Asas, compreendo perfeitamente o que dizes em relação ao que foi o mundo automovel até há umas decadas atrás e nesse aspecto estou inteiramente de acordo, eu tbm gostaria que todos jogassem limpo e que o espirito fosse o de outros tempos mas tristemente isso é historia, vivemos na era da globalisação selvagem onde só os pesos pesados vingam e não estou só a falar do mundo automovel, isto não é a minha opinião, é um facto, todas as grandes companhias nos dias de hoje recorrem a certos abusos para ganhar espaço vital dentro dos grandes mercados, é uma tristeza que assim seja ? é ! mas é a realidade/selva em que temos que viver.
Em quanto ao resto, estou em total desacordo, o trabalho feito na LAMBO é fantastico, não só a ressuscitaram como fizeram carros técnicamente extraordinarios e alguns de uma beleza rara como o GALLARDO para alem de safarem centenas de postos de trabalho italiano e mantendo grande parte do espirito do FL, o resto é HISTORIA.
Quanto à SKODA ser uma marca de luxo...[

] desculpa, luxo no bloco do leste, não ? onde não havia se quer concorrência. Hoje são VW com a mesma qualidade mas mais em conta por terem logo SKODA, nada mau para o que foi um producto completamente obsoleto sem qq viabilidade no mercado global.
Em quanto à SEAT, marca historicamente institucional, que nasceu de uma licença FIAT e que não tinha qq chama identitaria, passou a ter um design apelativo, mecanicas/orgãos varios da VW e sobretudo a vender com fartura fora de Espanha o que já não é nada mau.
Quanto à frase que escreveste a dizer que preféres ver uma AR morta do que nas mão da VAG, respeito a tua opinião, mas não é a minha.
Como referi, gostaria que a AR fosse independente e seguisse os pergaminhos originais mas já estamos muito longe disso e o facto de estar a entrar em coma não é coisa que me agrade pelo que neste caso preferia que fosse adquirida pela VAG se de facto, como acredito, a pusessem no seu devido lugar ( sport premium ) e nem sequer é preciso vender com fartura mas geri-la de forma a ser rentavel para poder ter projectos viaveis e interessantes como aconteceu com a LAMBO.
Pode ser que me engane, mas duvido que a VAG fosse pagar uma fortuna para fazer o mesmo que a FIAT está a fazer com a AR.
E digo tudo isto pq estou longe de estar satisfeito com o trabalho que a FIAT está a desenvolver na AR com tudo que disse em posts anteriores.
É uma realidade com que temos que viver, mas não é por isso que vamos concordar...
Quantas marcas de automóveis existiam nos anos 70-80 e, quantas existem hoje?!
A diversidade, criatividade, etc, tem sido cada vez mais postas de parte, em favor da parte económica....
Eu vejo isso um pouco em todos os sectores (cada vez há mais monopólios)...
Estás em desacordo?!
Quando foi o período "dourado" da Lambo?
Foi/é agora nas mãos da VW?!
Concordo que, como é óbvio, são carros excelentes, e melhores que em outra época qualquer (a evolução é assim mesmo), mas, não é só a parte técnica que conta e, eu acho que lhes falta aquela "espontaneidade", "pureza" e aquele "espírito" de antigamente (que se tem perdido em praticamente todas as marcas)!
Eu, na altura, também não gostei de saber que a Lambo foi parar à mãos da VW, embora, até tenha corrido minimamente bem (menos aquele Audi super-desportiva baseado no Lambo, que acho que já é muita mistura)!
Pois, o resto é HISTóRIA e, isso é mais importante que qualquer inovação actual.... não foi por acaso que a VW a comprou (e quer comprou a Alfa!)!!
Se não fosse pela história, a VW poderia muito bem "criar" uma marca nova, e, não fez, precisamente porque a Lambo, etc, já tem esse passado "valioso"....
A Skoda foi uma marca de luxo, agora é mais uma mistura de de "restos" do grupo VW.... não deixam de ser bons automóveis (se bem que hoje em dia, no mercado europeu, já não haja maus automóveis!), mas, não é mais do que isso!!
A Seat "vende com fartura fora de Espanha"?! Onde?!!
Além de Portugal, é praticamente desconhecida no resto da Europa.....
Mais um caso de canibalização de marcas/modelos que é comum no grupo VW....
Eu também gostava que a Alfa estivesse muito melhor, mas, uma coisa até que que eu quero ou "sonho", outra é a realidade, e, como não sou religioso, nem acredito em milagres; fico de pé atrás.....
A BMW também comprou com a Rover, e, acabou com ela em "3 tempos"!!