citação:Originalmente colocada por v7
Alfamaniaco - tenho a ideia de que já andaste !? dá lá o teu testemunho s.f.f.
Poucos km...mas o suficiente para me apaixonar perdidamente.
Interiormente é um 156 "normal",com uma pedaleira de aluminio especifica, milimétricamente colocada para a técnica ponta-tacão.A juntar a isso, tem uns bancos em pele soberbos,tanto em desenho, como em apoio.
O aspecto do carro ao vivo é muito bom.Tem o desenho perfeito pra um GTA. Não muito extravagante, mas a marcar bem a diferença para os outros 156. Os guarda-lamas alargados têm razão de ser, para poder albergar as vais mais largas da carroceria.
Os elementos não suspensos da suspensão foram aligeirados, sendo feito sem ligas leves, ao contrário das versões normais onde algumas peças são de ferro fundido.A suspensão é dura, mas consegue digerir os buracos melhor que o 156 sport. É menos seca e não se nota tanto as pancadas secas, talvez por ter mais curso.Atrevo-me até a dizer, que é confortavelmente duro.
O motor, bem o motor é uma obra de arte.Arruma o actual V6 do 159/brera a um canto, bem longe.Tanto de aspecto, como de disponibilidade.Eu conduzo um V6 turbo, por isso tou habituado aos V6 alfa, mas depois de rodar a chave, os meus sentidos pararam, ficando apenas focado no rugido baixo e rouco do bicho.Bem mais sinfónico que o meu turbo (deve-se a diferença de 1.2litros de cilindrada).tocas no acelerador e ele desperta.Nota-se alma...muita alma.Arranco, "a medo", e noto que o carro é muito fácil de conduzir.Como qualquer outro 156.O binário do motor é muito, podes rodar em 6ª as 1.000RPM´s que ele não se queixa. Alias, acelera-se e ele progride.
Puxo um pouco e fico deslumbrado.A capacidade de resposta ao acelerador é brutal.O meu V6 turbo do GTV parece um menino em comparação a este 3.2 do GTA. Mantendo as devidas distâncias, este V6 do GTA faz-me lembrar as motas a dois tempos a subir de regime.
Desde as 2.000 até às 7.000 não há quebras de linearidade. A curva depotÊncia é cheia. e corta com vontade de fazer mais umas qts rotações. BRUTAL.
As reações do carro, se conduzido com cabeça, é muito eficaz.Se esmagar o acelerador numa rotunda,em 1ª ou 2ª é obvio que vais em frente (com o C.tracção off), mas só faz isso quem não tem noção do que tem ali debaixo do capot.acelerando progressivamente, as curvas fazem-se com o acelerador.Sempre progressivo nas reacções, com uma traseira que ajuda muito a esta conduçã

carro consegue ser rápido,mesmo muito rápido.Para nós comuns condutores e não pilotos, atrevo-me a dizer que muito poucos serão capazes de levar este carro ao limite. em estrada,e conduzido por nós a referência M3 terá dificuldades em ir embora.Digo isto sem qualquer duvida.E eu venero o M3.Pra mim é a berlina familiar desportiva,perfeita (M3 E46).
Mas este GTA, mesmo sendo FWD, mesmo "Só" tendo 250'cv´s (este motor tem potêncial para passar os 300cv´s,sem dificuldade,isto dito pela própria alfa.Nãoos tem pela limitação FWD), é um carro divinal.
A factura de ter um motor assim tão disponivel,paga-se na hora de abastecer.Fazer médias de 20 litros não é dificil.Mas quem não é pra comer...não é pra trabalhar....
Seguramente um carro que gostaria muito de ter.