Animais extintos...

O que é isso da Natureza Selvagem? Vou-te contar uma história simples para perceberes esse tal equilibrio sensível de que falo - a da Baunilha - essa mesmo, que dá uns gelados muito bons e uns iogurtes fantásticos aqui na nossa "europa". A baunilha vem de uma semente de uma planta (uma espécie de orquídea) que tem que ser polinizada para se reproduzir. Essa polinização é feita por uma abelha muito específica, que está em vias de extinção, resultado? A baunilha está oficialmente extinta (na sua forma natural). Neste momento só tens baunilha polinizada por humanos, à mão (um género de inseminação artificial). Este é só um exemplo. Podia-te explicar como os elefantes plantam a maior parte das árvores na savana através do seu cócó e o seu fraco sistema digestivo, ou muitos outros. Claro que o ser humano tem que evoluir e não temos que andar todos a pé, mas podemos parar de matar animais importantíssimos só porque dizem que temos ereções mais prolongadas com um pó proveniente de um chifre de um rinoceronte (que não é mais do que o mesmo material que temos nas nossas unhas). E aqui na europa também se protege a natureza, não estamos só a pregar aos outros. Todos os países europeus tem reservas e parques naturais.
que as abelhas São importantes isso acho que já sabemos , porque razão estão a desaparecer não sei, até agora só há teorias achas que matamos as abelhas de livre e espontânea vontade ? ou sera que existem aí umas formalidades.

Blabla.... extinção da espécies bem quando uma raça predadora atinge os nossos números o que se espera? Nada que não já tivesse acontecido antes. Vivo e durmo bem com isso antes eles que nós. Querem comparar o intelecto humano igual a que nível a um animal santo deus, já alguma outra espécie fpara além de nós fez algo por outra para essa mesma outra sobreviver? Porfavor....

hihihi a sério? Sabes o que alguns animais fazem para activar o cio nas femias uiii tanto falso "moralismo"

Eu tenho que satisfazer a tua curiosidade ? Será que vocês ainda tem a mentalidade de um miúdo de 15 anos

esta descrita mais atraz não é preciso ser um génio com um alto nível de QI para a compreender, precisas de um testamento? se querem medir ao cm, para espetadores de bancada estao um pouco a 0 no que defendem porque não passam de palavras, o green peace é de afiliação livre Força ou é só garganta?

só porque se discorda de certas barbaridades isso da o direito de chamar troll a alguém? ganhem juízo. lê-se cada coisa por aqui que é de duvidar se o estado mental do individuo esta normal. de certo que são os meninos das touradas [:p] ok já percebi .

E dizes tu, mais acima:

não amigo eu apenas não faço comparações simples e infantis.

o problema ambiental actual resume-se a insustentabilidade, não sou responsável como vocês interpretam as coisas. - See more at: http://forum.autohoje.com/off-topic/125786-animais-extintos-6.html#sthash.wovZjRRW.dpuf

Fazes comparações sem nexo, atiras barbaridades, e os posts citados acima não abonam ao que queres defender: que não andas aqui com uma postura infantil. Sabes apontar aos outros, sem justificação, que têm a mentalidade de um miúdo de 15 anos, mas depois lemos o que aqui escreves... a achámos que estás é a fazer uma auto-avaliação!

Ironia do destino, hoje deparei-me com isto no Facebook:

1620948_827017353981062_438748057_n.jpg

Lembrei-me logo deste tópico...:sh)

Já dei comigo mais do que uma vez a dizer ou pensar algo semelhante a isso:
"com tanta gente pela rua você vai ajudar cachorro"

Mas só o faço em situações concretas. Nomeadamente quando falo com defensores dos direitos dos animais demasiado fundamentalistas.
Às tantas a meio da conversa reparo que eles "humanizam" os animais.
Mais do que isso, para eles os animais são melhores que as pessoas:
Não têm maldade;não percebem porque sofrem; são bonzinhos; todas as atitudes más ou agressivas que possam ter se explica porque "está na natureza deles".

O ser humano não:
Quando sofre é por culpa dele próprio; quando tem uma atitude agressiva é porque é mau! etc etc...

Não posso deixar de achar que esta maneira de pensar está relacionada com a condição psicológica de quem a diz e que não é real/correcta.

Acrescento também que me choca a quantidade de dinheiro que algumas pessoas gastam num cão.
Recentemente por exemplo o cão de um amigo meu teve um acidente e ele gastou quase 4 000€uros em despesas de saúde.
Ora quando sabemos que há seres humanos a sofrer/morrer por falta de tostões para pagar cuidados de saúde.
Para mim pelo menos é chocante!!

