Alfa Romeo

Deviam ter substituido o 1.3 pelo 1.6 de 90/110cv. Quiseram ir buscar uns trocos ao imposto de circulação, e depois está a malta a investir em repros para disfarçar os trocos de poupança no selo e a sacrificar o material...

Eles fizeram melhor que isso! Melhoraram o 1.3, com 95cv (essencialmente), e continuam a ter vantagens em sede de IUC, consumos (ainda que pouco), intervalos de manutenção, comparativamente com os 1.6 da concorrência (35000kms ou 2 anos) e menos quase 1,5l de óleo por mudança, etc!! apr:)

Last edited:
É redundante...

É sabido que o de 90cv era lento, mas existe quem insista que andava bem.

Andar razoavelemente bem andava o de 95cv.

Andava tão razoavelmente bem (ou até melhor) quanto os 1.6 Hdi e tdci de 92/90cvs, como se vê nas medições AH!!! [:p]

E n compreendo cm se fala tao mal deste motor 1.3 de 90cv, qd o 1.6tdi c a mesma potencia e pessimo a arrancar!! Ha alguem q n o conheca e q n o deixe ir abaixo pelo menos uma vez?? Lolol [:p] Entao c o A/C ligado é ca uma tarefa!...[8b] enfim...

E n compreendo cm se fala tao mal deste motor 1.3 de 90cv, qd o 1.6tdi c a mesma potencia e pessimo a arrancar!! Ha alguem q n o conheca e q n o deixe ir abaixo pelo menos uma vez?? Lolol [:p] Entao c o A/C ligado é ca uma tarefa!...[8b] enfim...

Ford Focus II 1.6 TDCi 90 2004 - Car Specifications and Technical Data and Specs and Fuel Consumption -- English

Peugeot 307 1.6 HDi 90 2005 - Car Specifications and Technical Data and Specs and Fuel Consumption -- English

Mesmas potências, mais 15 Nm de binário e 100 kg a mais que o Astra. E insistem [:D]

Curiosamente no Punto Evo que eu não conheço e dizem que também é lento, anuncia um valor de 11.9 segundos... E pesa 1205 kg, menos 25 que o Astra.

Ui, 25kgs...é tanto!! Mas não serão 25kgs, porque, em bom rigor, o Punto Evo de 5p que falei pesa 1220kgs! Por acaso, no manual, diz 11.7s esse Punto Evo com 1220kgs, mas o Focus faz 12,6s! Dizem que o Punto de 95cv é lento??? Talvez, depende...mas o Focus e 307 serão ainda mais lentos portanto... [:p]

Last edited:
Já agora, mesmo o de 90cv do Grande Punto, fazia 11.9s dos 0-100km/h e 33,0s dos 0m aos 1000m... enquanto o 307 1.6hdi, por ex, faz 34,4s...
Contra factos.... [;)]

o 90cv do G.P. para cidade com e ou sem A/C é para esquecer mesmo, a n ser que vivas numa cidade plana. Se carregares o G.P. (90 ou 95cv) e carregares o 307 e fizeres os 0 - 1000, podes apostar que o 307 chega lá primeiro. O 1.3 é um excelente motor, para andar em ICs e auto-estradas sem grandes inclinações. Acho por exemplo o 1.2 TSI da VW bem mais equilibrado que o 1.3. Sim um é gasolina o outro é a gasóleo, tirando o preço da gota, 1000x o 1.2 TSI ao 1.3. E mesmo ao preço q está a gota, era neste momento a minha opção caso fosse trocar (ou o 1.4T).

Last edited:
Sobre o GP e Punto Evo não falo porque não conheço. Mas os números até dizem que são mais despachados que o Astra com o mesmo motor e a rondar o mesmo peso.

Quanto ao Astra, é dizimado tanto pelo HDi como pelo TDCi...

Há uma coisa que se chama caixa de velocidades...1.3 requer uma habituação diferente a ela, que para uma pessoa que pega pela primeira vez no carro não é capaz de conseguir se habituar.
Eu tenho um GP 1.3 na versão de 75cv e um MiTo 1.3 com 95cv...ambos não são nenhuns ferraris mas andam perfeitamente bem, agora é preciso tirar o melhor partido do motor e isso nem toda a gente o sabe fazer...No GPunto o truque é não deixar cair abaixo das 1750rpm (depende da inclinação da estrada). No MiTo às 1500 já anda sem pedir licença, e proponho-me a dizer que em Dynamic não há fosso algum, às 1200 o carro já responde. Apesar de tudo e das melhores baixas do MiTo, o GPunto é mais agradável de usar em cidade.

Sobre o 1.3 no Giullieta? Acho que não, o 1.6 é o motor adequado, propunha ainda uma versão de 120cv para o Giu. No entanto, acho que a introdução de um motor mais pequeno iria aumentar as vendas, assim como acontece no Astra (grande parte deles são os 1.3).

