Aquecimento a Pellets

Parece um bom sistema esse híbrido ! desconhecia !

Eu tambem tenho lenha de borla mas fica-me mais caro o transporte dela pra minha casa do que pegar no telefone e comprar já com entrega e arrumação [:D]

De qualquer forma acabei com aquecimento a madeira ou qualquer outro que nao seja o Ar Condicionado.

Por quanto fica um sistema desses Híbrido pellets/lenha para uma habitação com cerca de 160m2?

Tenho visto muita gente em Trás-os-Montes a instalar sistema a lenha ou pellets para aquecimento, complementado por painéis solares para aquecimento de água no verão.
O meu avô instalou um sistema destes, mas faz lume no recuperador. Basicamente de Outubro a Maio é sempre a bombar, sorte que só gasta tempo e gasóleo para a cortar e transportar/armazenar.

Tenho uma casa lá também que é usada uns fins-de-semana no Inverno, agora mais até, e que não tem nenhum destes sistemas mais completos.
Por enquanto vai servindo a salamandra e um recuperador a lenha mais um ou 2 aquecedores, mas a médio prazo vai ser necessário um sistema melhor.

Este híbrido parece-me interessante por meter lá a lenha 1x ao dia e pronto, no recuperador sempre se controla menos.

Por quanto fica um sistema desses Híbrido pellets/lenha para uma habitação com cerca de 160m2?

Tenho visto muita gente em Trás-os-Montes a instalar sistema a lenha ou pellets para aquecimento, complementado por painéis solares para aquecimento de água no verão.
O meu avô instalou um sistema destes, mas faz lume no recuperador. Basicamente de Outubro a Maio é sempre a bombar, sorte que só gasta tempo e gasóleo para a cortar e transportar/armazenar.

Tenho uma casa lá também que é usada uns fins-de-semana no Inverno, agora mais até, e que não tem nenhum destes sistemas mais completos.
Por enquanto vai servindo a salamandra e um recuperador a lenha mais um ou 2 aquecedores, mas a médio prazo vai ser necessário um sistema melhor.

Este híbrido parece-me interessante por meter lá a lenha 1x ao dia e pronto, no recuperador sempre se controla menos.
A caldeira de 35kw com o cronotermostato wifi custou 4150€. Para 160m2 a de 25kw é suficiente e custa 3850€ comprada em Espanha com transporte incluído.

Antes também tinha um desses recuperadores de aquecimento central na sala e agora sinto que estou muito melhor servido. A casa esta realmente quentinha e o consumo de lenha é cerca de metade, pellets gasta cerca de 1,5kg no arranque.

Outra vantagem, a máquina está fora de casa, a lenha é guardada no local de consumo. Não faz lixo nem fumos dentro de casa.

O gráfico mostra o trabalho que a máquina fez hoje com 1 carga de lenha. Também aqueceu água para o AQS.
d8e065062f5da59e597751f416476168.jpg

Nao te podes esquecer que o mais importante é o isolamento da casa [;)]
Ainda hoje andei uns 4 km a pé e quando cheguei a casa estava gelado, mas assim que entrei dentro de casa senti logo a temperatura agradável e ainda não liguei qualquer aquecimento. [:cool:]

Nao te podes esquecer que o mais importante é o isolamento da casa [;)]
Ainda hoje andei uns 4 km a pé e quando cheguei a casa estava gelado, mas assim que entrei dentro de casa senti logo a temperatura agradável e ainda não liguei qualquer aquecimento. [:cool:]

É uma casa construída na década de 90, e não tem nem de perto o isolamento que se utiliza hoje em dia.
Apesar de tudo está bem exposta ao sol a qualquer hora do dia, pois é isolada e sem árvores à volta.
O problema? Está em Trás-os-Montes e por vezes no inverno estão 10º negativos, muitas vezes as máximas não passam de 0 a 5º, e pior ainda fica o céu coberto que não se vê o sol.
Depois de estar lá à uns dias não há tanto problema porque se faz lume para aquecer, mas quando se chega à sexta-feira à noite e está tudo gelado nem te conto [:D] o que vale é que ninguém em casa se queixa muito do frio, e se estiver acima dos 15º é completamente na boa, não precisamos de aquecer para mais que essa temperatura.

Cá no Porto apesar de estar igual ou Pior em termos de "isolamentos", não sinto tanto a necessidade de aquecimento, tirando uns 2 ou 3 meses e nem sempre.

A caldeira de 35kw com o cronotermostato wifi custou 4150€. Para 160m2 a de 25kw é suficiente e custa 3850€ comprada em Espanha com transporte incluído.

Antes também tinha um desses recuperadores de aquecimento central na sala e agora sinto que estou muito melhor servido. A casa esta realmente quentinha e o consumo de lenha é cerca de metade, pellets gasta cerca de 1,5kg no arranque.

Outra vantagem, a máquina está fora de casa, a lenha é guardada no local de consumo. Não faz lixo nem fumos dentro de casa.

O gráfico mostra o trabalho que a máquina fez hoje com 1 carga de lenha. Também aqueceu água para o AQS.
d8e065062f5da59e597751f416476168.jpg

A parte do lixo é sem dúvida uma coisa boa, principalmente quando dá para instalar a máquina perto do local onde está a rima de lenha.
esse preço é só para a máquina, certo?

Sim, é só a máquina e o cronotermostato. Podes contar com mais uns 1000€ para a instalação e restantes acessórios.
A parte do lixo é sem dúvida uma coisa boa, principalmente quando dá para instalar a máquina perto do local onde está a rima de lenha.
esse preço é só para a máquina, certo?

Em Aveiro, os Armazéns Reis vendem os pellets Palser 65 sacos (975kg) por 200€. Mais barato que nas grandes superfícies

Excelente preço, mas comprar 65 sacos é uma tarefa árdua porque limitam a 4 sacos por cliente.

A semana passada comprei 10 sacos no intermarche da minha zona e não limitavam nada, a rapariga da caixa até disse que havia pessoal a levar 2 carrinhos de compras cheios apenas com sacos de pellets.

Que pellets usam? Ouvi dizer que alguns soltam químicos...

De qualquer marca, desde que tenha a certificação adequada. Não acredito que esses não cumpram as normas, mas....
Evito tudo o que seja pellets de outra origem, até porque a minha caldeira encrava (as dimensões e a dureza não são iguais e costumam cheirar a cola)

Pois, mas no caso que me interessa não é para caldeira, mas para uma caixa de alumínio, por isso é que podia estar mais a mercê dos químicos

Ah, então não tens problemas com dimensões e espessuras. Os químicos só dependerão das colas. Os certificados estão proibidos de usarem restos de madeiras com colas e vernizes.

Este ano isto das pellets esta complicado, tenho comprado 60 cêntimos mais caro o saco de 15 kg em relação ao ano passado.

Cumps

Back