Alfa Romeo

Olá, espero que estejas a gostar da máquina, foi uma grande compra.
Eu tenho um dos primeiros, de 2004.

Quanto à problemas, teve o famoso tubo de intercooler que rompeu e deitava fumo, parecia um camião... resolvido sem nenhum custo, a Alfa foi bastante eficiente na resolução.
Tem também o famoso ruido na chapeleira, eu no início andava um bocado chateado com aquilo. Mas agora, como ando com o rádio sempre alto, nem sequer me dou ao trabalho de tentar resolver... vai andando assim, não me faz diferença.

Qualidades:
- Não tem nenhum (mesmo nenhum) ruído parasita que eu tenha notado para além daquele na chapeleira, e vai com 64.000Km
- Nunca teve nenhum tipo de problema mecânico / electronico, apenas muda óleo e filtros.
- Como já foi aqui mencionado, não é um carro que se veja em cada esquina, e isso é bastante agradável, é um carro que não cansa.
- Comportamento e perfomances bastante aceitáveis.
- O sistema de som BOSE com subwoofer é bastante bom, espero que o teu tenha este extra.
- Os bancos e a posição de condução são excelentes, do melhor.

O consumo anda na ordem dos 8l / 100. (A andar bem em cidade, porque é impossível andar devagar no GT). Já fiz médias de 5 e tal na pasmaceira, quando vou com pessoas idosas no carro :)

O carro atrás tem realmente pouco espaço, mas já fiz viagens longas com 4 pessoas lá dentro e desde que os de trás não tenham mais de 1,75m é perfeitamente confortável. Acima disso é para esquecer. Basicamente é um carro para se andar sozinho ou com mais alguém ao lado.

A mala surpreende pela positiva, bastante razoável para um coupé.

Pneus, muda-se de 20 - 25 mil Km.

Já Agora, COMO É QUE CONSEGUISTE AQUELAS JANTES? :)

São as que eu sempre quis, mas a Alfa não as arranja em Portugal, e nem sequer são homologadas (pelo menos não eram). Podes ver se aquela dimensão de pneus consta do livrete? É que vais ter problemas quando fores à inspecção.. Mas eu sujeitava-me a ter problemas se arranjasse aquelas jantes.

Quanto à essa luz do airbag, não te preocupes porque não deve ser nada de especial, há Milhares de carros de todas as marcas que tem problemas do género. Em todo caso, aconselho-te a ir à Alfa o mais rapido possível, uma vez que se trata de um item de segurança, e com segurança não se brinca ;)

Cumprimentos

Obs: O meu é igualzinho ao teu, mas ~tem as jantes de 17" e não tem o sistema de navegação. Tem a mesma cor e os mesmos estofos. Qualquer dia quando vir um GT igual ao meu, mas com jantes de 18", já sei que é o teu... até porque nunca vi nenhum com jantes de 18" em Portugal :)

Já agora, de que zona és?

Last edited:
obrigado pelos comentarios pessoal, o carro é mesmo mto bonito e eaté agora nada a apontar! tenho de me habituar é aos comentarios: "Ah e tal, tens um carro mto bonito mas é Alfa pá! Isso dá mtos problemas...um tio de um primo do meu vizinho teve um e aquilo foi só problemas..."[;)]

Vou-te dar um exemplo engraçado: quando estava para comprar o meu, também andava a ver um Peugeot 406 coupé, e o vendedor da Peugeot quando soube que eu ia comprar o GT, disse: "Não te metas nisso, está um Alfa GT a venda no concessionário "xxx", só tem 10 mil Km, é de um cliente que comprou e já não o quer, diz que aquilo faz barulhos por todo lado, a alfa não vale nada"....

Ora, eu como não sou de acreditar em tudo à primeira, fui ao tal concessionário "xxx", que fica a cerca de 100Km da minha casa (com esta ele não contava) e tirei a história a limpo... o carro afinal era de uma pessoa que teve de viajar para o exterior devido a transferência de emprego....

É para veres ao ponto que as pessoas chegam só para denegrir a imagem de uma marca..

Olá, espero que estejas a gostar da máquina, foi uma grande compra.
Eu tenho um dos primeiros, de 2004.

Quanto à problemas, teve o famoso tubo de intercooler que rompeu e deitava fumo, parecia um camião... resolvido sem nenhum custo, a Alfa foi bastante eficiente na resolução.
Tem também o famoso ruido na chapeleira, eu no início andava um bocado chateado com aquilo. Mas agora, como ando com o rádio sempre alto, nem sequer me dou ao trabalho de tentar resolver... vai andando assim, não me faz diferença.

