Alta cilindrada?

AntonioRibeiro

New member
O governo prepara-se para mais um dos seus ataques. Foi dito que os automóveis de alta cilindrada verão os seus impostos agravados.

Afinal o que é alta cilindrada?

Refere-se somente à capacidade dos cilindros? (A partir de ...?)

Tem em consideração um motor 'turbinado', embora só com 1400 cc? (Entrando aqui em jogo a potência)

Terá em consideração o segmento em que se insere o carro, independentemente da cilindrada?

Gostaria de saber o que têm a dizer sobre isto.

Obrigado.

PS. Para mim, alta cilindrada tem a ver com a conjugação de 2500 cc cúbicos para cima, aliados ao segmento (luxo) do carro.

A alta cilindrada é algo que sempre me custou a entender.

Nos jornais às vezes aparecem notícias de roubos a veículos de alta cilindrada que afinal não passam de Audi A3 e semelhantes.

No meu ver "Alta cilindrada" referem-se a carros superiores a 2000 cc que sejam carros premium!

A alta cilindrada é algo que sempre me custou a entender.

Nos jornais às vezes aparecem notícias de roubos a veículos de alta cilindrada que afinal não passam de Audi A3 e semelhantes.

Pois, mas isso já vem do velho cliché de que se é Mercedes, Audi ou BMW é obviamente "bomba" com 18000cc e 1200 CV... (salve o exagero)

Isto respondendo ao MadDragon..
Porque na minha opinião alta cilindrada é apartir dos 3000 cc!

Isto respondendo ao MadDragon..
Porque na minha opinião alta cilindrada é apartir dos 3000 cc!

Em cima disseste que eram 2000c.c.

De qualquer forma não me parece que exista actualmente algum patamar de distinção entre alta cilindrada ou não anterior a esta nova lei que, concerteza, o irá definir.

A julgar pela carga fiscal actual aqui alta cilindrada é tudo o que tenha mais que um hamster a correr numa rodinha debaixo do capot.

E estou certo que os ignóbeis que nos governam não farão qualquer distinção entre motores atmosféricos e sobrealimentados.

Lógica fiscal portuguesa:

- seg. D generalista 3000 atmosférico = alta cilindrada = carro de luxo
- seg. F premium 2000 turbodiesel = carro de trabalho

A julgar pela carga fiscal actual aqui alta cilindrada é tudo o que tenha mais que um hamster a correr numa rodinha debaixo do capot.

E estou certo que os ignóbeis que nos governam não farão qualquer distinção entre motores atmosféricos e sobrealimentados.

O meu receio é que levem as coisas por esse caminho...

Acho que o conceito "Alta cilindrada" ficou estagnado desde há muitos anos a esta parte [anos 80/90 (?)].

Julgo que, quando se usa a dita expressão (na comunicação social e afins) pretende-se, sobretudo, dar a entender que o veículo em questão é um "carrão" deixando para segundo plano a característica do motor.

Acho que o conceito "Alta cilindrada" ficou estagnado desde há muitos anos a esta parte [anos 80/90 (?)].

Julgo que, quando se usa a dita expressão (na comunicação social e afins), pretende-se, sobretudo, dar a entender que o veículo em questão é um "carrão" deixando para segundo plano a característica do motor.

Continua a não fazer grande sentido quando aparecem Audi's A3 como carros de alta cilindrada.
Ainda foi na semana passada que vi uma notícia assim.

Refiro-me ao agravamento anunciado...
Vão-se limitar a aumentar os valores a pagar por todo.

Provavelmente só se vão livrar de um aumento significativo os motores abaixo de 1250cc.

Continua a não fazer grande sentido quando aparecem Audi's A3 como carros de alta cilindrada.
Dá para ver o quão mal nós estamos (e muitos continuam a não querer ver) quando um Audi A3 é considerado um carro de luxo.

Até concordo que a fiscalidade automóvel poderia ser mais justa se fosse baseada no segmento, mas como é que se legisla algo tão vago? Preço antes de impostos? Continuaria a ser falível.

Concordo contigo. :)
Mas já sabes a falta de precisão que os (alguns) jornalistas aplicam no seu trabalho.
Para eles é tudo igual.

Apenas para quem se interessa e está (mais ou menos) a par da realidade do mundo automóvel, é que consegue distinguir bem os vários conceitos.

Até concordo que a fiscalidade automóvel poderia ser mais justa se fosse baseada no segmento, mas como é que se legisla algo tão vago? Preço antes de impostos? Continuaria a ser falível.
IVA sobre o preço base e ISV a ponderar só e apenas emissões poluentes (e não a palhaçada do CO2 muito menos algo sem qualquer fundamento como cilindrada).

Acho que são os únicos impostos justos e que fazem qualquer sentido.

O problema é que há muito que aos nossos governantes não interessa ser justo ou fazer sentido, interessa é mamar.

Last edited:
Para mim alta cilindrada é de 2.5 para cima. Mas pelo que venho a verificar à uns anos é que tudo o que é superior a 1.4 é declarado de alta cilindrada, seja por jornalista, governo, etc. Acho que ainda vivem com essa ideia desde os anos 80...

Back