Alfa Romeo

1º - Sinceramente, espero bem que sim...[;)]

2º - Comparações sempre existiram e vão continuar a existir... O que se verifica é que os resultados dos comparativos aínda não inverteram[:p]. O dono do "três-vinte-dê" deve ter ficado mesmo chateado depois de ver este teste... Foi logo comprar um Brera...[8b]
É como dizes.
Comparações sempre existiram. Uma vezes ganha a Alfa, outras a BMW e outras (menos [;)] ) as outras marcas.
Desta vez ganhou a BMW. Reconheci isso na minha primeira intervenção neste tópico.
Mas o que quis referir (e penso que não percebeste bem - ou eu não me soube explicar) nem sequer tem a ver com uma eventual "inversão" dos resultados (que não existe porque a BMW não ganha sempre, logo nada há a inverter). A minha intenção era salientar o facto de a Alfa Romeo estar ao nível da BMW (não estou a falar do carro x, y ou z mas sim das marcas) e ser objecto de comparação com esta marca, o que, há uns anos atrás era impensável e agora é algo de perfeitamente banal.
O que me parece é que alguns "users" ainda não digeriram bem isto.
(assim como reconheço que alguns alfistas - e bimmers e outros que tais - têm dificuldade em digerir derrotas pontuais da "sua" marca)

Os links não abrem...
Mas se não sobrar... Enfim... É como disse. Uma vezes ganha um, outras ganha outro.
Às vezes basta mudar o condutor e os resultados são completamente diferentes...

Valores dos links:

ALFA

Vitesse max 209
0 à 100 km/h 8.8
0 à 160 km/h -
0 à 200 km/h -
400 mètres DA 16.6
1000 mètres DA 30.2

BMW

Vitesse max 222
0 à 100 km/h 8.5
0 à 160 km/h 23.2
0 à 200 km/h -
400 mètres DA 16.2
1000 mètres DA 29.7

Assim de repente?
Aqui, por exemplo...

View attachment 9174

nao te fies nesse site, muitas vezes os valores estao errados[;)] .

o 320d com caixa de 5 fazia 9.9 dos 0-100, duvido muito que o 320d 150cv so faca 9.7.

De qualquer forma, pensei que estavas a falar do carro como um todo.

E sinceramente, o alfa em poucos aspectos ganha. Tem uns bancos fantasticos, e na minha opiniao e' mais bonito (embora o 320cd seja mto bonito tb). Tem um bom chassis, mas o do E46 e' considerado melhor (aqui nao duvido que traccao vs propulsao faz a diferenca).
E em espaco tambem perde.

nao te fies nesse site, muitas vezes os valores estao errados[;)] .

o 320d com caixa de 5 fazia 9.9 dos 0-100, duvido muito que o 320d 150cv so faca 9.7.

De qualquer forma, pensei que estavas a falar do carro como um todo.

E sinceramente, o alfa em poucos aspectos ganha. Tem uns bancos fantasticos, e na minha opiniao e' mais bonito (embora o 320cd seja mto bonito tb). Tem um bom chassis, mas o do E46 e' considerado melhor (aqui nao duvido que traccao vs propulsao faz a diferenca).
E em espaco tambem perde.
Eu tenho um Alfa GT JTD.
Quando o comprei equacionei (abstractamente) a compra de outros carros concorrentes. O 320 cd foi um sério concorrente (o mais sério, se exceptuarmos o 156 2.4 JTD que não se encaixava no conceito de coupé).
Li de tudo acerca de todos os carros em causa.
O GT sempre me pareceu marginalmente superior ao 320 cd em tudo excepto numa coisa surpreendente para a maioria das pessoas. O design. Não que não goste do design do GT. Gosto. Até mais do que do 320cd. Mas este é mais discreto e eu pretendia algo mais... discreto. Enfim, acabaram por vencer os outros parametros e comprei o GT.
Só um pormenor quanto ao chassis. Não tenho números concretos mas quase aposto que o GT tem um chassis mais rígido que o 320cd.

De qualquer forma, como é evidente, esta não é a questão deste tópico. Foi só suscitada para evidenciar o facto de que, actualmente, Alfa Romeo e BMW são marcas perfeitamente concorrentes.

Um Alfa mais caro que o BMW, com alguns aspectos piores e há jornalistas que se lembram de os comparar? E há pessoas que preferem o Alfa? Algo está muuuuito errado! É claro que isto é dificil de aceitar para algumas pessoas. Compram o seu "três-binte-dê" e depois vêm uns jornalistas compará-lo a uma "sucata italiana"? E há malta que tem o descaramento de preferir o Alfa? Atão como é? Já não há respeito? O "três-vinte-dê" é suposto ser o máximo!