Qualidades:
- Não tem nenhum (mesmo nenhum) ruído parasita que eu tenha notado para além daquele na chapeleira, e vai com 64.000Km
- Nunca teve nenhum tipo de problema mecânico / electronico, apenas muda óleo e filtros.
- Como já foi aqui mencionado, não é um carro que se veja em cada esquina, e isso é bastante agradável, é um carro que não cansa.
- Comportamento e perfomances bastante aceitáveis.
- O sistema de som BOSE com subwoofer é bastante bom, espero que o teu tenha este extra.
- Os bancos e a posição de condução são excelentes, do melhor.

O consumo anda na ordem dos 8l / 100. (A andar bem em cidade, porque é impossível andar devagar no GT). Já fiz médias de 5 e tal na pasmaceira, quando vou com pessoas idosas no carro :)

O carro atrás tem realmente pouco espaço, mas já fiz viagens longas com 4 pessoas lá dentro e desde que os de trás não tenham mais de 1,75m é perfeitamente confortável. Acima disso é para esquecer. Basicamente é um carro para se andar sozinho ou com mais alguém ao lado.

A mala surpreende pela positiva, bastante razoável para um coupé.

Pneus, muda-se de 20 - 25 mil Km.

Já Agora, COMO É QUE CONSEGUISTE AQUELAS JANTES? :)

São as que eu sempre quis, mas a Alfa não as arranja em Portugal, e nem sequer são homologadas (pelo menos não eram). Podes ver se aquela dimensão de pneus consta do livrete? É que vais ter problemas quando fores à inspecção.. Mas eu sujeitava-me a ter problemas se arranjasse aquelas jantes.

Quanto à essa luz do airbag, não te preocupes porque não deve ser nada de especial, há Milhares de carros de todas as marcas que tem problemas do género. Em todo caso, aconselho-te a ir à Alfa o mais rapido possível, uma vez que se trata de um item de segurança, e com segurança não se brinca ;)

Cumprimentos

Obs: O meu é igualzinho ao teu, mas ~tem as jantes de 17" e não tem o sistema de navegação. Tem a mesma cor e os mesmos estofos. Qualquer dia quando vir um GT igual ao meu, mas com jantes de 18", já sei que é o teu... até porque nunca vi nenhum com jantes de 18" em Portugal :)

Já agora, de que zona és?

eu sou de aveiro, mas o carro era de paços de ferreira! as jantes estao averbadas no livrete, pelo menos foi o que me disseram qdo fui alterar o registo de propriedade...já agora, fazes as revisoes onde? na fiat ou alfa? eu tenho de ir agora fazer, aproveito e vejo o problema da luz! o carro está mto porreiro, n tem ruidos parasitas, excepçao na chapeleira mas n é um barulho que me incomode! as jantes dao outro aspecto ao carro, mais agressivo e vieram com o carro, foi um exigencia do anterior proprietario! acho que só falta mesmo o som bose, tenho mta pena de n ter, mas n se pode ter td! ou pode? dá para instalar mais tarde?

Essas jantes são as Toora T230.
Quem as quiser comprar na alfa paga cerca de 450€ POR CADA UMA!
Quem as quiser comprar directamente a Toora, perde a gravação a dizer alfa romeo no lado INTERIOR da jante e paga menos uma bocadinho...[:D] ...250€ cada jante.Vale bem a pena comprar directamente a Toora! [;)]

Em relação a luz do aibag, mexeste no banco do pendura?! Entrou alguém para trás, ou mudaste a posição do banco?! espreita por baixo do banco a ver se vês alguma ficha solta. o problema é mau contacto nessa ficha.As vezes as pessoas que vão sentadas atrás põe os pés por baixo do banco e desangatam essa ficha.Mas mesmo assim vais ter que ir a alfa para limparem o erro.Coisa de 5 minutos de srviço! [;)]

ficha por baixo do banco? estive a ver e n vi nd! por acaso ontem a minha filha andou atras no carro, mexi o banco tanto do pendura como o meu! mas fui agora ver e n vi ficha nenhuma...

Last edited:
eu sou de aveiro, mas o carro era de paços de ferreira! as jantes estao averbadas no livrete, pelo menos foi o que me disseram qdo fui alterar o registo de propriedade...já agora, fazes as revisoes onde? na fiat ou alfa? eu tenho de ir agora fazer, aproveito e vejo o problema da luz! o carro está mto porreiro, n tem ruidos parasitas, excepçao na chapeleira mas n é um barulho que me incomode! as jantes dao outro aspecto ao carro, mais agressivo e vieram com o carro, foi um exigencia do anterior proprietario! acho que só falta mesmo o som bose, tenho mta pena de n ter, mas n se pode ter td! ou pode? dá para instalar mais tarde?

