Apagar topico

Um carro de WRC não é um carro "normal" alterado, é um carro novo.

Os espaçadores mudam a geometria da suspensão se não se tiver em conta o offset da jante e, ao ser mais um elemento no eixo e mais uma união, muda as forças aplicadas na - e geridas pela - suspensão. Não é uma alteração simples e linear.

Uns espaçadores de 20mm são um valor já relativamente grande, sendo de uma marca em condições, ou seja que tenha um bordo para centrar a jante, pouco ou nada interfere com a geometria de suspensão, isso é teoria da treta que se dá na faculdade, o triangulo inferior ter mais 20mm não altera o comportamento para pior!

Todas as marcas tem como opcional jantes com diferentes ET, no caso de jantes com maior largura e ET errado, é necessario a "bolacha" para a roda não roçar quando se vira a roda para dentro.

Entre uma versão normal e uma versão GTI, em modelos de fabrica encontramos diferentes ET.

A teoria de mais uma peça(espaçador), que pode ser perigoso, é de ir às lagrimas de tanto rir, quando qualquer pessoa sabe que as porcas ou os parafusos de uma roda obedecem a um aperto especifico(que não é pequeno), que todos os profissionais devem respeitar.

Em relação ao alargamento das vias nos "tuninhos" como ninguém ainda referiu, os principais problemas são: um maior peso suspenso na ponta da suspensão leva à diminuição do tempo de vida dos rolamentos das rodas, segundo: muitas vezes não adequam a capacidade de travagem aos rodões maiores.

Em 20 anos de carta só fui mandado parar duas vezes.
Numa das vezes, numa semana da "queima" em Aveiro, levava 8 marmanjos alcoolizados dentro da carrinha e o Sr. Agente não me fez soprar. Não tinha bebido muito mas já dava para uma multa!
Foi a única vez que arrisquei apanhar multa.
Da outra vez foi uma operação da brigada fiscal e só viram documentos e espreitaram para dentro da carrinha para ver se levava alguma mercadoria estranha!!

Lamento não vir contribuir para o enriquecimento deste tópico, mas não quis deixar passar a oportunidade de dizer ao user que o criou e com todo o respeito, que com tanto lol, lol e lol que perdi qualquer interesse na leitura do resto do texto.

:sh)

Eu só fui mandado parar duas vezes em operações Stop e numa delas tive uma história engraçada.

Vinha há uns anos atrás às 5 da manhã de dia 1 de Março de uma noitada na casa de um amigo onde tinha bebido mais de 1L de cerveja, mas apesar de tudo, como já tinha bebido a última há umas duas horas sentia-me bem. Fui mandado encostar e desenrolou-se a conversa normal, documentos para lá e para cá até que o polícia repara na carta verde que a o seguro tinha terminado em Fevereiro. Expliquei-lhe que tinha a carta nova em casa e que me tinha esquecido que mudava o mês naquela noite. O homem começa a insistir que não tinha sido à meia noite daquele dia mas já tinha sido no dia 28 (só para chatear por defeito as companhias de seguro assumem o mês de Fevereiro com 28 dias e naquele ano tinha 29).

A ver que ele estava com vontade de me passar a multa por falta de seguro, disse-lhe que morava perto e que poderia telefonar ao meu pai que estava em casa a dormir e pedir-lhe que trouxesse a carta verde nova para comprovar o que eu estava a dizer. Depois começou a pedir para ver o colete reflector, triângulo a ver se tinha mais por onde pegar, como não tinha, vira-se para mim e diz-me que como morava perto, que ele ficava ali com os documentos e para eu ir a casa buscar a carta nova. Perguntei-lhe se deixava ali o carro também ou se podia ir de carro, diz-me que caso fosse mais rápido, podia ir de carro. Estava já eu dentro do carro para arrancar diz em voz bem alta: "Espere! Bebeu alguma coisa??" Ao que eu respondi que sim, mas já tinha sido a algumas horas (não estava seguro de estar abaixo do limite). O polícia sorriu como quem diz "Já te apanhei!". Fui soprar o balão e: 0.00 g/L! Não me sentia bêbado mas não acreditava que não acusasse absolutamente nada. Frustrado, o polícia lá me disse para eu ir.