E dizes tu, mais acima:

Fazes comparações sem nexo, atiras barbaridades, e os posts citados acima não abonam ao que queres defender: que não andas aqui com uma postura infantil. Sabes apontar aos outros, sem justificação, que têm a mentalidade de um miúdo de 15 anos, mas depois lemos o que aqui escreves... a achámos que estás é a fazer uma auto-avaliação!

Lamento mas se não tem o bom senso de interpretar o que foi descrito... , porfavor ponha a demagogia de lado, não faço a mínima o que você quer dizer.

mas o meu primeiro comentário era especialmente para si mas preferi falar para o ar.

A humanidade foi a pior coisa que aconteceu a este planeta?
O homem é uma praga?
e mais umas tretas....

Estas palavras são suas desculpe que tipo de psicopata é você? ou que legitimidade pensa que tem para fazer tais afirmações? ganhe juizo

sinceramente já pensei assim quando tinha os meus 14, 15 anos mas ate ai a idade ainda é uma desculpa, de esse tempo ate agora ainda aprendi umas coisinhas mais, e aprendi que estava errado em muita coisa.

Last edited:
Já dei comigo mais do que uma vez a dizer ou pensar algo semelhante a isso:
"com tanta gente pela rua você vai ajudar cachorro"

Mas só o faço em situações concretas. Nomeadamente quando falo com defensores dos direitos dos animais demasiado fundamentalistas.
Às tantas a meio da conversa reparo que eles "humanizam" os animais.
Mais do que isso, para eles os animais são melhores que as pessoas:
Não têm maldade;não percebem porque sofrem; são bonzinhos; todas as atitudes más ou agressivas que possam ter se explica porque "está na natureza deles".

O ser humano não:
Quando sofre é por culpa dele próprio; quando tem uma atitude agressiva é porque é mau! etc etc...

Não posso deixar de achar que esta maneira de pensar está relacionada com a condição psicológica de quem a diz e que não é real/correcta.

Acrescento também que me choca a quantidade de dinheiro que algumas pessoas gastam num cão.
Recentemente por exemplo o cão de um amigo meu teve um acidente e ele gastou quase 4 000€uros em despesas de saúde.
Ora quando sabemos que há seres humanos a sofrer/morrer por falta de tostões para pagar cuidados de saúde.
Para mim pelo menos é chocante!!

Claro que devemos respeitar os animais com todo o bom senso que temos infelizmente sim fazemos actos infelizes e tenho pena isso da o direito de generalizar!.

Isso não tira o direito da excecionalidade que o ser humano é infelizmente há indivíduos quem nem QI necessário tem para compreender as mais variadas situações não tem a capacidade de analisar ou compreender uma situação generalizam tudo sem tomar em conta os mais variados elementos, no fundo falam da boca para fora sem tomar em conta de um modo racional do que estão a dizer.

Não podemos criticar o que alguém gasta com um cão, isso e uma escolha pessoal, cada um que faça como quer desde que dentro da lei. só a minha mera opinião.

Last edited:
É lamentável a extinção de espécies animais e vegetais, creio que ninguém coloca tal em causa, mas temos que ter cuidado e não ser integristas em relação a este tema.

Pois o Ser Humano não é nenhum monstro sem o qual a Terra ficaria melhor: somos parte deste planeta, para o melhor e o pior, como qualquer outra espécie animal, sendo a maior diferença entre nós e os outros animais é que nós podemos influenciar o mundo que nos rodeia a uma escala impossível para outros animais.

E, já agora, qual será o limite que podemos colocar à nossa colonização do mundo selvagem (para habitação, agricultura, etc.)?
Até que ponto devemos ter a arrogância de dizer a uma determinada cultura como se comportar em relação a um animal (por exemplo, os tigres na Índia ou os animais da Savana e a sua interacção com pastores nómadas)?
Imaginemos que ainda tínhamos a percorrer as zonas florestais da Europa, com os seus lagos, sistemas de cavernas, maciços de carvalhos e freixos, dezenas de milhares de smilodontes ou ursos cavernícolas?
Se tínhamos que nos limitar a uma muito estreita área de cultivo agrícola e de construção de povoações, para manter intactas áreas majestosas de florestas, como a maciço anteriormente existente no Meio-Dia, as florestas que rodeavam o Vale do Pó ou a Floresta Negra, com seria a nossa sociedade actualmente?

É lamentável a extinção de espécies animais e vegetais, creio que ninguém coloca tal em causa, mas temos que ter cuidado e não ser integristas em relação a este tema.

