Alfa Romeo

Na minha opinião os Alfa são tão fiáveis como qualquer outra marca.

Existe o mito que não são fiáveis, mas não há nada que diga que os novos não o são, agora como se sabe, um mito é muito difícil de destruir, da mesma forma quem tem a fama de ser "indestrutível", também pode ter uma série de problemas que irá demorar mais tempo até deixar de ter essa fama.

A fiabilidade está muitas vezes (senão todas) relacionada com o trato que se dá ao carro desde que o compramos (vulgo revisões), penso não ser difícil em qualquer carro (ou quase), colocar 300/400/500 mil kms desde que se faça todo o trabalho de bastidor (revisões) preconizado pelo construtor.

O que acontece muitas vezes é que os Alfa possuem um valor de mercado mais baixo (não necessariamente relacionado com a fiabilidade), que faz com que muitas pessoas optem por eles em usados, em detrimento de outros concorrentes e depois essas mesmas pessoas descuram na manutenção, têm problemas e dizem aos amigos que os Alfa não valem nada porque dão problemas! [8b]

Se falarem do rigor de construção, aí sem dúvida que os alemães estão na dianteira, quanto à fiabilidade não me parece que exista uma décalage tão grande como querem fazer querer...

A melhor forma de perceberes que tiveste azar ou não, é falares com outros proprietários. Eu daquilo que leio e casos que conheço nunca vi problemas graves nos Alfas recentes, apenas problemas que também acontecem nas outras marcas. Tenta falar e trocar ideias com outros proprietários, um usado é sempre um risco.

Eu já fiz leituras exaustivas por exemplo no Alfaromeoteam, converso muito com dois proprietários de duas 156 com o mesmo motor...e sabes o que acho quando sobretudo leio o fórum da Alfa? Que tive muita sorte, dentro do que afirmas ser "azar".
Vá, um 156 não é um carro recente...mas carros desses com motores reconstruídos antes dos 150k é aos montes...um dos maiores experts do fórum da Alfa, proprietário e vendedor de material Alfa, afirma não poucas vezes que 200k é uma quilometragem bonita para um TS. Eu quando leio isto...benzo-me e peço "sorte".

Jfire, troca o Alfa por um 320D com motor N47 na casa dos 100k kms e vais ver as saudades que o Alfa te vai deixar :p

Agora mais a sério, problemas todas têm. Aqui por casa já passaram carros ingleses, italianos, alemães, japoneses e americanos e não consigo dizer que algum se tenha destacado no que toca a fiabilidade.

Por acaso dos a gasolina desconheço mas tenho a clara ideia que na gama diesel os JTD são dos motores mais fiáveis na sua gama. Tenho alguma experiência com alguns destes motores (desde os antigos JTD aos novos JTDm2) e são motores muito robustos.

Penso que a falta de fiabilidade advinha muitas vezes dos periféricos (aka eletronica), neste momento o feedback nestes novos modelos tem sido uma clara evolução nesse aspecto.

Eu já fiz leituras exaustivas por exemplo no Alfaromeoteam, converso muito com dois proprietários de duas 156 com o mesmo motor...e sabes o que acho quando sobretudo leio o fórum da Alfa? Que tive muita sorte, dentro do que afirmas ser "azar".
Vá, um 156 não é um carro recente...mas carros desses com motores reconstruídos antes dos 150k é aos montes...um dos maiores experts do fórum da Alfa, proprietário e vendedor de material Alfa, afirma não poucas vezes que 200k é uma quilometragem bonita para um TS. Eu quando leio isto...benzo-me e peço "sorte".

O Alfa 156 foi um sucesso comercial, venderam-se imensos logo é normal que hajam relatos de problemas, como existem relatos de problemas com todos as outras marcas que se vendem muito. A questão é saber qual é a percentagem de motores que dão problemas em relação àqueles que são fiáveis para se fazer uma estimativa. Agora casos de problemas encontras em todas as marcas, não é por aí. Eu desde que frequento este fórum ainda não ouvi falar de problemas em motores desses, e tenho andado bastante atento porque é um dos carros no qual ando interessado para adquirir daqui por uns tempos. A ideia geral é que é um carro que tem algumas áreas que é preciso cuidado, como os casquilhos da suspensão, mas no geral é um carro fiável. Lamento que tenhas tido problemas, mas a ideia geral é que é fiável, como podes ver pelos relatos de proprietários nesta página.

Isto vale o que vale, não o fiz com o intuito de dizer que a Alfa Romeo é a melhor marca, porque não acho que exista a melhor marca (e ainda bem), existe sim o melhor produto (carro) para determinado segmento, não sendo sempre da mesma marca o vencedor...

Fiz um pequeno exercício, sem qualquer rigor científico...pesquisei o número de carros à venda no standvirtual de diferentes marcas e vi qual a percentagem de carros dessas mesmas marcas com mais de 200k kms (claro que me podem dizer que há mais mas não estão à venda e mil e umas coisas mais, mas isto é apenas uma observação feita por mim em relação aos carros usados).