Cerca de 10m depois regresso ao local com a carta verde nova e encosto sem que os agentes que estavam a mandar parar me fizessem qualquer sinal (o que me tinha mandado parar estava ao pé da carrinha onde tinham o sistema de processamento). Ficaram com cara de parvos a olhar para mim por ter encostado sem ordem deles. Expliquei-lhes a situação e deslocaram-se ao pé do outro para confirmar a história tendo-me dado ordem para ir cortando o selo para pôr no vidro, que com a sorte que estava a ter naquela noite não tinha picotado e tendo em conta que por esta altura já eram perto das 6 da manhã era tudo o que me estava a apetecer fazer! Quando me desloco ao pé da carrinha onde ainda estavam todos os agentes dão-me os documentos e, encontro um polícia conhecido que me cumprimenta efusivamente e ficaram os outros a olhar para mim. Fiquei com a sensação que se o tivesse visto logo, não tinha tido toda esta aventura!

Espero continuar assim, triste mas "saudáv€l"...

Tenho carta há 5 anos. Fui mandado parar seguramente mais de 200 vezes, até em espanha.

Ainda só fui multado 2 vezes. Uma delas por velocidade em que realmente ia em excesso. E uma segunda em que o sr Guarda disse que eu ia ao telemóvel e eu não ia. Não paguei e reclamei, agora é esperar.

Ora bem, parece-me que o assunto "espaçadores" trará efectivas vantagens num ou dois aspectos concretos, mas também trás desvantagens! Uma delas é o aumento do Cx, por ex. Depois dizem que o carro anda menos!...lol
Por vezes, associado ao aumento da "largura" aumenta-se em exagero a largura do pneu. Eventualmente o que quiseram dizer ao autor do tópico, e bem, é que:
A pressão ou tensão mecânica (símbolo: p) é a força normal (perpendicular à área) exercida por unidade de área.
Formalmente,
a8aa98e9fd48887b3e8f9c61b030f3ee.png
Onde p é a pressão, F é a força, e A é a área.

Ou seja, se a massa/peso do carro é sempre o mesmo (Força, na fórmula), ao aumentarmos em demasia a largura (superfície, na fórmula) a pressão diminui, logo a probabilidade de aquaplanning deverá aumentar! Por ex!! [;)]

Quanto ao resto...nem me vou pronunciar sobre gabarolices!

Só por curiosidade: não se diz mandato, mas sim mandado.

A mim também nunca me mandaram fazer o teste do álcool, talvez por perceberem logo (e bem) que não valeria a pena pois por regra não bebo bebidas alcoólicas, muito menos quando tenho de conduzir! [;)]

Ou seja, se a massa/peso do carro é sempre o mesmo (Força, na fórmula), ao aumentarmos em demasia a largura (superfície, na fórmula) a pressão diminui, logo a probabilidade de aquaplanning deverá aumentar! Por ex!! [;)]
A exemplo do WRC, em neve por algum motivo metem pneus finos, em molhado/neve quanto menor a superficie de contacto melhor, já em seco quanto maior melhor. Portanto onde poderemos estar a melhorar, poderemos estar a piorar pois não se anda sempre em estrada seca.

200x em 5 anos, dude deves ter mesmo aspecto e carro de mafioso

desculpa mas duvido muito desse nº , nem sendo profissional do volante

speccy

Tenho carta há 5 anos. Fui mandado parar seguramente mais de 200 vezes, até em espanha.

Ainda só fui multado 2 vezes. Uma delas por velocidade em que realmente ia em excesso. E uma segunda em que o sr Guarda disse que eu ia ao telemóvel e eu não ia. Não paguei e reclamei, agora é esperar.