Há uma coisa chamada...experimentar os modelos. O 1.3 75cv (turbo geometria fixa) caixa de 5 nada tem a haver com o 1.3 90cv caixa de 6 (turbo geometria variável). O habituares à caixa é mentalizares-te que tens sempre de puxar (maior solicitação e desgaste) o motor acima das 2000 rpm para ter uma troca de caixa "aceitável". Em cidade nunca se faz bons consumos, a n ser que queiras ser empurrado pelo transito. Eu estou habituado à lentidão e ao irritante arranque do meu carro. Não deixa de ser uma grande desilusão. A menos que se faça como muitos a cag** fumo por cada calcadela no acelerador, a habituação à caixa é n te enervares [:D] Em comparação com o Mito idem aspas, pk o mito é caixa de 5 e tem toda uma gestão da centralina melhorada em relação ao G.P. 90cv. Já experimentei o de 75cv e costumo andar com 1 (do meu irmão). Tornava a comprar o Grande Punto (ou EVO) mas nunca com o motor 1.3 seja ele de 75/90/95cv. É um motor interessante para o 500, mas desajustado para o Punto.

Last edited:
Há uma coisa chamada...experimentar os modelos. O 1.3 75cv (turbo geometria fixa) caixa de 5 nada tem a haver com o 1.3 90cv caixa de 6 (turbo geometria variável). O habituares à caixa é mentalizares-te que tens sempre de puxar (maior solicitação e desgaste) o motor acima das 2000 rpm para ter uma troca de caixa "aceitável". Em cidade nunca se faz bons consumos, a n ser que queiras ser empurrado pelo transito. Eu estou habituado à lentidão e ao irritante arranque do meu carro. Não deixa de ser uma grande desilusão. A menos que se faça como muitos a cag** fumo por cada calcadela no acelerador, a habituação à caixa é n te enervares [:D] Em comparação com o Mito idem aspas, pk o mito é caixa de 5 e tem toda uma gestão da centralina melhorada em relação ao G.P. 90cv. Já experimentei o de 75cv e costumo andar com 1 (do meu irmão). Tornava a comprar o Grande Punto (ou EVO) mas nunca com o motor 1.3 seja ele de 75/90/95cv. É um motor interessante para o 500, mas desajustado para o Punto.

O trabalho da caixa não faz desaparecer as baixas desesperantes, apenas atenua isso. Eu nos meus carros sei quando devo trocar de velocidade, assim como sei quando devo reduzir...e isso é conhecer bem o carro.
Um exemplo, quando eu passo a chave a um dos meus amigos, se eu estiver calado, tenho quase a certeza que eles não vão trocar de relação na altura certa, pois não conhecem o motor. Agora se porventura, tiver um amigo que tenha um carro com o mesmo motor, ele sabe o que fazer.

Não acho o motor desajustado ao carro, mas sim a quem faz muita cidade (isto falando do de 90cv). Para quem faz AE, é quase perfeito.

O trabalho da caixa não faz desaparecer as baixas desesperantes, apenas atenua isso. Eu nos meus carros sei quando devo trocar de velocidade, assim como sei quando devo reduzir...e isso é conhecer bem o carro.
Um exemplo, quando eu passo a chave a um dos meus amigos, se eu estiver calado, tenho quase a certeza que eles não vão trocar de relação na altura certa, pois não conhecem o motor. Agora se porventura, tiver um amigo que tenha um carro com o mesmo motor, ele sabe o que fazer.

Não acho o motor desajustado ao carro, mas sim a quem faz muita cidade (isto falando do de 90cv). Para quem faz AE, é quase perfeito.

Como dizes e bem, o seu habitat natural é ICs e AE (planas principalmente). Para cidade "serve" para deslocações 1 - 2 pessoas. Se carregares o carro e andares de A/C seja verão ou inverno, cidade é suplício, manobras então nem se fala. Consumos em cidade é para esquecer :(. O maior problema n é saberes qdo mudares de caixa (à 2ª ou 3ª x que vai abaixo já sabes que tás a mudar mt cedo), mas sim o fato de saberes q tens de elevar demasiado a rotação (mais consumos), para ter uma resposta adequada. Então numa subida para arrancar com gente no carro, n é pera doce (vá malta, ponham pé de fora para ajudar [:)]).

Voltando ao Topic... Giullieta 1.3 jamé! 1.6 105cv está no limite a meu ver. Não há mais novidades do Giulia ?

Alguns desenhos de amadores mostrando as mil faces que um alfa pode tomar.

antoniotamburrinoitalia.jpg
bourbonromainalfaromeoc.jpg
antoniotamburrinoitalia.jpg
Alfa100-2.jpg
Alfa100-4.jpg
exclusive-2013-alfa-_800x0w.jpg

vctoruribemxico1.jpg
vctoruribemxico2.jpg

E o Giulietta cabrio que nunca surgiu:
alfa_romeo_giulia___11_by_risarovi-d2yabyy.jpg

Back