Recebi hoje a resposta da BMW Alemã. Basicamente dizem que os carros que produzem são muito bons, construidos com os mais altos padrões de qualidade...bla, bla, bla...MAS que por a embraiagem ser uma peça de desgaste não é aplicável a "goodwill assistance "da BMW. Pronto é isso!
Vou vender o carro e assumir o barrete que enfiei ! Inacreditável!
[:vm)]
Seja considerada peça de desgaste ou não, não é suposto uma embraiagem durar tão pouco. Mesmo uma peça de desgaste tem uma durabilidade esperada, cujo plano de manutenção prevê o seu controlo e sua substituição dentro de determinados intervalos de tempo/quilometragem.
Por outro lado, parece-me também haver legitimidade para que as marcas após a garantia se coloquem à margem de forma a poderem recusar a substituição de peças e assim evitar encargos devido a reclamações abusivas em catadupa, só porque o pessoal usa e abusa da mecânica sem qualquer noção dos limites do material.
Independentemente da corrente que cada um partilhe, o que me parece fazer sentido é que as marcas deviam, no âmbito da tal política de boa vontade que a BMW diz não se aplicar a este caso, analisar as situações caso-a-caso com o cuidado que cada situação exige.
Há situações em que não é claro que o cliente seja o responsável pelo problema, nem se consegue provar que o material está isento de defeito. As marcas nestes casos deviam ter todo o interesse em demonstrar alguma flexibilidade para a negociação e para procurar um consenso, em vez de se deixarem levar para uma situação fracturante que, a médio/longo prazo, é prejudicial para si. Repare-se que um consenso não tem gerar forçosamente um grande prejuízo para a marca, ambas as partes colaboram no encargo, ou encontra-se outra forma compensatória qualquer...
Basicamente trata-se de retribuir ao cliente alguma da confiança que este depositou na marca quando escolheu um produto seu. Isto não está a acontecer no caso aqui em discussão e é lamentável que assim seja, independentemente da marca que o faça.
Dou dois exemplo que me são próximos e que felizmente foram bem sucedidos:
Citroen C3 - ainda na garantia - reclamei porque se partiram os comandos do controlo da velocidade de cruzeiro no volante, o plástico rachou, o botão caiu, etc... A Citroen estranhou o sucedido e perguntou logo: "O sr não carregou aqui com mais força? Não deu aqui uma pancada, etc...??" Veio um engº de Lx ver o carro e apreciar a situação. Resultado: apesar da dúvida e do homem coçar a cabeça... colocaram um volante novo! Maravilha! apr
Ford Focus - 1 mês após a garantia caducar e com uma revisão em falta - perdeu o óleo da direcção assistida... Argumentaram, com toda a razão, que o carro estava fora da garantia e que ainda por cima se tinha falhado a última revisão, contudo assumiram, "no âmbito de uma política de boa vontade e satisfação do cliente" (sic), que o problema era um defeito e que com certeza tinha tido início quando o carro ainda estava ao abrigo da garantia. Resultado: nova bomba hidráulica da direcção assistida com a contrapartida de o carro fazer a revisão em falta!
A meu ver, o Adventure pode não ter a legalidade, objectivamente falando, do lado dele, mas tem toda a legitimidade para estar descontente com o desempenho do material e sobretudo com o comportamento da marca. Tem que se aceitar, mas não se compreende muito bem que o desfecho seja este!
Melhores dias virão, são os meus votos!
Abr