É assim, o meu foi sempre às revisões na Alfa (Mundauto no porto), mas enquanto estava na garantia. Agora que já não está estou a pensar ir a outro lado. Ouvi dizer que na Bosch Car Service fazem o mesmo por muito menos dinheiro e que o serviço é profissional. Tenho de experimentar, até porque ainda não fui à revisão dos 60.000. Mas como a dos 40.000 também foi um bocadinho atrasada, não há crise.
Quando ao sistema de Som BOSE, sinceramente não sei se compensa. Pelo que sei aquilo é um bocado complicado, uma vez que tem um subwoofer integrado na mala e mais uns sensores (inclusive tem um perto da alavanca das velocidades que segundo eu li detecta o volume de som interior e regula graves / agudos / volume). Confesso que nunca reparei nisso, mas no geral o sistema é bastante satisfatório. No entanto se o teu não tras de origem, talvez seja mais fácil (leia-se muito mais barato) um outro sistema qualquer com subwoofer (discreto como este,e não aqueles que ocupam a mala toda). :)

Depois diz como ficou o problema do Airbag, gostaria de saber para o caso de ter o mesmo problema no meu :)
Cumps

Essas jantes são as Toora T230.
Quem as quiser comprar na alfa paga cerca de 450€ POR CADA UMA!
Quem as quiser comprar directamente a Toora, perde a gravação a dizer alfa romeo no lado INTERIOR da jante e paga menos uma bocadinho...[:D] ...250€ cada jante.Vale bem a pena comprar directamente a Toora! [;)]

Em relação a luz do aibag, mexeste no banco do pendura?! Entrou alguém para trás, ou mudaste a posição do banco?! espreita por baixo do banco a ver se vês alguma ficha solta. o problema é mau contacto nessa ficha.As vezes as pessoas que vão sentadas atrás põe os pés por baixo do banco e desangatam essa ficha.Mas mesmo assim vais ter que ir a alfa para limparem o erro.Coisa de 5 minutos de srviço! [;)]

Por acaso não conheces ninguem que queira comprar 4 jantes de 17" originais do GT (aquelas de raios), mais 4 pneus Pirelli P-ZERO Nero com cerca de 2.000Km? :)

(...)
(...)

Ou está mal encaixada ou em contacto plástico com plástico. Um pouco de fita de tecido resolve.

imagem235ww4mq7.jpg

imagem236xs0dk3.jpg

p1155121mms7hm7.jpg

[br:)][br:)][br:)][:cool:][;)]

ficha por baixo do banco? estive a ver e n vi nd! por acaso ontem a minha filha andou atras no carro, mexi o banco tanto do pendura como o meu! mas fui agora ver e n vi ficha nenhuma...

Mas ela está lá, como o Bruno disse. Estará é escondida entre as travessas do banco. O cabo está erolado em fita negra e a ficha é amarela.

Pode circular sem problema. O Airbag do passageiro é que não disparará (se for caso disso - bate na madeira).

Mas ela está lá, como o Bruno disse. Estará é escondida entre as travessas do banco. O cabo está erolado em fita negra e a ficha é amarela.

Pode circular sem problema. O Airbag do passageiro é que não disparará (se for caso disso - bate na madeira).

É apenas um pequeno detalhe, se pensares que os carros dos anos 70 não tinham airbags e que a chapa era dura como tudo e que os cintos eram uma porcaria, já começas a achar que até estás bem seguro mesmo sem o airbag :)

Vou-te dar um exemplo engraçado: quando estava para comprar o meu, também andava a ver um Peugeot 406 coupé, e o vendedor da Peugeot quando soube que eu ia comprar o GT, disse: "Não te metas nisso, está um Alfa GT a venda no concessionário "xxx", só tem 10 mil Km, é de um cliente que comprou e já não o quer, diz que aquilo faz barulhos por todo lado, a alfa não vale nada"....

Ora, eu como não sou de acreditar em tudo à primeira, fui ao tal concessionário "xxx", que fica a cerca de 100Km da minha casa (com esta ele não contava) e tirei a história a limpo... o carro afinal era de uma pessoa que teve de viajar para o exterior devido a transferência de emprego....

É para veres ao ponto que as pessoas chegam só para denegrir a imagem de uma marca..

O que faz isso é "passar fome"! A maioria dos vendedores metem com todos os dentes da boca para vender um carrito!

