Alguns numeros do CTR e do 120d

Acreditas mesmo nisso?
Eu apanho-os na estrada, inclusivé dieseis mais potentes que o 120d e ainda nenhum me chateou a sério. Inclusivé a recuperar em subidas...

Atenção que estamos a falar do CTR, no meu caso do EP3, da geração anterior que eu considero o último desportivo da gama média puro e duro.

E não são todos os que se dão ao luxo de fazer médias citadinas entre os 8.5/9l com um motor a gasolina de 200cv.

Tive oportunidade de andar e conduzir varias vezes um carro igual ao teu.
É um carro que anda bem e tem uma condução interessante apesar de ter uma direcção muito pouco comunicativa para um desportivo.

Olha que a subir e a recuperar nem é preciso um 120d de 177cv para ultrapassar o CTR, um diesel mais modesto basta. [:cool:]

Se tiveres lido o tópico do inicio, percebes que mais do que tudo pretendeu-se aqui reflectir sobre o avanço da prestação dos dieseis que lhes permitem hoje estar ao nivel de um carro com vocação desportiva como o CTR em termos de performances.

Quanto ao que se pode ou não comparar, tudo se pode comparar e até me parece razoavel para alguém que goste de conduzir e tenha cerca de 40.000 Euros para comprar um carro ter a duvida entre um bom diesel e um bom otto como os de que se fala neste tópico [;)]

O que é que connsegues comparar ?
Aceleracao 0-100 e quem percorre o 1º quilometro e a travagem.

As recuperaçoes nao podes comparar porque ninguem de seu perfeito juizo vai fazer 80-120 em 5ª num ctr quando ta picado.
Interessante era ver os 2 carros stock em pista para ver realmente onde é que cada um ficava, e ver se o binario dos diesel compensa o peso extra face aos gasolinas em pista(curvas).

É um carro que anda bem e tem uma condução interessante apesar de ter uma direcção muito pouco comunicativa para um desportivo.

Olha que a subir e a recuperar nem é preciso um 120d de 177cv para ultrapassar o CTR, um diesel mais modesto basta. [:cool:]

demonstra la isso sff

O que é que connsegues comparar ?
Aceleracao 0-100 e quem percorre o 1º quilometro e a travagem.

As recuperaçoes nao podes comparar porque ninguem de seu perfeito juizo vai fazer 80-120 em 5ª num ctr quando ta picado.
Interessante era ver os 2 carros stock em pista para ver realmente onde é que cada um ficava, e ver se o binario dos diesel compensa o peso extra face aos gasolinas em pista(curvas).

Mas quem é que falou em comparações em pista ?

aqui não se está a questionar qual é o mais efcaz em pista !

demonstra la isso sff

Vens cheio de gaz tu !

ainda agora era um absurdo comparar recuperações 80-120 em 5ª, agora já queres que eu demonstre que um bom 2 litros diesel recupera melhor que um CTR a subir ? vê lá se te decides [:cool:]

Vens cheio de gaz tu !

ainda agora era um absurdo comparar recuperações 80-120 em 5ª, agora já queres que eu demonstre que um bom 2 litros diesel recupera melhor que um CTR a subir ? vê lá se te decides [:cool:]

Nao é nas revistas, num videozito.
Alias como ja andaste num ctr sabes que aquilo tem de ser mantido acima de determinada rotacao, coisa que nas revistas nao o fazem( pelo menos nas Pt)

ps: o gas é do cafe, tou sem sono [:D]

Nao é nas revistas, num videozito.
Alias como ja andaste num ctr sabes que aquilo tem de ser mantido acima de determinada rotacao, coisa que nas revistas nao o fazem( pelo menos nas Pt)

ps: o gas é do cafe, tou sem sono [:D]

O CTR anterior tem o seu regime de tiro ideal entre as 5.500 e as 8.000, mas com o I-VTEC até se safa muito bem nas rotações mais baixas e a recuperar.

Agora não te iludas pois em 5ª e 6ª velocidade a subir e a recuperar qualquer diesel de 150 cv e 300 nm lhe faz a vida negra.

é que o binário nas recuperações conta muito [;)]

O CTR anterior tem o seu regime de tiro ideal entre as 5.500 e as 8.000, mas com o I-VTEC até se safa muito bem nas rotações mais baixas e a recuperar.

Agora não te iludas pois em 5ª e 6ª velocidade a subir e a recuperar qualquer diesel de 150 cv e 300 nm lhe faz a vida negra.

é que o binário nas recuperações conta muito [;)]

certo,
Agora o condutor do ctr sabe que para acompanhar um diesel, vai ter de andar sempre no redline.
Nao se pode dar ao luxo de ter o ponteiro entre as 2000 - 4000 rpm como acontece com a maior parte dos diesels onde o binario maximo esta disponivel.

