Alguns numeros do CTR e do 120d

Desculpem lá, mas já n é a 1ª vez q ouço falar em "mitico type-r"?´
Mas mitico porque?
Sem dúvida q c esta sigla sairam para mim alguns automoveis fabulosos, o integra e o accord, mas chamar-lhe mitica? Mas qtos anos tem esta sigla? Então e a AMG, M, Abarth, quadrifoglio, são o quÊ?
N percebam mal, de facto são optimos desportivos, mas miticos, acho que é preciso ter calma, tao qse lá, se calhar falta um danoninho, chamado historia.
No entanto, posso estar enganado.

a sigla type-r é tão mítica como a M, Abarth, TDI ([:D])

Isso leva-nos à conclusão óbvia que não é assim tão fácil tirar aqueles níveis de potência de um motor a gasolina, usando uma cilindrada tão "baixa".

Ou não?!

facil é, basta veres EVOs AMS com 500, 600 cvs, ou Skylines, Supras com 1000cvs

dificil é manter a fiabilidade, por isso é que acho o motor do 2.0 do EVO um dos motores mais fiaveis, e que pouca gente se lembra, para aguentar 280cvs, e até 400cvs (evo fq400) já é qualquer coisa, um carro bastante fiavel em tudo (menos a caixa de velocidades)

E tens alguma afirmação de responsáveis de marcas a afirmar isso?

Se é assim tão fácil, porque é que as empresas que têm motores mais ou menos fracos, não lançam simplesmente um motor a gasolina com turbo!? Substituiam a gama atmosférica por motores turbo, mas com muita mais potência!!!!!:sh):sh):sh)

Porque gastam gasolina e muita. Fazem-nos nos desportivos e chega.

Acho q n percebeste bem.
Para mim ser uma sigla mitica, é ter pedigree. Q neste caso se ganha nas pistas.
Ha siglas q referi q tem por tras delas campeonatos do mundo de ralis, campeonatos do mundo de turismos, entre mtas outras vitorias.
Já agora como se chamava aquela? A Peugeot-Talbot-Sport? Ou só peugeot sport?

A mim espanta-me é os Audi Le´Mans fazerem 700cv.

Claro com aquele motor de camião com 6 mil e muitos centimetros cubicos, com um nº infindavel de cilindros não era de esperar outra coisa, e então quando a concorrencia a gasolina está tão limitada é claro que eles dominam.
As tantas vais ficar mais espantado é quando deres conta que no tempo dos turbos na F1 se tirava 1500 cv de um minicusculo (comparado com o motor do Audi) 1.5 Litros.

120d CTR

0-50 2.6 3.0
0-100 7.6 7.5
0-400m 15.5 15.4
0-1000m 28.4 27.8

40-100 (3ª) 6.4 7.1
60-100 (4ª) 5.9 6.3
80-120 (5ª) 7.9 8.8

Consumo médio do teste

6.1 10.0

7.5 faz um Saxo Cup de origem não sei onde foste buscar a ideia que o Type R faz 7.5, nas revistas e estou a falar do antigo faz 6.6

Quando a BM tiver um motor Diesel ou Gasolina Atmosférico com 240CV e a dar 270 km7H de origem digam-me alguma coisa....

Em motores Diesel neste momento a BMW é a melhor de todas as marcas, basta evr os 335D e os 535D , melhor não há....

Agora em motores a gasolina Honda é honda....

Comparar os dois só mesmo para se poder dizer que os carros Diesel tem vindo a evoluir mesmo muito...

Gordon Murray insisted that the engine for this car be normally-aspirated to increase reliability and driver control. Turbochargers and superchargers
increase power but they increase complexity and can decrease reliability as well as the ability of the driver to maintain maximum control of the engine.

Isso não é totalmente verdade há turbos e turbos, existem turbos de baixa pressão que nem das conta que eles estão a funcionar.
Quanto aos compressores servem de certa forma para incrementar mais o binario e tornar o motor mais "redondo" do que propriamente para elevar a potencia para niveis astronomicos como fazem os turbos, os compressores estão ligados a cambota por uma correia funcionam desde o ralenti, não existe atraso na resposta só que se dão mal com as altas rotações por existir essa ligação fisica ao motor enquanto um turbo faz 100 mil rpm um compressor faz talvez o triplo do regime maximo do motor.

Eu acho piada é como é que ainda não perceberam que esse tipo de recuperações não tem nada a ver com a realidade e de vez em quando lá vem um topico com as historias do custume.
Será que alguém no seu perfeito juizo que vá a circular num CTR a 80 kmh em 5º e precisar de aumentar a velocidade o mais rapido possivel vai afundar o acelerador sem reduzir? Eu não o faria antes de reduzir para 3º e depois sim afundar o acelerador e bye bye BMW.
Uma vez tive a opurtunidade de conduzir um S2000 e a primeira vez que acelerei forte apartir do 40 kmh em segunda, o meu primeiro pensamento foi o Diesel do meu pai responde mais rapido que isto, só mal tive tempo de acabar o meu pensamento porque passei as 6000 rpm e quase levantei voo.
Isto para dizer que nos Otto, uns mais que outro para se recupar velocidade rapidamente há que acelerar no regime e na mudança certa, então nos Honda é fundamental fazer isso para poder extrair o maximo do motor nos diesel dado elevado binario qualquer mudança ou regime é correcto é só acelerar que ele vai.