Depois fiz o mesmo exercício, mas para carros com mais de 200k kms e do ano 2000 em diante...(mais uma vez digo, que não é um estudo científico, nem tem pretensão de o ser, as variáveis podem mudar em minutos, horas ou dias, mas quando o fiz, os dados eram estes).

Dados disponíveis hoje no standvirtual à hora de escrita deste texto.

Marcas escolhidas: (a Renault foi eleita sem qualquer critério, poderia ter sido outra qualquer, as outras não poderiam deixar de ser as "supostas" referências alemãs)
Alfa - 307 carros à venda no total
Audi - 1390 carros à venda no total
BMW - 2412 carros à venda no total
Mercedes - 2365 carros à venda no total
Renault - 1852 carros à venda no total
VW - 1598 carros à venda no total

Carros com mais de 200k kms:
Alfa - 38 - 12,4% do total
Audi - 285 - 20,5% do total
BMW - 370 - 15,3% do total
Mercedes - 565 - 23,9%
Renault - 198 - 10,7%
VW - 255 - 16%

Agora carros com mais de 200k kms a partir do ano 2000:
Alfa - 30 - 9,8% do total
Audi - 211 - 15,2% do total
BMW - 271 - 11,2% do total
Mercedes - 347 - 14,7% do total
Renault - 159 - 8,6% do total
VW - 148 - 9,3% do total.

Agora as conclusões cada um que tire as que quiser...

Eu "gosto" bastante deste "estudo" porque o que ele me diz é que a marca mais fiável tem 94 pontos e a menos fiável 79, com todas as restantes pelo meio.
Isso significa que não chega a 20% de diferença entre o que pode ser pior e melhor nesse aspecto.

Em linguagem mais simplificada ainda, tal significa que quando o pior dos carros tem 5 avarias, o melhor deles terá pelo menos 3, sendo que quase todos vão ter 4 avarias.

Resumindo e num usado (porque os carros estudados são agora "usados") ter 3, 4 ou 5 avarias não significa quase nada.
Importa muito mais perceber quais as avarias mais comuns de X ou Y e saber o seu custo.
E se a, b, c que costuma precisar de ser trocado, já foi.
Basta 1 coisa ter sido mudada para "as 4 serem 3".

Nota: estes estudos deviam ser separados em Otto e Diesel, porque senão o Daihatsu que só vendia um pequeno Otto aspirado, em Portugal nem isso, é sempre o campeão Mundial dos estudos de fiabilidade.

Os Alfa ROmeo têm manias, é certo. Mas falta de fiabilidade só mesmo quem nmão entende ponta nem fala com muita gente sobre a marca e proprietários de Alfas, não só 156 como todos os modelos.

Seria mentira dizer que é uma marca com a expectativa de fiabilidade dum Toyota mas não é uma marca que deixe alguém a meio do caminho.
Aliás, se nem um 33 que anda diariamente me deixa, acho que mais nenhum Alfa o vai fazer.[:D]

Vendi o meu 156 com 180 000 e a única avaria à séria foi a junta da colaça (se é que isto se escreve assim). O resto fazia a manutenção normal. Se bem que o normal às vezes era um bocado chato para a carteira principalmente a correia de distribuição mas não queria que aquilo entregasse a alma ao criador de um dia para o outro. Toda a experiência com o carro compensou largamente. Era bonito, confortável e onde as coisas interessavam, atrás do volante, era um mimo. Não era nenhuma bomba (1.6) mas não é preciso muitos cavalos para se ter uma boa experiência de condução. Deixou bastantes saudades.

Nunca tive nenhum Twin Spark, mas pelo que tenho lido, diria que mais de 90% dos problemas relacionados com o motor em si, das tão badaladas reconstruções 0Km, etc, são fruto da negligencia da manutenção, os TS são bastante exigentes no que toca ao tipo de lubrificante usado e não costuma "perdoar" manutenções fora do tempo e com óleos de baixa qualidade!

Se tudo for feito como deve ser, são motores para durar tanto como outro qualquer, com a vantagem de serem tão monótonos... [:p]

Os Alfa ROmeo têm manias, é certo. Mas falta de fiabilidade só mesmo quem nmão entende ponta nem fala com muita gente sobre a marca e proprietários de Alfas, não só 156 como todos os modelos.

Seria mentira dizer que é uma marca com a expectativa de fiabilidade dum Toyota mas não é uma marca que deixe alguém a meio do caminho.
Aliás, se nem um 33 que anda diariamente me deixa, acho que mais nenhum Alfa o vai fazer.[:D]

Maddragon, também não é bem assim. Tive um 156 durante 7 anos, e dos 78 000 até aos 214 000kms. Um 2.0 Selespeed. O motor TS, dá muito gozo de conduzir, mas também tem algumas coisas que não cabem na cabeça de ninguém. Não vou falar dos gremlins do selespeed que não é do que se trata.
Agora, o motor: Trocar correia de distribuição em cada 60 000kms. Foi o primeiro carro que tive em que as velas duravam mais que a correia. Sem comentários. Aos 160 000, começou a gastar liquido de refrigeração, junta com fuga. Não sobreaqueceu, foi apenas trocar a junta. Aos 190 000kms, e depois de ler alguns comentários de pessoal com problemas de capas das bielas, perdi amor a nota e pedi para trocar as ditas. Mostraram-me as antigas, já tinham uma série de riscos. Em contrapartida, o variador de fase é o mesmo de desde quando o comprei.
É um motor que dá bastante gozo a conduzir, mas daquilo que vejo é, na falta de melhor definição, algo frágil. Troquei sempre o óleo em cada 10 000kms (selénia 20k), liquido de refrigeração da Tutela, tudo conforme manda a sapatilha. E mesmo assim tive algumas chatisses com o motor, e só não tive mais porque andava um passo a frente dos problemas.