Neste caso, tinha voltado lá e pedido explicações ao aldrabão! [;)]

Por acaso não conheces ninguem que queira comprar 4 jantes de 17" originais do GT (aquelas de raios), mais 4 pneus Pirelli P-ZERO Nero com cerca de 2.000Km? :)

Se forem em conta e tiverem em bom estado se calhar até arranjo um interessado.
Manda-me proposta por Pm, por favor! [;)]

alfamaniaco, obrigado pela dica! assunto resolvido, estive a mexer nesse cabo com ficha amarela por baixo do banco e apesar de estar encaixado devia ser algum mau contacto! mas foi no meu banco que apagou a luz qdo mexi, e nao no do pendura! apesar de n haver problemas a luz acesa é um pouco irritante! mais uma vez obrigado[;)]
qdo for fazer a revisao falo desse problema! de qto em qto tempo se faz a revisao? o antigo proprietario fez a ultima aos 60000km e o carro está com 82000! ele disse pa eu fazer aos 85000km

alfamaniaco, obrigado pela dica! assunto resolvido, estive a mexer nesse cabo com ficha amarela por baixo do banco e apesar de estar encaixado devia ser algum mau contacto! mas foi no meu banco que apagou a luz qdo mexi, e nao no do pendura! apesar de n haver problemas a luz acesa é um pouco irritante! mais uma vez obrigado[;)]
qdo for fazer a revisao falo desse problema! de qto em qto tempo se faz a revisao? o antigo proprietario fez a ultima aos 60000km e o carro está com 82000! ele disse pa eu fazer aos 85000km

De nada, No que puder ajudar! [;)]
Olha, as revisões devem ser de 20 em 20mil.Ou ao fim de um ano, trocas pelo menos o oleo.Pois mesmo parado, o oleo vai absorvendo humidade e perde propriedades lubrificantes.
Portanto, se a ultima foi aos 60 mil, eu fazia agora uma outra, até por descarga de consciência não vá o ultimo proprietario ter descurado algum detalhe.

De nada. LOL! É claro que ambos os bancos têm o sensor e ficha. O mais vulgar é ser o do passageiro, uma vez que a tendencia é ser esse o banco mais mexido.
De qualquer forma, o erro ficou em memória. Quando for a uma oficina convém eliminar os erros em memória.

Bons kms.

6,5l aos 100 num 2,4JTD!!! E ainda dizes que andas depressa! Na terra onde vives é tudo a descer?:confused:

Fico curioso para saber a forma como alguns fazem a média de consumos, existe muita gente ainda a "atirar" valores à sorte conforme a marca. É verdade que pode parecer um valor baixo, mas como até hoje já fiz aproximadamente 350 000 km, alguma coisa terei aprendido. Fazer uma condução rápida, não que dizer que necessáriamente tenha de ser agresiva ou tosca, como se vê em alguns condutores, conduzindo com uma mistura de tuning com acabado de tirar a carta, pensando que já é condução desportiva. É possivel fazer condução rápida, sem se gastar desnecessáriamente o máximo de combustivel (como é obvio gasta mais que o normal) e sem grande cuidado para não "partir o cristal", basta que se saiba conduzir, isso é condução normal desportiva. Conduzir a "derreter" o carro, arranques despropositados e seguidos de travagens, má utilização da caixa, mudanças constantes de velocidade, isso é azelhisse. Esta é a média que faço com este carro, tenho mais carros, um deles igual ao de um colega meu, que diz fazer no dele mais 2 litros que eu, quando o vi conduzir compreendi a razão, simplesmente não sabe conduzir desportivamente, mas sim "despropositadamente" e desconfortavelmente. Já agora o comentário não foi muito feliz, é que onde desce também é possivel e necessário subir.

Last edited:
ola pessoal

fazer aqui a minha apresentaçao...tenho 23 anos e sou Alfamaniaco[;)]

tenho um GTV V6 TB de 2001 com 77.000km..mas hummm infelizmente devido a uma falha da bomba de oleo gripou o motor no ultimo Topcar festival...mas mesmo assim nao o vendo,vivi momentos muito bons com ele...

mas gostei tanto tanto daquele carro...que fui logo comprar outro[:cool:]

desta vez a escolha recaiu num GTV V6 3.0 de 2001 com o kit aerodinamico e apenas 30.000km...

o meu pai tinha um 164V6 , desde essa altura que fiquei ALfamaniaco e Italianomaniaco...

aqui ficam fotos dos 2 bichos, depois ponho mais quando houver tempo

abraço

Last edited:
Back