Isso dá quase 1 por semana... tens cara de guna? conduzes de "cap"? tens um tunning rebaixado? [:D][:D][:D]

onde exista operação stop sou mandado parar, menos na minha zona de residencia por ja conhecerem a minha pessoa.

Conduzo um carro laranja, rebaixado e com xenon. Da imenso nas vistas e sempre que ha uma operacao la vou eu. Desde mandarem parar 2x na mesma operacao..com espaço de 100 metros, ate dizerem que tenho os pneus ilegais quando eles estao no livrete, mandarem abrir a mala e claro soprar sempre ao balao, pois ando com uma guia que a carta foi apreendida ate pagar multa de alcool...entao balão é o destino sempre

hugo disseste isto: "Por vezes, associado ao aumento da "largura" aumenta-se em exagero a largura do pneu."

Mas ao meter um espaçador não se está a aumentar a largura do pneu, o pneu é o mesmo, só fica a roda mais distante do eixo, e por ter um espaçador de 16mm que não é nada de exagerado, não é por esses poucos milimetros que vai desgastar assim tanto o material, ou ganhar ou perder estabilidade ou tração e aquaplaning, ou perder assim tanto andamento, ou alterar a eficacia de travagem.

Já andei em piso seco e molhado com espaçadores e sem espaçadores e não ficou pior em nada com espaçadores, e nunca sofri um aquaplaning em lado nenhum, tambema não custumo passar assim em poças agua muito grandes, mas quando passei o carro nunca fugiu para lado nenhum, nem trava pior do que sem espaçadores.

então se quando mais largo for o pneu, mais possibilidade de aquaplaning, então as marcas devia meter só pneus finos para todas os carros por questões de segurança, custumo ver mercedes e audis e bmw com pneus tão largos que até assusta, e não os custumo ver eles espalharem-se na estrada com piso molhado.

mas a principal vantagem dos espaçadores é o visual do carro, detesto ver um carro com uma distancia grande entre a roda e a cava da roda, fica tão mal, ainda ontem vi um ford focus que entre a roda e o limite da cava devia caber uma mão aberta, parece que levou uma panada e enfiou a roda para dentro.lol

Dizes: "então as marcas devia meter só pneus finos para todas os carros por questões de segurança, custumo ver mercedes e audis e bmw com pneus tão largos que até assusta, e não os custumo ver eles espalharem-se na estrada com piso molhado."

Bom, julgo que percebes o que estou a dizer, mas estás a querer imbirrar! (mas há muita gente que se queixa de saídas de traseira com esses bmw e mercedes nas juntas de dilatação da A24, em dias de chuva, por ex...que são em curvas a subir - algumas)

O que eu quis dizer é que não pode ser "nem 8 nem 80"!! Deverá haver um compromisso de várias premissas e as marcas fazem-no da melhor forma!

Por isso é que há carros que trazem medidas 225/??/?? e as versões "eco" trazem 205, por ex!! (entre outras alterações, claro)
Ou seja, a marca considera que o ideal, tendo por base o conforto, dinâmica, prestações, para um dado modelo é aquele pneu, mas se pretendem priveligiar os consumos em detrimento de outros factores já deverá ter outros pneus!!

A mim parece-me que o que virá de fábrica é o mais aceitável, porém quem quer fazer alterações fá-las mas sujeita-se!! Não podem é dizer que é melhor só porque esteticamente parece mais bonito! É melhor numa coisa mas pior noutras!...

Tal como tu dizes:

"mas a principal vantagem dos espaçadores é o visual do carro, detesto ver um carro com uma distancia grande entre a roda e a cava da roda, fica tão mal, ainda ontem vi um ford focus que entre a roda e o limite da cava devia caber uma mão aberta, parece que levou uma panada e enfiou a roda para dentro.lol"

Última edição:
Claro, todos ou quase todos os motores Opel dizem o mesmo!![:p]

Eu sei que depende da versão e equipamento! Então porque é que a marca não disponibiliza espaçadores como opção ou mesmo de série na versão Sport!??

Olha, no grupo Fiat nenhum diz tal coisa!! [;)]

Voltar
Superior