Dai que para uma 4ª ou 5ª dum diesel haja uma 3ª do ctr de modo a acompanhar. (em subidas é vantagem para o diesel claramente)

Se tiveres oportunidade conduz o CTR outra vez...
A par do motor a direcção é o outro ponto forte do carro, por ser muito reactiva e comunicativa.

Curioso como ainda hoje em plena subida e em aceleração tive que dizer ao menino do A4 2.5 TDI para parar de me sujar o filtro de ar e para sair da frente...

'Tás a subestimar em demasia o carro.

mas será que os possuidores dos matraqueadores pensam que algum dia vão dominar as estradas, mentalizem-se só se for pela quantidade que existe nas estradas, eu até entendo que as pessoas tem que ir para o trabalho e precisam de uma viatura que lhes permita deslocar-se e que consuma menos que um carro a gasolina, agora chamá-los desportivos e que assim e assado, fazem e acontecem a um bom motor a gasolina, tenham juizo, quando se conseguir meter este som que deixo a seguir a sair pelo um escape de um carro a diesel, farei uma introspecção interior e pensarei, será que estava enganado ??? [:)]

http://www.youtube.com/watch?v=EmlRcKGy3Ww

isto é musica meus senhores quem gosta a sério de carros e tem realmente prazer em ouvir motores a cantar não se contenta com um simples matraquear e com um orgasmo precoce oferecido por um binário monstruoso, espero não ofender ninguém, pois esse não é o meu intuito .

cumps ...

Dava-me uma coisinha má se o meu CTR demorasse 7.5 seg dos 0-100. Enfiava-o logo na Honda... Demoro 21-22 segs dos 0-200.

desculpa mas não concordo, depois de ter tido o meu ctr durante os ultimos 3 anos, uma das coisas que não gostava totalmente era o feeling que a direcção me transmitia, no novo é muito mais comunicativa do que no anterior, mas cada pessoa tem uma opinião .

Se tiveres oportunidade conduz o CTR outra vez...
A par do motor a direcção é o outro ponto forte do carro, por ser muito reactiva e comunicativa.

Curioso como ainda hoje em plena subida e em aceleração tive que dizer ao menino do A4 2.5 TDI para parar de me sujar o filtro de ar e para sair da frente...

'Tás a subestimar em demasia o carro.

desculpa mas não concordo, depois de ter tido o meu ctr durante os ultimos 3 anos, uma das coisas que não gostava totalmente era o feeling que a direcção me transmitia, no novo é muito mais comunicativa do que no anterior, mas cada pessoa tem uma opinião .

Podem ser estilos de condução, respeito a opinião de cada 1.

Um amigo meu tem um CRX totalmente de origem muito bem estimadinho.
Já tive oportunidade de andar à pendura num comparativo amistoso e de facto o CRX é um carro maravilhoso, talvez o Honda que mais gostei de andar na minha vida (nada tem a ver com o HRV que passou aqui por casa), o barulho daquele motor a puxar a altas rotações é qualquer coisa de viciante mas a verdade é que o companheiro de ocasião desse comparativo era um Ibiza 1.9TDI e sem fazer 1/10 do barulho andava sensivelmente o mesmo, por isso compreendo quando se diz que faz muito barulho para o que anda.
É a verdade, uma pessoa vai com o motor a berrar as 6000 e 7000rpm e vem um 2.0 turbo diesel em sexta e passa em velocidade de ponta sem fazer metade do "basqueiro"...
São conceitos diferentes!
Ainda me lembro da polémica que deu aquele célebre picanso na Vasco da Gama entre um Ibiza TDI130 e um Civic VTI em que o Ibiza, completamente de origem ultrapassava o Civic... na altura caíu o carmo e a trindade, mas pronto, é a evolução das coisas, há 10 anos seria impossível um motor turbo diesel dar trabalho a um otto...

Cumprimentos

mas será que os possuidores dos matraqueadores pensam que algum dia vão dominar as estradas, mentalizem-se só se for pela quantidade que existe nas estradas, eu até entendo que as pessoas tem que ir para o trabalho e precisam de uma viatura que lhes permita deslocar-se e que consuma menos que um carro a gasolina, agora chamá-los desportivos e que assim e assado, fazem e acontecem a um bom motor a gasolina, tenham juizo, quando se conseguir meter este som que deixo a seguir a sair pelo um escape de um carro a diesel, farei uma introspecção interior e pensarei, será que estava enganado ??? [:)]

http://www.youtube.com/watch?v=EmlRcKGy3Ww

isto é musica meus senhores quem gosta a sério de carros e tem realmente prazer em ouvir motores a cantar não se contenta com um simples matraquear e com um orgasmo precoce oferecido por um binário monstruoso, espero não ofender ninguém, pois esse não é o meu intuito .

cumps ...

