Aquariofilia!

Outra pergunta, hoje ao sair de casa a agua estava limpa, mas agora ao chegar a noite ficou totalmente turva! não sei porqué! não dei de comer em excesso e os peixes são minúsculos! poderá ser mesmo do aquário ser novo?
Os produtos para tornar a agua cristalina serão bons para isto?

Se o aquário é novo é normal. Se é sujidade podes juntar um floculador, se é apenas esbranquiçado o aquário ainda nao deve estar ciclado. Existem bactérias em frasco que ajudam isso, ou entao basta esperar.

no meu caso para iniciar aquário usei peixes resistentes para que maturassem o ciclo biológico.

O ideal quando se monta um aquario, não sei se é o caso do Tux, é deixá-lo trabalhar durante pelo menos 3 semanas antes de introduzir os primeiros peixes. Nesse tempo a agua vai estabilizar, as culturas de bacterias, vitais para o correcto funcionamento dos filtros pois são elas que vão decompor a materia orgânica em componentes inocuos, vão crescer nos filtros e as plantas vão criar raiz. Para acelerar o processo de maturação de um tanque podem usar-se pequenos truques como incorporar na montagem areão de um aquario já amadurecido e introduzir culturas de bacterias. Outra boa dica, para quem tenha um ribeiro de aguas limpas na região, é encher o aquario com agua de ribeira que já tem essas bacterias.
Para o caso do Tux, agua turva e/ou esbranquiçada, existe um produto da Tetra que é bastante bom:

Já usei bastantes vezes e recomendo...[;)]

Podes simplesmente colocar peixes resistentes logo desde o primeiro dia. Como vão produzir porcaria, vão incentivar o crescimento da flora de bactérias. Apenas nao se deve exagerar no numero de peixes principalmente se o aquário for pequeno.

Podes simplesmente colocar peixes resistentes logo desde o primeiro dia. Como vão produzir porcaria, vão incentivar o crescimento da flora de bactérias. Apenas nao se deve exagerar no numero de peixes principalmente se o aquário for pequeno.

Pessoalmente não aconselho mesmo nada! As bacterias terão tempo para crescerem por si e escusa-se de estar a sujeitar os peixes a situações que lhes podem induzir stress que posteriormente pode provocar consequências ainda piores, mesmo aos mais resistentes!
Eu compreendo que quando a malta monta o aquario quer é vê-lo logo cheio de peixes mas o melhor mesmo é terem um pouco de paciência...

Eu comprei bacterias vivas para juntar a agua.

Tinha montado o aquario num dia e no seguinte ja tinha la os peixes.

Como referi é sempre uma boa solução para apressar um pouco as coisas, mas nada bate uma boa "rodagem" antes de introduzir os peixes.

Não querendo ser desmanchas prazeres mas já tive um beta num aquário com neons que ficou sem barbatanas. Pelo que vi o neons comeram as barbatanas do beta e este ficou quase despido. Não sou profissional na matéria e posso ter feito alguma coisa errada mas ...

Acredito. Eu tambem nao sou entendido nestas coisas.

Mas gostei bastante do atendimento do senhor da loja. Sempre a querer vender como e claro, mas ao mesmo tempo sempre a dar conselhos úteis para que os peixes nao tenham problemas.

Outra coisa que ele me frisou bem, foi que quando fosse comprar mais peixes, dizer quais tenho para depois nao comprar nenhum que mate os outros e vice versa.

Foi uma pessoa impecavel mesmo.

Última edição:
Bom dia,
ontem a noite reparei que os peixes estão sempre a vir a superfície "respirar". estive a ler na net que pode ser falta de oxigénio na agua, e que para isso basta a bomba fazer mexer a agua na superfície!
A minha bomba é forte mas o difusor de agua esta a 3 cm da superfície, e cria uma ondulação muito fraca! será o suficiente?
Outra coisa, reparei que a maioria dos aquários são totalmente fechados em cima! isso não reduz o oxigénio?
As bombas de ar com pedra difusora ajudam?

Desculpem la o questionário, mas é que quero o melhor bem estar para os peixes. [;)]

Bom dia,
ontem a noite reparei que os peixes estão sempre a vir a superfície "respirar". estive a ler na net que pode ser falta de oxigénio na agua, e que para isso basta a bomba fazer mexer a agua na superfície!
A minha bomba é forte mas o difusor de agua esta a 3 cm da superfície, e cria uma ondulação muito fraca! será o suficiente?
Outra coisa, reparei que a maioria dos aquários são totalmente fechados em cima! isso não reduz o oxigénio?
As bombas de ar com pedra difusora ajudam?

Desculpem la o questionário, mas é que quero o melhor bem estar para os peixes. [;)]

Põe, se possivel, a pedra difusora mesmo no fundo, quanto maior for a coluna de ar maior será a agitação á superficie. Em alternativa, e se quiseres uma agitação realmente forte, podes comprar uma pequena bomba sumersivel e pô-la dentro do aquario mesmo na linha de agua, aí terás toda a agitação que desejares...

Hoje entraram mais 6 habitantes para o aquario [;)]

2 Koi's e 4 Nariz Vermelho

Os Koi, é um casal e a femea vem quase a desovar [:p] Vamos ver se tenho sorte em se safar 1 ou 2 [;)]

Pessoal, ajudem me la aqui numa duvida.

Qual o tempo que os ovos dos peixes demoram a eclodir?

A Koi femea ja mandou tudo o que tinha a mandar ca para fora e como este fim de semana deveria limpar o aquario, nao queria meter em risco a hipotese minima de poder ter mais 1 ou 2 peixitos pequeninos no aquario.

Tomei o gosto do aquário e fiz um update para 140Lt

Desta vez vai ter tudo direitinho.
Ciclo completo
Bom filtro
Gerador de CO2
Iluminação adequada (ainda vou fazê-la com focos Led)
e Analisador de PH. Tenho de afinar a sonda.

Agora é só esperar as plantas e os peixes que estão no outro aquário ao lado a espera que o ciclo se concretize..

Ver anexo 118764Ver anexo 118765Ver anexo 118766Ver anexo 118767
attachment.php

attachment.php

attachment.php

attachment.php

Voltar
Superior