Em contrapartida, tenho um 166 2.4JTD que basicamente é trocar oleos e filtros e andar com ele. Comprei com 72 000, e até a data nunca tive surpresas. (Tem 157 000kms) A 159 1.9 que comprei para substituir a 156 ainda é cedo para me pronunciar.

Maddragon, também não é bem assim. Tive um 156 durante 7 anos, e dos 78 000 até aos 214 000kms. Um 2.0 Selespeed. O motor TS, dá muito gozo de conduzir, mas também tem algumas coisas que não cabem na cabeça de ninguém. Não vou falar dos gremlins do selespeed que não é do que se trata.
Agora, o motor: Trocar correia de distribuição em cada 60 000kms. Foi o primeiro carro que tive em que as velas duravam mais que a correia. Sem comentários. Aos 160 000, começou a gastar liquido de refrigeração, junta com fuga. Não sobreaqueceu, foi apenas trocar a junta. Aos 190 000kms, e depois de ler alguns comentários de pessoal com problemas de capas das bielas, perdi amor a nota e pedi para trocar as ditas. Mostraram-me as antigas, já tinham uma série de riscos. Em contrapartida, o variador de fase é o mesmo de desde quando o comprei.
É um motor que dá bastante gozo a conduzir, mas daquilo que vejo é, na falta de melhor definição, algo frágil. Troquei sempre o óleo em cada 10 000kms (selénia 20k), liquido de refrigeração da Tutela, tudo conforme manda a sapatilha. E mesmo assim tive algumas chatisses com o motor, e só não tive mais porque andava um passo a frente dos problemas.

Em contrapartida, tenho um 166 2.4JTD que basicamente é trocar oleos e filtros e andar com ele. Comprei com 72 000, e até a data nunca tive surpresas. (Tem 157 000kms) A 159 1.9 que comprei para substituir a 156 ainda é cedo para me pronunciar.

Ainda se continua a confundir manutenção mais melindrosa com fiabilidade.
O facto de teres que trocar a correia de 60.000km em 60.000km é o plano de manutenção. Se cumprires o estipulado não tens problemas.
É a diferença entre um motor que aguenta a óleo vegetal e outro que é esquisito com os óleos, daí ter dado o exemplo da Toyota vs Alfa ROmeo.
Cada motor é um motor e como disse o dio no post anterior, o problema dos TS é a manutenção que é descurada quer em tempo quer nos bons óleos.

E atenção, eu gosto dos TS, mas não comprava nenhum por serem tão melindrosos.
Agora, pouco fiáveis? Não, porque existe um plano de manutenção a seguir.
Sendo seguido, ao que parece, não dão problemas.

E no final de contas nem tiveste nenhum azar com o teu excepto um, a passagem pela junta.
A mudança das capas das bielas foi por zelo e a distribuição fizeste o que tinha que ser feito.

Ainda se continua a confundir manutenção mais melindrosa com fiabilidade.
O facto de teres que trocar a correia de 60.000km em 60.000km é o plano de manutenção. Se cumprires o estipulado não tens problemas.
É a diferença entre um motor que aguenta a óleo vegetal e outro que é esquisito com os óleos, daí ter dado o exemplo da Toyota vs Alfa ROmeo.
Cada motor é um motor e como disse o dio no post anterior, o problema dos TS é a manutenção que é descurada quer em tempo quer nos bons óleos.

E atenção, eu gosto dos TS, mas não comprava nenhum por serem tão melindrosos.
Agora, pouco fiáveis? Não, porque existe um plano de manutenção a seguir.
Sendo seguido, ao que parece, não dão problemas.

E no final de contas nem tiveste nenhum azar com o teu excepto um, a passagem pela junta.
A mudança das capas das bielas foi por zelo e a distribuição fizeste o que tinha que ser feito.

Esqueces-te que quando saiu para o mercado o intervalo de troca da correia era de 120 000kms. E as pessoas compraram tendo isso em conta. [;)] Quando elas começaram a partir todas e de repente uma despesa que contavam ter aos 120 000kms passou a ser aos 60 000kms, essa despesa simplesmente duplicou. E a porcaria dos bronzes eram uma bomba relógio a espera de rebentar. Mais alguns kms e o motor ia começar a bater. E o motor não deu mais chatisses porque andava sempre em cima dele. O óleo devia trocar em cada 20 000kms, antecipava para metade. É o que digo, acho o motor algo frágil.

Mas sabes que mais? Vendi, com a promessa de mais tarde o ir buscar novamente. [:D] Dos carros que me deu mais gozo conduzir.

Voltar
Superior