Pois o Ser Humano não é nenhum monstro sem o qual a Terra ficaria melhor: somos parte deste planeta, para o melhor e o pior, como qualquer outra espécie animal, sendo a maior diferença entre nós e os outros animais é que nós podemos influenciar o mundo que nos rodeia a uma escala impossível para outros animais.

E, já agora, qual será o limite que podemos colocar à nossa colonização do mundo selvagem (para habitação, agricultura, etc.)?
Até que ponto devemos ter a arrogância de dizer a uma determinada cultura como se comportar em relação a um animal (por exemplo, os tigres na Índia ou os animais da Savana e a sua interacção com pastores nómadas)?
Imaginemos que ainda tínhamos a percorrer as zonas florestais da Europa, com os seus lagos, sistemas de cavernas, maciços de carvalhos e freixos, dezenas de milhares de smilodontes ou ursos cavernícolas?
Se tínhamos que nos limitar a uma muito estreita área de cultivo agrícola e de construção de povoações, para manter intactas áreas majestosas de florestas, como a maciço anteriormente existente no Meio-Dia, as florestas que rodeavam o Vale do Pó ou a Floresta Negra, com seria a nossa sociedade actualmente?

gosto [;)] , de acordo como isto esta creio que poucos compreenderam o que estas a dizer.

Last edited:
Claro que devemos respeitar os animais com todo o bom senso que temos infelizmente sim fazemos actos infelizes e tenho pena isso da o direito de generalizar!.

Isso não tira o direito da excecionalidade que o ser humano é infelizmente há indivíduos quem nem QI necessário tem para compreender as mais variadas situações não tem a capacidade de analisar ou compreender uma situação generalizam tudo sem tomar em conta os mais variados elementos, no fundo falam da boca para fora sem tomar em conta de um modo racional do que estão a dizer.

Não podemos criticar o que alguém gasta com um cão, isso e uma escolha pessoal, cada um que faça como quer desde que dentro da lei. só a minha mera opinião.

Não critico directamente a atitude em causa. Eu em situação semelhante provavelmente faria a mesma coisa.
Ainda assim esse facto de alguns animais terem acesso a muito mais que algumas pessoas é algo a assinalar. Cada um pense disso o que quiser.

Mas os tempos são outros.

Esses países nao precisam necessariamente de cometer os mesmos erros dos Europeus.
Hoje sabe-se muito mais sobre todos esses processos e também a tecnologia está mais desenvolvida. Quem sabe não é possivel achar uma solução mais inteligente para esses países ? :)

Na realidade quem precisa de ajuda são essas mesmas pessoas...
Eu sou uma dessas pessoas. Nunca ajudei nenhuma associação de defesa ou apoio de animais e penso que dificilmente o farei.

Mas não só rego plantas, como já plantei muitas, incluindo árvores. Ajudo directamente duas instituições de apoio a crianças e pontualmente ajudo em questões específicas de crianças que precisam de ajuda diferenciada (cirurgias, aparelhos, etc).

A imagem é bonita para sensibilizar... e cada um direcciona as prioridades para onde quer.

Excelente post onde realço o ponto chave que às vezes parece esquecer. Não somos uns tipos que vieram cá passar umas férias ou que foram a casa de um amigo e que não devem mexer em nada. Esta é a nossa casa e todo o restante post faz muito sentido.

Podiamos preservar todos esses locais, e ter um nivel de progresso semelhante ao de agora, mas mais limpo e limitado a certas areas, melhor gerido.
O problema do homem é que um dia acaba com tudo e continua a se reproduzir sem olhar para o futuro.
Um dia o homem ainda acaba a comer a sua propria espécie, devido ao esgotamento total de recursos por ganancia e sem pensar...

Mas os tempos são outros.

Esses países nao precisam necessariamente de cometer os mesmos erros dos Europeus.
Hoje sabe-se muito mais sobre todos esses processos e também a tecnologia está mais desenvolvida. Quem sabe não é possivel achar uma solução mais inteligente para esses países ? :)

O "problema" é que os "europeus" julgam-se no direito de lá ir dizer isso.

É o mesmo que um amigo teu estar a morrer de cancro nos pulmões e achar-se no direito de te proibir de fumar.

A solução que tem vindo a ser tomada, é com a ajuda financeira para a criação de reservas e/ou protecção de espécies específicas.

O "problema" é que os "europeus" julgam-se no direito de lá ir dizer isso.

É o mesmo que um amigo teu estar a morrer de cancro nos pulmões e achar-se no direito de te proibir de fumar.

A solução que tem vindo a ser tomada, é com a ajuda financeira para a criação de reservas e/ou protecção de espécies específicas.