Isto é perfeitamente possível na medida em que existem muitos donos de 320d e pode acontecer essa situação, e isto porque o 320d depois nas condições reais de mercado lá vai vendendo...

A Alfa Romeo sofre de um problema, é que embora existam pessoas que os preferem aos 320d na hora da verdade nunca os vão comprar e isto é que de facto é muito estranho!
Eu até sou grande apreciador de Alfas mas lá na Alfa Romeo alguém se deveria interrogar porque é que os carros vendem menos do que o que seria suposto, se trouxessem valor acrescentado não seria natural as pessoas comprarem-no em vez do BMW?

É que por exemplo o Serie 3 Coupe saíu "há meia duzia de dias" e já vi uns quantos na estrada, até no parque da Universidade já lá vi um 320d Coupe dos novos, já Alfas em geral vem-se bastante menos que BMWs (e para isto basta consultar as tabelas de venda).

É um lugar comum dizer-se que o cliente não é parvo... daí a pergunta: Se não são parvos porque raio não compram Alfas?

Cumprimentos

Não é só a rigidez que faz uma chassis
Exacto, o 159 tem 31.000nm de resistência á torção mas paga-o com um peso excessivo, o que prejudica a dinâmica. Suspensão, bom equilíbrio de massas e uma traseira viva contribuem mais para a dinâmica, basta ver a torção de AX, Cup, GTI, 306 etc

Confesso que comecei a tentar ler tudo, mas desisti á 4ª pagina, mas uma coisa vos digo:

O tipo do 320d mesmo a ultrapassar o brera vai com certeza continuar fdd da vida pois nem assim consegue retirar o sorriso dos lábios que o condutor do brera leva!! [:D]

Confesso que comecei a tentar ler tudo, mas desisti á 4ª pagina, mas uma coisa vos digo:

O tipo do 320d mesmo a ultrapassar o brera vai com certeza continuar fdd da vida pois nem assim consegue retirar o sorriso dos lábios que o condutor do brera leva!! [:D]
Para mim pessoalmente o principal factor que me levou a não comprar Alfa foi o facto de serem tracção e não propulsão,só.
De facto nem ligo muito a números mas às sensações que o carro me transmite.
Quanto à beleza do carro é subjectivo,nem acho o 156 um primor de beleza,o 166 pelo contrário e tirando a frente do mk1 que simplesmente detesto o carro é divinal,bem melhor que o 156,elegância acima de tudo.

Eu até sou grande apreciador de Alfas mas lá na Alfa Romeo alguém se deveria interrogar porque é que os carros vendem menos do que o que seria suposto, se trouxessem valor acrescentado não seria natural as pessoas comprarem-no em vez do BMW?
Cumprimentos

Comprendo e concordo com o teu ponto de vista, mas essa parte que coloquei a bold não consigo compreender.

Há alguns anos que os modelos da Alfa têm vindo a surpreender pelo número de unidades vendidas. 156, 147 e GT foram modelos de absoluto sucesso. O 159 parece seguir a mesma linha. Apenas o Brera não parece corresponder ao esperado, mas ainda é cedo para tirar conclusões.

Ainda por cima no contexto do GT que, arrisco a dizer, terá sido um dos maiores casos de sucesso relativo nos últimos anos no mercado automóvel.

Não nos podemos é esquecer que o termo de comparação é a própria marca, os seus próprios modelos e as previsões de venda e não as outras marcas e seus modelos.

Last edited:
Para mim pessoalmente o principal factor que me levou a não comprar Alfa foi o facto de serem tracção e não propulsão,só.
De facto nem ligo muito a números mas às sensações que o carro me transmite.
O que se enquadra bem com o que disse.

Faz-me lembrar quando andava de 33, tudo de trombas nos seu maquinões, e eu com o maior sorriso nos lábios na minha sucata ambulante! [:D]

Tanto BMW como Alfa são carros que despertam paixões e conduzi-los,seja pela sonoridade ou pelas sensações são carros de grande envolvência,lógico que quando há comparações entre as duas marcas isto mais parece uma batalha campal de palavras,tal a cegueira que os fans defendem as suas damas.

...
A Alfa Romeo sofre de um problema, é que embora existam pessoas que os preferem aos 320d na hora da verdade nunca os vão comprar e isto é que de facto é muito estranho!
...

É um lugar comum dizer-se que o cliente não é parvo... daí a pergunta: Se não são parvos porque raio não compram Alfas?

