculpem offtopic

Mas agora só já são melhores à chuva ?
Não tarda já não são melhores em nada!

e os RWD só são melhores em handling?
não tarda não são melhores em nada!
[}:)]

AH Membro Platinium

Noddylandia

18290 Posts
Colocado - 09/12/2006 : 18:58:44

citação:

O problema é que a maioria que critica os RWD's nunca teve um

Quais é que já tiveste ? ou pelo menos que já conduziste ?

citação:Originalmente colocada por Bernie

Claro que com condicoes adversas como chuva os RWD tornam-se muito mais dificeis de guiar tendo reacoes menos esperadas.
(ver video do 5th gear S2000 vs CIVIV TYPE-R).

Falas de um caso muito especial, o S2000.
O carro é muito eficaz mas nervoso no limite.
Essa particularidade ( ou defeito ) sempre foi referido em todos os testes ondem entram o S2000. ( contudo, o restyling do S2000 trouxe novas afinações de chassis )
Há também um teste entre um Mx-5 e um Civic type R onde o mais performante é o Civic mas o melhor em handling o MX-5, por boa margem!

em vez de estar aqui a dizer qual o melhor, o mais eficaz, etc, digo que prefiro DE LONGE RWD, e prefiro DE LONGE, Alfa Romeo(mesmo agora que são FWD) do que BMW.....quando um Alfa Romeo está associado a RWD, então aí, não há carro que me agrade mais

o problema é que a alguns parece que lhes vai cair alguma coisa ao chão se admitirem (não que o admitir ou não altere a realidade) que os FWD também conseguem superiorizar-se aos RWD.

Eu percebo alguma coisa de corridas, e tens como optimo exemplo as corridas de classicos..

Em dias de pista molhada era ver os minis a fazer a vida negra ao 911 rsr em pleno autodromo.....
Acho que para se guiar um RDW com a mesma potencia de um FWD e o conseguir acompanhar é necessario muito mais "kit maozinhas".
Mas isto digo eu....

Eu também prefiro RWD mas com um bom ESP à mistura, daqueles que permite sentir as reacções do carro mas está lá para ajudar.

P.S.: Já agora que também se possa desligar para uma brincadeirinha ;)

AH Membro Platinium

Noddylandia

18290 Posts
Colocado - 09/12/2006 : 18:58:44

citação:

O problema é que a maioria que critica os RWD's nunca teve um

Quais é que já tiveste ? ou pelo menos que já conduziste ?
Tenho um BMW e Mercedes sportline do inicio de 90, sem qualquer ajuda electronica[:0]
Em termos de condução, já conduzi vários, incluido o carro escola AE86.... mas não é isso que está em questão, como tal, não serve para nada![xx(]

citação:Originalmente colocada por bug

Posso vos pedir que vejam este video e que me digam se isto consegue mostrar algo sobre como avaliar o handling?
e se sim, concordam que o AWD tem melhor handling?
abraços
http://www.autoclips.net/video/3963

Os AWD como melhor handling são na maioria RWD nativos que transferem potência para o eixo da frente para auxiliar nas perdas de motricidade. ( tipo Skyline )

Não deixa de ser curioso mas sempre que é necessário mais tracção e controlo, o sistem da honda coloca mais potência no eixo traseiro!
Provavelmente os engenheiros da Honda também só fazem asneirada...
citação:For Honda Legend equipped with SH-AWD, it normally runs with 70% torque distributed to the front wheels. Under acceleration and braking, up to 70% may be sent to the rear axle</u> to generate more traction. During cornering, to reduce understeer, more torque will be distributed to the outside rear wheel</u>. At extreme cases, the outside rear wheel can take 70% of the engine output, while the inside rear wheel 0% and the front wheels get the remaining 30%. When braking into corners, to correct the tendency of oversteer, more torque will be distributed to the inside rear wheel</u>, taking advantage of the engine braking to reduce oversteer.

Sabes ler inglês? Não diz ai em nenhum sitio que é para ter melhor controlo mas sim para limitar ou anular o overster(fugidas de trás), o underster(normal nos Fwd) e para aumentar a tracção nas acelarações. Alias, : - "At extreme cases, the outside rear wheel can take 70% of the engine output, while the inside rear wheel 0% and the front wheels get the remaining 30%" em casos extremos 30% da potência fica nas rodas da frente, 70% na roda de "fora" traseira" e na roda de dentro não fica nenhuma.

Onde é que diz que transfere mais potência para as rodas de trás de modo a dar mais controlo?

citação:Originalmente colocada por AF147

o problema é que a alguns parece que lhes vai cair alguma coisa ao chão se admitirem (não que o admitir ou não altere a realidade) que os FWD também conseguem superiorizar-se aos RWD.
Será que ainda não percebeste que não é isso que está em questão ? [:0] [}:)]

Penso que todos sabem que existem maus RWD's e maus FWD's, no que diz respeito à eficácia!
O que está em questão é o seguinte, se o 159 fosse projectado para ser RWD em vez de FWD (por razões de custo) não teria muito mais controlo ? [:p]

Back