A melhor solução nessa situação é morrerem os dois de câncro do pulmão[:D]

Assim ninguém se chateia.

Eu sou uma dessas pessoas. Nunca ajudei nenhuma associação de defesa ou apoio de animais e penso que dificilmente o farei.

Mas não só rego plantas, como já plantei muitas, incluindo árvores. Ajudo directamente duas instituições de apoio a crianças e pontualmente ajudo em questões específicas de crianças que precisam de ajuda diferenciada (cirurgias, aparelhos, etc).

A imagem é bonita para sensibilizar... e cada um direcciona as prioridades para onde quer.

Aconselho-te a reler o que está escrito na imagem... Direciona, prioritamente, a tua atenção para uma leitura correta! [:D]

Aconselho-te a reler o que está escrito na imagem... Direciona, prioritamente, a tua atenção para uma leitura correta! [:D]

Epá, acho que li bem...[:D] Eu sou dos que fazem aquela pergunta...

Mas não "encaixo" no restante, logo as afirmações associadas à imagem são apenas sensacionalistas.

Por acaso também já ajudei animais, mas não com comida, simplesmente a libertarem-se de certos sítios ou assim.

Podiamos preservar todos esses locais, e ter um nivel de progresso semelhante ao de agora, mas mais limpo e limitado a certas areas, melhor gerido.
O problema do homem é que um dia acaba com tudo e continua a se reproduzir sem olhar para o futuro.
Um dia o homem ainda acaba a comer a sua propria espécie, devido ao esgotamento total de recursos por ganancia e sem pensar...

Creio que soubéssemos no passado o que sabemos hoje poderíamos ter tomado um rumo diferente, temos que realçar que apenas nos últimos tempos e devido a um grande avanço tecnológico não esquecendo que foi graças ao petróleo e exploração dos mais variados recursos que obtemos os instrumentos necessários para saber o que sabemos hoje, o nosso próprio progresso pode ditar um fim a nossa própria existência? Talvez, o nosso maior trunfo para sobrevivermos é avançarmos será claro com nossa tecnologia e ciência contudo essa também tem um preço, estudos dizem que se continuarmos a esta velocidade de exploração nos próximos séculos será necessário o equivalente a cerca de 3 planetas terra para "servir" a nossa civilização o que é quase insustentável hoje será impossível em um futuro próximo é um problema super complexo e de certo não é o único realçando que só facto de estarmos aqui representa apenas por si próprio um milagre, se fossemos unidos em nome de um bem comum poderia ser bem melhor contudo se é essa a nossa natureza ou não vá "deus" ou o próprio tempo responder...

Não critico directamente a atitude em causa. Eu em situação semelhante provavelmente faria a mesma coisa.
Ainda assim esse facto de alguns animais terem acesso a muito mais que algumas pessoas é algo a assinalar. Cada um pense disso o que quiser.

eu compreendi o que quiseste dizer com o outro comentário.
O meu comentário não era direcionado propriamente contra a tua mensagem,
a mim causa um certo complexo em ver indivíduos super valorizar uma animal acima de um ser humano contudo é o mundo em que vivemos, eu costumo dizer mais cedo ou mais tarde tudo é pago na mesma moeda.

Creio que soubéssemos no passado o que sabemos hoje poderíamos ter tomado um rumo diferente, temos que realçar que apenas nos últimos tempos e devido a um grande avanço tecnológico não esquecendo que foi graças ao petróleo e exploração dos mais variados recursos que obtemos os instrumentos necessários para saber o que sabemos hoje, o nosso próprio progresso pode ditar um fim a nossa própria existência? Talvez, o nosso maior trunfo para sobrevivermos é avançarmos será claro com nossa tecnologia e ciência contudo essa também tem um preço, estudos dizem que se continuarmos a esta velocidade de exploração nos próximos séculos será necessário o equivalente a cerca de 3 planetas terra para "servir" a nossa civilização o que é quase insustentável hoje será impossível em um futuro próximo é um problema super complexo e de certo não é o único realçando que só facto de estarmos aqui representa apenas por si próprio um milagre, se fossemos unidos em nome de um bem comum poderia ser bem melhor contudo se é essa a nossa natureza ou não vá "deus" ou o próprio tempo responder...

mas esses "estudos" la está, são "estudos"...
E nao sao de hoje!!
Desde o inicio da revolução industrial que se fazem estudos semelhantes que predizem futuros catastróficos para a espécie humana derivado ao elevado ritmo de crescimento. E teem acertado todos muito ao lado [:D]

Back