Para mim desportividade = prazer de condução.

E esse prazer não se coaduna com barulhos mais ou menos bonitos.

Aquilo que me diverte é a potência, chassis e a direcção. É o volante, os pedais e a caixa. Isso é prazer de condução.

O resto? O resto são "romantismos".

Um carro não é mais desportivo do que outro por ter um barulho melhor. Essa é a minha opinião definitiva.

A isto chama-se diferença entre carros e automóveis.
Tu és um apreciador de automóveis enquanto meio de locomoção, não aprecias carros pela sua essência, pelo que representam e pelo prazer de condução que te possam proporcionar.

Tenho um CTR e tenho um E220 CDI estacionado atrás. Consigo perceber plenamente o que queres dizer, mas que ninguém me tire o "desconforto" do CTR.

Aliás ainda não percebi o que é que se está a comparar entre um CTR e um 120d; são duas realidades completamente distintas e mal têm pontos de comparação possíveis entre os 2. E nem sequer se trata de comparar com o 120i ou 130 ou lá que seja...

Nunca fui tão insultado nas Internetes!

Repara que não disse que goste de ouvir uma grande e boa banda sonora.

Simplesmente disse que mais tarde ou mais cedo, essa banda sonora torna-se ridicula! Quer com motores a diesel ou a gasolina, com turbos, é tudo muito mais discreto e ligeiro nos ouvidos...

Há, e o meu E87 é bem mais desconfortável que o CRX (Honda DelSol VTI), a embreagem é pesada, os travões são duros, a direcção é pesada, até a manete das velocidades toda a gente, quando passa dos seus VAG's e afins, diz que é pesadona, o volante é pequeno e a suspensão é dura (a agravar com pneus runflat = duros)... não disse que o E87 seja mais filtrado que o CRX, porque não é, é apenas mais jeitoso de andar nele no dia a dia pelo seu binário e porque posso acelerar a fundo e ninguém fica a olhar, enquanto que no CRX, para a mesma aceleração, ele abre as goelas (e a carteira do meu pai [:D]), e faz um bróooooom desgraçado, uma pessoa parece um azeiteiro, e depois nem anda assim tanto... em AE, quando se quer ultrepassar numa subida, as pessoas até ficam com medo pelo barulho, e eu fico a olhar para a estrada porque aquela m*erda, nem no regime do VTEC acerela um corno!

O que eu acho que queres dizer é o facto de poderes estar a puxar o máximo pelo carro sem parecer que te estás a esforçar..
Enquanto que num gasosa de baixa cilindrada (< 2.5l), principalmente atmosférico, n há dúvidas :)

E sim às vezes parece um pouco azeiteiro, mas pior que isso é sem dúvida a fumarada que os diesel (tirando os mais recentes com FAP) fazem quando se "esforçam". Então se tiverem reprogramados, ui.. [:D]

Pessoalmente não me importo nada do "cantar" dos gasolinas, mas isto só em motores/carros apartir de um certo nível, em que para andar muito não precisas de ir tão alto no conta-rotações logo não fazendo tanto "estardalhaço", mas quando queres andar mesmo muito tá lá essa parte das rpm que dá tanto prazer.
Tanto em termos de suavidade, linearidade e escalada de potência até "lá acima", como em termos sonoros :)

Se há coisa que odeio nos turbo-diesel é aquela sensação de "ejaculação precoce".. Primeiro carregas a fundo e não acontece nada, passado um bocado levas um grande kick nas costas, e mesmo quando começava a ficar interessante: "...tão já acabou?"
Claro que duvido que isto aconteça, p/ex, num x35d.

Last edited:
e completamente injusta esta comparacao.
faz falta o 1.3cdti, o unico diesel comparavel a um CTR. pelo menos o 1.3cdti e desportivo, o 120d nao e nem tenta ser.

Há gostos para tudo e todos.[;)] Mas estou a imaginar um cenário passível de acontecer nos nossos dias.

Na A2, de LX-Algarve a passar o Alentejo, no Verão, ás 15h00 com 39º. Vai um senhor num otto as 7000 rpm de janela aberta(sim porque o que é bom é ouvir aquela sinfonia a alta rotação) e a suar que nem um maluco...quase desidratado. E passa por ele outro senhor, num diesel em 6º, ai ás 3500/4000 rpm, de vidros fechados no seu ar condicionado a ouvir a sua musiquinha. Ambos irão de pé a fundo, mas em condições bem diferentes.

Cada um agora terá os seus gostos.[;)]

Back