Cumprimentos

A aquisição de um automóvel é eminentemente emotiva, e por isso é que as decisões às vezes são difíceis de compreender do ponto de vista racional. Além disso, a imagem de marca tende a ser difícil de mudar, para o bem e para o mal. Só para dar um exemplo, ainda há dias discutia com uma amiga minha que vai comprar carro as várias opções em vista. Ela quer uma break e disse que tinha gostado muito da Alfa 159 SW. Um amigo nosso que assistia, homem na casa dos quase 50, que de carros percebe tanto quanto eu de marcenaria, disse logo: "mas isso dos alfas não são carros que desafinam muito?". Lá tive eu que perder tempo a explicar que isso foi com os motores boxer dos Alfa 33 de mil nove e troca o passo, blá, blá blá....
É brutal! O poder do preconceito, quando aliado à ignorância, mostra-se capaz de durar quase 20 anos sem ser beliscado!

Isto é perfeitamente possível na medida em que existem muitos donos de 320d e pode acontecer essa situação, e isto porque o 320d depois nas condições reais de mercado lá vai vendendo...

É que por exemplo o Serie 3 Coupe saíu "há meia duzia de dias" e já vi uns quantos na estrada, até no parque da Universidade já lá vi um 320d Coupe dos novos, já Alfas em geral vem-se bastante menos que BMWs (e para isto basta consultar as tabelas de venda).

Cumprimentos

Costuma-se dizer que à mulher de César não basta se-lo. Tem que parece-lo. E é uma grande verdade.
A qualidade actual dos Alfa Romeo ombreia facilmente com qualquer marca alemã, com um possível défice ainda ao nível da qualidade de certos acabamentos e montagem. Mas isso só não chega.
É preciso transmitir essa qualidade e confiabilidade de forma inequívoca ao mercado, Como? Numa primeira fase, gastando dinheiro. Em quê? Garantias de cinco anos sem limite de kms, serviço de pós-venda e manutenção impecável, concessões com normas de qualidade , etc..

Boas,

no comparativo da automagazine deste mês entre o 120d e o A3 2.0 Tdi...o BMW tb levou de vencida, destacando-se principalmente nas prestações....o resto ainda não li....

Costuma-se dizer que à mulher de César não basta se-lo. Tem que parece-lo. E é uma grande verdade.
A qualidade actual dos Alfa Romeo ombreia facilmente com qualquer marca alemã, com um possível défice ainda ao nível da qualidade de certos acabamentos e montagem. Mas isso só não chega.
É preciso transmitir essa qualidade e confiabilidade de forma inequívoca ao mercado, Como? Numa primeira fase, gastando dinheiro. Em quê? Garantias de cinco anos sem limite de kms, serviço de pós-venda e manutenção impecável, concessões com normas de qualidade , etc..

vou aqui deixar a minha opinião, como cliente BMW há 12 anos, e fan e apreciador da Alfa Romeo da minha época:
1. porque escolho BMW, se sou fan da Alfa Romeo?
2. porque "nao arrisco" no momento da compra?
3. Paixão vs Racionalidade

Resposta1:
porque a Alfa Romeo nao tem hoje os "motorzoes" dos anos 70/80, porque são pensados para montar em Fiat/Lancia/Alfa, são amorfos, sem alma.
a Alfa Romeo de hoje, nao tem tracçao traseira, como tal nao tem a dinamica, o equilibrio de um 1300/1600/2000 GT (ja nao falo do GTA) de outrora, a Alfa é hoje uma marca "mais generalista do que outrora, e enquanto a Alfa Romeo nao tiver "cuoro sportivo" nao "roubará clientes á BMW, ou Mercedes, ou Lexus...

Resposta2:
Nao arrisco, porque quando se compra um automovel de 50/60.000 euros para utilizar 4 anos, pretende-se que "desvalorize" o minimo possivel, e aí a Alfa perde muito valor.... para alem disso neste segmento de mercado, exige-se muito rigor e qualidade de construçao, e só nos ultimos 6/7 anos é que a Alfa se aproximou da BMW.

Resposta3:
Brera vs serie 3coupe, deste ultimo estou comprador (330Ci) porque tem 272cv, uma qualidade de construçao irrepreensivel, uma dinamica de excepçao, e....Tracçao trazeira (!!!)
o Brera ???....bom,... é lindo!!!

Acho que certas coisas tb são pouco compreensiveis....se por um lado uma marca mais generalista aumenta muito os preços pq investiu em qualidade e tem um bom produto entra no território dos premium e aí, pelo menos em Portugal onde a imagem de marca é 80% das razões de compra, perde para estes...se apresenta um produto mais barato não tem "status" e perde tb.....?!?!?! Como é?
BMW, Merc, Audi serão sempre marcas de topo e por muito que os outros de aproximem não chegam lá...pelo menos cá e para quem valoriza muito a imagem de marca,,,o que não é o meu caso....

Back