Quando a BM tiver um motor Diesel ou Gasolina Atmosférico com 240CV e a dar 270 km7H de origem digam-me alguma coisa....

Em motores Diesel neste momento a BMW é a melhor de todas as marcas, basta evr os 335D e os 535D , melhor não há....

Agora em motores a gasolina Honda é honda....

Comparar os dois só mesmo para se poder dizer que os carros Diesel tem vindo a evoluir mesmo muito...

A BMW também tem excelentes motores aspirados a gasolina, é só por os olhos nos M's que não ficam a dever nada aos VTEC's, só que a finalidade e publico alvo de um BMW e um CTR é bem diferente, daí os motores serem bons mas diferentes, a Hondas faz motores de corrida enquanto que a BMW acima de tudo preocupa-se em fazer ottos mais faceis de ultilizar no dia-a-dia

no lisboa -dakar os tdi só nao ganharam(com grande avanço)por azar,nas 24 horas de le-mans já ganham(penso que 2ª ou 3ª vez consecutiva),qualquer ano destes é nos rally e formula 1,isto os diesel.

é verdade.

mas se compararmos reprises que no fundo são o que melhor reproduz as condições normais de utilização, até temos um 120d consideravelmente mais rápido.

Ou seja para a uma utilização vulgar o 120d acaba por dar a sensação de ser mais rápido

Boas.

De facto esse 120D impressiona pois está num patamar elevadíssimo, contudo, apenas discordo da frase a bold pois um Type-R não pode ter uma utilização dita normal comparável com a do 120D. O 120D é um veículo polivalente, muito rápido e agradável de conduzir, capaz de deixar o seu condutor com um sorriso de orelha a orelha. O Type-R é o tipo de veículo que já não está ao alcance de qualquer um em termos de tirar partido da sua génese desportiva, mesmo não sendo nenhum avião.

Não é pelo facto de ter um Honda que penso desta forma. Possivelmente se tivesse de comprar um dos dois, mesmo gostando bastante do Type-R, quase de certeza optaria pelo 120D pois para o dia a dia acho que seria mais interessante para mim.

Abraço,
McDriver

P.S. 1: Quanto às reprises, a caixa de velocidades está lá é para ser utilizada [;)] .

P.S. 2: Picardias à parte, tirar 177 cv de um 2000 cc turbinado hoje em dia é peanuts. Fazê-lo como a BMW o faz já nem por isso ...

P.S. 3: Tirar 200 de um 2000 cc atmosférico é para outras guerras ...

no lisboa -dakar os tdi só nao ganharam(com grande avanço)por azar,nas 24 horas de le-mans já ganham(penso que 2ª ou 3ª vez consecutiva),qualquer ano destes é nos rally e formula 1,isto os diesel.

Não ganharam no Dakar por causa da fiabilidade (afinal é uma prova de resistencia e não de velocidade).

Em Le Mans ganham porque tem um regulamento a medida, que limita dos carros com motor a gasolina.

No rally e F1 se criarem um regulamento a medida dos diesel tambem vão dar cartas. Tem é que arranjar maneira de limitar bastante os motores a gasolina como em Le Mans.

Os motores a gasolina no dia a dia ou na competição tem mais rendimento que os diesel, logo levam sempre vantagem em perfomances.

Não estranho o facto de os Diesel actuais acompanharem e até ultrapassarem Otto mais ou menos equivalentes, até já o disse aqui varias vezes...

Continuo é achar estranho que alguem acredite o 120d (ou outro diesel qq) faz 6.1L/100km e mesmo assim acompanhar o CTR... [:D]

Oh V7, quantas vezes meteste os 140cv do teu TDI a trabalhar a sério?
No final quanto marcava o CB???

Eu posso falar pelo meu Stilo 1.9JTD, que normalmente faz 6l/100, no outro dia atestei, fiz reset ao CB, e fiz +-10 km a andar a sério (:sh) )... media no final 12.4l/100! :sh)

cumps,
[do]

120d CTR

0-50 2.6 3.0
0-100 7.6 7.5
0-400m 15.5 15.4
0-1000m 28.4 27.8

40-100 (3ª) 6.4 7.1
60-100 (4ª) 5.9 6.3
80-120 (5ª) 7.9 8.8

Consumo médio do teste

6.1 10.0

sim, tens razão são apenas alguns numeros... que variam de revista para revista, condutor para condutor, etc.
Mais uns números:
118d (E87) 143 cv 0-100 : 8.9 seg - 35.850,00
Civic 1.8 Sport 140 cv 0-100: 8.9 seg - 26.300,00

Última edição:
Voltar
Superior